Mostrando postagens com marcador Odone. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Odone. Mostrar todas as postagens

terça-feira, abril 07, 2009

"Cotejo de patrimônios" é o mais importante?



Foi publicado nos comentários do blog www.sempreimortal.wordpress.com, segundo informação do colaborador que nos enviou.

Assim como em outras ocasiões, para satisfação nossa, reproduziram matérias deste blog, tomamos a liberdade de ampliar o debate.

Concordamos com tudo? Não ou não necessariamente.

Acontece que o tema - abordado com seriedade e profundidade - merece reflexão.

Vamos lá:

Antonio Carlos de Azambuja Disse:
Senhor Paulo. Não precisa se preocupar com minha probidade, equilíbrio e imparcialidade no exercício de minhas funções no CF do Grêmio. Respondo por elas, tal como o fiz nos pareceres subscritos sobre as contas, principalmente as últimas, apresentadas pela direção Odone. Alguns que resultaram em ásperas discussões em plenário do Conselho com aquele presidente. Quero lhe informar, no entanto, que critico e criticarei toda qualquer direção do Grêmio, quer como torcedor, associado, conselheiro, membro do Conselho Fiscal, que, para mim, ficarem susceptíveis disso. Não admito patrulhamento no meu comportamento político, nesse aspecto. A sua dúvida é inconseqüente, desnecessária e descabida. E a sua suspeição, expressa, gratuita ( não lhe conheço e, por isso, nunca lhe fiz nada) beira à irresponsabilidade civil. O tema da leniência dessas direções todas, que empolgaram o comando do clube a partir das concessões graciosas que se fizeram ao Inter pelo Poder Público, por mim descritas na intervenção, foram denunciadas, alto e bom som, por escrito, na reunião de 27/03/2008 do sodalício, presenciada por cerca de 250 conselheiros, entre os quais quase todos os ex-presidentes que se sucederam no Grêmio depois de 1970, nos albores do Beira-Rio. Salvo Guerreiro (esporádica presença) e Rafael, (ausente permanentemente), e Irani ( falecido), estavam todos lá, Obino, Facchin, Dourado, Odone, Koff e Cacalo. Na oportunidade, exortei aos gremistas de todas as classes que tentassem , por meios próprios ou de influência, equilibrar esses desfavores históricos ao Grêmio, mudando uma atitude passiva do clube quanto a isso. Tivemos, nestes quase cinqüenta anos, inúmeros gremistas no poder, vereadores, deputados estaduais e federais, prefeitos, senadores, governadores, secretários municipais e de Estado, ministros, e até um presidente, democrático ou não, mas com poderes até de fechamento do Congresso, para desincumbirem-se da tarefa, sem que eu saiba de sequer terem-se interessado ou importado com isso, algo que era, e foi até a sua morte, uma preocupação constante do grande Renato Souza, presidente da Câmara ao tempo da ação do então vereador Ephraim Pinheiro Cabral, na obtenção dos beneficios colorados. Realmente, Sr. Paulo, não sou eu que não “sabe nada”, é o senhor que não sabe muita coisa.

Quanto ao cotejo dos patrimônios, importa referir que meus “amores” pelo estádio adversário - expressão exagerada , zombeteira e maldosa - resumem-se à admiração por administrações bem sucedidas. Por reformas para a Copa, também se enquadram, por exemplo, o Morumbi, a Arena da Baixada, a Fonte Nova (privados), o Maracanã e o Mineirão, sem falar nos nordestinos ( públicos) por certo também a remendarem-se e pintarem-se para ficar bem “bonitinhos”. Aqui, na aldeia, o modelo, lamentavelmente, é o do nosso adversário. Atribuir ao complexo Beira-Rio a condição de um remendo é, contudo, uma atitude de avestruz. Negar a excelência do Parque Gigante, o Centro de Eventos, os múltiplos campos de treinamento e o Ginásio, bem como ignorar na lei nova a licença para a construção de prédios comerciais, um dos quais com 52,00 metros de altura, dezessete andares, tudo destinado à exploração financeira, é, igualmente uma insanidade. Enquanto isso, resta conformarmo-nos com os escombros de um ginásio, com a demolição das piscinas, com abandono do parque náutico, com a irrelevância da ilha, com o desaparecimento da Mosqueteiro, com a baixa rentabilidade do Posto de Gasolina, com o esquálido aproveitamento de Eldorado. E dar graças a Deus pela área do Cristal estar sendo sustentada por esse formidáveis abnegados da Escolinha. Senão, seguramente teria o destino dos demais.

