Mostrando postagens com marcador Planejamento estratégico. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Planejamento estratégico. Mostrar todas as postagens

sábado, novembro 14, 2009

Workshop - Planejamento Estratégico 2009-2013
















14.11.2009

Estruturação dos próximos cinco anos do Grêmio

Aconteceu durante todo o sábado o Workshop do Planejamento Estratégico para 2009-2013, projetando a estruturação dos próximos cinco anos do Grêmio. O encontro contou com as presenças do vice-presidente do Conselho Deliberativo e seu vice-presidente, Raul Régis de Freitas Lima e André Krieger, os vice-presidentes do Conselho de Administração, Marcos Herrmann, Flávio Paiva e Irany Santana Junior, o presidente da Grêmio Empreendimentos, Adalberto Preis, além de conselheiros representantes das Comissões Permanentes do Conselho Deliberativo e gerentes executivos do clube.

O workshop, que reuniu diversas lideranças do Grêmio, foi tratado como histórico pelo presidente do Conselho Deliberativo, Raul Régis: “Estamos tratando da estruturação do Planejamento Estratégico e também das questões pós-Arena. É um grande salto e de vital importância para o clube. Os conselheiros presentes estão empolgados e nós vamos buscar o aperfeiçoamento, principalmente agora que o futebol está cada vez mais profissionalizado”, disse. A opinião foi seguida pelo conselheiro Paulo Luz, da Comissão do Planejamento Estratégico do Conselho Deliberativo: “Os desdobramentos dessa reunião serão extremamente favoráveis. Temos um número razoável de lideranças que estão opinando, fazendo avaliações profundas, projetando o futuro do clube em um novo contexto, focados na ótica da modernidade e da profissionalização”, disse.

O vice-presidente Marcos Herrmann fez uso da palavra e destacou a evolução profissional do Grêmio: “Esse grupo aqui reunido representa todas as áreas críticas do clube. O Grêmio evoluiu muito em diversas áreas e esse é o momento ideal para dar o salto de qualidade. Temos que continuar a modernização e a profissionalização do clube”, disse. Dentro do workshop, o presidente da Grêmio Empreendimentos, Adalberto Preis, fez uma rápida explanação sobre o andamento do Projeto Arena, afirmando que “está tudo no prazo, sem nenhum atropelo ou prejuízo nas questões finais”.

Um dos pontos destacados por Claus Süffert, consultor da empresa Quality Inn e um dos organizadores do workshop foi a história do clube: “Quando o Grêmio foi fundado, o objetivo era apenas jogar futebol. Hoje é muito mais do que isso. São mais de sete milhões de torcedores que querem ficar satisfeitos com os resultados do clube. Esses resultados serão alcançados com planejamento”, disse Süffert, que apresentou um resumo do Planejamento Estratégico desde sua implementação no Grêmio, a partir de 2004, até hoje. Já o gerente executivo de planejamento do Grêmio, Cristiano Koehler, ressaltou a importância do cumprimento do Planejamento Estratégico em todas as áreas do clube para atingir os objetivos e metas propostas até 2013: “Só existe um caminho a seguir. Caso contrário, qualquer caminho será válido, fazendo com que a organização seja influenciada por riscos financeiros e operacionais”, disse Koehler.

O empresário e conselheiro gremista, Jorge Gerdau Johannpeter, também contribuiu com o workshop, trazendo suas próprias experiências profissionais. Segundo ele, somente se atinge o máximo de eficiência quando se tem conhecimento total dos processos e que, para isso, é preciso qualificar a estrutura da instituição: “O que o Grêmio está fazendo hoje é de suma importância para a execução do Planejamento Estratégico”, disse Johannpeter, afirmando que um clube somente é vencedor com a continuidade dos processos: “Hoje em dia, nada se consegue sem plano de gestão. Nas empresas é assim e no futebol também é assim. Todos os lugares trabalham dessa maneira”, finalizou.


sexta-feira, novembro 13, 2009

Planejamento Estratégico: Grêmio pós-Arena






Saiu na coluna de Zini Pires:

2013

Cerca de 50 pessoas, entre conselheiros e integrantes do grupo que atua no planejamento estratégico do Grêmio, se reúnem sábado cedo, num hotel de luxo da Capital. A ideia é projetar o Grêmio pós-Arena, como será o clube a partir de 2013. O mergulho no futuro do Grêmio terá a liderança do consultor Claus Süffert.

Dúvida e pergunta: será que jornalistas já estão compreendendo a importância?

sábado, setembro 12, 2009

Mentiras causam indignação!

12.09.09

DESONESTIDADE - NÃO!!!

