domingo, agosto 26, 2007

Grêmio: Tricampeão Gaúcho Júnior


Grêmio: Tricampeão Gaúcho Júnior
26.08.2007
Juninho Botelho marcou o gol da vitória
O Grêmio é Tricampeão Gaúcho de Juniores. O Tricolor fez valer o fator local e com o apoio de mais de 1700 torcedores conquistou o título do estadual da categoria na tarde deste domingo ao derrotar o Internacional por 1 a 0, com gol de Juninho Botelho aos 44 minutos da etapa final. Tendo perdido a primeira partida por 2 a 1, o Grêmio necessitava de uma vitória simples para sagrar-se campeão. O primeiro tempo começou bastante equilibrado, com as duas equipes buscando logo no início da partida a marcação do gol. O Internacional, por ter a vantagem do primeiro jogo, marcava forte o meio campo do Grêmio, que não tinha efetividade em seu setor de criação. Aos 15 minutos, o Tricolor equilibrou o jogo e partiu mais ao ataque através de Itaqui e Geison, que eram os responsáveis pela criação das jogadas ofensivas. Com muitas faltas acontecendo de ambas as equipes, o jogo parou várias vezes, deixando a partida mais arrastada. Aos 34 minutos, o Grêmio ficou com vantagem no campo. Guto, que já tinha recebido cartão amarelo, foi expulso por simulação de falta. Um minuto depois, o lateral Felipe, que sentiu lesão, foi substituído por Diogo. Vasco, pelo mesmo motivo, deu lugar a Roberson. Aos 44 minutos, devido novamente ao excesso de faltas, Geison, do Grêmio e Fernando, do Inter, receberam cartão vermelho. Sem chances claras de gol, o primeiro tempo terminou com muitas emoções reservadas para a etapa final. No início do segundo tempo, com a exigência de marcar, o técnico Julio Camargo promove a entrada do colombiano Palacios no lugar de Revson para reforçar o ataque gremista. Com o setor ofensivo reforçado, o Grêmio passou a chegar com maior efetividade ao gol colorado. Logo aos 4 minutos Palacios recebeu cruzamento na pequena área e cabeceou nas mãos de Muriel. A chegada mais forte do Tricolor passou a ser constante durante a etapa final, obrigando o Inter a reforçar a marcação e defesa do time. Aos 35, o goleiro Caio interceptou um cruzamento de Ramon que encontrava um jogador colorado livre na área. O tempo ia passando e com muita raça e fibra o time do Grêmio não desistia de abrir o marcador. E tanta insistência deu resultado. Aos 44 minutos, quando a partida se encaminhava para o final, Juninho Botelho, pelo lado esquerdo de ataque, fez um cruzamento para a área. Confundido pelos jogadores gremistas que participavam da jogada, o goleiro Muriel calculou mal o tempo da bola que foi morrer no fundo das redes do gol colorado para explosão da torcida gremista. O Grêmio marca o gol e coloca as mãos na taça. Depois do apito final do árbitro após confusão entre os jogadores das duas equipes, festa dos atletas com a torcida. Grêmio Tricampeão Gaúcho de Juniores!

sábado, agosto 25, 2007


Caso cheques ISL tem novidade

"Reconhecimento do MP é um alívio"
Entrevista: Martinho Faria, ex-vice presidente de finanças do Grêmio

Vice de finanças do Grêmio de 1999 a 2000, o empresário Martinho Faria, 66 anos, é um dos três denunciados no caso ISL que tiveram encaminhado seu pedido de absolvição pela promotora Carmen Conti em suas razões finais. Os outros dois são o empresário Dody Sirena e Nilton Maia Leão, ex-diretor financeiro da ISL do Brasil. Agora, está aberto o prazo de 10 dias para que os 11 réus do caso apresentem suas razões finais. Os outros oito são José Alberto Guerreiro, Wesley Cardia, Walmor Schaefer, Jamel Nasser, Cesar Augusto Roweder, Celso José Roweder, Emerson Borges de Jesus e Tcharles de Abreu. Depois disso, a juíza do caso, Kátia Elenise Oliveira da Silva, dará sua sentença.Zero Hora - Como o senhor recebe a decisão da promotora?Martinho Faria - Considerei muito sobre a arte de calar. Estive quieto durante todo esse tempo. Desde o início, fiquei inconformado com meu indiciamento nesse caso, por saber completamente improcedente. A maior prova é que o próprio Ministério Público reconheceu que não há procedência nesse indiciamento. É um alívio, estou reconhecido com o pronunciamento do MP, mas o reconhecimento final virá com a sentença da juíza.ZH - Qual o tamanho do prejuízo para sua imagem?Martinho Faria - É inimaginável. Sofri durante todo esse tempo. Também sofreram meus familiares e amigos. Não vou viver o suficiente para poder tentar explicar algumas coisas.ZH - O que pode ter provocado seu indiciamento? Martinho Faria - Usei toda a prudência que um administrador poderia ter. Em correspondência, pedi a ISL, proprietária dos atletas, que se dirigisse diretamente aos clubes que cobravam as multas e com eles buscasse um acerto. Não forneci nenhum número de conta.
Entenda o caso ISL
- Em agosto de 2000, a ISL do Brasil emitiu em nome do Grêmio três cheques totalizando R$ 555.799
- O valor seria usado no pagamento de multas relativas à contratação de Amato, Astrada e Paulo Nunes, que estavam no Rangers (Escócia), River Plate e Palmeiras, respectivamente
- Após a falência da ISL, empresa suíça que patrocinava o Grêmio, ficou constatado que os três clubes não haviam cobrado multa ou recebido o dinheiro
- Nominais ao Grêmio, os cheques foram endossados e depositados em contas de terceiros
- Em junho de 2005, a 1ª Vara Criminal aceitou denúncia do Ministério Público contra 11 pessoas envolvidas no caso
- A sentença deverá ser proferida até o final deste ano
zh de 27-08-07

quinta-feira, agosto 23, 2007

Mudança na Comissão Eleitoral do Grêmio

Mudança na Comissão Eleitoral do Grêmio
23.08.2007
Conselheiros se afastam para concorrer em setembro
Durante reunião de trabalho presidida pelo presidente do Conselho Deliberativo do Grêmio, Mauro Knijnik, e que teve a presença do vice-presidente do CD, Adalberto Preis, realizada no Estádio Olímpico nesta quinta-feira (23/8), foi confirmado os nomes dos conselheiros que irão substituir os integrantes da Comissão para Assuntos Eleitorais que se afastarão para concorrer às eleições para renovação do Conselho no Grêmio. “Infelizmente, ficaram impedidos de continuar o excelente trabalho que vinham realizando de assessoramento ao Conselho”, explicou Knijnik. Seis advogados e um economista formarão o time que irá coordenar o pleito gremista. São eles: o desembargador Genaro Baroni Borges (único a continuar), Gabriel Pauli Fadel, Cláudio José Batista da Rosa, João Lauro Gomes Noguez, Jorge de Souza Sant’Anna, Milton José Munhoz Camargo e o economista Cláudio Ness Mauch. Na próxima segunda-feira, 27/8, durante a primeira reunião oficial do grupo, será procedida a escolha da presidência da Comissão. Também poderá ser definido o dia das eleições, marcadas para setembro. A organização das eleições para a renovação do Conselho Deliberativo do Grêmio já está em andamento. Até a metade do órgão poderá ser renovado (150 conselheiros), além da indicação de sessenta conselheiros suplentes. Permanece a estratégia junto a Comissão de utilizar urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no pleito. A idéia é dar agilidade ao processo que contará com voluntários gremistas do próprio TRE para ajudar na apuração. Quem votará a renovação é a Assembléia Geral, constituída por associados maiores de dezesseis anos, pertencentes ao quadro social há mais de dois anos, ininterruptos, e em situação regular com o Clube nos doze meses anteriores à realização da eleição. O voto deve ser exercido pessoalmente pelo associado já que o estatuto não permite a utilização de procuração. Poderão ser candidatos ao Conselho os gremistas com no mínimo cinco anos ininterruptos como associados.
fonte: gremio.net notícias do Conselho

quarta-feira, agosto 22, 2007

Grêmio contrata zagueiro Matheus Lopes




Grêmio contrata zagueiro Matheus Lopes
22.08.2007
Atleta estava no Ipatinga
O Grêmio anunciou o zagueiro Matheus Lopes como o mais novo reforço para o Campeonato Brasileiro 2007. O atleta vem para o Olímpico e fica até 31 de dezembro de
2008.Matheus atuou em nove partidas da série B, cinco da Copa do Brasil e sete vezes no Campeonato Mineiro. O jogador faz exames, assina contrato e será apresentado nesta quinta-feira.Ficha técnica:Nome: Matheus Henrique do Carmo Lopes.Nascimento: 08/03/85, Sete Lagoas, Minas Gerais.Peso: 82 quilos.Altura: 1,89m.Clubes: America-MG e Ipatinga-MG.


