sábado, julho 12, 2008

"Vagas" "Vagas". Apresente-se, Por Favor!

Um site informa que foram escolhidos os integrantes do Conselho de Administração da Grêmio Empreendimentos (...)
Mas Raul Régis de Freitas Lima não confirma.
Segundo Raul Régis, presidente do Conselho Deliberativo, não estão definidos os integrantes da Grêmio Empreendimentos.
Hiltor Mombach, cpovo

Conselheiro leitor deste blog, há tempo, vinha fazendo uma singela pergunta:

Afinal, escolhidos como, quando, por quem?

Esse Conselheiro achava que seriam escolhidos por ele, junto com os demais Conselheiros do Clube.

Estranha também o Conselheiro esteja sendo atribuída a "plantação" dessas informações logo ao cacique de um movimento que vive se apresentando como arauto da democratização. Contra caciques e contra cúpulas e contra decisões fechadas não transparentes.

Aproveitou para mostrar curiosidade - até uma certa perplexidade - pelo silêncio total em relação ao não-preenchimento de 03 "vagas" no Conselho de Administração "vagas" há muitos meses.

Estranho e comprometedor silêncio!

Se alguém tiver uma explicação, apresente-se, por favor!

13 comentários:

San Tell d'Euskadi disse...

I. Compete ao executivo do clube escolher os nomes dos membros do Conselho da Grêmio Empreendimentos.

II. Compete ao presidente do Conselho Deliberativo tomar as medidas necessárias em vista a completar as vagas no Conselho de Administração do clube. Não o fará; mas o porquê, eu não sei. Ficaremos assim até a eleição de dezembro. As reclamaçoes, contudo, devem ser direcionadas ao Sr. Raul Régis de Freitas Lima.

Um abraço.

Anônimo disse...

Porto Alegre, 04 de dezembro de 2000
Ilmo. Sr.
Eduardo Bernardon
Movimento GRÊMIO NOVO
Nesta Capital
Caro associado
Conforme reconhecido na correspondência que me foi enviada, o processo eleitoral para a Diretoria do Grêmio ainda não está aberto.
Não obstante, na qualidade de Conselheiro do Clube, tenho o prazer de dirigir-me a esse Movimento GRÊMIO NOVO com as seguintes considerações.
1. Um Clube da grandeza do Grêmio tem a necessidade impostergável de utilizar métodos de gestão baseados no Controle da Qualidade Total e adotar o processo de Planejamento Estratégico incorporando-o ao dia-a-dia no processo decisório da instituição.
2. É indispensável identificar, com toda a clareza, qual a missão do Grêmio, a intenção estratégica, os valores da instituição, as opções e os objetivos estratégicos.
3. Temos que identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças e evitar os pecados capitais, entre eles a arrogância, a dispersão, o açodamento, o imediatismo, a improvisação, procurando ter sempre bem claros a visão dos ambientes interno e externo, a visão de conjunto, a persistência e a motivação.
4. Há que buscar a ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA mediante a qual todos os setores representativos do Clube tenham a oportunidade de influenciar nas decisões e tenham compromisso com essas decisões. Somente com a utilização de metodologias modernas e já testadas, poderá ser aproveitado o talento dos Gremistas, sua criatividade, devidamente canalizados de forma a evitar o desperdício de tantas idéias ou o que, também é um grande equívoco, a dispersão de recursos humanos e materiais escassos em metas que, embora desejáveis, não constituem prioridades.
5. Na gestão da qualidade se diz que “a razão de ser de uma empresa são os seus clientes”. Feitas as devidas adaptações, vale para um Clube como o Grêmio, no qual toda a administração deve estar voltada continuamente para a satisfação das necessidades de seus clientes, entre eles, em posição de destaque, os sócios e os torcedores.
6. Impõe-se, assim otimizar o presente e construir o futuro, de forma equilibrada, investindo primeiro nas convergências, praticar postura cooperativa e renunciar à “propriedade da verdade”
7. Dessa forma, tomei a liberdade de juntar as questões que versam o mesmo tema, ou temas semelhantes, devendo as respostas ser entendidas, sempre, em sintonia com essas considerações gerais.
Questionário:
1 - É sabido que algumas dependências do Estádio Olímpico apresentam certa precariedade (banheiros, corredores de circulação, etc). Sendo reeleito/eleito Presidente do Clube, o Sr. irá providenciar melhorias nos espaços destinados aos associados no Estádio Olímpico? Em caso positivo, quais serão as providências e qual seria o prazo para implementação das mesmas?
Um estádio moderno deve ter acomodações dignas de um público como o torcedor do Grêmio. Assim que conforto, bons serviços, não são hoje apenas atrativo, mas sim obrigação de quem se propõe a apresentar espetáculos esportivos. Não só os associados, mas também todo o público presente no Olímpico deverá ter instalações adequadas, lanchonetes de primeiro mundo, restaurantes de ótima qualidade e assim por diante. O Grêmio receberá da ISL uma verba, a título de adiantamento, para investimento em instalações compreendendo a construção de instalações de treinamento (Eldorado) e a reforma do Estádio Olímpico. O prazo de execução é contratual. Claro que, enquanto não executadas as reformas definitivas, deverá ser feita a manutenção que permita, sem incorrer em duplo gasto, a adequada utilização.
2 - O Sr. tem propostas para atrair o torcedor gremista a fazer parte do quadro social do Clube? Quais são?
3 - Que benefícios, sem considerarmos o time de futebol, trará para o associado gremista a parceria realizada entre o GRÊMIO e a ISL?

