Mostrando postagens com marcador Minwer. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Minwer. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, março 12, 2010

Respostas sobre a Arena – Final


Chegamos à última etapa da entrevista sobre o projeto Arena com o presidente da Grêmio Empreendimentos, Adalberto Preis. Lógico que as perguntas não se esgotam aqui, mas acredito que o material ficou bem interessante e completo. Esse tópico responde perguntas feitas nos comentários do post Respostas Sobre a Arena – Parte 5. Se alguma questão feita naquele tópico não aparece aqui, é porque a resposta já havia sido dada em outra parte do extenso material.

Na terça-feira, mais um passo foi dado: o mastro que será colocado no terreno da futura casa Tricolor começou a ser instalado. Fotos e informações aqui, aqui e aqui.

———-

1- Tenho uma dúvida de caráter jurídico: vamos supor que, devido algum desajustado mental, a Arena seja interditada por alguns jogos, com perda de mando de campo, haverá algum ressarcimento por parte da instituição Grêmio à empresa gestora? De que forma esses contratempos dessa natureza foram acertados em contrato?

Está tudo regrado no contrato. A Superficiária será responsável pela segurança das pessoas que comparecerem à Arena e deverá zelar por manter o campo livre e desimpedido de invasões, objetos e quaisquer outros elementos e fatos que possam prejudicar a corrência da partida, ou ser utilizados como motivo para a punição de perda de mando de campo.

Nos casos em que os jogos não possam ser realizados na Arena em decorrência de punição aplicada ao Grêmio por culpa da Superficiária, deverá a Superficiária reembolsar o Grêmio pelo valor correspondente ao total do custo suportado por este para realizar a partida em outro local, independentemente das receitas que ao Grêmio auferir na realização de tal jogo, receitas estas que em tal caso pertencerão exclusivamente ao Grêmio.

Nos casos em que os jogos não possam ser realizados na Arena em decorrência de punição aplicada ao Grêmio por sua culpa, como conseqüência de atos praticados diretamente pelo Grêmio ou seus prepostos, deverá o Grêmio reembolsar à Superficiária, por partida que deixe de ser realizada, o valor correspondente a 60% (sessenta por cento) da receita bruta média de bilheteria apurada nos 5 (cinco) jogos do mesmo campeonato realizados na Arena, imediatamente anteriores ao da punição.


2- Se todo o treinamento for dirigido para o CT de Eldorado do Sul e os jogos do time profissional ocorrerem na Arena, corremos o risco de os atletas de base só poderem pisar o gramado quando forem profissionais?

O Grêmio terá o direito de utilizar a Arena em todos os jogos de futebol em que tenha o mando de campo, sejam eles em competições regionais, estaduais, nacionais ou internacionais, e mesmo em jogos amistosos, quando realizados na Região Metropolitana de Porto Alegre. Poderá também treinar segundo cronograma a ser estabelecido no Plano Anual. Pelo menos em duas hipóteses os atletas da base poderão “pisar o gramado”: em treinamentos contra os profissionais e em jogos preliminares. Não há nenhuma proibição de que, o cronograma de utilização da Arena preveja, também, jogos da base.

3- O Custo da Arena em R$350 milhões não está alto, já que o entorno não nos pertencerá?

Todos os estudos indicam ser valor compatível e adequado para a construção de uma Arena nos moldes e com a qualidade pretendida.
4- As vagas de estacionamento as 2000 e poucas que estão dentro da arena o Grêmio terá lucro sobre elas?

Haverá 314 vagas de uso exclusivo e permanente do Grêmio. As demais serão locadas para os jogos e demais atividades da Arena multiuso. Comporão receita da Superficiária que pagará ao Grêmio um preço fixo e um valor variável conforme já explicado. Sendo assim, a resposta é positiva. Com a assunção da gestão pelo Grêmio, após a extinção do direito de superfície, a receita total será do Grêmio.

5- Recentemente, o governo (federal?) anunciou incentivos fiscais para a construção e reforma de estádios nas cidades-sede da copa do mundo 2014. O contrato com a OAS é anterior a este fato. Pergunto: Se realmente ficar mais barato para a OAS erguer a Arena, não deverá a empresa dividir este benefício com o Grêmio?