fonte: gremio.net

"Patos Novos" e "Gansos Velhos"

Coluna
Gremista Atento
21/08/2007 - 12:33:54 - por Evandro Krebs
A última reunião do Conselho Deliberativo do Grêmio revelou para o grande público algumas das tantas dificuldades que uma instituição centenária e conservadora carrega consigo nesses anos todos de luta na busca da democratização, transparência e modernidade.

De tempos em tempos o clube escorrega e dá um passo atrás. É inexplicável, incompreensível e até mesmo hilariante que, mais uma vez, os conselheiros tenham decidido, por maioria de votos, pelo “não sei, não quero saber e tenho nojo de quem sabe”.

Acreditem! Este não foi um episódio isolado; já havia sido assim quando, por exemplo, anos atrás, após realizada e paga auditoria contábil, solicitada pelo próprio conselho deliberativo para examinar as contas do clube, optou-se pela não leitura do parecer técnico-conclusivo. Agora, repete-se a mesma balela.

E dizer que houve pessoas comemorando. Comemorar o quê? Deveriam, isto sim, envergonharem-se do papelão do qual foram melancólicos protagonistas. Nesta “seleta turma”, encontravam-se alguns dos fiéis propagandistas da atual “democracia tricolor”.

Passado o episódio, ainda fomos obrigados a ouvir alguns discursos desafiadores e apimentados com “letrinhas políticas” ameaçadoras, encomendadas e plantadas.

E aos paranóicos que ao vestir o chapéu transfiguram-se enfurecidos digo-lhes que meu registro não tem direção específica a quem quer que seja. Pelo contrário, como Gremista apaixonado, carregando um currículo de serviços prestados ao clube ao longo de 20 anos, e que muito me orgulha pelo reconhecimento do torcedor, tudo o que eu esperava ter era a certeza de que, após o conhecimento real dos fatos, por completa insuficiência de provas, a decisão fora pelo arquivamento do processo e a conseqüente absolvição do réu, muito embora, preliminarmente, defendesse a retirada de pauta do exame da matéria, até que o processo judicial transitasse em julgado.

A consolidação da democracia sempre foi lenta. No futebol, em função dos interesses de alguns e da procurada visibilidade de outros tantos, o meio se presta a alimentar o espírito da exclusão, inveja e do personalismo.

Em época de eleições, não tenho dúvidas de que o torcedor-associado do Grêmio estará muito atento a todo este jogo de poder, não se deixando influenciar pelo discurso meramente populista e oportunista, mas valorizando, isto sim, aquelas pessoas que independentemente dos momentos de maior ou menor dificuldade do clube sempre estiveram lutando e trabalhando, ora corrigindo equívocos passados, ora alcançando conquistas no presente.

Sou favorável à organização de movimentos políticos para oxigenação do clube. Penso até que deveríamos repensar e reduzir um pouco mais os percentuais de barreira e com isto facilitar e fomentar uma maior participação dos associados na vida institucional.

Mas é preciso ter conteúdo no discurso e coerência na prática, respeitando o contraditório, mas lutando sempre pela democracia, onde, quem sabe, algum dia, os “patos novos” possam conviver em clima de respeito e harmonia com os “gansos velhos”.

