Mostrando postagens com marcador Saul. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Saul. Mostrar todas as postagens

domingo, novembro 29, 2009

Reflexão sobre um dos temas cruciais, talvez o crucial









O texto foi escrito por Carlos Josias em comentário no blog parceiro sempreimortal.wordpress.
Entendemos, com a autorização prévia e geral concedida pelo blog, tratar-se de reflexão a merecer destaque.
É questão crucial. Vista pelo lado não (só) da detonação, mas, principalmente, da solução.


carlos josias Disse:
2
0
AVALIE
Quantcast

Andre. Em principio Não.
Acho, porém, que isto é irrelevante ou secundário. A troca do Meira por qualquer outro nome não resolveria tudo num passe de mágica.

Cuidado, pode até ficar muito pior, já vimos isto no passado. Queriam a cabeça do Evandro e do Saul: tiveram. Eles sairam, ninguém quis assumiu, ninguém queria até que Dourado, como sempre, no vazio aceitou e o resultado qual foi ?

Aqui de fora é fácil dar porrada. Faço um desafio: quem tu colocarias ? Não me venham com soluções mirabolantes, do tipo Cacalo, Kof, etc, porque estes se sabe não virão mais e, a propósito, citei os dois porque sempre são lembrados, vivemos outra época que não a deles.

Mas tem desafio maior: peço que todos os grupos indiquem um dos seus, ligados ao grupo, para o cargo. Apontem. Não, não estou dizendo com isto que não tem solução nem ninguém capaz para isto – aliás não basta capacidade, tem que ter disponibilidade e querer. Vou mais longe: Penso no clube a longo prazo. Não é a troca de um ou outro nome quando o futebol vai mal que pode alterar o rumo e trocar os ventos.

O Grêmio, penso, e tdos nós podemos ser objeto de pressão para isto, precisa estabelecer uma meta. Tenho o São Paulo como modelo de clube. Quero uma comissão tecnica forte e permanente, com os melhores. Quero o melhor preparador físico empregado no clube e fixo, venha o treinador que vier o nosso é o nosso e só sai quando o clube não quiser mantê-lo mais o quando ele quiser ir embora. Quero o melhor treinador de goleiros, idem idem. O mesmo para diretor de futebol. Quero uma escolha de treinador em conjunto pela equipe. Já disse, um treinador – e ele que venha só com um auxiliar de confiança – pode ser mediano se o resto da estrutura for forte. Tai o SP provando isto todos os anos e ninguém aprende.

Trbalho a longo prazo. Quero dentro do clube, lá dentro, um espaço para formação de dirigente de futebol. Um local reservado para quem de qualquer grupo politico ( o G está acima deles ) que queia frequentar, aprender e se formar ali, nem que pague para isto, como aluno, para evitar mordomia e benesses.

Quando desafio que os grupos politicos apresentem seus homnes de futebol é porque em regra neles só vejo que já passou por ali e não deu certo, quem poderia em tese mas não quer ou não tem tempo e quem quer e não tem condições. Vamos lá, quem do MGN poderia assumir ? O MGN é um grupo novo, ninguém lá tem experiência de vestiário e nunca se viu alguem deles com vocação – ou seria o boleiro noviço do de Canela ? do MGI, quem ? Talvez o Belini, e ele quer ? O Cacaio já passou por lá, não foi exitoso, o Vicente idem. NO G Imortal, quem ? O Cacalo não vale, o Evandro idem Vicente e Cacaio. O REnato Moreira não quis nem para Presidente e até do grupo está fora. No G Unido ? No G Sempre quem ? O Preis, tá fora, a vocação do restante do grupo não está para o futebol, aparentemente, eles cobrem e bem outras áreas. No G Acima de Tudo ? No núcleo das mulheres ? NO G Sem Fronteiras quem ? Pois bem me digam ?

O que podemos achar de imediato e mais alguém abnegado que se sacrifique que vá para o vestiário e que após dois ou três insucessos estará aqui, e no mundo, com a cabeça a prêmio.

Vamos me digam, me indiquem, ajudem o Duda não basta apenas meter o pau, tem que mostrar a cobra morta !


O Cacalo em 98, todos sabem, foi buscar na Oposição o Preis e o Saul para o Futebol e eles aceitaram e deu certo.Hoje isto funcionaria ? Que grupo politico oposicionista hoje estaria disposto a formar parceria com o Duda se este quisesse ? Vamos André, me ajude ! Que tal o César Bimbi no vestiário ?


