Mostrando postagens com marcador Grêmio Acima de Tudo. Grêmio Sempre. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Grêmio Acima de Tudo. Grêmio Sempre. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, dezembro 02, 2009

Presidente Paulo Luz

PALAVRA DE GREMISTA # XXVIII: Paulo Luz

01/12/2009

Os moderadores do Blog GRÊMIO SEMPRE IMORTAL continuando com o tópico de entrevistas PALAVRA DE GREMISTA apresentam o seu novo post.

Desta feita, o nosso entrevistado é o conselheiro gremista PAULO LUZ, presidente do Movimento Grêmio Sempre. Com passagem por várias áreas do Grêmio, PAULO LUZ é um conselheiro respeitado por todos os gremistas.

- Gremista desde quando?

Desde que me conheço por gente.


- O senhor integra o Conselho Deliberativo tricolor desde que ano?

Desde 1989.


- Já exerceu alguma função no Clube?

Presidente da Associação de Pais e Atletas da Escolinha Tricolor, Diretor de Patrimônio, Diretor de Planejamento, Secretário Geral do Conselho Deliberativo, integrante das Comissões de Reforma Estatutária, elaboração do Regulamento Geral e de Planejamento Estratégico do Conselho Deliberativo do Clube.


- Qual a sua opinião quanto a profissionalização do Clube? Ainda existe espaço para o trabalho gratuito do torcedor/associado?

Totalmente favorável à profissionalização. O torcedor seja ele associado e/ou Conselheiro compete participar ativamente do processo político representando a instituição quando designado na esfera executiva (Conselho de Administração e/ou Diretorias) ou em funções de apoio e supervisão nas Comissões do Conselho Deliberativo, participando ativamente das suas decisões estratégicas e da Governança Corporativa do Clube. Todavia, é imprescindível reconhecer a existência de excelentes quadros diretivos voluntários que prestam relevantes serviços ao Clube em áreas vitais do mesmo. O que vale é o conceito. O Grêmio precisa evoluir em seus processos e procedimentos de gestão de forma muita moderna e profissional. A responsabilidade do cargo ou função não pode prescindir é da qualidade técnica do conhecimento, habilidades e comportamento / postura ética e engajamento alinhado a visão estratégica do Clube. Isto independe de ser profissional contratado ou trabalho gratuito


- Na condição de Presidente de um movimento politico importante no atual quadro político gremista, qual o seu sentimento quando da ausência de quorum nas importantes reuniões convocadas, em razão das frequentes ausências de conselheiros titulares nas reuniões do Conselho?

De profunda indignação.


- Na sua opinião o que impede hoje a mesa do Conselho Deliberativo aplicar o art. 66, § 1° do Estatuto Social, que determina a perda do mandato em caso de repetidas ausências não justificadas?

Vivemos um momento de transição política jamais vivenciada no Clube, desde a Reforma Estatutária de 2004. A mesa do Conselho através da figura do Presidente Raul Régis de Freitas Lima e demais integrantes vive um grande conflito pessoal e político, agindo com extrema prudência, pois, tem a exata compreensão de que aplicação do art. 66, $ 1º do Estatuto, envolveria Conselheiros que independentemente de suas presenças nas reuniões do Conselho Deliberativo prestam ou já prestaram relevantes serviços ao Clube. Todavia, isto não os isenta do compromisso com a Instituição.

Sou inteiramente favorável a uma reforma estatutária em que se possa construir mecanismos para propiciar que os Conselheiros Titulares ausentes em determinada sessão sejam substituídos pelos Conselheiros Suplentes.


- Como é sabido por todos, hoje a política tricolor apresenta um quadro com movimentos/grupos definidos. Como surgiu o Grêmio Sempre? E quais funções ocupa hoje na estrutura administrativa do Grêmio?