O Convênio ICMS CONFAZ nº 108, de 26/09/08 autoriza os Estados a concederem isenção de ICMS às operações de mercadorias e bens destinados à construção, ampliação, reforma ou modernização de estádios a serem utilizados na Copa do Mundo de 2014.

Nessa linha, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul editou decreto de isenção.

No entanto, a efetividade dessas autorizações dependia de outras concessões por parte do Governo Federal.

O que se espera de nova reunião do CONFAZ prevista para o final deste mês de Março é a autorização aos Estados para concederem a isenção independente da mesma providência pelo Governo Federal.

A expectativa de inclusão da Arena do Grêmio baseia-se na redação genérica “estádios a serem utilizados na Copa do Mundo de 2014”, particularmente, como estádio de apoio. O usufruto do benefício ainda não foi negociado.

6- Quando vão começar a vender as acomodações da Arena (Cadeiras e Camarotes)? Se existe já um cronograma para isso, seria legal divulgar, acho que isso deve começar a ocorrer ainda na fase de construção, quanto antes melhor para todos.

Já há pesquisas de mercado sendo realizadas para a colocação de Cadeiras Gold e de Camarotes. Uma empresa especializada está cuidando disso. Sem data definida para o início da oferta ao público. Com certeza acontecerá antes da conclusão da obra.

http://colunas.globoesporte.com/minwer/2010/03/10/respostas-sobre-a-arena-%e2%80%93-final/

domingo, janeiro 10, 2010

A Arena "em última análise"- parte IV


Respostas Sobre Arena – Parte 4



Chegamos à 4ª parte da entrevista, talvez a mais extensa de todas por abordar a tão discutida questão dos sócios além de apresentar alguns números do Olímpico e da Arena.

Tivemos um acréscimo de dados nessa parte, uma vez que o Preis disponibilizou algumas imagens (print screen) de arquivos como o estudo da FGV e até trechos de documentos oficiais.

Como na 2ª parte da entrevista, algumas perguntas tiveram suas dúvidas esclarecidas em uma mesma resposta.

———-

COMPARAÇÃO OLÍMPICO X ARENA


1- Qual é a média de público/ arrecadação por ano apenas nos jogos do Grêmio hoje e quanto é previsto para a Arena?

Tabela enviada pelo Preis Tabela enviada pelo Preis

Público médio por jogo:

Libertadores 2007: 39.555 – projetado para a Arena: 43.338

Campeonatos Brasileiros de 2005 a 2008: 24.144 – projetado para Arena 32.503

Campeonato Gaúcho: 12.946 – projetado para a Arena: 15.535

Copa do Brasil: 2005, 2006, 2008: 16.540 – projetado para a Arena 20.713

2- Quanto o Grêmio ganha com seu estádio atualmente e quanto é a previsão de faturamento com a nova Arena?

Para ter um dado confiável relativo ao ano recém encerrado, solicitei ao setor competente da administração do Grêmio. Informarei assim que os dados me forem repassados.

Quanto à previsão de faturamento com a Arena: O Grêmio receberá preço fixo anual, pago independente da performance da arena (R$ 7 milhões durante o período de pagamento da dívida do financiamento e R$14 milhões após esse período) e parte dopreço variável (participação de 100% do Lucro Líquido Ajustado da SPE Superficiária durante o período de pagamento da dívida e 65% do LLA após este período). O preço fixo será pago em parcelas mensais e o preço variável semestralmente. O valor do preço fixo será reajustado segundo critérios estabelecidos no contrato. Trata-se de valores contratados, como dito, o  preço fixo será recebido independente do resultado.

As simulações projetadas indicam um significativo aumento do fluxo de receitas para o Grêmio, média anual de R$ 32 milhões de reais líquidos.

O Patrimônio a ser recebido pelo Grêmio está estimado em cerca de R$ 300 milhões (valor de 2008).

3- Com o novo estádio, aumentaria também o valor dos patrocínios?

Sim. É prevista receita com a comercialização de naming rightspouring rights (comidas e bebidas) e patrocínios por setor de bancadas através de contratos de longo prazo para garantir a estabilidade do fluxo de caixa.

As projeções foram realizadas para todo o período da parceria (modelo de negócio) e tiveram como base estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas cujos itens seguem abaixo:


Índice do estudo feito pela FGV Índice do estudo feito pela FGV

Aproveito a oportunidade para um esclarecimento quanto à questão número 9 do primeiro bloco. Reproduzo a pergunta e a resposta:
9- Quem está encarregado do pagamento do finaciamento (Grêmio ou OAS)?
A contratação do financiamento, prestação de garantias, pagamento do financiamento, ditos simplificadamente, serão feitos pela OAS.