Nós paramos de formar dirigentes porque paramos na ISL e estamos 10 anos atrasados, perceberam ? Porque vcs acham que o ultimo titulo importante do clube foi em 2001. O Grêmio parou no ano 2000, queiram ou não, gostem ou não é isto que os fatos demonstram, e contra fatos não há argumentos.

Vejo grupos politicos com boas iniciativas, como o MGI e o G Unido sobr escola de dirigentes. Mas temos que ter uma lá dentro.

Com um Presidente enérgico, atuante, fiscalzador e que coiba panelinhas explodindo a primeira que aparecer´para que dê certo. O SP um dia deu inicio a isto, hoje é a versão moderna do Independiente: MULTICAMPEÃO.

Se isto não acntecer, ou algo do tipo, nós vamos substituir o Meira pelo Antonio que terá a cabeça a prêmio em meia duzia de jogos que será trocado pelo Carlos que em mais 5 ou 6 jogos estará sendo pedido e será trocado pelo Isaias que será trocado pelo Juca que será trocado pelo Antenor e nenhum nunca irá prestar prá ti, por Cesar e prá nós. A pergunta não é trocamos o Meira por quem ? É trocamos o Meira e vai dar certo ?


E não me venham com frases simplistas do tipo troca por qualquer um que fica melhor, porque é atestado gigante de irresponsabilidade. É o que eu penso André.

fontes: texto de Josias www.sempreimortal.wordpress.com

ilustrações: www.gremiosempre.com.br



segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Entrevista com Saul Berdichevski


Palavra de Gremista #X

Completando a décima edição do Palavra de Gremista, o blog GRÊMIO SEMPRE IMORTAL apresenta o gremista SAUL BERDICHEVSKI. Conselheiro tricolor desde 1983, Saul integra, também, a Grêmio Empreendimentos, empresa criada para acompanhar a construção da arena.

Com a Palavra de Gremista, Saul Berdichevski:

51foto1

- Gremista desde quando?

Sou de uma família de Gremistas; meu pai era um fanático pelo Grêmio, daqueles que soltava foguetes em dias de jogos. Recordo-me como se fosse hoje (estou com 66 anos) que fui levado pela primeira vez na Baixada, na Mostardeiro, onde hoje é o Parcão, para assistir a um treino do Grêmio. Esse treino foi à apresentação de um treinador húngaro chamado Laslo Szekli que era um inventor, pois colocou jogadores de defesa no ataque e os do ataque na defesa; eu tinha 8 anos, portanto em 1950. Nos íamos a todos jogos do Grêmio e quando meu pai faleceu eu tinha 13 anos e continuei indo ver a todos os nossos jogos e aos deles, para secar , nos eucaliptos , pois morava no Menino Deus .


- Quais cargos já ocupou no Clube e em que períodos?

Os cargos que ocupei foram os seguintes:

1) ASSESSOR DO JUVENIL A em 1983.

2) ASSESSOR DOS ESPORTES AMADORES em 1984.

3) VICE PRESIDENTE MEDICO EM 1985 E 1986 , gestão Dr. Irany Sant Anna

4) DIRETOR DE FUTEBOL EM 1985 E 1986 ( acumulei com o depto. Médico)

5) 1998 diretor de Futebol

6) Candidato a Presidência do Grêmio em 1999.

7) Primeiro Ouvidor do Grêmio e do Futebol Brasileiro nos moldes de uma concepção moderna, mantendo uma interação permanente com o torcedor, respondendo a todos os torcedores (e-mails,cartas ).

8) Vice Presidente de Futebol em 2003

9) Presidente da Comissão de Futebol do Conselho na Gestão Mauro Knijnik , permanecendo até hoje nesta missão, na Gestão Raul Regis.

10) Membro do Grêmio Empreendimento nomeado na Gestão Duda Kroeff , com aprovação do Conselho.

11 )Conselheiro do Clube desde 1983 por indicação do Presidente Fabio Koff.

12) Participante da Gestão que conquistou Libertadores da America e Mundial de 1983 ( cargo de assessorias , conforme descrição acima)

13) Como dirigente do departamento médico e de futebol nos anos de 1985 e 86 , os seguintes títulos : bicampeão gaucho.

