Mostrando postagens com marcador Comissão de Patrimônio. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Comissão de Patrimônio. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, novembro 12, 2009

Reunião com a Comissão de Patrimônio

GE e Comissão de Patrimônio mostram otimismo

12.11.2009

Projeto Arena está muito bem encaminhado

Na última terça-feira, foi realizada uma reunião entre a Grêmio Empreendimentos e a Comissão de Patrimônio do Grêmio. A pauta, como não poderia deixar de ser, foi a Arena.

O presidente da Grêmio Empreendimentos, Adalberto Preis, analisou essa reunião. "Avalio de forma muito positiva esse encontro, os integrantes da Comissão de Patrimônio são conhecedores da área, compreenderam bem as informações e deram sugestões positivas".

Sobre o processo, Preis afirma que está bem encaminhado. "O processo está muito bem encaminhado. Já foram feitos o EVU(Estudo de Viablidade Urbanística), EIA (Estudo de Impacto Ambiental) e o RIMA (Relatório de Impacto ao Meio Ambiente. O projeto está no caminho certo".

O presidente da Comissão de Patrimônio, Felipe Hermann, avalia como positivo o encontro. "Foi muito boa a reunião, bem interessante. Ficamos a par do que está sendo feito, os tapumes já foram colocados. Agora estamos no aguardo da liberação das licenças ambientais, tramite que está em andamento junto à secretaria do meio ambiente".

Os integrantes da comissão concordam com Hermann. "Foi um encontro esclarecedor em relação ao processo como um todo, em relação às datas dos financiamentos, das garantias. Foi elucidativo.", afirmou Ricardo Scavuzzo.

Sergei Inácio elogiou a reunião. "Foi uma reunião muio boa, extremamente clara e objetiva. O processo da Arena está muito bem encaminhado.".

"Foi uma troca de informações, o Adalberto Preis nos passou os últimos acontecimentos em relação à Arena. Fiquei satisfeito com as informações e saio esperançoso de que os prazos estabelecidos serão cumpridos", analisou Sérgio Pegoraro.

Paulo Ferrer avaliou o encontro. "Nessa reunião, deu para perceber que a Grêmio Empreendimentos, através do Adalberto Preis, levou em consideração o parecer da Comissão de Patrimônio, procurando eliminar as principais preocupações. Isso é positivo".

"A Grêmio Empreendimentos está sendo muito bem conduzida pelo presidente Adalberto Preis e tenho a forte e firme convicção de que, com a Arena pronta, o Grêmio será um novo Grêmio, cada vez maior e mais vitorioso", diz Newton Quites.

O assessor da presidência, Evandro Krebs, corrobora com os demais e avalia o encontro. "Extremamente positivo, demonsta que aqueles pontos que foram chamados a atenção no parecer da Comissão de Patrimônio, estão sendo contemplados, apreciados. O processo está sendo muito bem conduzido e a expectativa é que a Arena seja viabilizada, seguindo os interesses do Grêmio."

www.gremio.net

sábado, outubro 31, 2009

Contextualização do parecer da Comissão de Patrimônio

Em publicação de hoje, o site www.gremiosempre.com.br aborda a repercussão, pela coluna de Hiltor Mombach, da publicação do parecer da Comissão de Patrimônio do Conselho Deliberativo do Grêmio.
São abordados a (des)contextualização, as alterações ocorridas, atendimento a objeções e dada a sugestão da publicação dos pareceres de todas as Comissões do Conselho Deliberativo:

Leia a matéria na íntegra:
31.10.09

Contextualização. Objeção atendida

A coluna do jornalista Hiltor Mombach repercute, hoje, a publicação do parecer da Comissão de Patrimônio, do Conselho Deliberativo do Grêmio, sobre o projeto arena e sobre a respectiva minuta de contrato. A publicação foi feita no blog www.sempreimortal.wordpress.com. Em nenhuma das duas publicações é esclarecido que o parecer é de cerca do 01 (um) ano atrás.