Ao responder “ditos simplificadamente”, ante o dilema da pergunta, quis dizer que o Grêmio não terá nenhuma participação nessas etapas, as quais ficarão a cargo da OAS. Como se prestou a interpretações em relação a outras questões, percebo a necessidade de maior detalhamento.  Na verdade, quem assumiu essas obrigações foi a OAS, mas a realização futura será por intermédio da SPE (Sociedade de Propósito Específico), previsto criar, no contrato, com a posição jurídica de “Superficiária” que será a Gestora da Arena, com a co-gestão do Grêmio. Essa empresa “Superficiária”, será encarregada da construção da Arena, diretamente ou por intermédio da contratação de terceiros, e ela contratará o financiamento, prestará as garantias diretamente e subsidiariamente com garantias corporativas da Construtora OAS Ltda. e fará o pagamento do financiamento. O Grêmio não será devedor do financiamento, não prestará garantias e não sairá do caixa do Clube o pagamento do financiamento. Dita empresa já foi criada e registrada pela OAS. Chama-se “Arena Porto-Alegrense S/A”. Aliás, também, sem o detalhamento atual, a informação sobre quem será responsável pelo pagamento do financiamento consta da resposta 4 do bloco 3.





SÓCIOS
1- Como ficam os sócios remidos no novo estádio?
2- Já existe algum estudo sobre os valores das mensalidades de todas as categorias de sócios? Pra quanto irão?
3- Gostaria de saber como ficarão os sócios proprietários que pagaram pela jóia quando se associaram?
4- Como ficará o sócio patrimonial na Arena, terá a entrada garantida nos jogos ou terá que comprar o ingresso?
5- Futuramente, o Grêmio vai subsidiar o ingresso para esses sócios, repassando o valor à  OAS ou eles perdem o direito?
6- Quais setores/anéis poderão ser acessados pelos sócios?
7- Quanto está previsto que o Grêmio terá que reembolsar a parceria Grêmio-OAS, para compensar os subsídios referentes aos ingressos dos sócios do clube?
8- Cada associado terá uma cadeira numerada, pré-determinada? Se positivo, como ficam os sócios Torcedores?
9- O acompanhante de sócio terá os mesmos privilégios que o associado, exatamente como é hoje, como o acesso pelo mesmo portão, essas coisas?
10- A arena venderá ingressos para não sócios ou a prioridade será dos associados?
11- Existe alguma definição o sobre as cadeiras locadas?

O contrato firmado entre o Grêmio e a Construtora OAS Ltda prevê que
“O Grêmio poderá conceder descontos especiais, conforme as políticas internas de sua associação, para  seus associados ou torcedores, desde que reembolse à Superficiária o valor equivalente ao desconto ofertado sobre o preço acordado na política de preços em vigor. O Plano Anual deverá conter previsão sobre os limites de concessão de tais descontos e sobre a forma de seu reembolso, que deverá se dar mediante compensação com o valor mensal do Preço Fixo a ser pago no mês imediatamente posterior ao da concessão do desconto, exceto para o último mês de vigência da Superfície quando o reembolso deve se dar em espécie, no próprio mês em que concedido o desconto.”
Então, essa matéria constitui “política interna” do Grêmio. Quem vai definir a questão dos descontos (sócio-torcedor) que, atualmente, paga a metade do valor do ingresso e tem preferência na compra em relação a outros torcedores ou acesso sem a compra do ingresso jogo a jogo (sócios que atualmente pagam mensalidade na qual se considera incluído o pagamento do valor do ingresso) será o Grêmio (clube).

Há, também, os associados isentos do pagamento de mensalidade. Pelos levantamentos realizados não parece ser um número significativo.

Parece não haver motivos para alterar essa política em relação aos associados atuais.

