Mostrando postagens com marcador Grêmio Sempre. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Grêmio Sempre. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, setembro 25, 2009

Dicas do Pires


RESPEITARÁS OS VALORES DO GRÊMIO!

VALORES:
  • Bom senso e atitude
  • Atenção e respeito ao torcedor
  • Valorização da história
  • Atualização e inovação
  • Ética e responsabilidade
  • Espírito vencedor
  • Honestidade de propósito (servir e não se servir)
  • Humanismo e responsabilidade social
  • Competência gerencial e valorização dos funcionários
  • Unidade e comprometimento
  • Doação, amor e paixão pelo Clube
  • Transparência
http://www.gremio.net/page/view.aspx?i=planejamento&language=0

Hoje, Dicas do Pires, em formato e tamanho excepcionais. Para registrar, com satisfação, um gesto que deveria ser a prática constante nas relações políticas gremistas. A cordialidade, o reconhecimento dos méritos. Que dá autoridade para os momentos de reparos e até de críticas. Que podem e devem também ser cordiais.
O banimento definitivo da crítica pela crítica, do desrespeito pessoal, da falta de bom senso, do desrespeito à história, da falta de ética, da irresponsabilidade, da desonestidade de propósito, da desunião. Enfim, o expurgo do desrespeito aos VALORES DO GRÊMIO.
Para registrar, com alegria, notícia publicada no site http://www.gremiosempre.com.br/?id=381
Ao invés da tentativa de destruição, o reconhecimento do bom trabalho.
24.09.09

Trabalho de Irany Jr. no Grêmio recebe amplo apoio

O trabalho do vice-presidente de finanças do Grêmio, Irany Sant'anna Júnior, integrante do Movimento Grêmio Sempre, a cada dia é merecedor de maior reconhecimento. Em elogiável iniciativa, o Movimento Grêmio Novo, que se declara de oposição política à atual diretoria, publica nota hoje ressaltando o excelente trabalho de Irany e sua equipe nas finanças do Grêmio. Leia a íntegra da nota do Grêmio Novo:

(...)

Enquanto Movimento de oposição, temos que ter a responsabilidade e, acima de tudo, o dever de reconhecer as ações que estejam alinhadas com uma proposta adequada e moderna para o Grêmio, exaltando-as independentemente dos responsáveis pela sua idealização e execução.

Neste sentido, parabenizamos o excelente trabalho que vem sendo realizado pelo vice-presidente Irany Sant’anna Jr. e sua equipe de trabalho à frente da área financeira do Grêmio, visando a renegociação das dívidas, redução dos custos de captação, funding, dentre outras ações. Enfim, uma série de projetos que vão trazer muitos resultados positivos ao nosso Grêmio. Adicionalmente, enaltecemos também a iniciativa do Exército Gremista e convocamos todos os gremistas a engajarem-se nesse projeto, alistando-se e convidando os amigos gremistas a fazerem o mesmo".



Dicas do Pires apóia e incentiva gestos desse tipo, RECÍPROCOS, ENTRE TODOS, muito mais eficazes do que as atitudes odientas e desleais seguidamente identificadas.

domingo, setembro 20, 2009

ARRASANTE!

20.09.09

IGNORÂNCIA, DESÍDIA E AMADORISMO = IRRESPONSABILIDADE

No final da nossa postagem DESONESTIDADE – NÃO!!! http://www.gremiosempre.com.br/?id=372 anunciamos futura abordagem sobre a Arena. Estamos cumprindo:

Diz o mesmo manifesto tijolaço então comentado o seguinte:


• O grandioso Projeto Arena, mesmo reconhecido pelo Presidente Duda com uma das ações mais importantes para o futuro do Grêmio, deixou de ser prioritário. Como foi concebido e contratado pela gestão anterior, o G6 tratou de afastar seus mentores, que detinham todo o conhecimento e entregou o destino da Arena a pessoas que nada conheciam sobre ela. (negrito nosso)


Para rebater bastaria invocar o próprio contrato.

