quinta-feira, novembro 26, 2009
Oh tempora! Oh mores!
Contratação inexitosa nunca tem padrinho.
Sugestão: Assim como os cheques são assinados por pessoas perfeitamente identificadas, que se faça ata de cada contratação de atleta, treinador etc., com a clara identificação de quem indicou, ratificou e decidiu.
Indispensável em tempos de profissionalismo!
Sugestão sujeita a complementações e aperfeiçoamentos.
quarta-feira, novembro 25, 2009
Profissionalismo:ironia das ironias
Referências
O presidente Duda Kroeff fez uma leve ironia a Rodrigo Caetano, ex-diretor executivo de futebol do clube (2005 – 2008), quando explicou por que algumas contratações fracassaram no Grêmio.
– Rodrigo me disse: ‘Jadilson é excelente, pode trazer, é um grande lateral. O Diogo (ex-Figueirense) também é muito bom, já o observo há dois anos’.
A de Diogo, eu próprio ouvi, de viva voz, e vi, em viva imagem, Rodrigo Caetano, ainda no Grêmio, dizer isso aí, em entrevista na TvCom, programa de esportes do início da noite.
Quanto a Jadilson, acredito na palavra de Kroeff. Duda não é dado a mentiras.
O erro - gravíssimo - de avaliação em relação a Jadilson e Diogo leva a algumas reflexões e indagações:
1. O regime não é para ser o do profissionalismo com o gestor profissional indicando e realizando, por exemplo, as contratações?
2. Num regime profissional, também o treinador indica e aprova contratações.
3. Por que os dirigentes - ditos amadores - são sempre responsabilizados por contratações inexitosas quando essas contratações foram feitas, indicadas ou ratificadas pelos profissionais?
4. No caso presente, como se explica que os que mais se autointitulam "defensores do profissionalismo" e de Rodrigo Caetano, são os que mais acusam os dirigentes amadores pelas contratações fracassadas feitas, indicadas ou ratificadas pelos profissionais?
Desculpem: eu só queria entender!
sábado, outubro 17, 2009
XÔ XÔ AMADORISMO! XÔ XÔ FALSO PROFISSIONALISMO!
Encontros com a Direção foca a base gremista
Profissionalismo de verdade!17.10.2009
Neste sábado, os associados tiveram a oportunidade de participar de mais uma edição do “Encontros com a Direção”. O assessor do futebol das categorias de base, Paulo Deitos, o coordenador administrativo da base, Mauro Rocha, e o coordenador técnico da base, Edson Aguiar, fizeram uma esclarecedora palestra elogiada por todos os presentes.
A conferência focou toda a estrutura de organização intitulada "Categorias de Base: uma nova perspectiva”. O encontro aconteceu no salão nobre do Conselho Deliberativo e foi uma ótima oportunidade para apontar a missão dos profissionais da base: Consolidar uma metodologia de formação de atletas, com uma filosofia própria de desenvolvimento de talentos.
Para isso, é feito um planejamento estratégico, tático e de ação, visando os resultados técnicos e financeiros desta formação. Os palestrantes apresentaram os elementos mutáveis e permanentes da proposta, além de explicar o funcionamento dos contratos dos atletas, as políticas e operacionalização adotadotadas.
A apresentação conseguiu demonstrar o profissionalismo adotado pela equipe, que conta com recursos científicios de ponta, mas não esquece que se trata de uma ciência humana, como afirmou Mauro Rocha: “Todo o planejamento tem uma execução, que será realizada por seres humanos.” Um exemplo disso é o projeto criado para acompanhar periodicamente os dados dos atletas, lesões, treinamento, competições, assim com a parte física, tática e psicológica, visando saber o potencial de crescimento individual.
Foram apresentados ainda a chamada verticalização, a "Identidade no Futebol”, com modelos de jogo e acompanhamento, os cuidados com a formação do cidadão, processos seletivos, intercâmbios, trabalhos psicopedagógicos, qualificação, entre outros. Ao final da palestra os sócios puderam fazer perguntas e esclarecer suas dúvidas sobre a base Tricolor.
Seja sócio do Grêmio!