Detivemos, por vinte e cinco anos, a partir da jornada épica de Hélio Dourado nos 5 anos que foi presidente – esgotada em 1981 - cerca de 25 anos, uma quarto de século, a hegemonia no nosso futebol regional e todo o prestígio nacional e internacional decorrente das inquestionáveis conquistas de então. E o que restou patrimonialmente de todo esse sucesso desportivo ? Nada. Nossos bens imobiliários, afora o Estádio Olímpico, sempre deram muito mais despesa do que receitas. As áreas ociosas em seu redor são uma fábula, assim como grande parte de suas instalações, apenas reformadas para o deleite das direções, com quadros ornamentais e elevadores para dois andares absolutamente despicientes dentro do contexto geral. Ali, sim, há conforto e exuberância, todavia, benfeitorias apenas voluptuárias. E sabe porque tudo isso ? Disse-o bem Ilgo Winck - não importa se é gremista ou não – “é o resultado de anos e anos de administrações focadas apenas no futebol ” Exceção ao insigne Hélio, só agora reverenciado. .Não há time sem clube. Este é a matriz. E, na medida que deixou de ser exclusivamente uma associação de práticas olímpicas, mera lembrança no intróito dos seus estatutos. para incorporar-lhes atividades próprias de uma empresa de entretenimento esportivo, precisa de cada metro quadrado de seus bens para explorá-los, sustentar-se e prosseguir na direção do bicentenário. Pergunto, o que tem a ver o Internacional com isso, se não servir de exemplo de como se aproveitam os ciclos de glórias que a fortuna, vez por outra, contempla os destinos das pessoas e das instituições ?

Para terminar : não sou contra outro estádio, reformando-se o Olímpico ou construindo-se outro. Fui contra o negócio que o Grêmio fez e a maneira com que foi desenvolvido, como se fossem as únicas opções existentes. A precipitação e seu primo irmão, o açodamento. Não sou, entretanto, um irresignado. O que não tem remédio, remediado está. Repito o que já disse alhures, num outro post:: hoje, pelo menos, o Grêmio é proprietário de um, transcrição lançada no CRI, ainda que velho, sujo e obsoleto por 50 anos de uso. Tenho 67 anos, daqui a 23, quando eu tiver 90, se tudo der certo, voltará a sê-lo de outro, pouco menos velho, sujo e obsoleto, eis que com vinte anos de uso. Se assim for, e eu estiver vivo, brindarei com champanha o dia da volta do clube à mesma situação patrimonial de hoje, isto é, a propriedade plena sobre um estádio de futebol. Se não der, não quero estar mais aqui para ver.

Senhor Paulo, realmente eu não sei nada…
Cacaio Azambuja


sábado, setembro 13, 2008

A volatilidade da sucessão presidencial segundo Hiltor

11/09/2008
ANTÔNIO SOBRAL / CP MEMÓRIA
51FOTO1.JPG
UMA VERDADE


O nome da vez para suceder Odone na presidência do Grêmio é Saul Berdichevski, que vem sendo pressionado para concorrer e reluta como pode. Knijnik gosta tanto da idéia que teria dito a amigos que aceitaria ser vice de Saul. Um dos tantos motivos para indicação: Saul tem trânsito livre em todos, ou quase todos, os movimentos. Seu nome não sofreria restrição no Conselho. É verdade.

RICARDO GIUSTI / CP MEMÓRIA
51FOTO2.JPG

UMA MENTIRA

Adalberto Preis é citação obrigatória quando se fala em possíveis candidatos. Há anos, alguns desafetos trataram de espalhar que ele sofre sérias restrições entre os conselheiros. Trata-se de uma meia-verdade e a meia-verdade é uma mentira. Fosse assim, como poderia bater Odone e Antônio Vicente Martins, fazendo 53,2% dos votos no Conselho? Falo da eleição de 2004.

12/09/2008

JOSÉ ERNESTO / CP MEMÓRIA
51FOTO1.JPG
ELEIÇÃO I


Paulo Odone pode ter entrado tarde no processo sucessório. Há muitos meses o G-6 (Núcleo de Mulheres Gremistas, Grêmio Unido, Grêmio Imortal, Grêmio Sempre, Grêmio Acima de Tudo e Grêmio Menino Deus) vem trabalhando em sucessivas reuniões com uma lista de dez nomes históricos dos quais não abre mão. Nenhum nome tem ligação com Grêmio Novo ou Independente.

ABELARDO MARQUES / CP MEMÓRIA
51FOTO2.JPG

ELEIÇÃO II

A situação é mais ou menos esta: é mais fácil Odone fechar com o G-6 do que o contrário. Vai algum tempo, o G-6 convidou Duda Kroeff (integra a lista dos 10) para concorrer. Ouviu um não. O Movimento Grêmio Novo (MGN) convidaria Kroeff depois. Outro não. O G-6 voltou a sondar Kroeff, que teria solicitado um tempo para pensar. Se Odone for de Kroeff, o G-6 topa. Acho que o MGN também.


