Mostrando postagens com marcador silas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador silas. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, janeiro 27, 2011

JONAS! JONAS! MITYUÊ! republicando de 20/03/2010

Só quem não é do ramo deixa de valorizar um goleador.
O preconceito chega a inverter os fatos ao dizer que JONAS nunca faz gol decisivo. Já fez em Gre-nal, válido e injustamente anulado. Tem feito O GOL DA VITÓRIA OU O GOL QUE LEVA À VITÓRIA.

FERDINANDO: Parem com o preconceito. Deixem - no jogar. Vem se firmando, vem crescendo. É bom jogador.

MITYUÊ: Silas, compreendemos a política de pôr o menino aos poucos. Mas, agora, chega. Mityuê é muito mais competente do que William. Não tem mais conversa.

segunda-feira, março 29, 2010

Grêmio: assim se forma um time!

Somente colossal má-vontade sonega as crescentes virtudes do time do Grêmio. Com o visível dedo do treinador Silas.

Quem conhece enxerga antes de virem os resultados. Quem não conhece morde a língua.

Perfeição? Obviamente, não. Ainda falta muito para termos um grande time. Mas, como ouvimos, certa vez, de um vice-presidente de futebol, podemos dizer que "temos um time".

Independente do que venha a ocorrer, no futuro, os atrapalhadores, vítimas de cegueira futebolística,   tinham de professar  silêncio obsequioso  por tempo considerável. Até aprenderam como e por que as coisas acontecem na formação de uma equipe de futebol.

Antes de repetirem a besteira amarga de que as coisas aconteceram por acaso.

Vã ilusão, infelizmente. São os mesmos tipos que se estrebuchavam vaiando Luiz Felipe Scolari. Enquanto "Big Philip"  conquistou o mundo,  os amargos continuam vaiando, pois parece que é só o que sabem fazer.

sexta-feira, março 26, 2010

O comentário de JPM




Blogger JPM disse...





Depois da "revelação" sobre o pessoal de esportes da Band alguém de lá resolveu falar dos bons números do Grêmio mas, a desproporcionalidade de tempo dedicado a eles e ao tricolor continua, ao menos, ao meio-dia na tv.
No que diz respeito aos comentários da mídia é até engraçado...ano passado quando a situação era mais ou menos a mesma de agora, apenas com o Inter dando "show" no gauchão e o Grêmio enfrentando e ganhando de "timecos" pela libertadores, enalteciam os (pseudo) craques da beira-lago (para ser cientificamente correto) e batiam no tricolor... Hoje lembram que o Grêmio está ganhando de times fracos (é verdade que em geral esquecem que o mesmo também ocorre com o Santos que é cantado em prosa e verso), o que é verdade, não nos iludamos, porém, quem sabe jogar joga em qualquer campo e contra qualquer adversário.
Quanto ao Silas, gostei de uma das primeiras entrevistas que deu aqui, já como treinador do Grêmio, quando disse que independentemente de onde jogar ganha o jogo o time que for dono do campo de jogo, ou seja, aquele que se impõem dentro das quatro linhas.
Seria euforia minha, ou este moço lembra aquele treinador que passou pelo tricolor em 1977 e tirou deles a hegemonia do futebol gaúcho? Aquele Grêmio dava gosto de ver jogar...lançava garotos e tinha os veteranos para dar respaldo. Acho que estamos diante de um bom aluno do mestre Tele Santana.
Ah, falando em 77, parece que temos um novo Passarinho (Iúra) e com mais técnica, o Mailson. Que evolução deste guri depois que passou a ter a sequência que reclamou - personalidade e futebol!Que bom!
Saúde e felicidades a todos.
Sexta-feira, Março 26, 2010
Excluir

Vejam posts anteriores:

Evolução do time
Rabo de cavalo loiro ou "pato"?
JONAS! JONAS! MITYUÊ!
Por que Gremista NÃO deve prestigiar a Band
Comentário destaque
Sugestão a Silas

segunda-feira, março 08, 2010

Sugestão a Silas

Silas vem sofrendo críticas fortes da torcida gremista e da imprensa.  Desconsideramos as restrições  da imprensa.

Algumas críticas têm sido injustas. Apesar de tudo, o Grêmio foi campeão do turno, tem ganho os jogos, tem a melhor artilharia do campeonato e deixa de tomar gol em todas as partidas.
Dificuldades?
Basta ter conhecimento de como os grandes times da dupla ganharam os Campeonatos Gaúchos. Ou olhar as estatísticas. A maioria dos jogos foi ganha por 1 x 0, com "as calças na mão". Quando não sofriam empate ou derrotas. Então, isso faz parte. É normal.