O Presidente do Grêmio, Duda Kroeff, já deu várias declarações dizendo que os direitos dos associados serão assegurados:

“Com relação ao sócio, isso vai se ajeitar. A questão está sendo estudada pelo jurídico. Vamos deixar chegar mais perto pra ver. O certo é que o sócio não será prejudicado. O Grêmio só vai crescer com a Arena. O Clube vai tomar medidas administrativas para se adequar. Já estamos fazendo isso com uma visível melhora administrativa. Além de tudo, a grande maioria do conselho votou e aprovou a Arena.” [aqui]


No mesmo sentido, o Vice-Presidente Irany Sant´Anna Júnior:
“Na questão Arena, está se focando muito na situação dos sócios e acesso ao estádio. O Grêmio tem todo o interesse do mundo de preservar os direitos de quem já os tem.O que ocorre é que não podemos pensar em fazer o quadro social crescer com este tipo de vantagem. Já temos mais de 55 mil sócios e a capacidade do Olímpico está esgotada. Se continuarmos crescendo, daqui a pouco teremos um jogo importante com sócios do lado de fora. E aí vão cobrar.” [aqui]


Existe, no momento, um Grupo de Trabalho que está fazendo um levantamento completo de todas as categorias de associado, pois há várias sub-modalidades de sócios patrimoniais, várias sub-modalidades de sócios-contribuintes e nos casos de cadeiras, considerados os prazos, 21 tipos de cadeiras locadas.

A questão aparentemente mais complexa será a operacionalização do ingresso dos associados na Arena. Mas, para isso, há, ainda, prazo bem longo e a previsão na cláusula transcrita de que o Plano Anual de gestão da Arena (que terá de ser aprovado pelo Grêmio) contenha os mecanismos para fazer valer a política de sócios do Grêmio. Nada que a moderna tecnologia não acabe por tornar uma operação trivial após a respectiva organização.

Acredito que os torcedores gremistas em geral podem ficar tranqüilos quanto à política de preços para a Arena., pois “os preços dos ingressos para os setores mais populares da Arena serão iguais aos preços dos setores mais populares do Olímpico por campeonato…” Com conforto e segurança bem maiores.




Preço dos ingressos também já foi estudado Preço dos ingressos também já foi estudad

Em números, por exemplo, no Setor Superior Norte e Sul estão projetados ingressos com Ticket médio de R$36,00 para Libertadores e Copa do Brasil, R$ 32,00 para o Campeonato Brasileiro e R$20,00 para a Copa Sulamericana e o Campeonato Gaúcho.

Os preços mais elevados serão para os Camarotes (em número de 130 com dois preços) e para as Cadeiras Gold (também com dois preços). Nessa modalidade de Cadeiras Gold haverá 2.816 ao preço médio de R$80,00 por jogo (locação incluído o ingresso).

A questão dos associados está definida, no momento, no Estatuto Social (regras gerais) e nos contratos individuais: [aqui]

Para facilitar a leitura do que prescreve o Estatuto sobre os associados, recolhemos o destaque publicado abaixo, bastando clicar [aqui]

Finalmente, sobre essa questão, cumpre dizer que os órgãos do Clube são compostos, necessariamente, de associados:

Os Conselheiros do Grêmio devem contar, no mínimo, com 5 (cinco) anos ininterruptos como associados do Clube. em dia com o pagamento das mensalidades:

Os candidatos aos cargos de Presidente e Vice-Presidente do Conselho Deliberativo e  de Presidente do Grêmio devem contar, no mínimo, com 10 (dez) anos ininterruptos como associados do Clube.

Vale dizer que a questão será decidida pelos próprios  associados, por seus representantes, e não por terceiros.

Não se pode esquecer, também, que existem as leis de mercado. Para ter sucesso é indispensável oferecer ao público um produto que esse público deseja ao preço que está disposto a pagar. Sob pena de não vingar. Além disso, será vital ter grande massa de torcedores para apoiar o time e aproveitar todas as vantagens que o Estádio/Arena trará.

A Arena "em última análise" - Parte III

Respostas sobre a Arena – Parte 3

ter, 05/01/10
por minwer.daqawiya |

PreisP3

Esse trecho é um pouco menor, mas não menos importante porque aborda a questão dos riscos ao negócio. Em breve terei respostas para questão dos sócios, o entorno do estádio e comparações com o Olímpico entre outras.

Ontem, em alguns comentários cheguei a afirmar equivocadamente que somente a OAS pagaria sozinha o financiamento. A resposta à pergunta 4 abaixo faz essa correção. Ficam aqui minhas desculpas.

1- No caso da OAS falir, o Grêmio terá que ajudá-la financeiramente (através da Arena)?