O Grêmio Sempre nasceu sob a liderança e inspiração do saudoso Presidente Irany de Oliveira Sant Anna, Presidente do GRÊMIO no biênio 1985 e 1986, ainda nos idos de 1983 através de almoços semanais realizados aos sábados na antiga Mesa 01, entre diversos associados, conselheiros e dirigentes, junto a Churrascaria Mosqueteiro mantendo-se, portanto, ativo desde aquela época. O nome Grêmio Sempre foi designado em 2007.

A Vice-Presidência de Finanças do Clube é hoje exercida pelo Conselheiro Irany de Oliveira Sant’ Anna. Os Conselheiros Adalberto Preis e Saul Berdichewski integram o Conselho de Administração da Grêmio Empreendimentos, sendo o 1º seu Presidente. Vários outros Conselheiros atuam em cargos no Executivo e também nas Comissões do Conselho Deliberativo.

- O associado gremista que queira participar do Grêmio Sempre como deve proceder?

Estabelecer contato com as lideranças do Grêmio Sempre, conhecer os seus valores, princípios, visão e missão estabelecidos em Plano Estratégico e se houver identificação incorporar-se ao nosso grupamento participando ativamente das reuniões semanais.


- Hoje o senhor considera possível uma “pacificação política” do Grêmio objetivando uma ‘fase de paz e participação coletiva” na segunda metada de gestão do Pres. Duda Kroeff?

Não só a considero possível como imprescindível não somente para a Gestão do Presidente Duda Kroeff, mais para a continuidade da vida política e administrativa do Grêmio, através de uma Governança Corporativa Estável.

Esta iniciativa deveria aproveitar a experiência vitoriosa já exercitada pelos grandes vultos da história do Grêmio, para estabelecer um clima de relacionamentos em busca do ideário tricolor, capaz de promover a elaboração de uma Agenda Mínima, geradora de um PACTO DE COMPROMISSOS DE GREMISTAS, elegendo PRINCÍPIOS E VALORES BÁSICOS, ou seja: NOSSAS CLÁUSULAS PETREAS.

Cabe então ao clube, por meio de suas principais lideranças (Presidente do Clube e Conselho de Administração), capitanearem processo de entendimento político que estabeleça princípios basilares, norteadores de uma agenda comum de todos os gremistas em prol da grandeza do clube. A articulação de compromisso de todos os grupos políticos do Grêmio em torno de pontos mínimos fundamentais para o futuro do clube é condição essencial para assegurar a continuidade política e administrativa do tricolor e poder assegurar uma senda de vitórias e sucessos no campo esportivo e de gestão.

- Como o senhor ve hoje o papel do G6, união de grupos políticos que deu o apoio necessário a eleição do Presidente Duda Kroeff?

Essencial como base de apoio, sustentação política e governabilidade da Gestão do Presidente Duda e ainda como protagonista para emprestar através de suas principais lideranças, qualidade e inúmeros talentos de seus quadros contribuição decisiva na construção de processo político em que possamos maduramente assegurar uma agenda mínima comum aos principais Grupos Políticos do Clube.

- Qual o jogo do Grêmio que mais lhe marcou?

A vitória sobre a Portuguesa no Bicampeonato Nacional conquistado em 1996.

- Qual o melhor time do Grêmio que já viu jogar?

O Time de 1995 / 1996 (bi-campeão da América e bi-campeão do Brasil).

- Qual seria o time do Grêmio de todos os tempos?

Alberto, Arce, Airton, Mauro Galvão, Roger, Dinho, China, Osvaldo, Valdo, Renato e Jardel.

- Defina o Grêmio em uma palavra.

Paixão.

- Alguma manifestação final.