Mais: obrigado por alguns motivos, voluntariamente para não forçar alguns atletas ou para testar jogadores,  ou por lesão, Silas tem mudado constantemente o time.

SILAS: está na hora de escalar o time desejado pela torcida. Pelo maior número possível de jogos. Até se consolidar a confiança da torcida no teu trabalho. 


SILAS : Foi ótimo o teu desempenho na entrevista coletiva ao responder as perguntas maliciosas, desconsiderá-las e fazer a uma relação dos pontos e fatos positivos. Mas toma cuidado para não recair em falsete como, p. ex., incluir Osea, na relação dos atletas indisponíveis. O discurso não é o teu forte. Então, te prepara previamente. Vai com discurso pensado, fala o que tu queres e não cai na armadiha das perguntas maliciosas dos repórteres.

sábado, fevereiro 20, 2010

Partido? Que partido é esse?

Na coluna "De Primeira", do Correio do Povo deste sábado, o jornalista Ilgo Wink, sob o título "Silas e a Corneta", faz uma análise dos jogos do Grêmio, produção da equipe, defeitos e virtudes.

Wink, ao falar das vaias, afirma textualmente: ...e até vaiado por uma parte pequena, mas atuante como os integrantes de um determinado partido, da torcida.



Silas e a corneta



Aves de mau agouro alardeiam que Muricy Ramalho está livre no mercado e que, em função disso, os técnicos de grandes clubes que ainda não mostraram serviço estão a perigo. Entre eles, Silas, lembram. O treinador do Grêmio recém iniciou seu trabalho e já é corneteado, criticado e até vaiado por uma parte pequena, mas atuante como os integrantes de um determinado partido, da torcida. 

Determinado partido, da torcida? Que partido é esse?

sexta-feira, fevereiro 19, 2010

Silas tocou no ponto crucial

Não foi um entrevista coletiva. Foi um interrogatório cheio bolas envenenadas e pelas costas. Cascas de banana.
Identificamos uma resposta fundamental do treinador. A providência que poderá/deverá resolver a questão dos buracos na meia-cancha. Que existem e, frequentemente, comprometem o sistema defensivo. A resposta ficou ofuscada pela excitação do interrogatório, mas aconteceu.

O que disse Silas: identificou o problema e deu a solução. O time tem de jogar mais junto, compactado, eliminando os espaços. Isso depende de muito treinamento para sincronia de movimentos. Ainda não houve tempo suficiente.
Essa compactação, eliminação de espaços, permitirá que, mesmo com jogadores não eminentemente marcadores, o sistema impeça o adversário de, por aí, se movimentar e trocar passes livremente.
Sem essa providência, mesmo com jogadores melhores, impedidos de jogar ou de produzir o máximo, no momento, os defeitos permanecerão, pois só individualidades não solucionarão a questão.
O time tem vocação ofensiva o que é bom. Necessita de medidas compensatórias para superar a fragilidade da marcação. Evitar os frequentes mano a mano.

Silas viu e deu a solução. Cumpre pôr em prática com a paciência indispensável.

Escalar três ou quatro "volantões" e montar um retrancão pode evitar tomar gols, mas não será solução para time com ambições maiores. Os riscos calculados são inerentes para quem persegue a glória de campeão.

quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Prenúncio de coisa boa: amargos em alerta!

Quando os amargos começam a achar que está tudo errado no Grêmio reforçamos a convicção de que as coisas estão se encaminhando no rumo certo. Que é antevisão de sucesso.

É uma estupidez escancarada o que estão fazendo e tentando fazer com Silas. E com alguns jogadores.

Já estão conseguindo contaminar o ambiente. Tem muito imitão, precipitado, cabecinha quente, se não for coisa pior.

Srs. Kroeff e Onofre: precisamos sentir mais firmeza nos senhores. Se estão acreditando no trabalho do Silas, matem no peito e sigam a frase do Koff quando o Estádio inteiro (instigado pelos isentos) vaiava Felipão sem parar ("Burro" era o elogio mais delicado): Luiz Felipe só sai do Grêmio comigo.

O Rubicão é agora!

Veranópolis! Ganhar de 4 x 2 do Veranópolis! Vaia nos 4 x 2! Silas Burro!