Evandro Krebs.
evandro.krebs@final.com.br

terça-feira, agosto 21, 2007

O tiro saiu pela culatra


CORREIO DO POVOPORTO ALEGRE, TERÇA-FEIRA, 21 DE AGOSTO DE 2007
'O tiro saiu pela culatra'
Guerra avisou a Fifa sobre o uso da marca pelo Inter
O advogado Alberto Guerra é o responsável pela retirada da palavra 'Fifa' dos luminosos instalados no estádio Beira-Rio desde a conquista do Campeonato Mundial Interclubes pelo Inter. O 'Fifa' saiu também do site oficial do clube. Ele é um dos representantes da entidade no Brasil. Por esse motivo, encaminhou e-mail ao departamento jurídico da entidade no dia 28 de maio relatando o uso da marca. 'O tiro saiu pela culatra. O Inter só fez esses letreiros para gozar com os gremistas, mas acabou pagando um mico enorme', opina Guerra. Segundo ele, o clube pode elaborar todo tipo de material alusivo ao título mundial obtido no Japão, mas sem usar a palavra 'Fifa'.
O advogado avisa que está atento ao filme, que deve chegar aos cinemas em novembro, e a todos os demais produtos do marketing colorado. 'Estou fazendo o meu trabalho', argumenta Guerra, que não acredita em punição ao clube, embora essa não seja uma hipótese descartada: 'O Inter está correndo risco. A Fifa pode apenas advertir ou até retirar o título mundial. Além disso, pode mover um processo de indenização por uso indevido da marca'.
Alberto Guerra é gremista e ocupa uma cadeira no Conselho Deliberativo do Grêmio.
No Beira-Rio, o assunto é tratado como encerrado. De acordo com o vice-presidente jurídico do Inter, Luis Antônio Lopes, não há qualquer risco de punição. 'Não houve sequer processo', finaliza Lopes.

segunda-feira, agosto 20, 2007

Calçada da Fama: hoje último dia

A Comissão que trata da “Calçada da Fama” do Grêmio Foot – Ball Porto Alegrense, presidida pelo conselheiro Antonio Carlos de Azambuja, está recebendo indicações de nomes de ex-atletas ou de ex-dirigentes para integrarem o painel honorífico que fica no estádio Olímpico. O prazo para o envio das sugestões termina no próximo dia 20 de agosto (segunda-feira). “ A inclusão é feita de dois em dois anos sendo que os nomes serão analisados pela comissão e posteriormente homologados pelo Conselho Deliberativo do Clube”, explica Azambuja. Segundo o regulamento as sugestões serão feitas apenas por conselheiros ou suplentes, mas o quadro social também é convidado a participar. “O sócio pode dar a sua sugestão através de um conselheiro que é o seu representante na administração do Clube”, afirma Azambuja. As indicações devem ser enviadas aos cuidados da responsável pelo memorial do Grêmio, Ema Coelho de Souza através do endereço eletrônico – memorial@gremio.net – Além de Antonio Carlos de Azambuja, integram a comissão da “Calçada da Fama”, os conselheiros Antonio Silvério Cruz, Yura, Gilberto Casa, Ema Coelho de Souza e Romildo Bolzan Jr.

Marcelo Labarthe foi apresentado no Olímpico


Marcelo Labarthe foi apresentado no Olímpico
20.08.2007
Jogador vem por empréstimo de um ano
Depois de Bustos, Marcel e Hidalgo, o Grêmio anunciou o reforço de Marcelo Labarthe, que estava no futebol português. O jogador vem por empréstimo de um ano. Labarthe realizou exames médicos neste domingo e foi apresentado oficialmente, na sala de conferência do estádio Olímpico. Ficha técnica:Nome: Marcelo Martini Labarthe Posição: MeiaNascimento: 12/08/1984 Local: Porto Alegre/RS Altura: 1,76m Peso: 69kg Clubes: Inter, Sporting/POR, Beira Mar/POR e Vitória/POR

fonte: gremio.net

sábado, agosto 18, 2007

Marcelo Labarthe


Marcelo Labarthe - Marcelo Martini Labarthe (pronuncia-se Labarthê), de 20 anos, 1.74/64, é um médio centro, de origem franco-italiana.

O jogador é um médio polivalente, que pode fazer várias posições no centro do terreno: trinco, interior direito ou médio centro ofensivo, tratando-se de um atleta muito trabalhador, com boa condição física e forte no desarme, que junta ainda talento no passe, que lhe permite ocupar posições interiores mais ofensivas.

Natural de Porto Alegre, Marcelo começou a sua carreira nas camadas jovens do Grêmio, mas depois de ser dispensado, mudou-se para as escolas do Internacional, onde se impôs como Marcelinho. Numa medida inédita, foram vetados alcunhas em jogadores com origens europeias, obrigando o jogador a usar o nome de família, de forma a facilitar uma futura venda para o futebol europeu

fonte: terceiro anel weblog.com.pt
comentários:

Pênalti ou Amarelo?

