domingo, junho 24, 2007

PLANEJANDO...

Passada a decepção do TRI e, correndo o risco de escrever antes de um Gre-Nal, creio ser hora de se pensar um pouco mais à frente em termos de futebol.
Há carências pontuais, mas claras, que comprometeram o desempenho do time na Libertadores e podem impedir uma campanha vitoriosa no Brasileirão.
A zaga, ainda que se aceite que Teco e William sejam uma boa dupla, não tem substitutos razoáveis. Além disso, o time fica muito vulnerável quando se defronta com atacantes rápidos. William, por exemplo, é firme, tem alguma técnica, mas é pesado.
No ataque, há algumas dúvidas. Tuta ainda não se mostrou realmente competente quando enfrentou defesas mais qualificadas. Creio que já foi tempo suficiente para sua avaliação. Tenho curiosidade de ver Douglas com alguma seqüencia; o mesmo vale para Éverton, que embora pareça pouco técnico, passa a impressão de certa efetividade. Amoroso ainda não estreou.
No meio, ainda é difícil fazer prognósticos. É necessário ver como se comportará Tcheco após sua completa recuperação. Há pouco tempo ele estava sendo criticado, mas após período de descanso, voltou bem melhor. Kelly ainda é uma incógnita. Temos ainda que ver como se comportam os ex-juniors Itaqui, que me passou boa impressão , e Adilson. Diego Souza deve ir embora, o que é uma pena.
Nas laterais, Lúcio parece dar conta do recado, mas aqui tenho um senão. Embora ele seja mais técnico que Bruno Telles, este último me parece mais contributivo para o coletivo, porque apóia com alguma qualidade, mas marca bem melhor que Lúcio. No gauchão, principalmente, ficou escancarada a avenida pela esquerda, de onde saíram os principais lances contra o Grêmio. Inclusive o primeiro gol de Riquelme na final contra o Boca, saiu pela esquerda. Sei que esta afirmação pode parecer uma heresia para alguns, mas em alguns jogos, mesmo esses com o time reserva, tive esta impressão. Quanto à lateral direita, Patrício não é uma especialidade, mas encontrar um substituto melhor também tem parecido bem difícil. Talvez esteja na hora de olhar para as categorias de base, pelo menos para ter um reserva razoável, coisa que Jucemar não é.
Aliás, falando em categorias de base, creio que o Grêmio deve olhar com mais carinho e avaliar quais jogadores advindos daí poderiam sanar algumas dessas deficiências. Como o Brasileirão é longo, poderia se ir ambientando alguns juniores e, ali na frente, quem sabe, temos boas surpresas. Talvez seja mais produtivo que apostar em ex-jogadores.
Enfim, está na hora de pensar um pouco mais à frente e buscar fazer as correções de rumo para ajustar a equipe. Há uma boa chance no Brasileirão, mas é necessário planejar, pois as alternativas não são muitas e, como o campeonato é longo, é preciso ter soluções mais duradouras. Por isso, a importância de olhar categorias de base.

Nenhum comentário: