Mostrando postagens com marcador Apito do Blackão. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Apito do Blackão. Mostrar todas as postagens

domingo, maio 18, 2008

Sócio e Mestre em Comunicação opina

Na linha dos novos tempos, o blog http://www.blackao.wordpress.com/ se manifesta sobre a sucessão no Grêmio e sobre a direção do futebol:

PACHECO NO FUTEBOL E PREIS OU MARTINS NA PRESIDÊNCIA
Postado no Sexta-Feira, 16 Maio 2008 de Hélio Sassen Paz
Não estou conspirando contra ANDRÉ KRIEGER nem contra LUIZ ONOFRE MEIRA. Que eles tenham um excelente trabalho, com acerto e agilidade nas contratações e dando disciplina ao vestiário, com plenas condições de diálogo e de liberdade para a comissão técnica trabalhar.
No entanto, se não foi sequer cogitada a hipótese do vitorioso e sabidamente competente diretor de futebol campeão da América e campeão do Brasil CÉSAR PACHECO, figura querida do TRICOLOR que, infelizmente, foi posta em um cargo que não é sua especialidade, em voltar às suas origens de quando tornou-se um dirigente indispensável ao clube.
O próprio Pacheco pode ter decidido manter-se fora do futebol ou para evitar se queimar caso a nova experiência não desse certo, ou porque exige muito do emocional e do tempo dedicado ao clube.
Mesmo assim, em um futuro não muito distante, independentemente de quem venha a assumir a presidência na próxima eleição, creio que nenhuma chapa poderia deixar de pensar nesse nome.
Para a presidência, acho que deveria ser dada a oportunidade a um dirigente sempre corretíssimo, de muitos trabalhos prestados ao clube, que já foi vidraça e que conhece como poucos tudo o que gira em torno do futebol. Um profissional bem-sucedido e uma pessoa de fino trato que se, por um lado, talvez não tivesse o perfil necessário para tirar o clube do atoleiro da Série B, pelo menos parece certo que é a pessoa talhada para elevar o clube a um novo patamar: ADALBERTO PREIS.
Outra possibilidade com a qual simpatizo muito porque trata-se de um nome que é jovem, nunca aparentou afetação com o poder e vem preparando-se há muito tempo para assumir essa enorme responsabilidade é ANTÔNIO VICENTE MARTINS.
Ambos parecem ser muito menos afeitos à idéia de preencher cargos políticos em detrimento da especialização técnica.
Gostaria de saber dos blogs
GRÊMIO ACIMA DE TUDO, GRÊMIO IMORTAL e ALMA DA GERAL o que acham dessa minha sugestão.