Não. A Construtora OAS Ltda. será controladora da empresa “superficiária” a qual será a gestora da Arena com a co-gestão do Grêmio (participação no Conselho de Administração, direito de veto e unanimidade necessária nas principais questões da Arena).

Eventual falência da OAS não acarreta a falência da Gestora que será uma SPE, Sociedade de Propósito Específico. Tratará só da Arena.

2- Quais as reais garantias de custos de capital interno da empresa construtora em caso de concordata ou desistência do empreendimento em plena execução da mesma? E caso isso ocorra como o Grêmio fica pertinente a dívida pendente?

Haverá seguro de “performance Bond” para garantir a execução da obra. O Grêmio não será devedor do financiamento nem oferecerá garantias para o financiamento. E o mais importante, o Grêmio somente entregará a área do Estádio Olímpico contra o concomitante recebimento da Arena pronta em condições de uso.

3- Caso a OAS não consiga o financiamento que está pleiteando junto às instituições financeiras, motivo pelo qual a obra nunca inicia, pode simplesmente indenizar o Grêmio e desistir do Projeto Arena?

O motivo de as obras não iniciarem não é a falta de financiamento. É a necessidade da aprovação dos projetos e a obtenção das licenças ambientais perante a Administração Municipal. Caso não seja obtido o financiamento nem outra solução – é previsão contratual – poderá haver desistência do negócio sem indenizações. Fica como está. O Grêmio com o Estádio Olímpico. Porém, a OAS já anunciou perante o Conselho Deliberativo do Grêmio que terá o financiamento no prazo previsto.

4- E se a OAS não pagar o financiamento, o estádio não pode ser tomado do tricolor?

Não. O financiamento será pago pela empresa gestora com garantias prestadas pela OAS. Se não pagar o financiamento, o credor executa as garantias. A Arena não estará entre as garantias.

5- Com relação a ação judicial que alguns gremistas estão acionando sob a alegação de prejuízo ao clube. Essa ação pode, por si só, acabar com o projeto Arena?

Não existe nenhuma ação judicial de gremistas. Porém, se houver e se a exploração dos Imóveis da Azenha se impossibilitar, seja atrasada ou de qualquer forma afetada em decorrência de demandas de seus associados ou torcedores; o Grêmio terá de indenizar. Na perda da ação esses associados ou torcedores, obviamente, serão chamados à responsabilidade e terão de indenizar o Grêmio.

6- O que o Grêmio pensa sobre isso, e há possibilidade de punição do clube a esses “sócios” tricolores?

A menor punição seria a exclusão do quadro social. Mas não se resume nisso. Como dito na resposta anterior, cada um é responsável, individualmente, por seus atos e poderá ser chamado a indenizar perdas e danos e lucros cessantes.

A Arena em "última análise" - Parte I

Respostas sobre a Arena – Parte I

dom, 03/01/10
por minwer.daqawiya |

Saudações Tricolores.

Depois alguns dias offline graças à ausência de conexão 3G da Vivo no litoral estou de volta e, conforme prometido, segue a primeira parte da entrevista com o Adalberto Preis sobre a Arena do Grêmio. Nesse primeiro tópico, abordamos o estádio em si e o cronograma das obras.

PreisP1

1 – Por que o Grêmio não fez (ou exigiu que fosse feito) um concurso para selecionar o projeto arquitetônico da arena? Assim poderíamos ter as empresas concorrendo para a realização de um só projeto, ficando mais claro qual seria mais benéfico para o Grêmio.

Breve histórico: O primeiro Plano Estratégico do Grêmio, aprovado pelo Conselho Deliberativo em outubro de 2004, definiu como estratégias “buscar parcerias de empresas especializadas para otimizar a utilização do patrimônio e tornar o estádio e demais áreas do clube multiuso (Centro de Comércio)”.

Em novembro de 2006, o Grêmio contratou com a Amsterdam Arena Advisory (AAA), da Holanda, estudo de pré-viabilidade para a construção de um novo estádio. A análise compreendeu, também, o estudo para a reforma do Estádio Olímpico que foi considerada desaconselhável.

Em 2007, o Clube oficializou uma carta- convite para empresas interessadas em investir na parceria de construção do novo Estádio. As diretrizes básicas do projeto foram as indicadas pelo laudo da AAA. Apresentaram-se alguns investidores.

