domingo, julho 20, 2008

Geral, a maior das conquistas.


Geral, a maior das conquistas.
Por César Cidade Dias
16/07/2008-02:42:12

Acompanho o Grêmio desde que nasci. Vi, in loco, quando Catimba ganhou asas e conquistamos o Gauchão de 77. Vi Renato, o ídolo máximo, embretado na ponta, jogar a bola branca aos céus e deles cair a Libertadores de 83 contra o Peñarol.


Vi também o grande Grêmio de 86, formado pelo Dr. Adalberto Preiss, que contava apenas com jogadores formados nas categorias de base do clube. Vi a década de ouro sentado em meu lugar no eterno Olímpico. Vi Cacalo brigando à beira do campo. Vi Felipão e o seu jeito único. Vi Jardel e sua cabeça abençoada. Vi Dinho mostrando suas travas e seu amor pelo Tricolor. Vi o gol contra de Marulanda e a América tingindo em três cores uma vez mais. Vi o Grêmio bailarino de Tite e tantas, tantas outras vitórias.



Durante esses meus 38 anos, o Grêmio conseguiu ser um mar de infinitas alegrias. Eu vi crescerem incontáveis craques na nossa casa e assisti a outros grandes talentos se unirem à nossa paixão. Fui receber Ancheta, o maior defensor da maior de todas as Copas, e Telê, mestre definitivo da casamata. Eu vi chegar Dener e sua habilidade inexplicável. Eu vi partir Dener, fugaz e maravilhoso como um sonho bom, a quem demos a única glória em vida. Eu vi Portaluppi voltar ao Monumental, eu vi Marcelinho Paraíba calando os paulistas. E até "El Jefe" Astrada eu vi vestir o manto. Muito liguei para o Fica Jardel, comprei mais de um título em várias campanhas de novos sócios. Fui, sou e serei sempre um gremista de todas as horas. Tenho orgulho de todos os nossos presidentes, sejam nas horas boas ou ruins. O Grêmio, para mim, é maior do que todas as suas administrações.



Mas em época de novas contratações, com Souzas, Tchecos e Ortemanns aportando no Largo dos Campeões, acabei me defrontando absurdamente com a minha razão, tão pouco usada nestes muitos anos de Grêmio. Entendi que a força do nosso clube está fora do campo. A maior de todas as conquistas da história é a Geral do Grêmio. O fundamental reforço vem de trás do gol. E joga a morrer durante os noventa minutos. Cheguei à conclusão de que a Geral do alento intermitente, a Geral das barras estiradas como braços em riste, a Geral, meio torcida, meio loucura, a Geral, enfim, do espetáculo de paixão absolutamente único no país é quem faz o clube sobreviver.

É ela quem escora o corpanzil de Marcel no ar e o faz acertar um voleio impossível. É ela quem coloca no pé de Tcheco a precisão de um atirador de elite. É ela quem transforma Victor, um desconhecido de Barueri, numa parede de gelo intransponível, no goleiro revelação do Brasileirão. É ela quem posta o menino Léo à frente da área um dia protegida por Airton e, pouco depois, o vê brotando na lista de compras de metade dos clubes da Europa.



O Grêmio é maior do que todos por causa da sua torcida. Hoje, tenho orgulho de dizer que vou ao Olímpico para ver todo o Grêmio. Os nossos jogadores, o nosso estádio, a nossa história e a nossa grande torcida: a Geral do Grêmio, a maior conquista de todos os tempos.

http://www.finalsports.com.br/colunas_dupla/col/headline_gremio.php?n_id=1653&u=1\



6 comentários:

Anônimo disse...

Olhem só o que diz o puxa-saco.

A implementação do atual plano de gestão teve o respaldo, principlamente, do presidente Paulo Odone e dos vices-presidentes, membros do Conselho de Administração. É importante salientar que o processo está em curso, no qual a palavra-chave é continuidade.

