Mostrando postagens com marcador profissionalização. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador profissionalização. Mostrar todas as postagens

terça-feira, março 31, 2009

Dicas do Pires

Dicas de leitura com preciosas informações sobre profissionalização em Clubes "benchmarking":

- Qual a sua opinião sobre a profissionalização de cargos e funções no Grêmio? Ainda existem espaços para os gremistas “abnegados”?

A profissionalização é indispensável no futebol moderno, desde que bem acompanhada por aqueles que fazem parte da vida do clube, “os abnegados”, aqueles que conhecem o clube, que possuem um passado de trabalho e dedicação, que possuem razoável tempo para poder se dedicar ao mesmo e, sobretudo, que conheçam a história do Grêmio e, que sabem porque ele chegou, onde chegou, e como se faz futebol sem politicagem.

O São Paulo, um clube referencial, possui uma diretoria eleita com 24 conselheiros ou sócios.

Possui uma comissão de marketing formada por sócios das mais diversos matizes, para aconselhar e dar novas idéias a diretoria eleita.

O Barcelona, um dos maiores clubes do mundo, além de uma diretoria eleita de 15 conselheiros ou sócios, possui diversas comissões de Conselheiros (dirigentes), para assessorar a Diretoria nas mais diversas áreas, tais como:

Comissão Social composta de 33 conselheiros ou sócios.

Comissão do Futebol de Base com 28 conselheiros ou sócios.

Comissão econômica de 05 conselheiros ou sócios e

Conselho assessor da Junta Diretiva formado por 12 conselheiros ou sócios, além de outras comissões menores.

Se os exemplos acima fazem destes dois clubes, referência para a excelência na administração do futebol, porque no Grêmio, temos que abrir mão, dos abnegados.

- Como o senhor encara as críticas e as manifestações eivadas de ranço quando da nomeação de gremistas para ocupar espaços no clube?

Da total falta de conhecimento da história vencedora do clube, bem como dos Benchmarking citados acima.Estarão certos eles ou nós?

Se o Grêmio em seus quadros (sócios e conselheiros) possui pessoas de elevada capacidade intelectual e profissional que, poderiam colaborar gratuitamente em todas as áreas administrativas da instituição e não as souber usar, além de estar cometendo um desatino, uma improbidade administrativa (sim, o clube é um ente público), estará jogando dinheiro pela janela.


trecho da entrevista de Paulo Deitos publicada em www.sempreimortal.wordpress.com

Uma grande contribuição para minimizar um certo mito decorrente da ignorância.



terça-feira, janeiro 20, 2009

Profissionalização, falso dilema e outras questões

Palavra de Gremista # VIII

19/01/2009

Esta edição do Palavra de Gremista apresenta ADALBERTO PREIS, conselheiro do Grêmio, integrante do Conselho Consultivo e membro do Movimento Grêmio Sempre. Preis é um dos, se não o maior, defensor do Planejamento Estratégico como instrumento de gestão que deve ser plenamente aplicado no Grêmio, independentemente dos gestores.

Com vocês, a Palavra de Gremista de Adalberto Preis.

foto_45073

- Gremista desde quando?

Gremista desde a adolescência. Desde quando, ainda, no ginásio, estudava em São Paulo. Por ouvir dizer, por acompanhar jogadores gremistas em seleções gaúchas. Algo meio inexplicável racionalmente.


- Quais cargos já ocupou no Clube e em que períodos?

Membro permanente do Conselho Deliberativo e integro o Conselho Consultivo.

- Conselheiro desde 1975

- Diretor do Departamento Jurídico (1975);

- Secretário Geral (1975);

- Vice-Presidente de Administração (1982);

- Vice-Presidente para Assuntos Extraordinários (1983);

- Vice-Presidente de Futebol (1985/1986/1998);

- Conselheiro Fiscal(1996/1998).

- Vice-Presidente de Planejamento (2003 e até out/2004 / Planejamento Estratégico);

- Vice-Presidente do Conselho Deliberativo (out/2004/2007);

Entre os títulos conquistados pelo Grêmio enquanto ocupava cargos de Diretoria, destacam-se :

- Libertadores da América e o Mundial Interclubes (1983);

- Campeonato e o Bicampeonato Gaúcho (1985/1986);

- Torneio de Rotterdam (1985, Bayern de Munique);

- Torneio Palma de Mallorca (1985, Barcelona); e

- Copa Philips (1986, Borussia).