13/09/2008
FABIANO DO AMARA / CP MEMÓRIA
51FOTO1.JPG
NOMES I


O tititi é este: Paulo Odone, Cacalo e Raul Régis de Freitas Lima se reuniram para marcar nova reunião. Odone teria dito que indicará um candidato e que este nome não é o de Antônio Vicente Martins. Aqui, a questão: se indicar alguém que não integra a lista de dez nomes do G-6, não conseguirá consenso. Especula-se que indicará Duda Kroeff, fechando com o G-6.

VALMOCI VASCONCELOS / CP MEMÓRIA
51FOTO2.JPG

NOMES II

O Grêmio Novo, de Jorge Bastos, e o Grêmio Independente lançarão candidato próprio se Odone fechar com o G-6? O nome indicado corre o risco de não fazer o número mínimo de votos para passar para o segundo turno da eleição, onde vota o sócio. O Grêmio Novo costura aqui e ali para não perder o espaço conquistado. As apostas são de que não terá muita força na próxima gestão.

sexta-feira, abril 11, 2008

Falta de respeito. Vergonha!

O que a Zero Hora fez com a informação da saída de Paulo Pelaipe do futebol do Grêmio é uma vergonha!
Falta de profissionalismo.
Desrespeito ao leitor.
Submissão da verdade à política de concorrência mentindo pera o leitor.
O que aconteceu, na verdade, é que Paulo Pelaipe em entrevista à Rádio Guaíba, programa do Reche, pouco antes das 18,30 h. , disse com todas as letras que não ficaria mais no futebol do Grêmio.
Ao invés de dizer a verdade, dando os devidos créditos, olhem a falta de respeito da Zero Hora contigo, comigo, com todos, especialmente com tem ainda tem consciência de como as coisas têm de ser feitas corretamente. Veja-se como a Zero Hora noticiou e permanece com o texto até, pelo menos, as 3,00 h. da manhã de sexta-feira.
Grêmio 10/04/2008 18h32min
Pelaipe teria (?) decidido deixar o futebol do Grêmio
Informação foi divulgada pelo comentarista da Rádio Gaúcha Nando Gross
(?)
Atualizada às 18h54min
O diretor de futebol do Grêmio Paulo Pelaipe teria decidido deixar o cargo. A informação foi divulgada pelo comentarista da Rádio Gaúcha Nando Gross, com quem Pelaipe conversou fora do ar durante o programa Hoje nos Esportes, na tarde desta quinta-feira. Segundo Nando Gross, Pelaipe confidenciou estar muito irritado com a pressão e ameaças contra ele e membros de sua família. O dirigente tomou a decisão antes mesmo de uma conversa que teria com o presidente do Grêmio Paulo Odone para tratar do futuro do clube, incluindo a permanência do técnico Celso Roth. Pelaipe deve informar sua saída a Odone através de uma carta. — Eu vou ficar ajudando onde o presidente necessitar. Não vou abandonar o presidente nesta hora — disse Pelaipe.
André Krieger estaria cotado para assumir o futebol do Grêmio.(?)
Após a eliminação do Grêmio da Copa do Brasil — a segunda em três dias em pleno Estádio Olímpico —,os torcedores xingavam o dirigente, e pediam a sua saída do cargo. Muitos protestos também contra o técnico Celso Roth. Tite poderia voltar ao Grêmio
Com a possível saída de Pelaipe do futebol do Grêmio, Tite seria o nome forte para assumir o cargo de treinador do clube. O gaúcho de Caxias do Sul seria o preferido por Paulo Odone, mas não é do agrado de Pelaipe. O dirigente admitiu que tem algumas restrições quanto ao trabalho do técnico campeão da Copa do Brasil de 2001:— Comigo esse treinador é muito difícil. Até pelo o que ele fez para o Grêmio, botando o clube na justiça. O Tite pediu demissão, acertou tudo com o Verardi e depois entrou na Justiça cobrando o Grêmio por ter demitido ele. Isto eu não aceito.
André Krieger é o nome mais forte para assumir o cargo da direção de futebol do clube. A definição oficial, tanto do nome do novo dirigente como a permanência ou não de Celso Roth, deve sair até o final desta semana.
A alternativa mais favorável é a de que a assessoria de Nando Gross e Zero Hora estivessem desatentas (os equipamentos ficam sintonizados o tempo todo no concorrente), atrasados com a notícia. Nessa hipótese, então, substituam tudo aquilo que foi dito ao início por negligência e incompetência.
Não temos nenhuma preferência por qualquer dos veículos ou jornais concorrentes. Só queremos é ser respeitados com competência e verdade.