Os lances sobre Diego Souza foram falta- pênalti ou simulação?
No primeiro lance, o jogador do Paraná obstruiu a passagem de Diego, claramente, fincando a perna na frente do atleta do Grêmio. Aparentemente, para defender-se, Diego impulsionou-se antes de ser tocado pela adversário.
Pênalti?
No meu entendimento não, por uma simples razão. Embora a ação do atleta do Paraná tivesse sido ilegal, Ao projetar-se antes de ser tocado, não se pode dizer que Diego tenha sido derrubado faltosamente.
Mas, com certeza, o movimento do jogador do Paraná, ao impedir a passagem de Diego, exclui a simulação faltosa.
O segundo lance foi semelhante. Porém, ao invés de obstrução da passagem, o jogador do Paraná PISOU no pé de Diego.
A coreografia de Diego - aparentando estar-se atirando - foi, em verdade, a tentativa de finta. A busca de enganar o adversário com um movimento corporal ascendente. Consequências: uma das duas: ou ele superaria o adversário ou cairia, se não tivesse sido tocado.
O GRANDE E DEFINITIVO FATO É QUE ELE FOI TOCADO PELO ADVERSÁRIO QUE PISOU SOBRE O PÉ DE DIEGO.
A DESCRIÇÃO DOS DOIS EPISÓDIOS PODE ATÉ, FAZER CONCLUIR QUE NÃO HOUVE INFRAÇÃO, PORTANTO, NÃO HOUVE PÊNALTI.
MAS PELO AMOR DE DEUS - O FATO DE O ATLETA DO GRÊMIO TER SIDO TOCADO PELO ADVERSÁRIO - NÃO IMPORTA A FORÇA MAIOR OU MENOR - EXCLUI, DEFINITIVAMENTE A INFRAÇÃO PUNÍVEL COM CARTÃO AMARELO.
O ÁRBITRO QUE NÃO TEM DISCERNIMENTO NESSAS QUESTÕES NÃO TEM NENHUMA HABILITAÇÃO PARA APITAR FUTEBOL PROFISSIONAL.

sexta-feira, agosto 17, 2007

A Arena e os lusos

A Arena e os lusos

Representantes do grupo português TBZ confirmaram ontem, no Olímpico, interesse na construção da futura arena. Os portugueses anunciaram a associação a uma construtora brasileira para o projeto. O prazo para recebimento de propostas se esgota dia 24. O vice de planejamento, Eduardo Antonini, provisoriamente assumiu o comando da Grêmio Empreendimentos, empresa que vai gerir a obra.
zh 17-08-07

Alemães dobram proposta e devem levar Carlos Eduardo

Alemães dobram proposta e devem levar Carlos Eduardo

Uma nova investida do Hoffenheim, dobrando a proposta inicial e oferecendo ao Grêmio participação de 20% sobre futura negociação, deverá definir a saída de Carlos Eduardo. A oferta será de 10 milhões de euros (R$ 28,3 milhões), com a condição de que o jogador viaje até o dia 31, quando se encerra a janela de transferências internacionais.Na quarta-feira, as negociações com Roger Wittmann, representante do Hoffenheim no Brasil, haviam sido encerradas sem sucesso. Por 5 milhões de euros (R$ 14,1 milhões), o Grêmio manteve-se irredutível em ficar com o jogador até o final do Brasileirão. Ontem, no final da tarde, a direção recebeu a informação de que uma nova proposta será encaminhada. A situação, então, começou a se modificar. - Por esse valor, não tem como não vender - disse um dirigente. Representante de Carlos Eduardo, o empresário Jorge Machado evita maiores detalhes sobre o negócio. Desde o início do mês, no entanto, conversou quase diariamente com o presidente Paulo Odone e o vice de finanças, Tulio Macedo.Preocupado com o impacto entre os torcedores da saída de seu principal atacante, o Grêmio promete contratar pelo menos dois grandes reforços para o ataque.- Temos que pensar no desempenho do time no campeonato - pondera Odone. O Hoffenheim disputa a segunda divisão alemã e começou o campeonato com derrota. Perdeu por 3 a 2 em casa para o Wehen Wiesbaden. No domingo, enfrenta o Borussia Mgladbach.
zh 17-08-07