- Presidente Interino em várias oportunidades.

- Qual a sua opinião sobre a profissionalização de cargos e funções no Grêmio?

A simples “profissionalização de cargos e funções” é falso dilema por ter um alcance muito pequeno. A “profissionalização de cargos e funções” é necessária, mas não suficiente.

Desde o ano de 2000, venho defendendo a administração estratégica e a gestão pela qualidade. Implica a utilização de Planejamento Estratégico e de todas as ferramentas modernas de gestão.

Em 2003, aceitei a Vice-Presidência de Planejamento, com o único propósito de iniciar a modernização da gestão do clube. Com esse objetivo, foi iniciado, em março de 2003, um Planejamento Estratégico com metodologia rigorosamente profissional. Trabalho coordenado pela Vice-Presidência e realizado por quase duas centenas de gremistas, finalmente aprovado pelo Conselho Deliberativo em setembro de 2004.

Também com esse objetivo, foi incluída, no Estatuto do Grêmio e no Regulamento Geral, a obrigatoriedade do Planejamento Estratégico, aprovação pelo Conselho, e das revisões periódicas e foram criadas uma gerência de planejamento (área executiva) e uma Comissão do Conselho de Acompanhamento do Planejamento Estratégico (Governança Corporativa). Nesse contexto, a profissionalização de cargos e funções (que já existe há muito tempo) tem de estar em sintonia, sempre, com o aperfeiçoamento da gestão estratégica. Mesmo com a imprecisão de toda simplificação, poder-se-ía dizer que a operação do clube deve estar prioritariamente com empregados remunerados e especializados onde isso for requisito. Para a elaboração das grandes definições estratégicas, é indispensável, a participação do talento voluntário a serviço do Clube.

Nada impede que um trabalho rigorosamente profissional seja realizado por talentos voluntários. Assim como, o simples fato de alguém ser remunerado não assegura trabalho de qualidade profissional. A essência da profissionalização está em utilizar metodologias profissionais para a obtenção de eficácia e de resultados otimizados.


- Hoje o Grêmio, politicamente, está dividido em grupos/movimentos. Qual a sua opinião sobre a existência desses grupos/movimentos?

Como quase tudo, tem um lado positivo e um aspecto negativo. O positivo é a organização da vida política do Clube, com o permanente debate das grandes questões, e o acesso das novas gerações à vida política. O negativo, até se alcançar o amadurecimento, é uma excessiva radicalização contrária aos valores consagrados do Grêmio. Na balança, no meu entendimento, os aspectos positivos são maiores do que os negativos.


- Muito se tem falado sobre a falta de transparência do projeto Arena desde a sua concepção até a sua aprovação junto ao Conselho Deliberativo. Qual a sua opinião sobre isso?

A meu juízo, o problema não esteve na “falta de transparência” e, sim, em determinado momento, na resistência à adoção de metodologias profissionais e, no final, no atropelo decorrente de fatos provavelmente alheios à vontade de todos, mas que, objetivamente, levou à impossibilidade de negociação integral e serena das sugestões das Comissões do Conselho Deliberativo.


- Iniciamos uma campanha pública pela redução dos índices da cláusula de barreira nas eleições tricolores. Qual a sua opinião sobre isso.

Sou a favor. Aliás, informação para os novos: tenho comigo – recebido do Ex-Presidente Renato Souza, poucos dias antes do falecimento dele -, a gravação de programa de TV no qual o Dr. Renato, o Conselheiro Antônio Carlos Azambuja e eu defendemos a proporcionalidade das eleições para o Conselho Deliberativo. Até já passei de fita VHS para DVD. Se a memória não me trai, a cláusula de barreira era de 15%. A emenda estatutária apresentada ao Conselho Deliberativo era visionária, mas, viu-se, ainda prematura. Ficou a semente.


- Qual o jogo do Grêmio que mais lhe marcou?

Tóquio: Grêmio 2 x Hamburgo 1. Grêmio Campeão do Mundo.