4 - Qual o papel previsto para o sócio do GRÊMIO com as transformações propostas e previstas a partir do contrato com a ISL?

5 - O que o Sr. pensa em relação aos associados residentes no interior do estado e em outros estados, no sentido de maximizar a participação desses na vida do Clube?
7 - O senhor é a favor da venda de ingressos para acompanhantes de sócio por um valor baixo? Isso não desmotiva os torcedores a se tornarem sócios do clube, bem como os associados a manterem-se em dia com o clube?

8 - O Sr. não considera que o direto a freqüentar o Estádio Olímpico em dias de jogos de futebol é muito pouco para oferecer ao associado que paga em dia suas mensalidades, até mesmo nos meses em que o clube não participa de competições amistosas e/ou oficiais?
A razão de ser do Grêmio é o futebol. Está no próprio nome. Quando o futebol vai bem, a motivação e o entusiasmo irradiam-se para as demais áreas do Clube, especialmente para aos sócios. Cumpre, entretanto, criar mecanismos que mantenham um quadro social motivado permanentemente. O gremista deve ter orgulho da carteira de sócio. Em contrapartida, é indispensável que o status de sócio lhe traga vantagens que o torcedor comum não tem, como, por exemplo, nas acomodações do Estádio, na utilização das dependências e instalações, em descontos nos produtos e serviços do Clube. Historicamente, tem havido uma grande dificuldade na manutenção de um quadro social estável, pois ele varia segundo o sucesso/insucesso da equipe de futebol. Por isso, é indispensável, além do planejamento operacional que contemple essas questões no curto prazo, traçar os planos táticos e praticar uma administração estratégica, que estabeleçam um foco permanente, no médio e longo prazos, de forma a manter permanentemente motivado o sócio. Duas grandes linhas deverão ser observadas para o encontro das melhores soluções: primeiro, o planejamento estratégico a ser feito pelo próprio Clube segundo as diretrizes gerais expostas na introdução, especialmente mediante uma administração participativa e segundo, a utilização da experiência da ISL com grande empresa mundial de Marketing, na ampliação do quadro social, criação de novas categorias e identificação de mecanismos que otimizem a satisfação dos sócios .
6 - Qual o seu posicionamento a respeito da presença das torcidas organizadas dentro do espaço reservado aos sócios no estádio Olímpico?