14) Torneio de Rotterdan 1985 , do Bayer de Munique

15) Torneio de Palma de Mallorca em 1985, c/ Barcelona


- Qual a sua opinião sobre a profissionalização de cargos e funções no Grêmio? Ainda existem espaços para os gremistas “abnegados”?

O Futebol hoje é um negócio e assim sendo tem que ser dirigido, de maneira profissional, com conceitos modernos que permitam ao Clube competir com seus adversários de acordo com a grandeza que o Grêmio adquiriu nesses 105 anos de vida, onde conseguiu os grandes títulos nacionais e internacionais e, estar situado entre os maiores clubes mundiais no ranking. Para que isso seja conseguido o Grêmio em 2003 fez o seu Planejamento Estratégico, aprovado pelo Conselho em 2004 e que tem sido implementado, mesmo que discretamente, dentro dessa metodologia, permitindo às gestões que se sucedem saber o caminho onde devemos seguir. Houve no inicio uma resistência à modernidade por falta de conhecimento dessa metodologia que hoje é utilizada por todas as empresas de sucesso. Acredito na Gestão Duda porque a maioria dos membros do seu Conselho de Administração participou do Planejamento Estratégico, com benefícios concretos em todas as áreas do Clube. Com isso eu quero dizer que acredito na continuação da profissionalização nas áreas vitais do clube: administração, finanças, marketing e futebol, não desprezando jamais, apesar dos conceitos negócio-profissionalização, a presença de dirigentes apaixonados, participando da gestão. Na minha visão, a Arena devera ser o inicio de uma nova era para o Clube, gerando receitas permanentes, diminuição de custas, pois devera possibilitar ao Clube receitas diárias e tornar o clube mais enxuto! Temos muitas inteligências no Conselho do Clube com a capacidade do transformar e levar o Clube a todas essas mudanças que muitos chamam de Choque de Gestão: Planejamento estratégico, Governança corporativa e Gestão de Conhecimentos. Acredito nessas transformações, acredito nessas mudanças, acredito muito na Gestão DUDA!


- Hoje o Grêmio, politicamente, está dividido em grupos/movimentos. Qual a sua opinião sobre a existência desses grupos/movimentos?

Com relação a grupos, movimentos políticos, isso sempre existiu no Clube, mas de uma maneira informal, quando tínhamos um Patrono , pai do nosso Presidente , Dr. Fernando Kroeff que foi um vencedor tanto como Presidente como Patrono, pois de suas decisões com ex Presidentes (Conselho Consultivo), era escolhido alguém com o perfil de dar ao Grêmio o melhor de si . Esse processo foi vitorioso no Clube, mas pela democracia dos pró-homens do Grêmio, iniciou-se uma discussão no Conselho do Clube no Tempo do Dr. Renato Souza (final da década de 70, inicio de 80), de uma maior abertura, com a participação do torcedor, possibilitando eleições proporcionais, dando oportunidade que gremistas de outras origens, castas, pudessem fazer parte do Conselho; para isso seriam necessárias alterações estatutárias o que acabou acontecendo nos 2 últimos processos eleitorais dentro do Clube , nas eleições presidenciais e eleições para o Conselho . O que se discute hoje é em relação a clausula de barreira no que diz respeito aos percentuais.Sou favorável a diminuição do percentual para o Conselho, passando para 20% e que seja mantido o percentual para a Presidência de 30% . Acho que o Conselho do Clube elege os seus candidatos à Presidência e o torcedor democraticamente escolhera àquele que pensa ser o melhor para o Clube.


- Qual o jogo do Grêmio que mais lhe marcou?

O jogo que mais me marcou foi sem duvida nenhuma o jogo de Tóquio contra o Hamburgo pois estava lá e, mais do que isso, tive a felicidade de trocar o meu ingresso com um vice-presidente, ficando eu nas Tribunas do Estádio e ele que preferiu ficar com os torcedores, que estavam todos num setor especifico do estádio, mas que não tinha acesso ao gramado e eu fiquei na tribuna de honra, que tinha acesso ao gramado; terminado o jogo, vitoria do Grêmio , juntei-me com os jogadores , fazendo a volta olímpica e por felicidade minha fui fotografado, aparecendo em todas revistas e jornais ao lado do capitão De Leon, foto esta que me foi presenteada pelo grupo que me lançou candidato à Presidência em 1999 (a foto foi scaneada - 80x 1,20 ). Agora, guardo na lembrança, também, Grêmio e Penharol onde eu fiz a promessa de ir a Tóquio no caso do Grêmio tornar-se Campeão da Libertadores.