O presente Contrato e seus Anexos constituem o único e integral acordo (sic!) entre as partes com relação aos assuntos aqui tratados, substituindo todos (sic!) os outros documentos, cartas, memorandos ou propostas entre as partes, bem como os entendimentos orais (sic!) mantidos entre as mesmas, anteriores à presente data. ( os sic! são nossos)

Então não existem os que “detinham o conhecimento”. Conhecimento do quê? Do que NÃO foi contratado? Para quê? Pura inutilidade. Todo o conhecimento está no contrato. Basta saber ler e saber interpretar o contrato. E adotar as ações corretas. E não pressionar o Conselho do Grêmio para contratar com empresa sem cadastro.


E, principalmente, adotar as ações corretas:

O contrato foi assinado no dia 19 de dezembro de 2008. Prevê, como obrigatória a criação da Grêmio Empreendimentos. Obviamente, criação neste ano de 2009.


No entanto, o orçamento para 2009, elaborado pelos manifestantes, proposto ao Conselho Deliberativo em novembro de 2008, não contém previsão de aporte de capital para a criação da Grêmio Empreendimentos e não contém nenhuma previsão de suprimento de recursos para o custeio da empresa.

Não foi deixada minuta de constituição da Grêmio Empreendimentos compatível com a nova formatação do negócio nem projeto de orçamento para a empresa. Sequer foi deixado estudo sobre o risco de contaminação. Não foi feito. Pois, agora, em virtude de advertência de especialista, está sendo elaborado.


Por último, para preservação dos interesses do Grêmio, recomenda-se e estamos seguindo a recomendação, não abordar, por enquanto, os “buracos” feito “queijo suíço”. De incumbência única dos autores do manifesto que insistem em terceirizar responsabilidades, atribuindo aos outros a própria falta de conhecimento e o próprio amadorismo. Sem falar na imprevidência e desídia. Beirando a irresponsabilidade.

Quando compatível e oportuno, em reunião do Conselho Deliberativo sobre o andamento do projeto Arena, nenhum dos manifestantes se encorajou em propor um único questionamento sobre o tema. Nem que fosse para testar e/ou comprovar se “as pessoas nada conheciam sobre ela”. Era a oportunidade de comprovar isso publicamente perante o plenário do Conselho Deliberativo. Seria uma desmoralização mais eficaz do que qualquer manifesto de palavras vazias. Haverá outras oportunidades. Criem coragem e demonstrem o conhecimento aparentemente fictício.

Quando falado sobre a questão do acompanhamento da elaboração dos projetos e do memorial descritivo, pelo visto, nada entenderam. Por não ter noção da importância, nada previram nem proveram.

Que “o verdadeiro dono do Grêmio” se salve de raciocínios ingênuos, amadores e de providências insuficientes e desidiosas. Totalmente o oposto da pose e do discurso. Puramente demagógicos e populistas. Prejudiciais ao Grêmio.

Também sobre esse tema, apresentamos comprovação, como postagens, estudos, sugestões, proposições feitas e reconhecidas como as que “deixaram o projeto em pé”

Se o prezado leitor não tiver tempo para ver todas, clique, pelo menos, sobre a primeira linha azul.

