Mostrando postagens com marcador modernização. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador modernização. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Modernização da Gestão/Profissionalização

Com a palavra o Presidente do Conselho de Administração, Paulo Odone de Araújo Ribeiro

Em seguida anunciou a contratação de Consultoria de RH - IAB e do Consultor Claus Süffer especialista para implementar no Grêmio o Programa de Qualidade Total e Planejamento Estratégico, aprovado pelo Conselho Deliberativo em novembro p/p., bem como para coordenar a reestruturação administrativa, cujos aportes financeiros também serão buscados através de negociação com Fundo de Investimento. Afirmou que estas medidas de integração/interatividade da Gestão são inadiáveis e imperiosas. Ressaltou quanto é duro e desgastante a consecução destas tarefas e as dificuldades emocionais a serem superadas. Disse, todavia, que as mesmas tem que serem enfrentadas e resumiu seu pensamento afirmando textualmente: “O Grêmio pode fazer o maior time do mundo e sair da 2a. divisão, todavia se não fizer a sua reforma estrutural, se o Dr. Adalberto Preis não levar o Planejamento Estratégico até as suas últimas conseqüências, implantando-se o PGQP, gestão por resultados, agilidade gerencial como a de um São Caetano corremos o risco de daqui a 02 anos estarmos aqui novamente amargando uma 2a. divisão. Para tanto pediu o apoio, participação e consciência de todo o Conselho Deliberativo, pois caso não venha a obter este apoio, indispensável à modernização do Clube, talvez seja melhor se entregar as Chaves”.


(31/05/2005)

*****





b) Revisão do Planejamento Estratégico. Com a palavra o Vice Presidente do CA Jorge Bastos, expôs o trabalho desenvolvido e as tratativas suscitadas entre o Executivo, Presidente e Vice do CD, constituindo-se um Plano de Trabalho com vistas a sua revisão, programadas para 05 encontros. O Consultor Claus Süffert responsável pelo desenvolvimento do PE no Clube reafirmou a abrangência, solidez e qualidade do trabalho elaborado em 2004 por este CD e associados, tendo agora nesta revisão ratificado na íntegra sua missão, valores, objetivos e estratégias. Discorreu que o grande desafio que vem sendo perseguido é a sua execução.


Explicou a metodologia utilizada – consulta através de questionários individuais a Comissão Revisora - que revalidou na íntegra as forças e fraquezas internas, ameaças e oportunidades externas. Com o objetivo de concentrar objetivos e estratégias similares para agilizar a sua execução operacional, a Comissão revisora decidiu concentrar os 08 objetivos e 52 estratégias do projeto original, respectivamente em 05 e 22, mantendo a essência de sua concepção, mercê da qualificação acima da média do Plano produzido em 2004


(...)

O Conselheiro Eduardo Antonini, Diretor da Área de PE, discorreu sobre os esforços e providências adotadas pela Área para dar continuidade a sua implementação culminando agora com o processo de Revisão realizado em sintonia com o CD, CA, Comissão do PE, Conselheiros, Diretores e funcionários do Clube. Rapidamente apresentou o Mapa Estratégico até 2008, seus objetivos, estratégias, planos de ações e desdobramentos na Gestão do Clube, planos prioritários para o biênio 2007/2008 e destacou os resultados obtidos junto ao Quadro Social.


(28/09/2006)

*****



Com a palavra Presidente Paulo Odone Chaves de Araújo Ribeiro saudou e agradeceu ao CD, expressando que os propósitos da nova Gestão serão de convocar a todos os Gremistas para construir o futuro do Clube. A retomada do Grêmio foi fruto do espírito agregador, construído pela imensa nação tricolor, paixão desafiadora da torcida, cujo engajamento e apoio com a Direção, CD, quadro associativo, Atletas contribuíram decisivamente para a constituição de um time competitivo, com a raça e bravuras próprias do Grêmio. Agradeceu o trabalho incansável dos Vice-Presidentes que se afastam, Conselheiro Jorge Bastos, diligente e incansável no trabalho de prosseguimento do Plano Estratégico, idealizado pelo Dr. Preis e Lideranças do Grêmio na Gestão anterior...


(11/12/2006)

****

Sobre a Arena:

O Presidente do Grêmio, Conselheiro Paulo Odone de Araújo Ribeiro, acrescentou que a iniciativa estava prevista no Planejamento Estratégico do Grêmio e constitui um importantíssimo investimento que o Grêmio oferecerá à Cidade de Porto Alegre e ao Estado do Rio Grande do Sul.


(21/05/2007)



“O Grêmio iniciou, em 2005, um ambicioso processo de profissionalização de sua gestão, visando atender às modificações do mercado mundial de futebol e à necessidade de modernização de sua estrutura gerencial e administrativa. Esse processo teve origem no Plano Estratégico, aprovado pelo Conselho Deliberativo em 2004, que definiu os objetivos, metas e ações para a modernização, crescimento e melhor aproveitamento do clube. Visando atender o objetivo de modernização do seu patrimônio, e também almejando sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil possivelmente disputados no Estado do Rio Grande do Sul, o Grêmio iniciou um projeto para a construção de um novo estádio que atenda aos padrões da FIFA para sediar seus jogos de Copa do Mundo”.


(Parecer da Fundação Getúlio Vargas)
publicado em www.gremiosempre.com.br

sábado, janeiro 24, 2009

Sem cura. Caso perdido

São caso perdido. Como não têm argumentos, inventam. A última mentira é a de que Duda Kroeff, na campanha, prometeu a profissionalização. Não é verdade. Em matéria de gestão, o que Duda prometeu foi a "modernização dos processos" e o "cumprimento do planejamento estratégico". Com alcance e amplitudes muitos maiores do que essa decantada e pífia e insuficiente e malcompreendida "profissionalização" que é um grão de areia num universo muito maior e mais importante.