quarta-feira, novembro 07, 2007

Notícia do globoesporte.com desperta preocupação no Grêmio


07/11/2007 - 15h19m
Suspeita de desvio de dinheiro para o clube
Parte do dinheiro de suposta fraude teria rendido propina em eleição para o conselho
Do GLOBOESPORTE.COM
Em Porto Alegre
A Polícia Federal investiga o desvio de R$ 40 milhões pela cúpula do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) gaúcho. Integrantes do órgão foram detidos na terça-feira e, alguns deles, liberados depois. É o caso de Flávio Vaz Netto, diretor-presidente da instituição. E agora a Polícia analisa a possível distribuição de parte do dinheiro para pagamento de propina em eleição para a renovação do Conselho Deliberativo do
Grêmio. Vaz Netto é membro do Conselho de Administração do Tricolor.
A informação da suspeita da Polícia partiu do advogado do dirigente, Paulo Oliveira, em entrevista por telefone à Rádio Bandeirantes. Ele comentou que conversas telefônicas de Vaz Netto com Antônio Dorneu Maciel, conselheiro do Grêmio e diretor da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica), que também teve prisão preventiva decretada, fomentaram a desconfiança.
- São gravações do Flávio falando com o Maciel sobre o Grêmio, clube de coração dele, combinando questões eleitorais, pagamentos de mídias, que eram confundidas com propina - afirma o advogado.
Na eleição, a chapa 1, da Situação, foi a vencedora, acompanhada da chapa 3. Na ocasião, grupos de oposição suspeitaram que a diretoria estava investindo dinheiro do clube em campanhas de mídia. O atual presidente do Conselho Deliberativo do Grêmio, Raul Régis de Freitas Lima, também em entrevista à Rádio Bandeirantes, comentou a questão.
- É uma coisa muito séria, que realmente temos que procurar saber a verdade, apurar em sua integralidade. É um assunto que interessa ao Conselho de Administração do Grêmio e também ao Conselho Deliberativo. Vou procurar conversar com o presidente Paulo Odone e, no Conselho, assim que for apurado, posso garantir que tomaremos as medidas cabíveis - assegura. A assessoria de imprensa do Grêmio informa que Paulo Odone falará sobre o assunto até o fim do dia.
Em notícia - com erros de concordância e de acentuação - o site do Grêmio publica matéria com a manifestação do Presidente Paulo Odone
07.11.2007
Assunto Detran
Devido aos acontecimentos no Detran envolvendo o vice-presidente Flávio Vaz Neto, o presidente Paulo Odone se manifestou, na tarde desta quarta-feira, e falou sobre possíveis questões envolvendo o Grêmio no caso.
Em entrevista concedida, Odone falou primeiramente que é um absurdo as acusações de que o clube tenha sido beneficiado com o dinheiro desviado do Detran. Ele esclarece que no Grêmio teve um processo eleitoral onde houve um gasto de uma publicidade de TV e jornal de apoio à campanha e que foi custeada por líderes da chapa, ressaltando que desconhece o assunto e que jamais admitiria isso.
Com relação a participação do membro do conselho de administração, Flávio Vaz Neto, o presidente gremista se diz chocado, uma vez que sempre o teve e o tem como um homem sério, não só da vivência de clube, mas da política também. “Absoluta seriedade sempre foi a reputação do Dr. Flávio. Eu não posso imaginar que ele esteja envolvido neste tipo de falcatrua”, destaca Odone que vai aguardar os acontecimentos.
Questionado se o Grêmio vai colaborar com as investigações, Paulo Odone salienta que não há com o que colaborar, já que ele desconhece qualquer coisa envolvendo Polícia Federal e que o Grêmio não tem nada a ver com isso. Mas deixa claro que se a PF o procurar vai colaborar no que for possível, ainda que pense que não tenha o por que de ser acionado, já que não existe o envolvimento nenhum do clube. “A situação do Dr. Flávio como presidente do Detran não tem nada a ver com a dele de vice-presidente do Grêmio”, conclui Odone.

quarta-feira, outubro 31, 2007

A ameaça de renúncia de Odone (4)

Acreditamos ter ficado esclarecido que não houve nenhuma insinuação por parte do conselheiro Roberto Sommer de que o Grêmio estivesse participando ou pretendesse participar de "lavagem de dinheiro". Houve, sim, interpretação apressada e equivocada.