http://www.gremiosempre.com.br/?id=275

http://www.gremiosempre.com.br/?id=148

http://www.gremiosempre.com.br/?id=145

http://www.gremiosempre.com.br/?id=130

http://www.gremiosempre.com.br/?id=127

http://www.gremiosempre.com.br/?id=125

http://www.gremiosempre.com.br/?id=123

http://www.gremiosempre.com.br/?id=122

http://www.gremiosempre.com.br/?id=99

http://www.gremiosempre.com.br/?id=321

http://www.gremiosempre.com.br/?id=98

http://www.gremiosempre.com.br/?id=42

http://www.gremiosempre.com.br/?id=30

http://www.gremiosempre.com.br/?id=11

http://www.gremiosempre.com.br/?id=364

http://www.gremiosempre.com.br/?id=362

http://www.gremiosempre.com.br/?id=361

http://www.gremiosempre.com.br/?id=360

http://www.gremiosempre.com.br/?id=354

http://www.gremiosempre.com.br/?id=334

http://www.gremiosempre.com.br/?id=329

http://www.gremiosempre.com.br/?id=325

http://www.gremiosempre.com.br/?id=323

http://www.gremiosempre.com.br/?id=312

http://www.gremiosempre.com.br/?id=305

http://www.gremiosempre.com.br/?id=298

http://www.gremiosempre.com.br/?id=288

http://www.gremiosempre.com.br/?id=282

http://www.gremiosempre.com.br/?id=279

http://www.gremiosempre.com.br/?id=275

http://www.gremiosempre.com.br/?id=104

Pense antecipado. Pense Grêmio. Sempre!

sábado, setembro 12, 2009

Mentiras causam indignação!

12.09.09

DESONESTIDADE - NÃO!!!

O Plano Estratégico do Grêmio foi aprovado no segundo semestre de 2004.

O Regulamento Geral do Clube prescreve que, a cada dois anos, deverá ser realizada a respectiva revisão.

A primeira revisão foi efetivada no ano de 2006.

Em 2008, deveria ter sido realizada nova revisão.

NÃO FOI.


Significa dizer que a gestão atual assumiu o Grêmio com o Plano Estratégico vencido sob a responsabilidade da gestão anterior. Vice-Presidência de Planejamento comandada por grupo político que está a criticar a gestão Duda por estar trabalhando com Plano Estratégico vencido.

Na verdade, a revisão está em andamento com 03 reuniões de trabalho já realizadas sob o comando do consultor Claus Suffert. Revisão que deveria ter sido realizada, repita-se, no ano passado por iniciatíva dos ora críticos.

A crítica desonesta foi realizada nos seguintes termos:

o Planejamento Estatégico foi colocado para escanteio. Vencido ao final do ano passado, visto que foi elaborado para quatro anos (2005 a 2008) - e com o agravante de, a partir da assinatura do contrato da Arena, em dezembro de 2008, o clube inteiro prescindir de planejamento, a gestão Duda trabalha sem um norte, às cegas. A diretoria do clube conta, hoje, apenas com a intuição das dezenas de assessores e diretores abnegados que lotam os corredores da administração do Grêmio, local que deveria prezar pelos bons profissionais de mercado mas que, para acomodar todos os acordos políticos que viabilizaram a eleição de Duda Kroeff, é fértil em reuniões improdutivas.


Seria o retrato do CAOS - não tivessem sido tomadas medidas de emergência e não fosse tão consistente o Planejamento aprovado em 2004. CAOS esse - tivesse ocorrido - de inteira e única responsabilidade dos críticos.


Alertar e mesmo criticar é legítimo. Mas transferir de forma acusatória a responsabilidade nos termos feitos não pode ter outra qualificação que não COMPORTAMENTO DESONESTO.

Sobre a necessidade da realização da revisão do Plano Estratégico no ano de 2008, este site cansou de advertir como se vê, entre outras postagens, nas abaixo:.


  • 24 de março de 2008: Regulamento geral do Grêmio

  • 21 de março de 2008: Não cairá no esquecimento (2)

  • 20 de março de 2008: Não cairá no esquecimento (1)

  • 16 de agosto de 2008: Abrangência, solidez e qualidade acima da média



  • No próximo, abordaremos a questão da Arena.

    www.gremiosempre.com.br

    quinta-feira, maio 21, 2009

    OUSADIA PARA AVANÇAR...


    OUSADIA PARA AVANÇAR...TAMBÉM NO PLANEJAMENTO POLÍTICO DO CLUBE

    Inegáveis os avanços institucionais obtidos pelo Grêmio desde 2004, advindos da Reforma Estatutária que adotou o estatuto de eleições diretas pelo quadro associativo para a escolha dos integrantes do Conselho de Administração e Presidência do Clube, regime da proporcionalidade na renovação dos integrantes do Conselho Deliberativo e outras de grande relevância para sua gestão como as aprovações de seu 1º Planejamento Estratégico (2004) e Regulamento Geral (2007), medidas indispensáveis à modernidade e profissionalização do Clube.