Recuperemos as promessas de Duda. Essas, sim, têm de ser cobradas.


Blog Duda Presidente destaca oito pontos

As idéias de Duda Kroeff para o futuro do Grêmio - 02/10/2008 07:27
Publicada em: 02/10/2008 07:26

Conheça os oito principais pontos do plano de Duda para o nosso tricolor

1) ÊNFASE NO FUTEBOL PROFISSIONAL: Como razão de existir do próprio Grêmio e de sua imensa torcida, o futebol profissional deverá ter o grande foco. Nossa meta é manter a plataforma e a trajetória montada nos últimos dois anos, buscando ampliar sua competitividade.

2) A BASE SÃO AS CATEGORIAS DE BASE: Redundante e obvio, mas fundamental. Temos como meta o apoio incondicional e permanente à modernização da estrutura das categorias de base. Daí sairá o manancial para a competitividade futura do clube, e também os recursos financeiros para viabilizá-lo.

3) A FUTURA ARENA: Apoio total a construção da nova casa. Maior, mais moderna e confortável, nossa nova casa será um estádio auto-sustentável e gerará importantes recursos extras ao clube. A Arena será o mais moderno estádio do Brasil e grande atração turística da cidade, colocando o Grêmio no patamar dos clubes mais estruturados do mundo.

4) A BUSCA DE UMA SOLUÇÃO DEFINITIVA PARA A DÍVIDA: No ano de 2007, mais de R$20.000.000,00 foram destinados a amortizar o serviço da dívida. Ainda assim, a dívida continua altíssima e deverá comprometer novo montante desta ordem em 2008. Nossa meta é quitar pelo menos três quartos desta dívida, liberando assim mais R$15.000.000,00 por ano, a valores presentes, para financiar o futebol profissional e as categorias de base. Este endividamento excessivo retira capacidade de investimento do clube e por via de conseqüência, competitividade. Temos de inverter esta ordem! Assim, conseguiremos manter não mais por seis meses, mas sim por pelo menos três anos os nossos melhores jogadores, obtendo uma maior valorização destes junto ao mercado.

5) MODERNIZAÇÃO DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS: Implantar sistemas modernos de gestão e produtividade, maximizando os recursos existentes e sendo intransigente com os desperdícios. O clube tem hoje receitas comparáveis a empresas de bom porte. Como tal, precisa também ter sistemas de produção e produtividade assemelhados. Neste sentido, temos de tomar a dianteira entre os clubes brasileiros e entrar definitivamente no século XXI.

6) CUMPRIMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: Desenvolvido por outras direções e aprovado pelo Conselho Deliberativo, é obrigação da nova direção implementá-lo definitivamente e aprofundá-lo ao máximo. Esta é a porta de entrada para a modernidade e o caminho para equiparar estruturalmente o clube em todas as suas divisões, dependências e departamentos, às grandes potências internacionais do futebol.

7) SUA EXCELÊNCIA, O SÓCIO-TORCEDOR: Como verdadeiros donos do clube, os sócios-torcedores devem assim ser tratados. A busca pela excelência nos serviços e produtos deverá ser incessante e a meta de oitenta mil sócios ativos, perseguida. Manter o sócio satisfeito deve ser um objetivo permanente da direção e dos funcionários.

8) ÉTICA: A natural obrigação de conduta ética impecável será levada ao extremo por dirigentes e funcionários em relação ao Grêmio e as coisas a ele relacionadas. Desvios de conduta e conflitos de interesse não serão minimamente tolerados. A recuperação da imagem dos clubes e por conseqüência do próprio futebol brasileiro, onde o Grêmio se insere, passa pelo exemplo que deve emanar de seus dirigentes, e este exemplo de ética deve ser evidente para seus torcedores.

Autor: Apoiadores da candidatura Duda

sexta-feira, agosto 15, 2008

Modernização da Gestão - Unidades de Negócio



MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO

Gestão estratégica, profissionalização, governança corporativa e criação de unidades de negócios para ampliação das receitas
Conjunto de análises e sugestões para a Comissão de Reforma Estatutária do Conselho Deliberativo do Grêmio Football Porto Alegrense, elaborado por Alexandre Amaral de Aguiar, Diretor de Planejamento e Conselheiro Suplente.

Novembro de 2004

1 - ESSENCIAL REFORMULAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DA ESTRUTIRA ADMINISTRATIVA DO GRÊMIO – ANÁLISE DO MERCADO MUNDIAL DO FUTEBOL

2 – UMA NOVA DIMENSÃO PARA OS CLUBES DE FUTEBOL – LAZER E ENTRETENIMENTO GLOBAL

3 – CRIAÇÃO DE UNIDADES DE NEGÓCIOS PARA EXPLORAÇÃO DA MARCA E PATRIMÔNIO

4 – CONCLUSÕES

1. A indispensável profissionalização dos vários setores do Grêmio deve ser orientada por uma gestão estratégica, focada nas competências essenciais do clube, prevista no estatuto e no regime interno da entidade, contemplando os modernos conceitos de governança corporativa.

2. Como parte da transformação mundial do mercado de esportes, o futebol não mais pode ser encarado apenas como um jogo, mas como produto de entretenimento.

3. Com base em experiências de sucesso em outras entidades (benchamrking), no baixo aproveitamento atual da marca Grêmio em nível regional e nacional e nas oportunidades de negócio que surgem no exterior, sugere-se a criação de unidades de negócio (empresas) específicas, subordinadas ao Grêmio, para melhor exploração da marca, do patrimônio e do relacionamento com o mercado.