- Qual o melhor time do Grêmio que já viu jogar?

O melhor time do Grêmio; o melhor time que vi jogar não necessariamente tinha os melhores jogadores, porque depois surgiram fenômenos que marcaram época e entrariam no melhor time de todos os tempos; explico, que no período em que o Grêmio ganhou 12 campeonatos regionais em 13 disputados, quando teve grandes goleiros,como Alberto,Henrique,Irno, Germinaro — zagueiros excepcionais com Airton, Enio Rodrigues, Calvet, Ortunho, jogadores como Alcindo, Gessi, Juarez, Vieira, um outro grande goleiro o Sergio Moacir (final de 40 e inicio de 50) e outros que com esses craques formavam um grande futebol coletivo. Todo esse processo de vitorias começou com o senhor Osvaldo Rolla, Froner, Fantoni, Luis Engelke.


- Qual seria o time do Grêmio de todos os tempos?

O melhor time de todos os tempos: não vi o Lara joga , mas tem que ser citado pelo que meu pai me contava e sem dúvida o Danrlei, Sergio Moacir, laterais (Figueiró, Arce,Nelinho), zagueiro central (Airton), zagueiro pelo lado esquerdo (Enio Rodrigues, Adilson, Calvet, Oberdan) - laterais esquerdo (Ortunho e Everaldo); meio campistas: o Dinho, Luiz Carlos Goiano, Milton Kuelle, Sergio Lopes, avantes: Renato, Tarciso, Valdo, Osvaldo, Vieira, Alcindo, Juarez, João Severiano,Gessi, Hermes , Geada. Como podem observar é muito difícil dizer o melhor 11 do Grêmio, mas dizer os melhores que vi jogar, para não fazer injustiças (certamente estou esquecendo de alguém). Muitos jogadores que são lendas e que dizem terem sido craques, meu pai e muitos amigos daquela época citavam: Luiz Luz, Luiz Carvalho, Clarel, Noronha. Como vêem, sou antigo e tenho muito cuidado em dizer o melhor time de todos os tempos.


- Defina o Grêmio em uma palavra.

IMORTAL


- Alguma manifestação final?

Acho importante dizer que entendo perfeitamente a reação do torcedor em contrariar-se com a saída do Olímpico para o Humaitá; toda perda gera um sentimento de um vazio , de luto , principalmente levando em consideração que foi no Olímpico que o Grêmio adquiriu a maturidade como Instituição Futebolística, pois foi nesse palco que conquistamos as maiores vitorias nessa trajetória brilhante desse clube Imortal. Também tenho esse sentimento de tristeza, mas como Conselheiro, dirigente e agora na Grêmio Empreendimentos, tenho a responsabilidade de pensar no hoje e no amanha , levando em consideração que o FUTEBOL HOJE É UM NEGÓCIO e como tal temos que nos preocuparmos em manter esse crescimento que o Grêmio conseguiu no Olímpico (torcedor exige). Agora chegou à hora de transformações e mudanças; para podermos continuar com esse crescimento e de maneira sustentada, para evitar as dificuldades que hoje já sentimos em não poder competir com os grandes clubes do futebol mundial, e pelas alterações da legislação (lei Pelé) onde quem tem mais poder aquisitivo contrata os maiores jogadores, obriga aos clubes brasileiros com raras exceções (São Paulo) a se adaptarem aos novos tempos sob pena de se esvaziarem como Instituições e até de falirem. Olhem os problemas dos clubes cariocas? Estão perdendo os maiores craques não só para o mercado internacional, mas também para o mercado interno. Nós temos que formar jogadores para vender para os outros, criando dificuldades de mantê-los e formar por mais tempo um time em condições de ganhar uma Libertadores e um Mundial. Com a construção de uma Arena, seja ela onde for, propósito é AUMENTAR AS RECEITAS DO CLUBE, DIMINUIR DESPESAS, tornando o clube enxuto e viável e em condições de poder competir no mercado. Assim, nos pedimos a compreensão na decisão do CONSELHO, para que todos os gremistas entendam que esse é o preço da MODERNIDADE e da transformação do futebol em FUTEBOL NEGOCIO.