    O envolvimento e participação do quadro associativo com a ativa participação do Conselho Deliberativo, Comissões Permanentes propiciou um processo de transformações graduais, com avanços e resultados significativos em algumas áreas e processos vitais para a recuperação da instituição tais como: futebol profissional, categorias de base, quadro social, condomínio de credores e Projeto Arena.

    A não consecução, todavia, de outras estratégias e planos fundamentais ao crescimento sustentado do Clube, inviabilizou a implantação de uma gestão corporativa com visão sistêmica de médio e longo prazo.

    Da mesma forma modificou-se positivamente o processo político do Clube com a criação de Grupos Políticos estruturados e protagonistas das últimas disputas eleitorais, culminando com a formação do G6, aliança política responsável pela eleição do Presidente Duda Kroeff, e os apoiadores da candidatura de Vicente Martins, patrocinada por outros Grupos Políticos. Estes acontecimentos foram antes ainda precedidos do pleito de 2007 junto ao quadro social para a renovação do CD e posteriormente da Mesa Diretora eleita pelo mesmo, onde diversos grupos políticos relevantes atuaram.

    Estas mudanças de caráter político administrativo têm suscitado amplo debate no seio da torcida tricolor, através de sites e blogs identificados ou não, gerando informações e posicionamentos a respeito de todos os assuntos palpitantes, com opiniões procedentes de todos os matizes políticos. Estas discussões, muitas vezes apaixonadas e refletindo posições políticas, sem sempre geram, por seus desdobramentos, as melhores decisões e ações em prol do Grêmio.

    Se no plano da Gestão Administrativo-Financeiro tivemos avanços importantes, ainda que insuficientes, no campo político institucional ocorre o mesmo, pois,é evidente a ausência de um PLANEJAMENTO POLÍTICO capaz de em momentos de grandes decisões SABER discernir e priorizar os INTERESSES SUPERIORES DO GRÊMIO, superando divergências, buscando caminhos comuns em sintonia com o sentimento e aspirações da imensa Nação Tricolor.

    Suscitamos esta troca de idéias, pois, o desenvolvimento, evolução das estratégias dos macro planos de gestão do Grêmio passam pela elaboração e conjugação política, responsável, crítica, transparente, através de um processo articulado, utilizando-se da metodologia adequada para oportunizar um dialogo maduro entre todas as correntes e lideranças políticas do Clube.

    Esta iniciativa pode aproveitar a experiência vitoriosa já exercitada pelos grandes vultos da história do Grêmio, para estabelecer um clima de relacionamentos em busca do ideário tricolor, capaz de promover um processo de Planejamento Político, gerador de um PACTO DE COMPROMISSOS DE GREMISTAS, elegendo PRINCÍPIOS E VALORES BÁSICOS, ou seja: NOSSAS CLÁUSULAS PETREAS. Aliás, esta idéia foi suscitada pioneiramente pelo Conselheiro Adalberto Preis, em Reunião do Conselho Deliberativo de 2006, por ocasião da aprovação da Revisão do Planejamento Estratégico (Ata da Sessão Ordinária de 28/09/2006).

    Cabe então ao clube, por meio de suas principais lideranças, capitanear um grande processo de entendimento político que estabeleça princípios basilares, norteadores de uma agenda comum de todos os gremistas em prol da grandeza do clube. A articulação de um compromisso de todos os grupos políticos do Grêmio em torno de pontos mínimos fundamentais para o futuro do clube é condição essencial para assegurar a continuidade política e administrativa do tricolor e poder assegurar uma senda de vitórias e sucessos no campo esportivo e de gestão.

    Paulo Luz

    Conselheiro

    fonte: www.gremiosempre.com.br

    quinta-feira, maio 07, 2009

    Do Grêmio ? ..


    Do Grêmio ? Nada !!! Nadinha !!! Do Grêmio ? Nothing !! Not a single line. O Grêmio deve ser time das Ilhas Fiji porque no jornal localista, hiperlocalista e bairrista não mereceu uma nota sequer.