Só pessoas totalmente alheias ao futebol não perceberam que o Veranópolis tem uma surpreendentemente boa equipe de futebol. Rápida, veloz, super entrosada. Na ponta dos cascos. Não é por nada que é a maior artilharia do Campeonato.

Nota de Rodapé: A História mostrou quem eram os "Burros".

Grêmio "perde" de 4 x 2

Quem ouvisse o comentarista da Rádio Gaúcha, os entrevistadores da torcida e da entrevista coletiva do treinador Silas, sem saber o resultado do jogo, ficaria com a certeza de que o Grêmio tinha perdido o jogo.

Pra WC, ninguém do Grêmio presta. Silas não entende nada de futebol. Visível tentativa de desestabilização, criação de desconfiança e insegurança.

Na coletiva, todas as perguntas foram questionadoras tentando criar insegurança no treinador, talvez até provocar alguma resposta mais ríspida para geração de incidente.

O que eram as entrevistas com torcedores? Ao invés de perguntas, insinuações instigando os torcedores a criticar o treinador e os jogadores.

Por incrível que pareça, contra toda essa torcida dos isentos, o Grêmio ganhou o jogo por 4 x 2.

sábado, fevereiro 06, 2010

Dicas do Pires

Aos Srs. KROEFF E ONOFRE.

Silas é ótimo treinador de campo. Até pela juventude, parece provado que precisa de um estrategista a orientá-lo/compartilhar. Como, aliás, normalmente, necessitam todos os treinadores mesmo os mais experientes. Voz tarimbada em superar obstáculos com vistas aos objetivos maiores. Então, Srs. Kroeff e Onofre, entrem em campo. Sem timidez nem acanhamento.

A bola é de vocês. Não nos decepcionem.


Dicas do Pires

Silas: PÁRA DE FALAR NO AVAÍ.

O Grêmio é infinitamente maior do que o Avaí.

Com todo o respeito.


Embora a tua competência - aliada certamente a de outros que ninguém faz nada sozinho - tenha feito do Avaí um time de melhores resultados do que o Grëmio. Duas posições e dois pontos a mais com várias vitórias fora de casa no brasileiro de 2009.

Então, Silas, foste contratado por causa do teu magnífico trabalho no Avaí. O teu time jogava com a aliança de técnica e aplicação que são o ideal gremista. Isso é pura verdade. Essa é a lógica. Mas a emoção da torcida está acima da lógica. Ela é a própria lógica superior.

Então, com todo respeito ao Avaí - grande e tradicional Clube Catarinense - o Grêmio é infinitamente maior do que o valoroso Dono da Ressacada. E nenhum gremista, com todos e milhares de insistentes respeitos, gosta de ser comparado a quem não for maior.

Silas - com mil e reiterados respeitos ao alviazul Avaí da querida Santa Catarina, da nossa Florianópolis - PÁRA DE USAR O AVAÍ COMO EXEMPLO.
Articula com um terceiro o uso do exemplo que é realista e válido. Não pra uso teu.

Silas, tu estás no Grêmio. Nós do Grêmio acreditamos na tua capacidade. Então, pensa no Grêmio, só no Grêmio. Sem "cumplicidade" da imprensa que eles cavam a tua sepultura.


Kroeff e Onofre: nossos líderes e representantes. Vocês têm o dever de convencer o Silas disso. Aliás, assumam todos os deveres dirigentes de dirigente. O dirigente tem de orientar o treinador em tudo que não for o pequeno detalhe.

Especialmente na cultura e nos valores do Clube. Ele acha que sabe, está no rumo, mas só ouviu dizer.

Aqui não é lá. Mesmo com recursos infinitamente maiores, as dificuldades e os obstáculos são proporcionalmente superlativos. O veneno é enorme e consegue contagiar. Sem prejuízo da maior exigência natural decorrente da grandeza do Imortal Tricolor.

Motivo imediato da postagem
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Esportes&newsID=a2801141.xml

Nenhuma contestação à lógica.