O Plano Estratégico do Grêmio foi aprovado no segundo semestre de 2004.

O Regulamento Geral do Clube prescreve que, a cada dois anos, deverá ser realizada a respectiva revisão.

A primeira revisão foi efetivada no ano de 2006.

Em 2008, deveria ter sido realizada nova revisão.

NÃO FOI.


Significa dizer que a gestão atual assumiu o Grêmio com o Plano Estratégico vencido sob a responsabilidade da gestão anterior. Vice-Presidência de Planejamento comandada por grupo político que está a criticar a gestão Duda por estar trabalhando com Plano Estratégico vencido.

Na verdade, a revisão está em andamento com 03 reuniões de trabalho já realizadas sob o comando do consultor Claus Suffert. Revisão que deveria ter sido realizada, repita-se, no ano passado por iniciatíva dos ora críticos.

A crítica desonesta foi realizada nos seguintes termos:

o Planejamento Estatégico foi colocado para escanteio. Vencido ao final do ano passado, visto que foi elaborado para quatro anos (2005 a 2008) - e com o agravante de, a partir da assinatura do contrato da Arena, em dezembro de 2008, o clube inteiro prescindir de planejamento, a gestão Duda trabalha sem um norte, às cegas. A diretoria do clube conta, hoje, apenas com a intuição das dezenas de assessores e diretores abnegados que lotam os corredores da administração do Grêmio, local que deveria prezar pelos bons profissionais de mercado mas que, para acomodar todos os acordos políticos que viabilizaram a eleição de Duda Kroeff, é fértil em reuniões improdutivas.


Seria o retrato do CAOS - não tivessem sido tomadas medidas de emergência e não fosse tão consistente o Planejamento aprovado em 2004. CAOS esse - tivesse ocorrido - de inteira e única responsabilidade dos críticos.


Alertar e mesmo criticar é legítimo. Mas transferir de forma acusatória a responsabilidade nos termos feitos não pode ter outra qualificação que não COMPORTAMENTO DESONESTO.

Sobre a necessidade da realização da revisão do Plano Estratégico no ano de 2008, este site cansou de advertir como se vê, entre outras postagens, nas abaixo:.


  • 24 de março de 2008: Regulamento geral do Grêmio

  • 21 de março de 2008: Não cairá no esquecimento (2)

  • 20 de março de 2008: Não cairá no esquecimento (1)

  • 16 de agosto de 2008: Abrangência, solidez e qualidade acima da média



  • No próximo, abordaremos a questão da Arena.

    www.gremiosempre.com.br

    sábado, janeiro 24, 2009

    Sem cura. Caso perdido

    São caso perdido. Como não têm argumentos, inventam. A última mentira é a de que Duda Kroeff, na campanha, prometeu a profissionalização. Não é verdade. Em matéria de gestão, o que Duda prometeu foi a "modernização dos processos" e o "cumprimento do planejamento estratégico". Com alcance e amplitudes muitos maiores do que essa decantada e pífia e insuficiente e malcompreendida "profissionalização" que é um grão de areia num universo muito maior e mais importante.

    Recuperemos as promessas de Duda. Essas, sim, têm de ser cobradas.


    Blog Duda Presidente destaca oito pontos

    As idéias de Duda Kroeff para o futuro do Grêmio - 02/10/2008 07:27
    Publicada em: 02/10/2008 07:26

    Conheça os oito principais pontos do plano de Duda para o nosso tricolor

    1) ÊNFASE NO FUTEBOL PROFISSIONAL: Como razão de existir do próprio Grêmio e de sua imensa torcida, o futebol profissional deverá ter o grande foco. Nossa meta é manter a plataforma e a trajetória montada nos últimos dois anos, buscando ampliar sua competitividade.

    2) A BASE SÃO AS CATEGORIAS DE BASE: Redundante e obvio, mas fundamental. Temos como meta o apoio incondicional e permanente à modernização da estrutura das categorias de base. Daí sairá o manancial para a competitividade futura do clube, e também os recursos financeiros para viabilizá-lo.

    3) A FUTURA ARENA: Apoio total a construção da nova casa. Maior, mais moderna e confortável, nossa nova casa será um estádio auto-sustentável e gerará importantes recursos extras ao clube. A Arena será o mais moderno estádio do Brasil e grande atração turística da cidade, colocando o Grêmio no patamar dos clubes mais estruturados do mundo.