    Um dos melhores jornalistas do Rio Grande do Sul, o editor-chefe de Zero Hora Ricardo Stefanelli escreveu na Carta ao Editor da edição dominical de 12 de abril sobre a linha editorial do jornal:



    "Cada vez mais, os jornais do mundo inteiro se gabam de se voltar para o localismo, pois percebem que os leitores ? também cada vez mais ? querem saber o que acontece na sua aldeia. Na Redação de ZH, porém, nós vamos além, pois bairrismo é mais do que localismo. Há uma cena engraçada no conhecido filme O Jornal (The Paper, 1994), em que na reunião de capa a editora de Internacional de um periódico nova-iorquino enumera as reportagens previstas para o dia seguinte. Editora: ?Um ataque terrorista em Paris: cinco mortos, nenhum de Nova York; Um naufrágio nas Filipinas: 300 mortos, nenhum de Nova York; Golpe de Estado em Bahrein...? Os demais editores a interrompem, em uníssono: ?Nenhum de Nova York!? Pois cena semelhante se repete diariamente nas reuniões de ZH, sempre que Luciano Peres, editor de Mundo, relata um acontecimento em sua área ? como o terremoto que abalou a Itália: ? Tem algum gaúcho lá? ? todos querem logo saber. Ser bairrista, na nossa ótica, é ter um olhar gaúcho para o mundo. Não significa nos restringirmos aos acontecimentos do território gaúcho, apenas, mas mirar os fatos sob o ponto de vista de quem tem a alma do Rio Grande. Não nos privamos, por exemplo, de despachar um enviado especial à posse de Barack Obama, à escolha de um novo papa ou deslocar um jornalista para a cidade de L?Aquila, mesmo diante da confirmação de que nenhum gaúcho vive na região abalada pelo tremor de terra. Mas sempre que conseguimos usar nas chamadas de capa ou em títulos internos a expressão ?gaúcho? ou ?RS? nos sentimos com a sensação de missão cumprida. Como já disse Caetano Veloso ao revelar por que se sentia identificado com o povo do Rio Grande e explicar o apelido de ?baianos do Sul? aos gaúchos: ?Vocês conseguem ser ainda mais bairristas do que os baianos. Gosto desta identidade?. ZH também".



    Na edição de 26 de abril, Zero Hora não foi New York Times - todas as notícias do mundo - nem tampouco New York Post - todas as notícias de Nova York, Long Island e Connecticut. Foi jornal clubístico. Lembrando a cena do filme O Jornal, mencionada na Carta do Editor, é de se imaginar como foi elaborado o boneco da edição dominical de 26 de abril. Fala o editor de Esportes. - Tem jogo pela Libertadores na terça-feira. Os demais editores interrompem, em uníssono: "Não é o Internacional. Próximo assunto". Para quem se gaba de ser mais do que localista, ou hiperlocalista nas palavras do antigo editor, ou bairrista nas palavras do novo, não ter uma notícia sequer de um dos principais clubes da cidade do jornal é inadmissível. O fato se torna ainda mais grave se considerada que a edição é de dois dias antes de um jogo válido pelo principal torneio do continente. Mas para o jornal localista, ou melhor, bairrista, havia espaço para Fórmula 1, Vôlei, Copa do Mundo de 2010. Do Grêmio ? Nada !!! Nadinha !!! Para o Inter, uma página inteira com nada mais nada menos do que sete retrancas: Eles jogam por música, Bolivar general, Guinazu, T7 é o cara, Som amigo, Toca Raul e Trilha Taison. Do Grêmio ? Nothing !! Not a single line. O Grêmio deve ser time das Ilhas Fiji porque no jornal localista, hiperlocalista e bairrista não mereceu uma nota sequer. Em O Jornal as máquinas foram paradas para evitar uma injustiça contra garotos acusados de um crime que não cometeram. A cena final do fime é o rádio sintonizado na 1010 WINS de Nova York dando conta do furo do jornal. A cena final deste filme de 26 de abril de 2009, uma vez que não há mais como a rotativa parar, será ao menos um mea culpa na próxima Carta do Editor ? Se o leitor é dono do jornal em Zero Hora, muitos estão cobrando agora.