Em março de 2008, ocorreu a seleção final indicando como vencedora a proposta da Construtor OAS Ltda., os respectivos projeto arquitetônico e plano de negócios. A proposta vencedora contemplou a construção de estádio novo, na modalidade Arena, no Bairro Humaitá. Tudo proposto pela Administração do Clube e aprovado pelo Conselho Deliberativo.

Então, houve concorrência e as diretrizes básicas foram fixadas pelo Grêmio, com base no laudo da AAA.

2 – Quais características da Arena darão originalidade a seu projeto, ou em outras palavras, quais características farão da Arena um estádio único?

A concorrência promovida pelo Grêmio exigia que os participantes construíssem um estádio diferenciado no nosso mercado brasileiro com padrão de segurança, conforto e hospitalidade muito acima da média do que estamos acostumados. O estádio deveria ainda atender a todos os itens do cadernos de encargos da FIFA.

3 – Esse projeto é realmente moderno?

O projeto da Arena, sem dúvida, é moderno e segue o padrão mundial mais atualizado..

4 – Ele atenderá todas as demandas de um estádio ideal?

Sim, pois preenche os requisitos de um estádio FIFA e, ainda, as peculiaridades locais.

5 – O projeto prevê e antecipa futuras necessidades?

No caso específico, ainda há cláusula prescrevendo que, no final dos 20 anos, quando o Grêmio receberá a propriedade plena, concomitante à extinção do direito de superfície, a Arena terá de ser entregue em perfeito estado, salvo os desgastes naturais. Um ano antes de expirado o prazo de superfície, a superficiária deverá encomendar a realização de um laudo de avaliação das condições da Arena para apresentar ao Grêmio, que deverá indicar as medidas eventualmente necessárias para deixar as instalações da arena em perfeitas condições de uso, ressalvado o seu desgaste natural. O Grêmio participará, também, da elaboração do planejamento anual, no qual serão previstas as recuperações necessárias para manter o estádio, sempre, em perfeitas condições. Quanto ao número de expectadores, realizaram-se média passada e projeções futuras.

6 – Elimina completamente a necessidade de reformas nas próximas décadas?

Qualquer construção sofre deterioração com o tempo, sendo necessários reformas e ajustes, entretanto, o Grêmio está e estará extremamente atento à elaboração dos projetos finais, memoriais descritivos dos materiais a serem utilizados e à fiscalização da obra, contando com consultoria profissional especializada em projetos e construção de estádios.

7 – Qual a capacidade dele?

Serão 52.500 cadeiras (100% cobertas), distribuídas em 4 anéis: 20.300 cadeiras no primeiro anel, 7.500 cadeiras no segundo anel (setor VIP), 130 camarotes com capacidade para 2.700 pessoas e 22.000 cadeiras no quarto anel. Com a retirada das cadeiras do setor localizado atrás de uma das goleiras, a capacidade sobe para 57.000. O primeiro e o quarto anel terão os ingressos mais econômicos

8 – Com o crescimento do número de sócios, um estádio com pouco mais de 50 mil lugares não é andar na contra-mão?

A ocupação foi baseada em critérios técnico-científicos analisados pela consultorias contratadas, inclusive com trabalho da Fundação Getúlio Vargas, considerando principalmente comportamentos médios históricos de público. O co-irmão gaba-se de ter mais de 100 mil sócios, o dobro do Grêmio, entretanto nos últimos anos tem colocado menos público no Beira Rio do que no Olímpico.

9 – Por que não um estádio com 70, 80 mil lugares não é viável?

A ocupação definida considerou o equilíbrio econômico-financeiro da obra e da manutenção do estádio.

10 – As cadeiras do anel inferior (ou ao menos atrás dos gols) poderão ser removidas nos jogos do Grêmio? Se positivo, em quanto aumenta a capacidade?

Sim, atendendo ao reclamo da Geral do Grêmio. Com a retirada das cadeiras do setor localizado atrás de uma das goleiras, a capacidade sobe, como dito, para 57.000. Como as arquibancadas terão a inclinação máxima permitida pela FIFA, fica inviabilizada a construção de um novo anel. Porém, podem ser instaladas cadeiras removíveis em outros setores do estádio, caso seja necessário, aumentando ainda mais a capacidade. A colocação de cadeiras exige muito mais espaço do arquibancadas simples.

11 – O estádio terá, pelo seu formato, fará o som da torcida parecer mais forte?