    4) A BUSCA DE UMA SOLUÇÃO DEFINITIVA PARA A DÍVIDA: No ano de 2007, mais de R$20.000.000,00 foram destinados a amortizar o serviço da dívida. Ainda assim, a dívida continua altíssima e deverá comprometer novo montante desta ordem em 2008. Nossa meta é quitar pelo menos três quartos desta dívida, liberando assim mais R$15.000.000,00 por ano, a valores presentes, para financiar o futebol profissional e as categorias de base. Este endividamento excessivo retira capacidade de investimento do clube e por via de conseqüência, competitividade. Temos de inverter esta ordem! Assim, conseguiremos manter não mais por seis meses, mas sim por pelo menos três anos os nossos melhores jogadores, obtendo uma maior valorização destes junto ao mercado.

    5) MODERNIZAÇÃO DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS: Implantar sistemas modernos de gestão e produtividade, maximizando os recursos existentes e sendo intransigente com os desperdícios. O clube tem hoje receitas comparáveis a empresas de bom porte. Como tal, precisa também ter sistemas de produção e produtividade assemelhados. Neste sentido, temos de tomar a dianteira entre os clubes brasileiros e entrar definitivamente no século XXI.

    6) CUMPRIMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: Desenvolvido por outras direções e aprovado pelo Conselho Deliberativo, é obrigação da nova direção implementá-lo definitivamente e aprofundá-lo ao máximo. Esta é a porta de entrada para a modernidade e o caminho para equiparar estruturalmente o clube em todas as suas divisões, dependências e departamentos, às grandes potências internacionais do futebol.

    7) SUA EXCELÊNCIA, O SÓCIO-TORCEDOR: Como verdadeiros donos do clube, os sócios-torcedores devem assim ser tratados. A busca pela excelência nos serviços e produtos deverá ser incessante e a meta de oitenta mil sócios ativos, perseguida. Manter o sócio satisfeito deve ser um objetivo permanente da direção e dos funcionários.

    8) ÉTICA: A natural obrigação de conduta ética impecável será levada ao extremo por dirigentes e funcionários em relação ao Grêmio e as coisas a ele relacionadas. Desvios de conduta e conflitos de interesse não serão minimamente tolerados. A recuperação da imagem dos clubes e por conseqüência do próprio futebol brasileiro, onde o Grêmio se insere, passa pelo exemplo que deve emanar de seus dirigentes, e este exemplo de ética deve ser evidente para seus torcedores.

    Autor: Apoiadores da candidatura Duda

    sexta-feira, julho 25, 2008

    Dicas do Pires

    Os resultados muitas vezes não são imediatos, mas os esforços ao longo do tempo constroem uma base sólida para a realização da aspiração máxima do torcedor.

    O Grêmio é um clube diferenciado no cenário nacional porque, ainda em 2004, optou por um modelo de gestão moderna que consagra um pensamento estratégico. Ele já apresenta resultados palpáveis com a valorização das categorias de base, mudança do perfil da dívida mediante seu alongamento e reestruturação, a adoção de técnicas digitais de comunicação social e a modernização do patrimônio.

    Alexandre Aguiar em "A Construção de Um Futuro Vencedor", http://www.gremiosempre.com.br/

    quarta-feira, julho 02, 2008

    A excitação dos Grupos Políticos




    A proximidade da eleiçao Presidencial desperta nos grupos politicos do Grêmio excitação sem precedentes. Até porque será a primeira eleição com grupos definidamente organizados.

    Os grupos formados por conselheiros tradicionais indignam-se com o que consideram a tentativa de o Grêmio Novo adonar-se do trabalho dos outros. Citam como exemplo o Planejamento Estratégico e a dita "democratização". O Grêmio Novo com apenas 4 conselheiros diz que foi ele quem sozinho fez a reforma estatutária, mas atribui ao Conselho Deliberativo "conservador e insensível" não ter sido baixada a cláusula de barreira. Na verdade - criticam os outros - o Conselho que rejeitou a diminuição das cláusulas foi o mesmo que aprovou a dita "democratização" para a qual o Grêmio Novo contribuiu com apenas 4 votos.

    Agora é a vez de o Grêmio Sempre se manifestar com o intuito de deixar bem claro que a chamada "modernização" foi deflagrada por ele. Vejamos alguns trechos:


    A construção de um futuro vencedor


    (...)



    (...) O futebol é a prioridade máxima.

    As conquistas começam por sonhos e aspirações, mas é o trabalho e a competência em executá-lo que garantem os resultados. A nossa centenária história e os exemplos de outros grandes clubes mundiais revelam que planejamento, estabilidade política, equilíbrio financeiro e processos austeros e modernos de gestão são a base de administrações que garantem êxitos em campo. Os resultados muitas vezes não são imediatos, mas os esforços ao longo do tempo constroem uma base sólida para a realização da aspiração máxima do torcedor.

