Mostrando postagens com marcador Renato Portaluppi. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Renato Portaluppi. Mostrar todas as postagens
quarta-feira, agosto 11, 2010
Dá-lhe Renato! Dá-lhe Grêmio!
Em entrevista coletiva concedida na tarde desta terça-feira, o presidente Duda Kroeff confirmou o nome de Renato Portalupi como novo técnico do Grêmio. O treinador ainda comandará o Bahia nesta noite, diante do Paraná Clube e se apresenta na quinta-feira no Estádio Olímpico.
O presidente Fernando Kroeff confirmou Alberto Guerra e Rui Costa como seus assessores no futebol profissional.
Maior ídolo da história gremista, autor dos dois gols que deram ao Grêmio o título mundial de 1983, Renato chega para comandar o Tricolor na retomada do caminho no Campeonato Brasileiro e na disputa da Copa Sul-Americana.
sábado, abril 25, 2009
O crédito de Renato
No ano de 1997, Renato Portaluppi emprestou ao Grêmio o equivalente a 500 mil dólares.
O Grêmio não pagou no prazo previsto convertendo-se a dívida em participação no valor do passe. Era penalidade para o Grêmio e vantagem para Renato (teoricamente pelas expectativas da época).
Cláusula especial: se o valor não fosse devolvido em prazo "x", o empréstimo se converteria em participação no passe de Tinga.
O Grêmio não pagou no prazo previsto convertendo-se a dívida em participação no valor do passe. Era penalidade para o Grêmio e vantagem para Renato (teoricamente pelas expectativas da época).
O valor do passe de Tinga virou pó, para o Grêmio e para os parceiros, entre eles Renato, em virtude da extinção do passe decretada pela Lei Pelé (2000/2001).
Com contrato em vigor, haveria a multa contratual. No entanto, Tinga obteve a liberação do contrato com o Grêmio (em 2004, antes do término que seria no final de 2004). Motivo: desde 2001, o Grêmio não pagava os direitos de imagem nem depositava o FGTS e outros acessórios.
Criou-se, assim, situação peculiar na qual a dívida se converteu em participação (parceria) que acabou resultando em participação sobre nada: 25%, aprox., de zero.
Situação diferente de Ronaldinho em cuja transferência o Grêmio recebeu (valor ínfimo, mas recebeu) pelo direito de formação e a Justiça reconheceu participação aos assim ditos investidores que tinham participaçao no passe.
Ao fazer acordo com Renato, houve bom-senso e justiça de ambas as partes. Do Grêmio ao reconhecer um valor que tomara emprestado, mas que, provavelmente, do ponto de vista contratual/legal não fosse mais devedor. Prevaleceu o sentido ético. De Renato que, obviamente se sentia credor, mas provavelmente não teria, desde 1997, meios para cobrar o valor do Grêmio pelo tipo de cláusula inserida no contrato de empréstimo que foi convertido para investimento/parceria com as vantagens (multiplicar o lucro) e desvantagens (diminuir o lucro e até zerar o investimento com perda total) daí decorrentes.
Ao fazer acordo com Renato, houve bom-senso e justiça de ambas as partes. Do Grêmio ao reconhecer um valor que tomara emprestado, mas que, provavelmente, do ponto de vista contratual/legal não fosse mais devedor. Prevaleceu o sentido ético. De Renato que, obviamente se sentia credor, mas provavelmente não teria, desde 1997, meios para cobrar o valor do Grêmio pelo tipo de cláusula inserida no contrato de empréstimo que foi convertido para investimento/parceria com as vantagens (multiplicar o lucro) e desvantagens (diminuir o lucro e até zerar o investimento com perda total) daí decorrentes.
Marcadores:
condomínio de credores,
Renato Portaluppi
quarta-feira, abril 08, 2009
ATAHUALPA RAMÍREZ
Não consigo ouvir nem narrador nem comentarista das transmissões esportivas. Pelas asneiras coloradas.
Ontem, porém, resolvi arriscar. Ôpa! Era o véio de guerra Valdir Atahualpa Ramirez Espinosa , treinador campeão da América (1983) e do Mundo (1983) e campeão gaúcho (1986).
Treinador do Renato.
Treinador do Bonamigo, do Caio Jr., do De León, do China, do Tonho, do Mazaropi, do Casemiro, do Luiz Carlos Martins, pra falar nos que se tornaram treinadores de futebol.
Há dias me perguntaram sobre o que achava de Espinosa como treinador. Dei todas as referências positivas com uma ressalva: "não sei se está atualizado, os últimos trabalhos foram opacos, verdade que em clubes sem maior ambição".
Pois o nosso treinador campeão do mundo está em forma. Gente. Fazia muito, mas muito tempo mesmo que não ouvia comentários tão apropriados, adequados, oportunos. Demonstrou perfeito conhecimento do time, dos jogadores e disse, a cada momento, o que achava que o Grêmio deveria fazer e não deveria.
Comentário perfeito!
Calma lá! Não estou indicando ninguém para treinador. Até acho que Espinosa nem está em cogitação. Nem vou indicar. Dar alguns pitacos, talvez. A tarefa é dos homens do futebol que têm as informações e os contatos que não temos.
Ontem, porém, resolvi arriscar. Ôpa! Era o véio de guerra Valdir Atahualpa Ramirez Espinosa , treinador campeão da América (1983) e do Mundo (1983) e campeão gaúcho (1986).
Treinador do Renato.
Treinador do Bonamigo, do Caio Jr., do De León, do China, do Tonho, do Mazaropi, do Casemiro, do Luiz Carlos Martins, pra falar nos que se tornaram treinadores de futebol.
Há dias me perguntaram sobre o que achava de Espinosa como treinador. Dei todas as referências positivas com uma ressalva: "não sei se está atualizado, os últimos trabalhos foram opacos, verdade que em clubes sem maior ambição".
Pois o nosso treinador campeão do mundo está em forma. Gente. Fazia muito, mas muito tempo mesmo que não ouvia comentários tão apropriados, adequados, oportunos. Demonstrou perfeito conhecimento do time, dos jogadores e disse, a cada momento, o que achava que o Grêmio deveria fazer e não deveria.
Comentário perfeito!
Calma lá! Não estou indicando ninguém para treinador. Até acho que Espinosa nem está em cogitação. Nem vou indicar. Dar alguns pitacos, talvez. A tarefa é dos homens do futebol que têm as informações e os contatos que não temos.
Marcadores:
Renato Portaluppi,
Valdir Atahualpa Ramirez Espinosa
Assinar:
Postagens (Atom)