Agora, confrontem com o documento oficial do clube:

Atento às rápidas modificações do mercado do futebol mundial e à urgente necessidade de modernização de sua estrutura administrativa e gerencial, o Grêmio buscou responder estas e outras perguntas e passou, já a partir do ano de 2003, a trabalhar gradualmente na implementação de um modelo orientado por uma gestão estratégica que priorizasse tanto a profissionalização como o melhor aproveitamento das potencialidades e diferenciais do clube. Com o apoio de consultores especializados (SENAC/RS), mais de 150 conselheiros, dirigentes, funcionários e associados participaram de reuniões semanais ao longo de um ano que resultaram na elaboração dos objetivos, estratégias, táticas, metas e planos de ação constantes e decorrentes do Plano Estratégico gremista.

Anônimo disse...

Agora eles querem simplesmente fazer desaparecer os "quadradinhos do Preis".
Ou seja, querem dar a entender que tudo começou com eles, quando AO CONTRÁRIO, ERAM CONTRA. Atrapalharam a implementação durante um tempão e cotinuam atrapalhando.

Anônimo disse...

Do site dos noviços:

Parabéns ao pessoal do MGN que está na Diretoria, principalmente ao Antonini, que suportou todas as críticas quando do mau momento do Grêmio em abril. Vocês tiveram convicção no trabalho do Rofrigo Caetano e no grupo formado no início do ano, e os resultados estão chegando. Quem disse que o grupo era desqualificado e que seriam necessários no mínimo 4 reforços de peso (o próprio Krieger disse isso várias vezes) para fazer um bom campeonato provou que não conhece futebol. Do time eliminado do Gauchão e Copa do Brasil só o Tcheco (que foi contratado contra a vontade do Krieger) e o Marcel são novidades. O Rever já estava contratado e treinando. Os demais são os mesmos! Esses são os fatos. Luis

Anônimo disse...

Na verdade, a diferenciação pode ser identificada no programa abaixo:
sessão 2.- O PLANO ESTRATÉGICO (Versão teórica)
O Plano Estratégico.
Fase I: Identificação do negócio.
Fase II: Análise do ambiente.
Fase III: Análise da situação interna.
Fase IV: Determinação da situação competitiva.
Fase V: Análise das sinergias.
Fase VI: Modelo de novo negócio.
Fase VII: Objetivos e estratégias.
sessão 2.- O PLANO ESTRATÉGICO (Versão prática)
O Plano Estratégico.
Fase I: Identificação do negócio.
Fase II: Análise do ambiente.
Fase III: Análise da situação interna.
Fase IV: Determinação da situação competitiva.
Fase V: Análise das sinergias.
Fase VI: Modelo de novo negócio.
Fase VII: Objetivos e estratégias.
sessão 3.- O PLANO DE GESTÃO
Introdução.
Fase I: Avaliação anual.
Fase II: Diretrizes e objetivos gerais.
Fase III: Objetivos por área.
Fase IV: Plano de atuação.
Fase V: Elaboração de orçamentos.
Fase VI: Controle de gestão.

Anônimo disse...

Exemplo de Plano de Gestão no Contexto Amplo do Planejamento Estratégico:

REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Título: Plano de Gestão: biênio 2006/2008
Data de Publicação: 2006
URL: Palavras-chave: Planejamento estratégico
Gestão
Treinamento de pessoal
Desenvolvimento organizacional
Resumo: Plano de Gestão do STJ para o biênio 2006/2008, que tem por objetivo promover o alinhamento estratégico de objetivos, indicadores, metas e iniciativas, tendo como referenciais a missão, os cenários externo e interno, os valores institucionais e a visão de futuro.
Referência: Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ). Secretaria do Tribunal (ST). Plano de gestão: biênio 2006/2008. BDJur, Brasília, DF. Disponível em:

Anônimo disse...

LINDO TEXTO!!! PARABÉNS!!! :)