Nem precisaria com a força da torcida do Grêmio, mas as características arquitetônicas do estádio novos favorecerão a acústica à medida a Arena será mais alta e o público ficará muito mais próximo do campo de jogo.

12 – As dimensões do gramado já estão determinadas? Serão mantidas as dimensões do Olimpico?

O campo terá as mesmas dimensões do Olímpico (68m x 105m)

13 – Que áreas serão de exclusiva utilização do Grêmio? Ex: GrêmioMania, Quadro Social, etc ficarão onde?

O Grêmio contará com 19.160,00 m2 de uso exclusivo, na Arena, independente da parceria, compreendendo vagas de estacionamento (314), vestiários, sala de entrevista, área de 2.000 m2 para loja e memorial, e 3.900 m2 para quadro social, ouvidoria, e administração do Clube.

14 – Que áreas, além das necessárias para os jogos de futebol, serão utilizadas pra aumentar a renda da Arena? Ex: restaurantes,estacionamento, auditórios, etc.

A Arena contará com um estacionamento, restaurantes, lanchonetes e outros serviços presentes nos melhores estádios do mundo.

15 – Não foi planejamento um espaço para campo suplementar para os atletas treinarem? Existe algum motivo específico para a ausência dele no projeto?

O Grêmio trabalha em estágio avançado em projeto de CT que terá sinergia com a Arena. Em breve haverá novidades importantes. Enquanto esse CT não se tornar realidade, os treinamentos serão realizados no CT de Eldorado e, segundo, o Plano Anual a ser aprovado com a participação necessária do Grêmio, treinamentos serão realizados também na Arena.

16 – Há previsão de árvores, bancos, praças ou qualquer coisa do gênero no entorno, ou o projeto é esse, somente com concreto?

A Arena cumpre os requisitos de licenciamento ambiental e está projetada para ser um estádio com preocupação ecológica, antecipando-se que haverá árvores na região do entorno.

17 – Na área do Olímpico ficará algum monumento ou memorial que resgate sua História?

Não há previsão nesse sentido.

ArenaCorte1

CRONOGRAMA

1 – O Projeto ainda depende de algo do Governo?

Hoje, está em andamento o processo de obtenção das licenças e alvarás junto à prefeitura de Porto Alegre com sinalização muito positiva dado o apoio da Administração Pública da Capital ao projeto.

2 – Quais as etapas que ainda restam para a obra realmente começar?

Tramitam na Prefeitura Municipal de Porto Alegre, nos órgãos competentes, o Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU), o Estudo de Impacto Ambiental, o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e também os Projetos Urbanísticos e Arquitetônico. A meta é obter a Licença de Instalação da obra até maio/2010. O cronograma está em dia.

3 – Quando vão ser iniciadas as obras e qual a previsão de termino para o projeto arena?

Início da obra em Junho/Julho de 2010 e conclusão em Dezembro de 2012.

4 – Essa previsão é só para o estádio ou todo o entorno também?

A previsão refere exclusivamente ao estádio que é o compromisso contratual da OAS com o Grêmio.

5 – O Grêmio tem interesse e quais as chances do Estádio sediar a Copa das Confederações em 2013?

O Grêmio jamais recusará uma competição de um porte de uma Copa das Confederações e a expectativa é que o estádio esteja pronto e em condições de abrigar jogos internacionais em 2013. O Grêmio, contudo, não erguerá a sua nova casa buscando uma Copa do Mundo ou Copa das Confederações, mas a fim de melhor servir sua torcida e atender às necessidades do moderno mercado de futebol.

6 – Há a possibilidade de Arena ficar pronta antes da vistoria final da FIFA nos para a copa de 2014 e há chances dela receber os jogos do mundial?

O Beira-Rio é o estádio selecionado pelo comitê organizador local, mas a Arena do Grêmio estará à disposição para a competição, ao menos como equipamento de apoio (treinamentos). Mesmo que não venha a sediar jogos da Copa, o torcedor gremista saberá que o seu novo estádio é o melhor de Porto Alegre.

———-

Amanhã publico mais uma parte da entrevista. Sugiro que enquanto isso acessem 2 excelentes blogs que falam sobre a Arena: o Grêmio Arena e o Novo Monumental.

http://colunas.globoesporte.com/minwer/2010/01/03/respostas-sobre-a-arena-parte-i/