quinta-feira, abril 10, 2008

ENFIM UMA ANÁLISE

SÉRIA, EQUILIBRADA, DESCONTAMINADA.
Sem necessariamente concordar com tudo, cumprimento o Mestre Hélio Sassen Paz. E olha que escrever com esse equilíbrio, depois das duas desclassificações, exige muita capacidade de abstração intelectual e disciplina de raciocínio.
Não morro de amores pela qualidade nem pela simpatia de CELSO ROTH. Uma verdade é preciso ser dita, por questão de justiça: seu currículo não é brilhante e nem tampouco vergonhoso. Com o passar do tempo, o profissional certamente aprendeu muitas lições ao longo de quase sete anos e meio de trabalho fora da dupla Grenal e já passou por todos os grandes centros futebolísticos brasileiros: Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
Como atenuantes às duas derrotas que ocorreram justamente no momento em que não poderiam ocorrer de jeito nenhum em função das duas eliminações em apenas 76 horas, embora já tivesse trabalhado com uma pequena fração do plantel em clubes anteriores, até onde sei, ROTH não indicou NENHUM jogador do grupo montado para 2008.
Em 50 dias de trabalho até o momento, apresentou um aproveitamento de quase 80% contra adversários muito fracos em um campeonato desnecessário.
Por causa de uma abstração chamada “tradição”, GRÊMIO, JUVENTUDE, CAXIAS e o tradicional adversário perdem tempo, forçam seus jogadores a viagens desconfortáveis de ônibus, correm o risco de lesões graves por causa de gramados ruins e de ALGUNS adversários violentos, pouco inteligentes e invejosos. A CARAVANA DA MISÉRIA atravanca a vida de clubes que possuem ambições (e, conseqüentemente, obrigações) maiores, prejudicando muito a sua preparação para a LIBERTADORES ou COPA DO BRASIL e BRASILEIRÃO. Apesar do risco ser iminente para todo e qualquer atleta que entra na chuva, não foi por uma infeliz coincidência que o GRÊMIO perdeu nada mais nada menos do que SETE jogadores que vinham sendo titulares e mais uma série de reservas imediatos.
ROTH, conhecido por uma regularidade que desconhecia vexames homéricos mas também conquistas inesquecíveis e relevantes, inventou novamente. Desta vez, mais por falta de opções minimamente razoáveis, ao contrário do que já o fizera na desclassificação do GRÊMIO para o SÃO CAETANO na COPA JOÃO HAVELANGE em 2000 ou mesmo com um time inferior porém organizado e aguerrido nas quartas-de-final do BRASILEIRÃO de 1998 contra o CORINTHIANS.
Bem dizendo, ROTH só venceu uma seqüência de mata-matas interessante quando levou o TRICOLOR DOS PAMPAS à conquista da inexperessiva COPA SUL diante do PARANÁ CLUBE em 1999. Além do também inexpressivo GAUCHÃO de 1997 pelo tradicional adversário, sua lista de títulos oficiais termina aí.
Erros isolados pesam quase que exclusivamente contra o treinador. Erros com atenuantes respeitáveis como a sua surpreendente contratação em meio ao trabalho de outro técnico (VAGNER MANCINI) cuja verdadeira capacidade neste contexto recente jamais iremos conhecer; a necessidade imediata de ter que manejar um grupo que não foi montado por ele e, finalmente, uma série de lesões que desmontou completamente o plantel fazem com que - por incrível que pareça - o técnico ainda mereça uma última chance.
Não é nenhuma insensatez nem tampouco um ato de compaixão ou de excesso de respeito ao profissional caso o presidente ODONE decida por isso. Tenho uma lista de vários técnicos que poderiam assumir no lugar de ROTH que considero mais promissores ou, simplesmente, melhores do que ele.
Então, porque não duvido dessa hipótese e não me poosiciono contra ela?!
Porque ele não pegou uma batata quente: pegou lava vulcânica com luvas de amianto furadas. Vejamos:
a) ROTH chegou a um GRÊMIO cuja necessidade imediata de reforçar o grupo com algumas indicações suas nunca foi satisfeita;
b) Somente agora ele terá a possibilidade de afirmar seu estilo de jogo com um mês inteiro para curar a maioria dos jogadores entregues ao departamento médico e também para treinamentos técnicos, táticos e uma nova bateria de recondicionamento físico para a parte mais importante da temporada (de maio a dezembro) sem precisar interromper esse importante trabalho por causa de viagens constantes.
Um ouvinte da RÁDIO GAÚCHA após a derrota para o ATLÉTICO-GO sugeriu o nome de PAULO PORTO. Alguns falam em GUILHERME MACUGLIA. Eu sempre pensei em TITE, que é o único técnico conhecido nacionalmente que está dando sopa e conhece a cultura do GRÊMIO, mas seu currículo ficou muito manchado pelo caso das “ovelhinhas” e também pelo rebaixamento do ATLÉTICO-MG, além de não ter dado certo no PALMEIRAS. Contudo, os dois primeiros ainda são incógnitas em nível nacional e o GRÊMIO está muito fragilizado para apostas. FELIPÃO, RENÊ SIMÕES e PARREIRA preferem seleções estrangeiras e ZICO prefere firmar-se no mercado europeu de clubes. LUXA, AUTUORI, ABEL BRAGA, MURICY RAMALHO, LEÃO e MANO MENEZES são caríssimos e estão todos empregados em clubes com perspectiva de resultados amplamente superiores àqueles que a capacidade de investimento atual do TRICOLOR pode almejar. RENATO PORTALUPPI e ADILSON BATISTA estão em alta e muito bem empregados. ANTÔNIO LOPES e MÁRIO SÉRGIO já deram o que tinham que dar. DORIVAL JÚNIOR, PAULO BONAMIGO, GENINHO, ZETTI, NEY FRANCO e CAIO JÚNIOR poderiam ser alternativas financeiramente viáveis, mas estão empregados e desenvolvem trabalhos amparados por PROJETOS DE GESTÃO organizados. JOEL SANTANA e JAIR PICERNI são muito fracos.
Da última vez que o GRÊMIO trocou de técnico várias vezes em um ano, caiu para a Série B em 2004.
Por tudo o que disse acima, mesmo sem brilhantismo, por incrível que pareça, defendo a permanência de CELSO ROTH no comando técnico TRICOLOR.
PELAIPE está cansado, estressado, pressionado e erra muito?! Então, que saia o dirigente.