    Alexandre Aguiar

    www.gremiosempre.com.br


    Sobre o tema, este blog havia publicado, premonitoriamente, em
    Sábado, Abril 25, 2009

    Os amargos se tornam cada vez mais repelentes. Estará faltando algum cheque?

    O Grêmio - pelos critérios da competição - é, neste momento, O MELHOR DA AMÉRICA!
    (...)

    e, no dia da edição malfadada, no

    Domingo, Abril 26, 2009

    O clímax do jornaleco ou dos jornalistecos ou torcedorecos

    Os torcedorecos se superaram neste domingo. O tal jornaleco publica uma página inteira sobre os vermelhos. Só abobrinha, mas uma página inteira.

    Sobre o Grêmio nenhuma ou nem uma linha.
    (...)

    domingo, dezembro 21, 2008

    O tempo é...

    O tempo é o senhor da razão! A utilização por personagem de má memória não tirou o conteúdo do pensamento. Beto Pires atestaria. Exemplo clássico é o da matéria abaixo:

    Publicado em www.gremiosempre.com.br

    21.12.08
    Acusado Grêmio Sempre mais uma vez com a razão


    Em 17 de dezembro de 2007, um grupo de conselheiros entregou ao Presidente do Conselho Deliberativo do Grêmio requerimento (concebido e surgido no Grêmio Sempre) pleiteando

    1. Como forma de garantir total equilíbrio nas várias etapas de negociação, em especial, quanto aos detalhamentos minuciosos das propostas e buscando a segurança dos Conselheiros do Clube no momento de votar, tal qual foi o procedimento adotado quando do estudo prévio e da análise jurídica, a contratação, pelo Conselho Deliberativo, de empresa de consultoria externa especializada (p.ex. um Banco de Investimento), isenta e independente, para que, obedecendo à metodologia técnico-científica pertinente, avalie pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades com avaliação de cenários das propostas apresentadas para construção da Arena Grêmio e emita diagnóstico técnico-conclusivo;



    Solução da Dívida: na medida em que a dívida do Clube passa a representar, percentualmente, um valor pequeno no âmbito da obra total sugere-se, também, sua inclusão no pacote de negociações”.



    Em 19 de dezembro de 2007, é publicado em uma comunidade do Orkut, "tópico" tentando detonar e desmoralizar as propostas. Não só as propostas. Principalmente seus autores com acusação difamatória contra o nosso Grêmio Sempre.


    Publicação ocorrida somente dois dias após o protocolo do requerimento... Como se poderá ver, agressão de origem perfeitamente identificável.

    [OFF] - Grêmio Sempre tentando melar a arena


    O movimento Grêmio Sempre está tentando melar a construção da Arena.. Eles protocolaram ontem no Conselho do Grêmio um pedido de contratação de consultoria externa especializada para analisar a construção da arena e avaliar os projetos.


    Além disso, eles exigem que a dívida total do clube seja colocada no bolo quando da construção da arena.


    Isso tudo para melar o projeto arena.


    19/12/07



    O Antonini acabou de me dizer que as chances disso acontecer são ZERO...


    Ou seja, graças a Deus a arena é praticamente uma realidade..


    20/12/2007


    Eles podem melar porque eles querem que a dívida total, que gira em torno de R$ 110 milhões, seja colocada no bolo quando da construção da arena e sugerem a criação de um banco de investimentos para atuar entre a Grêmio Empreendimentos e o parceiro.Ou seja, o investidor seria o fiador de toda a dívida do Grêmio...Tu entraria num projeto que tu já começa com uma dívida de R$ 110 mihões??


    O requerimento havia sido encaminhado pelo Conselho Deliberativo ao Conselho de Administração.