quinta-feira, agosto 16, 2007

Paixão Tricolor


Paixão Tricolor
Cacalo Silveira Martins - 16/08/2007
Cobrança pública
Poucas vezes, na minha vida de gremista, fui tão cobrado por associados e torcedores como sobre a decisão da maioria do conselho deliberativo do Grêmio, que decidiu arquivar o parecer sobre o caso ISL.Não faço nenhuma manifestação de mérito sobre os fatos, porque não conheço o relatório, salvo algumas informações que foram publicadas pela imprensa.O que pretendo deixar bem esclarecido - e com letras maiúsculas - que é que votei contra o prematuro arquivamento, que considerei um desrespeito aos conselheiros, à comissão que fez o trabalho, aos associados e a todos os torcedores do Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense.
Inacreditável
Lutei durante anos por transparência e democracia nos processos dentro do clube. Muitos daqueles que lutaram comigo mudaram de idéia. Inacreditável foi ao que assistimos, perdendo uma votação que remete a tempos atrás. Lembro-me de uma auditoria pedida pelo conselho deliberativo, em que, na hora de ser apresentada, aconteceu o que agora se repetiu: foi levada à votação e os que queriam transparência perderam no voto, sem que ninguém tivesse ciência do trabalho, tal qual agora.Mais do que qualquer outro sentimento, a tristeza se apossou do coração dos gremistas.
cacalo@diariogaucho.com.br

Zero Hora

Frustrada com o arquivamento de seu relatório, a Comissão de Ética do Conselho Deliberativo deve comunicar sua renúncia coletiva na próxima semana. Na conclusão do trabalho, a comissão pediu a exclusão do ex-presidente José Alberto Guerreiro do Quadro Social, devido ao envolvimento no caso dos cheques da ISL, a antiga parceira do Grêmio.
– Estamos decepcionados e desestimulados. Trabalhamos arduamente e sequer pudemos ler nosso relatório. A renúncia é uma possibilidade forte – admitiu Geraldo Gama, presidente da comissão.
O relator Pedro Ruas confirma que a renúncia “não está descartada”. Até ontem, não estava confirmada a saída do integrante Omar Selaimen – completam a comissão José Camargo e Francisco Motta. Sob o argumento de que não compactuaria com o arquivamento, o conselheiro Ben-Hur Marchiori renunciou segunda-feira.
zh 16/08/07

Colunas de hoje

Colunas Wianey Carlet - 16/08/2007
Caso de polícia
Sinceramente, nada tem de engraçada esta ronha que está tumultuando a vida do Grêmio. Serve, apenas, como espécie de brincadeira, na falta de foro melhor, para quem não consegue viver apartado das estrepolias políticas, notadamente as que se nutrem de futricas e similares. Perdem pessoas e a instituição. Não significa que os episódios motivadores dos enfrentamentos entre conselheiros devessem ser contemplados passivamente. Eles são graves e exigem apuração plena. Porém, são fatos delituosos que pedem apuração especializada, descontaminada de quaisquer outros interesses. Resumindo: é típico caso de polícia. Não seria melhor deixar, simplesmente, que a Justiça se pronunciasse? Aliás, qualquer sentença será passível de recurso, enquanto que uma decisão do Conselho Deliberativo seria irrecorrível. Não se brinca quando o caso é de polícia.

Ainda repercussões na imprensa

Colunas Ruy Carlos Ostermann - 16/08/2007
Política e futebol
O Grêmio segue atrás de um grande jogador para o meio-campo enquanto aguarda a lenta tramitação da Justiça Comum que deve julgar o Caso Guerreiro, dito assim para simplificar. O Grêmio procura também um zagueiro de grande porte físico e técnico, até pensou em usar a transação Carlos Eduardo, mas os alemães refizeram a proposta e o negócio vai por aí. Enquanto aguarda as inevitáveis entrâncias que ele acarreta para as partes, que não são pequenas nem pacificadas. E tem as eleições para a renovação do Conselho, que pode ser drástica mas é pela primeira vez proporcional. E bem democrático, a representação das forças políticas aumenta.A melhor leitura do episódio da reunião do Conselho, ouvindo-se as partes, Guerreiro e Ruas, por exemplo, como foi no Sala de Redação, ontem e anteontem, foi do Sant´Ana: o Grêmio se protegeu de uma discussão aberta do problema. Esse é motivo do arquivamento sem leitura do relatório da Comissão de Ética com esse outro objetivo, que não pode ser desprezado na consideração de uma instituição fragilizada pelos fatos. Por isso misturei julgamento com notícias do futebol porque assim vai viver o Grêmio.

