Mostrando postagens com marcador Mauro Cezar Pereira. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Mauro Cezar Pereira. Mostrar todas as postagens

sábado, abril 10, 2010

Uma visão verdadeiramente isenta. De fora.


Grêmio eliminado pelo maldito pênalti à brasileira, a maior praga da arbitragem

por Mauro Cezar Pereira, blogueiro do ESPN.com.br

O Grêmio foi eliminado do segundo turno do Campeonato Gaúcho e perdeu uma invencibilidade de 51 jogos no Estádio Olímpico. Foi batido pelo Pelotas por 2 a 1. Independentemente da má atuação tricolor, chama a atenção a maneira como o time foi derrotado, graças a dois pênaltis absurdos, marcados por Fabrício Neves Corrêa.

No primeiro o goleiro Vitor disputou a bola na grande área com Thiago Duarte. Sem chances de levar a melhor na jogada, o jogador do Pelotas optou pela queda. Ao despencar no gramado, foi "premiado" com uma penalidade máxima absurda. O próprio Thiago converteu, empatando o cotejo que era vencido pelos gremistas com gol de Maylson.

Houve o contato do camisa 1 com o adversário, mas nada que justificasse o desabamento do mesmo. Aliás, havia sim o que explicasse: a chance de "ganhar" um penalti à brasileira. E deu certo. Detalhe: Victor chegou a levantar os braços na disputa normalíssima. Mas com esse árbitros a malandragem (quase) sempre leva a melhor.

O jogo seguiu até que Clodoaldo avançou pela esquerda. Na área, disputou com Mário Fernandes e... caiu, claro. Pênalti! Sim, na visão de um apitador louco para apontar a chamada "marca fatal" é só cair nas imediações da meta adversária que ele dá a penalidade. Assim, o mesmo Thiago cobrou e deu a vitória ao Pelotas.

Infelizmente não tenho acesso ao ranking completo dos que mais deram pênaltis no Campeonato Gaúcho. Mas o do torneio paulista ajuda a escancarar a falta de critério, que não é um problema regional, mas do futebol brasileiro com suas faltinhas e penais criados por árbitros ruins. E com o apoio de parte da mídia. Um saco.

Campeonato Paulista*
Observe que no mesmo campeonato um árbitro marca mais de um pênalti por partida em oito participações e dois não marcam penalidade máxima alguma com o mesmo número de jogos.

Os que mais marcam:
Paulo Roberto Ferreira - 8 pênaltis - 7 jogos
Paulo César de Oliveira - 4 pênaltis - 7 jogos
Rodrigo Martins Cintra - 4 pênaltis - 7 jogos
Guilherme Cereta de Lima - 4 pênaltis - 7 jogos
Fabio de Jesus Volpato Mendes - 3 pênaltis - 5 jogos
Leonardo Ferreira Lima - 3 pênaltis - 6 jogos
Márcio Roberto Soares - 3 pênaltis - 6 jogos

Os que menos marcam:Cleber Wellington Abade - 0 pênalti - 8 jogos
Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza - 0 pênalti - 8 jogos
Philippe Lombard - 0 pênalti - 5 jogos
Flávio Rodrigues guerra 1 pênalti - 8 jogos
Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral - 1 pênalti - 8 jogos
Marcelo Rogério - 1 pênalti - 7 jogos
Luiz Flávio de Oliveira 1 pênalti - 7 jogos
Wilson Luiz Sineme - 1 pênalti - 7 jogos
Raphael Claus - 1 pênalti - 7 jogos
Robério Pereira Pires - 1 pênalti - 6 jogos
Demétrio Pinto Candançan - 1 pênalti - 6 jogos
Milton Etsuo Ballerini - 1 pênalti - 6 jogos
José Henrique de Carvalho - 1 pênalti - 5 jogos
Leandro Bizzion Marinho - 1 pênalti - 5 jogos

* apenas quem apitou pelo menos cinco jogos
Fonte: Footstats

Mauro Cezar Pereira é de Niterói (RJ) e começou no jornalismo em 1983. Passou pela Rádio Tupi, Sistema Globo de Rádio, Rádio Manchete, O Globo, O Dia e Jornal do Brasil, além de Editor do Jornal dos Sports. Comentarista dos canais ESPN, e da Rádio Eldorado/ESPN, assina uma coluna na revista Trivela