27 de outubro de 2009
PAULO SANT’ANA
*
Amnésia ou cegueira?
O Fantástico de domingo passado abriu seu noticiário sobre o Gre-Nal com o locutor dizendo: “Se o árbitro tivesse marcado este pênalti do Bolívar sobre o Réver, o resultado do Gre-Nal seria outro”.
E mostrou o pênalti escandaloso do jogador colorado segurando a camiseta do gremista dentro da área do Internacional, derrubando-o.
***
Depois de o Fantástico valorizar o pênalti não marcado como o lance mais importante do Gre-Nal, fui ler os colunistas de Zero Hora no dia seguinte.
O analista de arbitragem da RBS, Chico Garcia, disse no Bate-Bola da TVCOM e escreveu em Zero Hora que “agarrar o adversário pela camiseta nem sempre é pênalti”.
O analista de arbitragem da RBS esqueceu que a regra diz que segurar jogador adversário pelo uniforme fora da área é falta, dentro da área é pênalti.
***
Não desisti e fui ler o Wianey Carlet. Nenhuma palavra sobre o pênalti.
Nenhuma.
Fui adiante e li o Mário Marcos de Souza. Nenhuma palavra sobre o pênalti.
Nenhuma.
Aí fui ler o Ruy Carlos Ostermann, página inteira: nenhuma palavra sobre o pênalti.
Nenhuma.
Então passei a ler o Luiz Zini Pires: nenhuma palavra sobre o pênalti.
***
Fui correndo ler o Falcão, olhando a coluna de cima para baixo e nada sobre o pênalti, mas no último tópico da coluna do Falcão havia um subtítulo: “Pênalti”.
Enchi-me de esperança de que o Falcão fosse falar sobre o pênalti de Bolívar em Réver. Qual nada! O Falcão escreveu no último tópico de sua coluna sobre o pênalti acontecido no Maracanã, pasmem, no jogo... Botafogo x Flamengo!
Não era de crer!
***
Sobravam-me dois ases da crônica esportiva de antanho, que foram convidados para escrever ontem sobre o Gre-Nal em ZH: Lasier Martins e Lauro Quadros. Em ambos os espaços, nenhuma palavra sobre o pênalti. Nenhuma palavra. Nenhuma!
E o jogo não foi 8 a 0, foi 1 a 0. É demais!
***
Ou o Fantástico enlouqueceu, ou eu enlouqueci: os coleguinhas não viram o pênalti e, pior, não se referiram ao pênalti.
Que houve? Amnésia? Cegueira? Labirintite? Não pode ser labirintite, sinceramente, porque estou ainda com labirintite, apesar da cirurgia – e lá estava, mesmo assim, em minha coluna um veemente protesto sobre o pênalti.
***
Não sei o que houve, mas sempre tive explicações sobre esse fenômeno, eu e o Fantástico estávamos com a razão, o pênalti foi vergonhoso, capital, escandaloso!
E como é que não viram?
Devem ter visto e em conjunto se esqueceram de registrar.
Nota: Também no programa do Sprtv, domingo à noite, entre 3 participantes, houve unanimidade sobre o lance: pênalti indiscutível.No lance, Bolívar, com a mão esquerda puxou a camiseta de Rever e com a direito puxou o braço direito do jogador gremista.
Ao referir-se ao veemente protesto em relação ao pênalti, Santana se referia à seguinte parte da coluna de segunda-feira:
Eu ia dizer que o Duda Kroeff, antes de tudo, é um azarado. Ele e o Autuori.
Azarados porque não puderam jogar no Gre-Nal Máxi Lopez, Tcheco e Jonas. Azarados porque o Victor levou um frangaço indesculpável.
Azarados porque a 36 minutos do segundo tempo Bolívar fez um pênalti escandaloso em Réver e esse juizinho pusilânime que sortearam para o Gre-Nal não marcou.
São uns azarados!
Mas vou me incluir, junto com a torcida do Grêmio, entre os azarados.
Nós é que temos azar por terem quebrado lá atrás o Grêmio com falcatruas e não ter surgido nenhum grande líder como dirigente depois da falência.
Bota azar nisso.
Mostrando postagens com marcador Seneme. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Seneme. Mostrar todas as postagens
terça-feira, outubro 27, 2009
Assinar:
Postagens (Atom)