As torcidas organizadas foram e são fundamentais para o sucesso do Grêmio, desde que não provoquem situações que prejudiquem o bom ambiente nos estádios. Há que haver locais específicos para elas nos quais possam melhor cumprir seu papel.
9 - Atualmente sabe-se que o GRÊMIO estará, em função da parceria com a ISL, construindo uma nova sede em Eldorado do Sul, onde existirão piscinas,quadras poli-esportivas, área campestre e outros atrativos. Na sua gestão o associado poderá usufruir daquela sede ou existe a possibilidade de ser disponibilizado outra sede para o associado, tal como outras agremiações (Flamengo, Vasco da Gama, Juventus, etc.)?
A previsão é a da construção de um centro de treinamento de categoria mundial segundo projeto a ser elaborado pelo Grêmio e aprovado pela ISL. Pelo que tenho conhecimento, o projeto está em elaboração devendo ser apresentado ao Conselho Deliberativo implicando, assim, o compromisso das futuras direções do Clube em realizá-lo.
10 - Com a criação da parceria, o Clube investirá em outros esportes, tais como futsal, basquete e volei. O associado gremista poderá usufruir desses espetáculos da mesma forma que o futebol profissional?
O Clube tem entre suas obrigações perante a Previdência Social de manter determinados esportes considerados amadores. Essa política deverá ser mantida, porém só investir se tivermos condições de autofinanciamento e de disputarmos títulos importantes. Os recursos tão escassos, devem ser alocados na satisfação do nosso torcedor. Pelos modernos princípios de administração somente deve haver o dispêndio de recursos humanos e materiais em investimentos que agreguem valor ao produto da Instituição.
11 - Além da administração profissional implementada no futebol, o Sr. pretende estender este mesmo modelo para as demais áreas do Clube? De que forma?

Na introdução genérica, defendi uma administração participativa, com a elaboração de um Planejamento Estratégico pelo próprio Clube. Nesse processo de administração estratégica, a simples opinião pessoal tem importância relativa. O importante é a vontade do Clube que deverá materializar-se mediante a utilização dessas modernas técnicas de gestão. Enquanto o processo estiver em andamento, como ele não deve paralisar o Clube, evidentemente, tem de ser mantido o modelo atual com os aperfeiçoamentos ditados pelas necessidades de atendimento das finalidades de cada uma das áreas. Ademais, administração profissional não significa somente a realizada por pessoas remuneradas, mas, sim, e, principalmente, por gestores que, embora não remunerados, têm qualidade e competência profissionais. O Grêmio os têm, em grande número, tanto no Conselho Deliberativo como em seu quadro social.

12 - De que forma se dará a participação da ISL na formação e estruturação das categorias de base do GRÊMIO?
A administração das atividades desportivas, entre elas o futebol, em todas as suas categorias, são incumbência e responsabilidade do Grêmio. A ISL participará nos resultados financeiros decorrentes das indenizações obtidas com a transferência de jogadores de futebol.

13 - O GRÊMIO tem olheiros profissionais atuando exclusivamente para o Clube em praças fora do Estado? Em não tendo, qual a sua avaliação quanto a atuação desses profissionais? O Movimento GRÊMIO NOVO avalia que o custo/benefício desse trabalho é compensatório.
A existência de uma rede de olheiros é indispensável para a descoberta de novos talentos que possam ser úteis ao Grêmio pelo menor custo possível.
14 - Qual a sua avaliação quanto a constituição de uma ouvidoria/ombudsman no GRÊMIO como uma sistemática de administração prevendo um elo de ligação entre o associado/torcedor e a direção do Clube?
Pessoalmente, sou favorável.

15 - Conforme veiculado pela imprensa local, os valores repassados pela parceira ISL serão devolvidos pelo Clube ao longo da vigência do contrato (15 anos). Como se dará a amortização desses valores? Existe o risco de comprometimento do patrimônio do clube ao longo desse período?
Todos os valores a serem adiantados pela ISL na contratação de jogadores, no pagamento de dívidas e no investimento em instalações terão de ser reembolsados pelo Grêmio. A amortização desses valores constitui um sistema complexo impossível de ser explicado em curto espaço. De forma genérica, poderia dizer que, se bem administrado o contrato, com parcimônia, bom-senso, sem prodigalidades, ele será benéfico para o Grêmio; se mal administrado, poderá haver o risco apontado.