O Grêmio precisa de todos os seus valores. Precisamos de todos os gremistas indistintamente para construir vitórias e títulos e satisfazer a expectativa e amor (paixão) de 7 milhões de torcedores espalhados pelo mundo.


http://sempreimortal.wordpress.com/2009/12/01/palavra-de-gremista-xxviii-paulo-luz/


sábado, outubro 31, 2009

Contextualização do parecer da Comissão de Patrimônio

Em publicação de hoje, o site www.gremiosempre.com.br aborda a repercussão, pela coluna de Hiltor Mombach, da publicação do parecer da Comissão de Patrimônio do Conselho Deliberativo do Grêmio.
São abordados a (des)contextualização, as alterações ocorridas, atendimento a objeções e dada a sugestão da publicação dos pareceres de todas as Comissões do Conselho Deliberativo:

Leia a matéria na íntegra:
31.10.09

Contextualização. Objeção atendida

A coluna do jornalista Hiltor Mombach repercute, hoje, a publicação do parecer da Comissão de Patrimônio, do Conselho Deliberativo do Grêmio, sobre o projeto arena e sobre a respectiva minuta de contrato. A publicação foi feita no blog www.sempreimortal.wordpress.com. Em nenhuma das duas publicações é esclarecido que o parecer é de cerca do 01 (um) ano atrás.



Diz a coluna de Hiltor Mombach:



"Retiro trecho:



''A dimensão da área da Azenha é de 8,8 ha e da área de Humaitá que será propriedade do Grêmio de 4,9 ha, correspondente à projeção horizontal da Arena. A área total de Humaitá que está sendo adquirida pela OAS é de 32 ha, ficando, portanto, como propriedade da referida empresa, 27,1 ha no entorno do novo estádio. Chama a atenção o fato de a área a ser recebida ser muito menor do que a atual do Grêmio. Cumpre ressaltar que não está claro, nas informações recebidas do CA, se está incluída, como o ele não é propriedade do Grêmio, o clube teria de fato uma fração ideal de tal área, em condomínio com a OAS. Na Azenha, o clube possui um espaço sem edificações de 5,3 ha, embora nunca o tenha tornado adequadamente rentável. Chama a atenção o fato de que o Grêmio não terá participação nenhuma no entorno da Arena. Tampouco terá participação no que será construído na Azenha. Essa comissão entende que o clube deverá receber posses no entorno da Arena, as quais poderão, no futuro, propiciar expansão e/ou rendas, se geridas corretamente, de forma profissional...''


Quem lê, fica com a impressão de que o negócio da Arena pode dar para trás, embora Adalberto Preis, presidente da Grêmio Empreendimentos, tenha garantido ser irreversível.

A resposta ao questionamento foi publicada pelo próprio colunista Hiltor, na edição do Correio do Povo do domingo dia 14 de junho de 2009. Se você quiser ler só esse tópico ou se quiser ler toda a entrevista, basta clicar sobre a linha abaixo e seguir os passos:


Para facilitar, transcrevemos especificamente a pergunta formulada sobre esse tema do tamanho do terreno. Diz a pergunta do Correio do Povo e a seguir a resposta de Adalberto Preis:


Por que o parecer da comissão patrimonial do Conselho Deliberativo não foi levada em consideração já que esta comissão foi contrária ao projeto?


A informação é equivocada, pois o parecer da mencionada comissão deixa bem claro que não era contra a construção da arena. Declarou, inclusive, entender que essa construção seria um passo positivo gigantesco do Grêmio. Porém, estabeleceu algumas objeções. A principal delas era a questão da área do terreno que, segundo a comissão, seria de somente 4,9 hectares no Humaitá, bem menor do que no estádio Olímpico (8,5 hectares). Essa ressalva acaba de ser superada com a realização de novo lay-out para todo o empreendimento. Com o desmembramento da área em vários lotes a ser oportunamente realizado, o terreno da arena no Humaitá passa a ser um lote individualizado com uma área de 8,9 hectares, um pouco maior, inclusive, do que a área do estádio Olímpico.


As questões foram abordadas na entrevista antes mencionada a qual pode ser acessada nos seguintes endereços eletrônicos:





A publicação desse parecer tem o aspecto positivo de demonstrar a seriedade com a qual o Conselho Deliberativo do Grêmio trata das questões de interesse do Clube. Ao contrário de algumas campanhas difamatórias. Também de demonstrar carências quanto a providências a adotar, então, como p. ex., as avaliações e as especificações asseguradoras de qualidade.