    O Grêmio é um clube diferenciado no cenário nacional porque, ainda em 2004, optou por um modelo de gestão moderna que consagra um pensamento estratégico. Ele já apresenta resultados palpáveis com a valorização das categorias de base, mudança do perfil da dívida mediante seu alongamento e reestruturação, a adoção de técnicas digitais de comunicação social e a modernização do patrimônio.

    A construção de uma Arena, garantindo que nosso patrimônio deixe de ser deficitário e passe a gerar receitas para o clube, é uma exigência dos novos tempos e proporcional ao caminho de grandeza iniciado em 1981 na gestão de Hélio Dourado e depois mantido nas vitoriosas administações de Fábio Koff, Iranny Santana, Paulo Odone e Luiz Carlos Silveira Martins.

    Nosso clube possui um Plano Estratégico, cuja missão elenca o futebol como a maior prioridade, que foi construído mediante os valiosos esforços de uma centena de gremistas das mais diversas correntes políticas e que acabou consagrado pelo Conselho Deliberativo.


    O Movimento Grêmio Sempre, que teve participação decisiva ao desencadear este processo de modernização da gestão do clube, entende que muito mais deve ser feito de forma a atualizar as ações do passado à realidade atual que ainda oferece muitos obstáculos e desafios. A plena implementação dos modernos processos de gestão e governança encurtará em muito o caminho entre o que hoje é aspiração e no futuro se materializará em conquistas.

    Mais já poderia e deveria ter sido feito para estreitar este caminho, mas a união dos gremistas, torcedores do sucesso do Grêmio e não de correntes quaisquer, preocupados com o futuro do clube e não em propalar falsas paternidades de idéias, acabará por acelerar a caminhada em direção aos grandes títulos que consagrarão a prioridade máxima que é o futebol.

    (...) O Grêmio Sempre, convicto de que o torcedor é nosso grande patrimônio e força maior da instituição, trabalhou para que os associados pudessem fazer parte deste novo momento da vida tricolor. Foi na histórica gestão de Mauro Knijnik e Adalberto Preis frente ao Conselho Deliberativo que foram instituídas as normas e regramentos que abriram a vida política do Grêmio ao seu associado.


    O Grêmio Sempre fez parte da Comissão Especial que redigiu o novo Estatuto, documento que viabilizou a modernização do clube e permite hoje a integração do sócio ao processo político. Teve ainda importante participação nas comissões especializadas do Conselho e na redação de outras normas que visam a modernizar o Grêmio e assegurar ética, transparência e idoneidade nos seus relacionamentos internos e externos. Hoje, integramos a Comissão Especial da Arena com o conselheiro Iranny Santana Júnior, convictos de que se trata de projeto indispensável para o futuro gremista.
    (...)

    fonte: http://www.gremiosempre.com.br/


    domingo, abril 27, 2008

    Ser ou não ser? Elogio ou Crítica ?


    Esse "folder" acha-se publicado no site http://www.gremionovo.com.br/.
    Indica a realização de um ????? [evento não esclarecido] sobre PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - GESTÃO PROFISSIONAL DO GRÊMIO - PROJETO ARENA.
    Embora o cartaz seja um tanto confuso por faltarem informações essenciais, a promoção MERECE TODO O ELOGIO - SEM NENHUMA RESTRIÇÃO. Fazer o que seja sobre esses temas é e será sempre iniciativa louvável. Confuso, pois não se esclarece que tipo de evento nem o papel dos dois mencionados Eduardo Antonini e Cristiano Koehler.
    Há, porém, o outro lado da moeda a exigir uma explicação - Eduardo Antonini é Vice-Presidente do Clube. Cristiano Koehler é empregado remunerado, executivo de planejamento.
    Ambos estão em débito com o Grêmio em iniciativas na área do Planejamento Estratégico [ex. a Revisão obrigatória, estatutária, do Plano Estratégico, relatórios sobre a implementação do Plano].
    Daí porque esses dois representantes do Clube, um eleito e outro remunerado, deveriam estar a promover essas iniciativas EM NOME DO GRÊMIO, PARA O GRÊMIO.
    JAMAIS EM REPRESENTAÇÃO OU SOB O PATROCÍNIO DE UM MOVIMENTO POLÍTICO.
    Sugerimos, então, incluir na pauta do evento -QUE DEVE SER PRESTIGIADO - mais um ítem qual seja o debate sobre até que ponto representantes do Clube podem promover eventos nas condições desse, em nome de Movimentos Políticos, sem antes fazê-los em nome da entidade que representam.
    Como regra para TODOS.