    Não atendidas as sugestões do requerimento - percebe-se, nitidamente, a convicção da suposta inoportunidade da proposta, até pela imediata acusação via internet - a Comissão de Planejamento Estratégico reiterou:



    A Comissão de Planejamento Estratégico considera fundamental que na negociação visando à celebração do contrato final, além da ampliação e detalhamento de dados relacionados aos projetos de arquitetura e engenharia, seguro da obra, garantias financeiras e outras complementares e condições negociais, haja a contratação, pelo Grêmio, de empresa de consultoria externa especializada, isenta e independente, para que, obedecendo à metodologia técnico-científica pertinente, avalie, além da possibilidade do saneamento financeiro no pacote de negociações, os demais cenários, pontos fortes, pontos fracos, ameaças, oportunidades e emita diagnóstico técnico-conclusivo, levando-se em consideração os interesses e a garantia da preservação do Clube no fechamento do negócio, bem como a preparação da Instituição para a implementação das estratégias e o atingimento dos objetivos, trabalho similar ao da Consultoria Holandesa Amsterdam Advisory Arena (AAA), quando da realização de estudo preliminar sobre a viabilidade técnica e econômica para a construção da Arena Grêmio;



    A Comissão de Planejamento Estratégico recomenda, também, para a fase de negociação contratual a obtenção de opção de preferência de aquisição de participação nos demais negócios de entorno do empreendimento, como p.ex. a abertura de capital;



    No entanto, ante a reiteração da Comissão de Planejamento Estratégico e a insistência do Grêmio Sempre, o Presidente Paulo Odone, contra a convicção dos assessores, determinou a contratação da Fundação Getúlio Vargas para o cumprimento das tarefas sugeridas. Segundo o Presidente disse, perante o Conselho Deliberativo, foi esse estudo que "deixou o projeto de pé", deu-lhe consistência quanto aos números.

    A Consultoria Externa elaborou projeções segundo os cenários otimista e pessimista, consideradas as informações prestadas pelo Grêmio.


    Logo em sua introdução, o parecer da FGV assinalou a importância da filosofia de planejamento estratégico implantada no clube em 2003 e 2004, afirmando:


    “O Grêmio iniciou, em 2005, um ambicioso processo de profissionalização de sua gestão, visando atender às modificações do mercado mundial de futebol e à necessidade de modernização de sua estrutura gerencial e administrativa. Esse processo teve origem no Plano Estratégico, aprovado pelo Conselho Deliberativo em 2004, que definiu os objetivos, metas e ações para a modernização, crescimento e melhor aproveitamento do clube. Visando atender o objetivo de modernização do seu patrimônio, e também almejando sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil possivelmente disputados no Estado do Rio Grande do Sul, o Grêmio iniciou um projeto para a construção de um novo estádio que atenda aos padrões da FIFA para sediar seus jogos de Copa do Mundo”. (grifos originais).

    Portanto, não se confirmaram as "chances ZERO".

    A Consultoria Externa foi contratada.

    O Banco de Investimento foi contratado pela OAS, esperando-se que, pelo menos, futuramente, o Grêmio também o faça.

    A dívida - obviamente é uma tremenda bobagem dizer que se pretendia a inclusão tambem da dívida fiscal (timemania) e de todas as dívidas integrantes do Condomínio de Credores (seria questão de custo, serviço da dívida mais ou menos favorável ) - a dívida de curto prazo, principalmente, sufoca o caixa do Clube e causa preocupações quanto ao cumprimento do "cronograma de desoneração". É uma ameaça constante. Ninguém, de outra parte, pensou e fazer a parceria assumir a dívida. Sim fazer integrar o pacote de negociações para diluir o pagamento da dívida no futuro a desafogar o caixa nos "bicudos" tempos atuais.

    Que sirva de lição aos precipitados detratores das boas propostas alheias. Que se dêem conta que não são proprietários da verdade. Outros também detém conhecimento, inteligência e experiência.

    E acima de tudo, que se pratique SEMPRE o respeito recíproco.

    quarta-feira, julho 02, 2008

    A excitação dos Grupos Políticos




    A proximidade da eleiçao Presidencial desperta nos grupos politicos do Grêmio excitação sem precedentes. Até porque será a primeira eleição com grupos definidamente organizados.