Diz a coluna de Hiltor Mombach:



"Retiro trecho:



''A dimensão da área da Azenha é de 8,8 ha e da área de Humaitá que será propriedade do Grêmio de 4,9 ha, correspondente à projeção horizontal da Arena. A área total de Humaitá que está sendo adquirida pela OAS é de 32 ha, ficando, portanto, como propriedade da referida empresa, 27,1 ha no entorno do novo estádio. Chama a atenção o fato de a área a ser recebida ser muito menor do que a atual do Grêmio. Cumpre ressaltar que não está claro, nas informações recebidas do CA, se está incluída, como o ele não é propriedade do Grêmio, o clube teria de fato uma fração ideal de tal área, em condomínio com a OAS. Na Azenha, o clube possui um espaço sem edificações de 5,3 ha, embora nunca o tenha tornado adequadamente rentável. Chama a atenção o fato de que o Grêmio não terá participação nenhuma no entorno da Arena. Tampouco terá participação no que será construído na Azenha. Essa comissão entende que o clube deverá receber posses no entorno da Arena, as quais poderão, no futuro, propiciar expansão e/ou rendas, se geridas corretamente, de forma profissional...''


Quem lê, fica com a impressão de que o negócio da Arena pode dar para trás, embora Adalberto Preis, presidente da Grêmio Empreendimentos, tenha garantido ser irreversível.

A resposta ao questionamento foi publicada pelo próprio colunista Hiltor, na edição do Correio do Povo do domingo dia 14 de junho de 2009. Se você quiser ler só esse tópico ou se quiser ler toda a entrevista, basta clicar sobre a linha abaixo e seguir os passos:


Para facilitar, transcrevemos especificamente a pergunta formulada sobre esse tema do tamanho do terreno. Diz a pergunta do Correio do Povo e a seguir a resposta de Adalberto Preis:


Por que o parecer da comissão patrimonial do Conselho Deliberativo não foi levada em consideração já que esta comissão foi contrária ao projeto?


A informação é equivocada, pois o parecer da mencionada comissão deixa bem claro que não era contra a construção da arena. Declarou, inclusive, entender que essa construção seria um passo positivo gigantesco do Grêmio. Porém, estabeleceu algumas objeções. A principal delas era a questão da área do terreno que, segundo a comissão, seria de somente 4,9 hectares no Humaitá, bem menor do que no estádio Olímpico (8,5 hectares). Essa ressalva acaba de ser superada com a realização de novo lay-out para todo o empreendimento. Com o desmembramento da área em vários lotes a ser oportunamente realizado, o terreno da arena no Humaitá passa a ser um lote individualizado com uma área de 8,9 hectares, um pouco maior, inclusive, do que a área do estádio Olímpico.


As questões foram abordadas na entrevista antes mencionada a qual pode ser acessada nos seguintes endereços eletrônicos:





A publicação desse parecer tem o aspecto positivo de demonstrar a seriedade com a qual o Conselho Deliberativo do Grêmio trata das questões de interesse do Clube. Ao contrário de algumas campanhas difamatórias. Também de demonstrar carências quanto a providências a adotar, então, como p. ex., as avaliações e as especificações asseguradoras de qualidade.


Assim como esse, há pareceres de mais seis (6) Comissões Permanentes do Conselho Deliberativo e uma (01) Comissão Especial, todos profundos, detalhados, analisando o negócio e a minuta do contrato segundo as respectivas especialidades.e oferecendo sugestões de aperfeiçoamento. Nenhum com a veleidade de ser a palavra absoluta e definitiva.


Anteriormente, já ocorrera, em requerimento originado aqui no Grêmio Sempre, a recomendação/reivindicação de contratação de Consultoria Técnica que, efetivada na Consultoria FGV, "deixou o projeto de pé" nas palavras do ex-Presidente Paulo Odone.


Há, porém, com todo o respeito, um aspecto profundamente negativo que é a DESCONTEXTUALIZAÇÃO.


Com efeito, a publicação de um parecer - nas circunstâncias em que ocorreu - de um ano atrás, sem nenhuma ressalva ou esclarecimento, em outro cenário, num processo dinâmico (vide primeira parte desta nota e avaliações em andamento), com alterações e avanços significativos, provoca preocupações, tensões, ansiedades, inseguranças e perda de tempo completamente desnecessários e prejudiciais ao Clube.


Dependesse exclusivamente de nós, seriam publicados todos os pareceres, porém, com a devida contextualização.

Conhecendo o procedimento do colunista Hiltor Mombach, atento, sempre, em ouvir todas as partes e a fazer todos os esclarecimentos, temos a justa expectativa de que, também no presente caso, seja observada essa tradição. Ainda mais que o esclarecimento específico já estava perene e previamente registrado nas páginas do Correio do Povo.

http://www.gremiosempre.com.br/?id=396