CORREIO DO POVO


CORREIO DO POVOPORTO ALEGRE, QUINTA-FEIRA, 16 DE AGOSTO DE 2007
Guerreiro: 'Não cometi nenhum delito'
O ex-presidente do Grêmio, José Alberto Guerreiro, voltou a afirmar ontem, em entrevista a Felipe Gamba no programa Plantão Esportivo da Rádio Guaíba AM 720, que o relatório elaborado pela Comissão de Ética do Grêmio sobre o Caso ISL foi um trabalho político. 'Não tenho nenhuma dúvida disso, a comissão não ouviu ninguém, simplesmente se baseou num relatório feito por ilustres gremistas'.
Guerreiro diz que foi à reunião na segunda-feira com um único objetivo, de cumprir o edital de convocação. 'O edital dizia que iríamos apreciar o relatório, analisá-lo e votá-lo', contou.
Segundo Guerreiro, a decisão do Conselho em arquivar o relatório foi satisfatória. 'O relatório tem muitas contradições. A questão será levada para onde realmente pode ser discutida, na Justiça. As provas poderão ser apresentadas com a isenção necessária. Dentro do Grêmio, infelizmente, as discussões eram carregadas de muito ódio', disse. 'Tenho confiança na absolvição na Justiça. Não cometi nenhum delito'.
José Alberto Guerreiro afirma que é duro estar passando por essa situação. 'Sou acusado de ter cobrado uma conta que não existia, é verdade, isso aconteceu, mas fui cobrado por intermediários. Não existe nenhum documento dizendo que esse dinheiro deveria ser transferido para o Grêmio, simplesmente que deveria ser pago. Dizem que mandaram um cheque para o Grêmio, eu pergunto para quem? quando? onde? O cheque era nominal ao Grêmio mas não foi endossado por ninguém do Grêmio. São coisas que a Justiça vai ter que explicar', finalizou.

Defesa de um entregou para ZH


quarta-feira, agosto 15, 2007

repercussões na imprensa

De Primeira/Hiltor Mombach
QUESTÕES
Do estatuto: 'Será passível da pena de exclusão o associado que for condenado pela prática de crime infamante, em sentença criminal transitada em julgado, a critério do órgão competente'. E se o crime tiver prescrito? O estatuto não esclarece. Jayme Eduardo Machado acha que prescrição equivale a absolvição.
Há quem entenda que, quando um relatório, como foi o da Comissão de Ética, não é lido, não há julgamento do mérito e, dessa forma, o processo pode ser desarquivado a partir do momento em que houver um fato novo ou uma decisão judicial.
Jayme: 'Foi decisão do Conselho soberano. O Conselho concordou em arquivar o relatório e não há fundamentação para desarquivá-lo'.
A partir de agora, o CD terá que aguardar a decisão judicial para se pronunciar em questões éticas? Jayme diz que não. Só quando não houver tipificação do delito.
RENÚNCIA I De Ben-Hur Marchiori quando chamado para a segunda votação: 'Estou impedido de voltar porque estou me desligando do Conselho em homenagem à Comissão de Ética'. Ontem pela tarde, havia a hipótese de todos os integrantes renunciarem ao Conselho de Ética.
RENÚNCIA II À noite, Omar Selaimen renunciou ao Conselho de Ética por considerar que a comissão perdeu sua função. Frase do relator Pedro Ruas na reunião de segunda-feira: 'Se alguém der um tiro em alguém nas cadeiras, o Conselho deixa assim, que a Justiça responda'.
cpovo-15/08/07