    Os grupos formados por conselheiros tradicionais indignam-se com o que consideram a tentativa de o Grêmio Novo adonar-se do trabalho dos outros. Citam como exemplo o Planejamento Estratégico e a dita "democratização". O Grêmio Novo com apenas 4 conselheiros diz que foi ele quem sozinho fez a reforma estatutária, mas atribui ao Conselho Deliberativo "conservador e insensível" não ter sido baixada a cláusula de barreira. Na verdade - criticam os outros - o Conselho que rejeitou a diminuição das cláusulas foi o mesmo que aprovou a dita "democratização" para a qual o Grêmio Novo contribuiu com apenas 4 votos.

    Agora é a vez de o Grêmio Sempre se manifestar com o intuito de deixar bem claro que a chamada "modernização" foi deflagrada por ele. Vejamos alguns trechos:


    A construção de um futuro vencedor


    (...)



    (...) O futebol é a prioridade máxima.

    As conquistas começam por sonhos e aspirações, mas é o trabalho e a competência em executá-lo que garantem os resultados. A nossa centenária história e os exemplos de outros grandes clubes mundiais revelam que planejamento, estabilidade política, equilíbrio financeiro e processos austeros e modernos de gestão são a base de administrações que garantem êxitos em campo. Os resultados muitas vezes não são imediatos, mas os esforços ao longo do tempo constroem uma base sólida para a realização da aspiração máxima do torcedor.

    O Grêmio é um clube diferenciado no cenário nacional porque, ainda em 2004, optou por um modelo de gestão moderna que consagra um pensamento estratégico. Ele já apresenta resultados palpáveis com a valorização das categorias de base, mudança do perfil da dívida mediante seu alongamento e reestruturação, a adoção de técnicas digitais de comunicação social e a modernização do patrimônio.

    A construção de uma Arena, garantindo que nosso patrimônio deixe de ser deficitário e passe a gerar receitas para o clube, é uma exigência dos novos tempos e proporcional ao caminho de grandeza iniciado em 1981 na gestão de Hélio Dourado e depois mantido nas vitoriosas administações de Fábio Koff, Iranny Santana, Paulo Odone e Luiz Carlos Silveira Martins.

    Nosso clube possui um Plano Estratégico, cuja missão elenca o futebol como a maior prioridade, que foi construído mediante os valiosos esforços de uma centena de gremistas das mais diversas correntes políticas e que acabou consagrado pelo Conselho Deliberativo.


    O Movimento Grêmio Sempre, que teve participação decisiva ao desencadear este processo de modernização da gestão do clube, entende que muito mais deve ser feito de forma a atualizar as ações do passado à realidade atual que ainda oferece muitos obstáculos e desafios. A plena implementação dos modernos processos de gestão e governança encurtará em muito o caminho entre o que hoje é aspiração e no futuro se materializará em conquistas.

    Mais já poderia e deveria ter sido feito para estreitar este caminho, mas a união dos gremistas, torcedores do sucesso do Grêmio e não de correntes quaisquer, preocupados com o futuro do clube e não em propalar falsas paternidades de idéias, acabará por acelerar a caminhada em direção aos grandes títulos que consagrarão a prioridade máxima que é o futebol.

    (...) O Grêmio Sempre, convicto de que o torcedor é nosso grande patrimônio e força maior da instituição, trabalhou para que os associados pudessem fazer parte deste novo momento da vida tricolor. Foi na histórica gestão de Mauro Knijnik e Adalberto Preis frente ao Conselho Deliberativo que foram instituídas as normas e regramentos que abriram a vida política do Grêmio ao seu associado.


    O Grêmio Sempre fez parte da Comissão Especial que redigiu o novo Estatuto, documento que viabilizou a modernização do clube e permite hoje a integração do sócio ao processo político. Teve ainda importante participação nas comissões especializadas do Conselho e na redação de outras normas que visam a modernizar o Grêmio e assegurar ética, transparência e idoneidade nos seus relacionamentos internos e externos. Hoje, integramos a Comissão Especial da Arena com o conselheiro Iranny Santana Júnior, convictos de que se trata de projeto indispensável para o futuro gremista.
    (...)

    fonte: http://www.gremiosempre.com.br/