Assim como esse, há pareceres de mais seis (6) Comissões Permanentes do Conselho Deliberativo e uma (01) Comissão Especial, todos profundos, detalhados, analisando o negócio e a minuta do contrato segundo as respectivas especialidades.e oferecendo sugestões de aperfeiçoamento. Nenhum com a veleidade de ser a palavra absoluta e definitiva.


Anteriormente, já ocorrera, em requerimento originado aqui no Grêmio Sempre, a recomendação/reivindicação de contratação de Consultoria Técnica que, efetivada na Consultoria FGV, "deixou o projeto de pé" nas palavras do ex-Presidente Paulo Odone.


Há, porém, com todo o respeito, um aspecto profundamente negativo que é a DESCONTEXTUALIZAÇÃO.


Com efeito, a publicação de um parecer - nas circunstâncias em que ocorreu - de um ano atrás, sem nenhuma ressalva ou esclarecimento, em outro cenário, num processo dinâmico (vide primeira parte desta nota e avaliações em andamento), com alterações e avanços significativos, provoca preocupações, tensões, ansiedades, inseguranças e perda de tempo completamente desnecessários e prejudiciais ao Clube.


Dependesse exclusivamente de nós, seriam publicados todos os pareceres, porém, com a devida contextualização.

Conhecendo o procedimento do colunista Hiltor Mombach, atento, sempre, em ouvir todas as partes e a fazer todos os esclarecimentos, temos a justa expectativa de que, também no presente caso, seja observada essa tradição. Ainda mais que o esclarecimento específico já estava perene e previamente registrado nas páginas do Correio do Povo.

http://www.gremiosempre.com.br/?id=396

sexta-feira, julho 25, 2008

Dicas do Pires

Os resultados muitas vezes não são imediatos, mas os esforços ao longo do tempo constroem uma base sólida para a realização da aspiração máxima do torcedor.

O Grêmio é um clube diferenciado no cenário nacional porque, ainda em 2004, optou por um modelo de gestão moderna que consagra um pensamento estratégico. Ele já apresenta resultados palpáveis com a valorização das categorias de base, mudança do perfil da dívida mediante seu alongamento e reestruturação, a adoção de técnicas digitais de comunicação social e a modernização do patrimônio.

Alexandre Aguiar em "A Construção de Um Futuro Vencedor", http://www.gremiosempre.com.br/

domingo, julho 06, 2008

Grêmio Acima de Tudo Bate Forte

Quem também não gostou nada das últimas manifestações do Grêmio Novo foi o Grêmio Acima de Tudo. Várias postagens cobram do movimento chamado "noviço" respeito à verdade.
Primeiro foram as postagens

Quarta-feira, 11 de Junho de 2008

Grêmio Novo agora reinventa a roda
e
Quinta-feira, 3 de Julho de 2008

Grêmio Unido Acima de Tudo, Sempre Imortal.
Está no site
http://www.gremiosempre.com.br/ uma excelente matéria intitulada "A construção de um futuro vencedor", um dos trechos diz:

Depois, foram dois artigos escritos pelo sócio patrimonial Paulo Roberto Deitos por todos reconhecido como tendo feito uma ótimo trabalho como Diretor de Planejamento e Diretor das Categorias de Base (antigo Futebol Amador)

Segunda-feira, 30 de Junho de 2008

TRIBUNA LIVRE
Grêmio Novo reinventa a roda II

Quinta-feira, 3 de Julho de 2008

TRIBUNA LIVRE
Diz o Planejamento Estratégico:

Para ver as matérias, na origem, basta clicar sobre a linha sublinhada.

O espaço está aberto para manifestações do Grêmio Novo. Será dado o devido destaque. Mesmo que postado em "comentários", daremos o mesmo destaque desta matéria.