- Qual o melhor time do Grêmio que já viu jogar?

O time treinado pelo Luiz Felipe Scolari quando no auge.


- Qual seria o time do Grêmio de todos os tempos?

Mazaropi, Nelinho, Airton, De Leon , Everaldo, Dinho, Ronaldinho, Gessi, Renato, Juarez e Valdo

Não assisti ao lendário Lara jogar, daí a opção por Mazaropi deve-se a ter sido campeão da Libertadores e do Mundo, a opção por De Leon segue o mesmo critério e por Everaldo por ser até estrela na bandeira do Grêmio. Na meia-cancha, acomodei.


- Defina o Grêmio em uma palavra.

Paixão.


- Alguma manifestação final?

Tenho o desejo e a esperança de que, de uma vez por todas, o Grêmio implemente definitiva e concretamente a Gestão Estratégica que possibilitará crescimento auto-sustentável e a conquista, cada vez maior, de vitórias e títulos.



Antonio Carlos de Azambuja Disse:

FOI COM AGRADÁVEL SURPRESA QUE FIQUEI, HOJE, SABENDO QUE POSSUIS ESTE DOCUMENTO ( DVD). TANTAS VEZES VI, NO PLENÁRIO DO CONSELHO E NA MÍDIA, HEROIS TRICOLORES JACTAREM-SE DE SEREM OS PATRONOS DA REPRESENTAÇÃO PROPORCIONAL. NO GRÊMIO SÓ QUEM VIVEU AQUELES INESQUECÍVEIS DIAS DO OUTONO-INVERNO DE 1989, NA VELHA E SAUDOSA “CABANA DOS SANTOS” PODE TESTEMUNHAR A LUTA EM QUE NOS ENVOLVEMOS NESSE SENTIDO. TODOS OS QUE FREQUENTARAM AQUELAS REUNIÕES PREPARATÓRIAS PARA A CAMPANHA DAS ELEIÇÕES DO CONSELHO DAQUELE ANO, LIDERANÇA DOS INSÍGNES HÉLIO DOURADO, IRANY SANTANA E, SOBRETUDO, MESTRE RENATO SOUZA. TENHO NA MEMÓRIA DAQUELAS NOITES , TALVEZ, OS MEUS MELHORES MOMENTOS POLÍTICOS VIVIDOS NO CLUBE, DE MUITA DIALÉTICA, COM EPISÓDIOS INSÓLITOS, TEMAS INSTIGANTES, E SOBRETUDO, COISA QUE NÃO VI MAIS DEPOIS NOS EVENTOS ELEITORAIS QUE SE SUDERAM NESSES QUASE VINTE ANOS. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. FUNDO, SUBSTÂNCIA CULTURAL, SERIDADE, ENFIM. JUSTAMENTE A TENTATIVA - TRESLOUCADA E VISIONÁRIA PARA A ÉPOCA - DE INCRUSTRARMOS NOS ESTATUTOS A REPRESENTAÇAO PROPORCIONAL. ERA NOSSA BANDEIRA, NOSSO TEMA DE FUNDO. A 25 DE JULHO DE 1989 CONSEGUÍAMOS, FINALMENTE, LEVAR AO CONSELHO O PROJETO, SUCUMBENTE PELAS RAZÕES QUE TODOS CONHECEMOS ( FALTA DE QUORUM DE VOTAÇÃO, EMBORA HOUVESSE O DE INSTALAÇÃO). DE QUALQUER FORMA, PREZADO AMIGO, ME CONGRATULO POR TERES GUARDADO ESSA RELÍQUIA, QUE MERECE SER ENTREGUE À EMA, NO MEMORIAL DO GRÊMIO, COMO UM DOCUMENTO DE INESTIMÁVEL VALOR PARA SUA HISTÓRIA INSTITUCIONAL, MENOS POR TERMOS NÓS PARTICIPADO DELA MAS PORQUE TRATOU-SE DA PRIMEIRA TENTATIVA DE CONQUISTA, PELOS ASSOCIADOS, DE EFETIVOS DIREITOS POLÍTICOS NO CLUBE.

PARABENS, PREISS.

CACAIO aZAMBUJA

reproduzido do blog www.sempreimortal.wordpress.com