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Texto de Hélio Sassen Paz: leia

Veio comentário. Convertemos em editorial.
Hélio, esperamos não estar abusando, mas texto desta riqueza de idéias não pode ficar escondido. Assim também com o outro comentário.

Agradeço muito pela lembrança. De minha parte, o que realmente importa é poder ter um contato maior com informações sobre o nosso GRÊMIO, para que evite falácias e adote uma postura sempre crítica.
O que mais me preocupa é o uso do GRÊMIO para fins políticos-partidários e a repartição dos serviços necessários ao bom andamento do clube nas mãos de "amigos" que nem sempre oferecem a melhor qualidade e/ou o melhor preço.
Não tenho subsídios para denunciar essas coisas nem para acusar ninguém, mas deslizes de gestão como a falta de transparência no projeto da Arena, a briga do presidente Odone com o ex-vice Carlos Josias e uma série de medidas que desgastam o clube e tornam o cenário do futebol incerto por parte do diretor de futebol Paulo Pelaipe serão sempre comentados com responsabilidade.
Sou pesquisador em Comunicação e meu objeto é exatamente o alcance e a conversação das redes sociais que se formam a partir dos blogs.
No mundo inteiro, a blogosfera representa um fenômeno que tem incomodado a muita gente. Tanto é que o Estado de São Paulo e vários pitblogueiros da Veja e da Folha estão começando a vociferar contra os blogs independentes, que possuem uma agilidade muito maior do que a dos veículos da mídia corporativa para estar presente a vários eventos.
Além disso, não dependemos da pauta deles: fazemos a nossa própria escolha de temas. Assim, muitas vezes contestamos tanto a palavra oficial de empresas, partidos, clubes, sindicatos, associações e entidades de classe como também possuímos a capacidade de denunciar eventuais mentiras, omissões, supervalorizações ou minimizações de fatos realmente importantes com olhos diferentes dos olhos das corporações midiáticas.
Não podemos dizer que somos jornalistas, publicitários, professores ou políticos: mas fazemos de tudo isso um pouco, de maneira informal, independente e descentralizada.
Nem mesmo o Grêmio enxerga isso, pois deveria ter uma assessoria de imprensa mais antenada para as novas tecnologias da comunicação e da informação. Um site tão formal com comércio eletrônico, uns endereços de e-mail para contato com alguns departamentos do clube e a TV Grêmio pela web são iniciativas muito pequenas.
A ouvidoria e as últimas notícias deveriam ser publicadas sob o formato de um blog, com ordem cronológica reversa (novos textos em primeiro lugar), espaço para comentários e respostas rápidas para os associados, sem censura.
Os bons blogs não são meros sites de informação ou diários de memórias pessoais: são espaços de conversação, nos quais nem o seu dono e nem a sua audiência são passivos, onde a interação define a pauta e possíveis atitudes a serem tomadas em grupo presencialmente.
Porei um link para vocês imediatamente!
Um abração,
Hélio