Silas em consonância com as Dicas do Pires


05/02/2010 - 07h01

Após mau rendimento, arremates em gol viram prioridade no Grêmio

Marinho Saldanha
Em Porto Alegre (RS)
Desde a pré-temporada, o técnico Silas Pereira tem enfatizado o trabalho de arremates em gol no Grêmio. Apesar disso, o visto são erros e mais erros. Contra o São Luiz ficou clara a dificuldade de concluir de forma adequada. Por isso, o comandante do time tricolor avisou: "temos que trabalhar finalizações".
“As chances perdidas não é tático ou esquema, é sorte e tranqüilidade. Não adianta trabalhar no 3-5-2 ou no 4-4-2 se chegarmos ao gol e chutarmos para fora. Contra o São Luiz tivemos 14 escanteios e eles chutaram uma bola em gol”, disse Silas. “Não tem como, é colocar o jogador para chutar, chutar e chutar”, completou.
A nova definição já foi verificada no treinamento de quinta-feira, quando, durante 40 minutos os atletas realizaram um trabalho específico de chutes em gol. Até quem não tinha apresentado dificuldades em 2009 ou no princípio deste ano, acabou apresentando. Jonas, um dos goleadores do time, teve chances claras, mas desperdiçou. “A sorte não está do nosso lado. As coisas precisam mudar”, referiu Borges.
Novo titular do time, Douglas cogita a chance de melhorar este quesito. “Perdemos o Souza que chutava muito bem, o Hugo tem tentado, eu vou procurar contribuir da melhor forma possível”, afirmou.
Para uma finalização de qualidade, o trabalho de base deve ser bem feito com o jogador mais jovem, por isso, em várias oportunidades, Silas parou a atividade de quinta-feira e buscou aprimorar aspectos específicos com os garotos. “Para baixo Mithyuê” , “Chuta forte Roberson”, bradava o treinador.
O Grêmio marcou 10 gols nos 6 jogos que disputou até agora no Estadual. Com este número, perde no número de gols marcados para praticamente todos os times do grupo 2, empatado com Santa Cruz e Universidade, lanterna e vice da chave.
http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/gaucho/ultimas-noticias/2010/02/05/apos-mau-rendimento

Não temos a pretensão de que Silas esteja aceitando as Dicas do Pires. Somos forçados a dizer, entretanto e com satisfação, que o treinador está com o diagnóstico certo e adotando as medidas corretivas.

Sobre a questão do esforço constante em campo, presumimos que o técnico prefira resolver internamente sem expor os atletas. Postura a ser respeitada. No entanto, Silas, estamos de olho nesse requisito fundamental. E na questão da falta de opções pelas laterais do campo e nos rebotes!

Comparem o que foi dito aqui com o que Silas disse?


Quinta-feira, Fevereiro 04, 2010


Dicas do Pires

Discutir o esquema de jogo é absolutamente inútil. Perda de tempo. Qualquer esquema é bom. Ou é ruim. Há outras questões, vitais, a serem debatidas. As que tornam um esquema bom ou ruim. Há fundamentos no futebol dos quais - afastar-se - é morte certa. Sem invencionices. Regalito somente para após praticar, com competência, os fundamentos.
Pensamento mágico nunca funcionou e nunca funcionará.




Dicas do Pires

Silas: por que os chutes dos nossos jogadores vão, quase sempre, para o alto. Assim perdemos quatro oportunidades vivas no Grenal. Outras tantas no jogo contra o São Luiz. Está na hora de treinar chutes rasteiros.

Dicas do Pires

Silas: insistimos em que temos de deixar de ser tão "centristas". Dentro da área, em escanteios, em faltas, e nos cruzamentos em geral, nossos jogadores ficam sempre num mesmo "bolo". Nunca há uma alternativa para pegar uma sobra quando - como frequentemente acontece - a cruzada é muito forte.

Dicas do Pires

Silas: já estamos cansados de saber o que podem render jogadores como Hugo. O Campeonato Gaúcho tem de servir, também, para ir afirmando os novos. Planejadamente. Um pouco mais do que está sendo feito.

Dicas do Pires

Silas: o único craque do time MÁRIO FERNANDES é incansável. Quando perde a bola, reinicia IMEDIATAMENTE a marcação. Tem de servir de exemplo aos demais. Todos têm de ter comprometimento permanente com a marcação. Jogador preguiçoso ou indolente ou desanimado não tem, por definição, lugar em time do Grêmio. E' cláusula pétrea.


Dicas do Pires

Silas: o time está muito centralizado. Jogando muito pelo meio. Jogar pelo meio, mesmo quando dá certo, está errado.
Tem de haver sempre um jogador postado na linha lateral do campo. No mínimo como alternativa. Ou fica livre ou abre o miolo do adversário.


sábado, janeiro 30, 2010

O Time Da Virada

ZH de hoje sobre como Silas vê o atual momento:
É positiva a avaliação que o técnico faz do desempenho de seu time até o momento. Para Silas, as viradas obtidas em três dos quatro jogos do Gauchão representam que a equipe tem “coração e garra de sobra”, além de ótima condição física. E Gre-Nal, segundo ele, só se ganha com coração.

