Mostrando postagens com marcador Projeto Arena. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Projeto Arena. Mostrar todas as postagens

domingo, janeiro 10, 2010

A Arena em "última análise" - Parte I

Respostas sobre a Arena – Parte I

dom, 03/01/10
por minwer.daqawiya |

Saudações Tricolores.

Depois alguns dias offline graças à ausência de conexão 3G da Vivo no litoral estou de volta e, conforme prometido, segue a primeira parte da entrevista com o Adalberto Preis sobre a Arena do Grêmio. Nesse primeiro tópico, abordamos o estádio em si e o cronograma das obras.

PreisP1

1 – Por que o Grêmio não fez (ou exigiu que fosse feito) um concurso para selecionar o projeto arquitetônico da arena? Assim poderíamos ter as empresas concorrendo para a realização de um só projeto, ficando mais claro qual seria mais benéfico para o Grêmio.

Breve histórico: O primeiro Plano Estratégico do Grêmio, aprovado pelo Conselho Deliberativo em outubro de 2004, definiu como estratégias “buscar parcerias de empresas especializadas para otimizar a utilização do patrimônio e tornar o estádio e demais áreas do clube multiuso (Centro de Comércio)”.

Em novembro de 2006, o Grêmio contratou com a Amsterdam Arena Advisory (AAA), da Holanda, estudo de pré-viabilidade para a construção de um novo estádio. A análise compreendeu, também, o estudo para a reforma do Estádio Olímpico que foi considerada desaconselhável.

Em 2007, o Clube oficializou uma carta- convite para empresas interessadas em investir na parceria de construção do novo Estádio. As diretrizes básicas do projeto foram as indicadas pelo laudo da AAA. Apresentaram-se alguns investidores.

Em março de 2008, ocorreu a seleção final indicando como vencedora a proposta da Construtor OAS Ltda., os respectivos projeto arquitetônico e plano de negócios. A proposta vencedora contemplou a construção de estádio novo, na modalidade Arena, no Bairro Humaitá. Tudo proposto pela Administração do Clube e aprovado pelo Conselho Deliberativo.

Então, houve concorrência e as diretrizes básicas foram fixadas pelo Grêmio, com base no laudo da AAA.

2 – Quais características da Arena darão originalidade a seu projeto, ou em outras palavras, quais características farão da Arena um estádio único?

A concorrência promovida pelo Grêmio exigia que os participantes construíssem um estádio diferenciado no nosso mercado brasileiro com padrão de segurança, conforto e hospitalidade muito acima da média do que estamos acostumados. O estádio deveria ainda atender a todos os itens do cadernos de encargos da FIFA.

3 – Esse projeto é realmente moderno?

O projeto da Arena, sem dúvida, é moderno e segue o padrão mundial mais atualizado..

4 – Ele atenderá todas as demandas de um estádio ideal?

Sim, pois preenche os requisitos de um estádio FIFA e, ainda, as peculiaridades locais.

5 – O projeto prevê e antecipa futuras necessidades?

No caso específico, ainda há cláusula prescrevendo que, no final dos 20 anos, quando o Grêmio receberá a propriedade plena, concomitante à extinção do direito de superfície, a Arena terá de ser entregue em perfeito estado, salvo os desgastes naturais. Um ano antes de expirado o prazo de superfície, a superficiária deverá encomendar a realização de um laudo de avaliação das condições da Arena para apresentar ao Grêmio, que deverá indicar as medidas eventualmente necessárias para deixar as instalações da arena em perfeitas condições de uso, ressalvado o seu desgaste natural. O Grêmio participará, também, da elaboração do planejamento anual, no qual serão previstas as recuperações necessárias para manter o estádio, sempre, em perfeitas condições. Quanto ao número de expectadores, realizaram-se média passada e projeções futuras.

6 – Elimina completamente a necessidade de reformas nas próximas décadas?

Qualquer construção sofre deterioração com o tempo, sendo necessários reformas e ajustes, entretanto, o Grêmio está e estará extremamente atento à elaboração dos projetos finais, memoriais descritivos dos materiais a serem utilizados e à fiscalização da obra, contando com consultoria profissional especializada em projetos e construção de estádios.

7 – Qual a capacidade dele?

Serão 52.500 cadeiras (100% cobertas), distribuídas em 4 anéis: 20.300 cadeiras no primeiro anel, 7.500 cadeiras no segundo anel (setor VIP), 130 camarotes com capacidade para 2.700 pessoas e 22.000 cadeiras no quarto anel. Com a retirada das cadeiras do setor localizado atrás de uma das goleiras, a capacidade sobe para 57.000. O primeiro e o quarto anel terão os ingressos mais econômicos

8 – Com o crescimento do número de sócios, um estádio com pouco mais de 50 mil lugares não é andar na contra-mão?