16 - Através da imprensa temos notícia de que as despesas do Clube estão cobertas por recursos da ISL. Desta forma, gostaríamos de saber se as receitas oriundas do quadro social serão comprometidas com a própria estrutura social.
Conforme divulgado, além do aporte anual (em parcelas mensais) a ser feito pela ISL, das receitas presentes e futuras do Clube, pertencem e pertencerão ao Grêmio aqueles decorrentes do Quadro Social existente na data da assinatura do Contrato e do aluguel de imóveis, exceto do Estádio Olímpico durante um certo tempo. Nessa medida, como o Clube vem gastando mais do que o aporte da ISL, será necessário perseguir, obsessivamente, o equilíbrio orçamentário.
17 - Em sendo eleito/reeleito, Sr. abriria espaços para a colaboração dos associados e/ou movimentos nas diversas diretorias para trabalhar em prol do Clube?
21 - Qual a sua opinião com relação ao surgimento do Movimento GRÊMIO NOVO, movimento este formado por associados gremistas que buscam uma participação mais ativa na vida do Clube, bem como em relação a novos movimentos que venham a surgir?
As instituições que não se renovam fenecem e algumas até se extinguem. Nessa medida, é vital para o Grêmio que haja pessoas interessadas, tanto individualmente quanto em grupo, em conhecê-lo profundamente, apresentando idéias e propostas concretas capazes de contribuir para o engrandecimento do Clube. A Administração Participativa que defendo, por sua natureza, contempla o aproveitamento de todos aqueles que estejam interessados em participação ativa no Clube, mediante os instrumentos aptos a tornar eficaz essa contribuição.
18 - O Sr. posiciona-se a favor ou contra uma possível alteração do Estatuto Social do GRÊMIO, com o objetivo de implantar a eleição de forma proporcional para a renovação do Conselho Deliberativo do Clube, sendo esta uma das proposições do Movimento GRÊMIO NOVO que conta com o manifesto apoio dos associados através de adesão a um abaixo-assinado?
19 - Em sendo favorável, qual seria a sua atitude como forma de viabilizar essa alteração? Em não sendo, quais os motivos?
20- O Sr. é favorável a eleição direta para a escolha do Presidente do Clube, onde o associado gremista em dia com suas obrigações sociais teria a oportunidade de eleger o candidato?
As idéias tem conteúdo essencialmente democrático. O Conselho Deliberativo do Grêmio tem sido, historicamente, sensível aos aperfeiçoamentos indispensáveis à maior participação do associado na vida do Clube. Penso que é um processo de duas mãos que passa pelo fortalecimento do Quadro Social capaz de dotar a instituição da estabilidade necessária, não só à preservação da grandeza mundial alcançada, mas, também, para o contínuo crescimento sustentado na realização do glorioso destino do nosso Grêmio.
(fim da entrevista)

Anônimo disse...

Ao Grêmioimortal - na qualidade de sócia patrimonial, sugiro que seja feita uma cronologia,de uma forma bem didática,do que foi decidido e o quê falta decidir sobre a Grêmio Emprendimentos até o presente.Além disso,o número de conselheiros presentes,o período que tiveram à disposição para estudarem a proposta,ou seja: todos os esclarecimentos pertinentes,que remetam à construção da Arena pela TBZ , Sociedade Lusa De Negócios( ou seria a Sociedade Lusa De Negócios Valor?) que é dona de 100% do Banco Português de Negócios.Não adianta falar em Banco Efisa S.A.pois,é público que esta instituição,em situação quase falimentar,foi adquirido pelo BPN.Aguardo e agradeço os esclarecimentos.

Anônimo disse...

Verdade seja dita, Bernardon foi EXPULSO do Grêmio Novo.

Anônimo disse...

Domingo, 13 de Julho de 2008
Estatuto rasgado: Grêmio Novo Calado!

O "democrático" (!?) Grêmio Novo está completamente calado com o não preenchimento das 03 vagas abertas no Conselho de Administração do Grêmio.

Mais calado, ainda, com a MISTERIOSA, obscura "escolha" dos integrantes da Grêmio Empreendimentos.

Mais obscuro, antitransparente, conchavado Estatuto da Grêmio Empreendimentos que ninguém ainda votou. NEM CONHECE A MINUTA.

Por que será que o Grêmio Novo, POR SEUS CACIQUES, vive plantando que Paulo Odono será remunerado?

Que velhacaria, que oportunismo, que falta de transparência!!!

Por que não ELEIÇÃO DIRETA PRA TUDO. E PROPORCIONAL TAMBÉM??????
Postado por CORNETA PRÓ GRÊMIO às 16:48 0 comentários

Anônimo disse...

San Tell
Com todo respeito, parece que não é correta sua colocação.
Indique por favor onde estão escritas essas competências.
Pra mim, as competências são todas do Conselho, mas o Odono vêm pressionando o Régis pra não convocar eleições
A firmeza do Régis todo o Rio Grande conhece...

Anônimo disse...