Nem o fato de o Grêmio ter sofrido seis gols em quatro jogos serve de preocupação. O técnico sugere que se olhe o lado positivo, que é o fato de o Grêmio ter marcado nove vezes.



Silas já sentiu a insistência da imprensa isenta em apontar somente o lado negativo. Para criar insegurança e medo.


O pior é que alguns gremistas politiqueiros também ficam o tempo todo somente apontando defeitos, minando o ambiente e criando cizânia.


Por que não o "time da virada"?

domingo, dezembro 06, 2009

Quem é Silas?





Paulo Silas do Prado Pereira
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Paulo Silas
Nome completo Paulo Silas do Prado Pereira
Data de nasc. 27 de agosto de 1965 (44 anos)

Local de nasc. Campinas (SP), Brasil

Altura 1,78 m
Peso 71 kg
Informações atuais
Clube atual Grêmio

Posição Treinador (ex-meia)

Clubes de juventude
São Paulo

Clubes profissionais
Anos Clubes Jogos (golos)
São Paulo
Sporting
Central Español
Cesena
Sampdoria
Internacional
Vasco da Gama
Kashiwa Reysol
San Lorenzo
São Paulo
Kyoto Sanga
Atlético Paranaense
Rio Branco
Ituano
América Mineiro
Portuguesa
Inter de Limeira

Seleção nacional
1986–1992
Brasil

Times que treinou
Anos Clubes Jogos
2007–2008
2008
2009
2010-
Fortaleza
Avaí
Avaí
Grêmio

Última atualização: 30 de novembro de 2009

Paulo Silas do Prado Pereira, mais conhecido como Silas, (Campinas, 27 de agosto de 1965) é um ex-futebolista e atual treinador brasileiro.
Durante sua carreira de jogador profissional de 1985 a 2004 ele jogou no Brasil, Portugal, Uruguai, Argentina, Japão e Itália. Com a seleção de base do Brasil ganhou o prêmio Bola de Ouro da Adidas no Mundial sub-20, e com a equipe principal jogou 38 partidas e participou das copas do Mundo de 1986 e 1990.
Após encerrar sua carreira como jogador, fixou residência em Campinas e virou empresário trabalhando com fraquia de pastéis, além de ter participado de um projeto que auxilia "Atletas de Cristo" ao lado de Alex Dias Ribeiro[1].
Depois disso optou por atuar como treinador de futebol. Inicialmente foi auxiliar do técnico e amigo Zetti e, atualmente, exerce a função principal. Esteve no Fortaleza e agora é treinador do Avaí Futebol Clube.
Até o momento o Avaí, sob o comando do técnico Silas, realizou 109 jogos, obtendo 52 vitórias, 33 empates e vinte e quatro derrotas. Foram marcados 200 gols e sofridos 125.