A ocupação foi baseada em critérios técnico-científicos analisados pela consultorias contratadas, inclusive com trabalho da Fundação Getúlio Vargas, considerando principalmente comportamentos médios históricos de público. O co-irmão gaba-se de ter mais de 100 mil sócios, o dobro do Grêmio, entretanto nos últimos anos tem colocado menos público no Beira Rio do que no Olímpico.

9 – Por que não um estádio com 70, 80 mil lugares não é viável?

A ocupação definida considerou o equilíbrio econômico-financeiro da obra e da manutenção do estádio.

10 – As cadeiras do anel inferior (ou ao menos atrás dos gols) poderão ser removidas nos jogos do Grêmio? Se positivo, em quanto aumenta a capacidade?

Sim, atendendo ao reclamo da Geral do Grêmio. Com a retirada das cadeiras do setor localizado atrás de uma das goleiras, a capacidade sobe, como dito, para 57.000. Como as arquibancadas terão a inclinação máxima permitida pela FIFA, fica inviabilizada a construção de um novo anel. Porém, podem ser instaladas cadeiras removíveis em outros setores do estádio, caso seja necessário, aumentando ainda mais a capacidade. A colocação de cadeiras exige muito mais espaço do arquibancadas simples.

11 – O estádio terá, pelo seu formato, fará o som da torcida parecer mais forte?

Nem precisaria com a força da torcida do Grêmio, mas as características arquitetônicas do estádio novos favorecerão a acústica à medida a Arena será mais alta e o público ficará muito mais próximo do campo de jogo.

12 – As dimensões do gramado já estão determinadas? Serão mantidas as dimensões do Olimpico?

O campo terá as mesmas dimensões do Olímpico (68m x 105m)

13 – Que áreas serão de exclusiva utilização do Grêmio? Ex: GrêmioMania, Quadro Social, etc ficarão onde?

O Grêmio contará com 19.160,00 m2 de uso exclusivo, na Arena, independente da parceria, compreendendo vagas de estacionamento (314), vestiários, sala de entrevista, área de 2.000 m2 para loja e memorial, e 3.900 m2 para quadro social, ouvidoria, e administração do Clube.

14 – Que áreas, além das necessárias para os jogos de futebol, serão utilizadas pra aumentar a renda da Arena? Ex: restaurantes,estacionamento, auditórios, etc.

A Arena contará com um estacionamento, restaurantes, lanchonetes e outros serviços presentes nos melhores estádios do mundo.

15 – Não foi planejamento um espaço para campo suplementar para os atletas treinarem? Existe algum motivo específico para a ausência dele no projeto?

O Grêmio trabalha em estágio avançado em projeto de CT que terá sinergia com a Arena. Em breve haverá novidades importantes. Enquanto esse CT não se tornar realidade, os treinamentos serão realizados no CT de Eldorado e, segundo, o Plano Anual a ser aprovado com a participação necessária do Grêmio, treinamentos serão realizados também na Arena.

16 – Há previsão de árvores, bancos, praças ou qualquer coisa do gênero no entorno, ou o projeto é esse, somente com concreto?

A Arena cumpre os requisitos de licenciamento ambiental e está projetada para ser um estádio com preocupação ecológica, antecipando-se que haverá árvores na região do entorno.

17 – Na área do Olímpico ficará algum monumento ou memorial que resgate sua História?

Não há previsão nesse sentido.

ArenaCorte1

CRONOGRAMA

1 – O Projeto ainda depende de algo do Governo?

Hoje, está em andamento o processo de obtenção das licenças e alvarás junto à prefeitura de Porto Alegre com sinalização muito positiva dado o apoio da Administração Pública da Capital ao projeto.

2 – Quais as etapas que ainda restam para a obra realmente começar?

Tramitam na Prefeitura Municipal de Porto Alegre, nos órgãos competentes, o Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU), o Estudo de Impacto Ambiental, o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e também os Projetos Urbanísticos e Arquitetônico. A meta é obter a Licença de Instalação da obra até maio/2010. O cronograma está em dia.

3 – Quando vão ser iniciadas as obras e qual a previsão de termino para o projeto arena?

Início da obra em Junho/Julho de 2010 e conclusão em Dezembro de 2012.

4 – Essa previsão é só para o estádio ou todo o entorno também?

A previsão refere exclusivamente ao estádio que é o compromisso contratual da OAS com o Grêmio.

5 – O Grêmio tem interesse e quais as chances do Estádio sediar a Copa das Confederações em 2013?

O Grêmio jamais recusará uma competição de um porte de uma Copa das Confederações e a expectativa é que o estádio esteja pronto e em condições de abrigar jogos internacionais em 2013. O Grêmio, contudo, não erguerá a sua nova casa buscando uma Copa do Mundo ou Copa das Confederações, mas a fim de melhor servir sua torcida e atender às necessidades do moderno mercado de futebol.