Ao "socio Gremista".
O Rodrigo Karan reclamou que o Bernardon abandonou o MGN.
A verdade, por favor.
O interessante é que os "noviços" reclamavam que bernardon esta "acolherado" com guerreiro enquanto eles noviços tinham optado por Obino.
Agora são os noviços que vem apoiando e tendo apoio dos cheques da ISL

Anônimo disse...

Domingo, 13 de Julho de 2008
É indispensável cláusula de barreira de 30% para as eleições diretas e proporcionais para a Grêmio Empreendimentos. Já! Ou calem-se para sempre!!!
Postado por CORNETA PRÓ GRÊMIO às 17:32
2 comentários:

Paulo Deitos disse...

Mataste a pau. Pertinente colocação.
13 de Julho de 2008 19:03
Pró eleilções diretas e proporcionais disse...

Claro. Aqui não interessa eleições diretas e proporcionais. Nem eleições de nenhum tipo.
Aqui, o caciquinho deles o Antoninho Japonês quer ser nomeado sem passar por nenhuma eleição.
E a indiada kamikaze vai atrás do caciquinho frio, calculista e jogador/ditador)escondedor de dados/antitransparente/puxa-saco do Obino e INGRATO. Ele manda e desmanda nessa turma sem personalidade, que só quer um carguinho e acredita em todas as mentiras.
Mas tem de ter o quadro social pra manipular...

Anônimo disse...

Fala Bernardon! Conta sobre essa entrevista! Como é que foi?

San Tell d'Euskadi disse...

A competência é legal. Por força do Código Civil, o papel do CD é cada vez menor. Hoje, é muito mais de fiscalização e auxílio do que decisório. Assim, é o órgão administrativo do clube, i.e., o Conselho de Administração quem tem o poder de decidir sobre questões como os membros da administração da Grêmio Empreendimentos.

Anônimo disse...

shuashuahsuahsuahsuha
BERNARDON FOI EXPULSO???

Só se eu me auto-expulsei pela minha consciência. Realmente, a minha consciência me expulsou do que estava sendo transformado. E ainda bem que saí do convívio de determinados elementos!!!!

Só um abobado mentiroso, pode escrever uma besteira dessas.

Saí, leiam bem, noviços, EU SAÍ POR ENTENDER QUE O FISIOLOGISMO ESTAVA SUBSTITUINDO OS IDEAIS QUE EU, ALEXANDRE CONTESSA E MILTON BONEM - os fundadores do MGN - CRIAMOS.

Saí e alguns elementos desqualificados ficaram e a partir daí adotaram a prática da agressão pessoal, e não das idéiais, e tentam a todo custo MENTIR DESCARADAMENTE dizendo que fui eu expulso.

Ora, crianças abobadas que se escondem atrás de falsos pseudônimos, falem a verdade...

Sobre a entrevista, ela foi efetuada quando da eleição presidencial em 2000. O Grêmio Novo, então ético e não esse arremedo de democracia que hoje esta aí, questionou os os 2 candidatos, Pres. Guerreiro e o Dr. Preis. A resposta do Dr. Preis foi encaminhada e publicada em informativo na ocasião.

Anônimo disse...

Acrescento ao pedido que fiz,e com base nos comentários que foram feitos,quem pode decidir o que.O que dizem o estatuto e o regulamento que tenta disciplinar este tipo situação..Além disso,só existe transparência, quando a instituição se autoregula.Odono NãO.Ele não ultrapassa a condição de um medíocre(mediano ,de média) deputado que se utiliza do Grêmio para sobreviver como político.

Anônimo disse...

Maria:
O Estatuto e o Regulamento não prevêem, especificamente, a Grêmio Empreendimentos. Possibilitam a criação, participação do Grêmio em entidade desse tipo.
Quando foi proposta a criação da Empreendimentos, ficou estabelecido no Conselho Deliberativo que tudo passaria pelo Conselho.
Até agora, NADA foi definido quanto às escolhas. Sequer foi aprovado o Estatuto da Empreendimentos. Esses estatutos deverão tratar do tema.
Provavelmente algo terá de ser regulamentado pelo Conselho Deliberativo.
O que existe, por enquanto, são PLANTAÇÕES feitas por algum interessado em criar alguma idéia ou impor alguma opinião.
Complementem, por favor, que também não sei tudo. Isso aí foi o que ouvi de conselheiros amigos e li em algum lugar.