Silas iniciou sua carreira no início da década de 80, jogando nas categorias de base do São Paulo. Em 1985 por intermédio do então técnico do tricolor Cilinho, inicia a sua carreira profissional.
Nesta época, devido ao grande sucesso do grupo portoriquenho Menudo no Brasil, o time de garotos sensação do São Paulo ficou conhecido como "Menudos do Morumbi". Esse time era formado, entre outros por Silas, Muller e Sidney[2].
Ainda no ano de 1985, sagrou-se campeão da Copa do Mundo Sub-20 na União Soviética pela Seleção Brasileira, aonde foi escolhido o melhor jogador da competição. Já a sua carreira na Seleção principal iniciou no dia 16 de março de 1986, num amistoso contra a Hungria na cidade de Budapest[3]. Foi convocado para a Copa do Mundo de 1986, na qual a Seleção Brasileira chegou até às quartas de final. Em 1987 foi convocado por Carlos Alberto Silva para a Seleção que disputaria a Copa América, Silas atuou somente no jogo contra a Venezuela.
No ano de 1988, Silas deixa o Brasil rumo ao futebol europeu. É contratado pelo Sporting de Portugal juntamente com outras estrelas como Rodolfo Rodríguez, Carlos Manuel, Douglas, Eskilsson e o treinador uruguaio Pedro Rocha. De todas as estrelas contratadas, os únicos que justificaram a badalação foram Carlos Manuel, Douglas e Silas, que foi o segundo artilheiro do time na temporada atráz somente de Paulinho Cascavel[4].
Para a Copa América de 1989 novamente surge a convocação, desta vez pelo técnico Sebastião Lazaroni. O Brasil conquista o seu quarto título na competição contando com quatro atuações de Silas. No dia 20 de agosto de 1989 num jogo válido pela eliminatórias para a Copa do Mundo de 1990, Silas marcou o seu primeiro e único gol pela Seleção, foi o terceiro do Brasil na vitória de seis a zero sobre a Venezuela, aos 37 minutos do primeiro tempo[5]. Com a regularidade das boas atuações pela Seleção e a confiança do técnico, Silas é convocado para a sua segunda Copa do Mundo. No mundial, o Brasil é eliminado nas oitavas de final e Silas atuou em três jogos.
Ainda no ano de 1990, deixa o Sporting rumo ao Uruguai para atuar no Central Español time em que, em uma passagem rápida, marcou três gols em dois jogos. Logo após isso, rumou para a Itália para atuar no Cesena, aonde não conseguiu evitar o rebaixamento da equipe no campeonato. Na temporada seguinte transferiu-se para a Sampdoria, ajudando a equipe a ficar em sexto lugar na Liga Italiana. No final da mesma temporada, volta ao Brasil para ser Campeão Gaúcho e da Copa do Brasil pelo Internacional.
Antes de alçar novos desafios, desta vez para atuar por 1 mês no Kashiwa Reysol do Japão, Silas ainda foi Campeão Carioca em 1994 atuando pelo Vasco da Gama ao lado de craques como Dener e Jardel.
Em 1995, foi para a Argentina aonde, com 24 gols marcados em 95 jogos, tornou-se ídolo do San Lorenzo vencendo o Campeonato Argentino daquele ano. É até hoje considerado o melhor camisa 10 que passou pelo clube.
Em 1997, volta ao São Paulo para atuar pouco, mas mesmo assim vencer o Campeonato Paulista de 1998. Logo após, volta ao Japão para jogar pelo Kyoto Sanga durante duas temporadas.
No ano 2000, volta ao Brasil para ser Campeão Paranaense pelo Atlético Paranaense, título este o seu último conquistado. A partir disso, passou por clubes menos expressivos até encerrar sua gloriosa carreira na Inter de Limeira em 2004.
[editar] Técnico
Como treinador, Silas iniciou seu aprendizado sendo auxiliar de seu amigo pessoal Zetti no Paraná, Atlético Mineiro e Fortaleza. No tricolor cearense no ano de 2007, Silas foi admitido como treinador principal quando Zetti foi demitido. Já em meados de 2008, foi contratado pelo Avaí para a continuação do Campeonato Catarinense e para o Brasileiro da Série B daquele ano.
[editar] No Avaí
Silas chegou ao Avaí em 15 de março de 2008[6] e se consagrou na história do Clube, ao ser um dos grandes destaques na campanha do acesso à primeira divisão do campeonato brasileiro de futebol.[7] Devido a ótima campanha do time, o Avaí se classificou para disputar a série A de 2009 com três rodadas de antecedência para o fim da série B de 2008, ao vencer o Brasiliense por 1 a 0 no dia 11 de novembro de 2008 com um gol de Evando. Silas ainda foi eleito o melhor técnico do campeonato, na seleção final feita por jornalistas de todo o Brasil,[8] desbancando o até então favorito Mano Menezes.
Em 2008, Silas foi agraciado com o Troféu Gustavo Kuerten, eleito o melhor técnico do ano no estado de Santa Catarina.
Já em 15 de março de 2009 antes de mais um jogo válido pelo Campeonato Catarinense, foi homenageado pela diretoria do clube na pessoa do presidente João Nílson Zunino com uma placa em comemoração ao seu aniversário de um ano a frente do time.[9]
No dia 26 de setembro de 2009 é anunciado o final do ciclo vitorioso do técnico Silas no Avaí. As partes não chegaram num acordo e decidiram não renovar o contrato para o próximo ano. Como o contrato, ainda vigente, finaliza somente no último dia do ano, Silas ainda comanda o time nos dois últimos jogos do Campeonato Brasileiro[10][11].
Após o adeus de Silas, o Avaí resolve criar mais uma homenagem ao ex-técnico. Seguindo a linha "Heróis Avaianos" criada pelo clube em homenagem às pessoas que marcaram na história do time, lança a miniatura do treinador consagrando-o como um grande ícone nessa história[12].