6 – Há a possibilidade de Arena ficar pronta antes da vistoria final da FIFA nos para a copa de 2014 e há chances dela receber os jogos do mundial?

O Beira-Rio é o estádio selecionado pelo comitê organizador local, mas a Arena do Grêmio estará à disposição para a competição, ao menos como equipamento de apoio (treinamentos). Mesmo que não venha a sediar jogos da Copa, o torcedor gremista saberá que o seu novo estádio é o melhor de Porto Alegre.

———-

Amanhã publico mais uma parte da entrevista. Sugiro que enquanto isso acessem 2 excelentes blogs que falam sobre a Arena: o Grêmio Arena e o Novo Monumental.

http://colunas.globoesporte.com/minwer/2010/01/03/respostas-sobre-a-arena-parte-i/



sábado, dezembro 19, 2009

Chega de comemorar só vitória eleitoral. Hora de faixa no peito!

"Prezado Hiltor!

Meu compromisso com o presidente Duda Kroeff, de assessorá-lo, conforme combinado, encerra-se em 21/12. Minha atuação no Grêmio, nesses últimos tempos, tem sido focada em ações de coordenação política e desenvolvimento de projetos de gestão. Chegou o momento de merecidas férias e oportunas reflexões.

O Grêmio de hoje é sério, dirigido por gente séria. Seguimos avançando em áreas vitais, outras nem tanto. É preciso saber explorar mais nossos potenciais. O equilíbrio financeiro torna-se uma realidade, embora a necessidade, ainda, de uma melhor disciplina orçamentária. A confiabilidade da gestão financeira e a implementação do planejamento estratégico resgatam a credibilidade e imagem do clube.

Penso que o único caminho a ser seguido é o da governança institucionalizada. As políticas devem ser da instituição e não da gestão, de segmentos de dirigentes, pois senão a cada dois anos interrompe-se a continuidade no desenvolvimento do clube. Neste sentido, fundamental que se busque a pauta de convergência, aquela que transcende os grupos políticos, que são do interesse maior da instituição.

Vou seguir lutando pela harmonização do processo político e pela gestão integral, independentemente da alternância de gestores, o que é saudável e se alinha com o espírito democrático. Estarei igualmente empenhado na execução do Projeto Arena que, quando concluído, será motivo de orgulho para todos os gremistas.

O ano de 2010 será de grandes desafios institucionais, dentro e fora de campo, sem falar nos três processos eleitorais que teremos pela frente. Mas o futebol é a alma e a razão da instituição, e o Grêmio de hoje já oferece oportunidades e condições diferenciadas e positivas para se buscar vitórias consistentes.

Chega de comemorar vitória eleitoral, é hora de comemorar faixa no peito. Forte abraço e um Ano-Novo de muita saúde e realizações.

Evandro Krebs."

domingo, maio 11, 2008

segunda-feira, março 31, 2008

Tema para meditação

Ao lado, você pode examinar o resultado da enquete que fizemos e reproduzimos abaixo:

Quem você prefere na Direção da Grêmio Empreendimentos/projeto Arena?

Político(s)
27
(8%)

Qualquer um
22
(6%)

Executivo(s) profissional(ais)
269
(84%)

Votos até o momento: 318

Ou seja: 84% votaram pela opção "executivo(s) profissional(ais)" para dirigir a Grêmio Empreendimentos/projeto arena.

Ressalte-se que, no formato da enquete do blogspot, como essa, ninguém consegue votar mais de uma vez pelo mesmo computador. De forma que não há nenhum desvio. Não houve, igualmente, qualquer indução. O voto foi absolutamente livre e espontâneo.

Pode-se dizer - com muita segurança - que o resultado dessa enquete representa a opinião e o desejo da torcida do Grêmio. Com números avassaladores.

Para os líderes e o Conselho Deliberativo do Grêmio meditarem.

domingo, março 02, 2008

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Hélio Paz (2)

Amigos do GRÊMIO IMORTAL,

Segundo enquete proposta pelo blog, eu considero fundamental a escolha de executivos profissionais para a gestão do projeto da Arena. Todavia, esses executivos não podem ter vínculos profissionais (empregatícios ou autônomos) nem com políticos, nem com dirigentes-políticos e tampouco com conselheiros que ora são credores ou devedores do clube.

Talvez seja querer demais, pois a rede social montada no Conselho Deliberativo há mais de um século mantém informalmente a mesma estrutura hegemônica de rede social, com as mesmas famílias, os mesmos amigos, a mesma casta da sociedade porto-alegrense.

Isso independe de competência/incompetência boa fé/má fé na condução dos destinos do clube mas, sim, em ampliar RADICALMENTE a participação de pessoas que não sejam indicadas para ingressar no clube a partir dos "de sempre".
[]'s,
Hélio