A notícia oficial

Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
14.08.2007
Conselho arquiva relatório sobre ex-dirigentes
Foram necessárias duas votações nominais para que os conselheiros do Grêmio Foot - Ball Porto Alegrense, reunidos nesta segunda-feira (13/8), durante convocação extraordinária, aprovassem o arquivamento do relatório da Comissão de Ética que tratariam da exclusão dos ex-dirigentes, José Alberto Machado Guerreiro e Martinho Clóvis de Camelo Faria. Com esse encaminhamento, o parecer não foi lido, ficando para a Justiça Comum a decisão final sobre o futuro dos dois conselheiros junto ao quadro social gremista já que, segundo o estatuto do Clube, é automática a exclusão do sócio que for condenado judicialmente. Estiveram presentes a reunião 235 conselheiros entre suplentes e titulares. No entanto, a votação permitiu apenas a participação de conselheiros titulares que aprovaram o arquivamento por 115 votos contra 89 dos que desejavam a leitura do relatório e a posterior votação do seu parecer naquela sessão, conforme o edital de convocação. A Comissão de Ética do Grêmio é um órgão de assessoramento do Conselho Deliberativo e estava apreciando esse processo administrativo desde março do ano passado quando foi acionada a partir dos resultados divulgados por uma Comissão Especial criada para tratar do caso dos “cheques ISL”.
No site do Grêmio em: clube/notícias conselho

A Fifa pifa


Porto Alegre, 15 de agosto de 2007. Edição nº 2287
Cacalo Silveira Martins - 15/08/2007
A Fifa pifa
Quero pedir licença aos leitores, gremistas e colorados, mas não posso deixar de referir-me ao mico futebolístico do século.Confesso que já estava acostumado a reconhecer o campeão mundial Fifa, pensando que era uma coisa oficial, oriunda da entidade maior do futebol mundial. E que esta tornava público seu orgulho em ter o nome inserido em enorme letreiro existente no Estádio Beira-Rio.Pois isso não era a expressão da verdade, na medida em que a Fifa mandou arrancar seu nome do tal letreiro, que ficou capenga e terá de ser substituído pela Tríplice Coroa. Evidentemente sem a palavra "Fifa".
Igualdade
E eu, que pensava que nosso título mundial de 1983 era menor, nem passava pela Avenida Beira-Rio, para não ler aqueles termos em vermelho. Me dirigia para a Zona Sul somente pela Avenida da Cavalhada! Agora, posso diminuir meu sofrimento e voltar a trafegar pela Beira-Rio, sem sofrer como antes. Continuo reconhecendo a grandeza da conquista colorada no Japão. Mas, agora, igual a todos da planície.Ainda bem que o Grêmio não usou indevidamente o nome Fifa após ter vencido o Hamburgo em 1983. Assim não teve de pagar este mico sem igual na história do futebol.
cacalo@diariogaucho.com.br

Caso dos cheques - repercussão na imprensa

Coluna Wianey Carlet - 15/08/2007

Arquivado
Por decisão da maioria dos conselheiros gremistas, o relatório da Comissão de Ética, propondo a exclusão do ex-presidente José Alberto Guerreiro, sequer foi apreciado e acabou arquivado. Caiu, portanto, a argumentação de que seria um julgamento político descasado da ação que corre na Justiça. Assim, parece, ficou melhor. Espera-se pela decisão no foro adequado e sufocam-se ódios e ressentimentos que, lamentavelmente, estavam se impondo. A resolução que vier da Justiça Comum não estará contaminada por questões políticas. Aguardá-la e acatá-la foi, mesmo, a melhor decisão.

Caso ISL - a interpretação da imprensa


Ruy Carlos Ostermann
Colunas Ruy Carlos Ostermann - 15/08/2007
Conselho, conselheiros
Não há paz na solução do Conselho do Grêmio, e nem alguém poderia esperar que houvesse depois de quatro horas de chispas e considerações técnicas. O arquivamento é um tampão, evita que a grande discussão que prevalece no Conselho faz tempo avance mais ainda ou tivesse finalizado de uma forma abrupta. O arquivo é também uma decisão que transfere apenas para a Justiça Comum a decisão sobre a gestão de José Alberto Guerreiro. O que ela decidir, e ao tempo que decidir porque de toda decisão cabe recurso e mais tempo até chegar ao Supremo, os conselheiros só podem acatar. Esse é o conteúdo decisivo do arquivamento. Não vai impedir que continue o conflito interno que subdivide o Conselho em três ou quatro fatias. Dia 15 de Setembro há eleições no Conselho - e tudo recomeça em outros termos ou nos mesmos, mas agravados. A paz virá um dia, mas como toda paz de clube de futebol vai depender de resultados, de campo e administrativos.Ontem, no Sala de Redação, o ex-presidente Guerreiro esclareceu a sua posição. Hoje, o relator da Comissão de Ética Pedro Ruas dá sua versão dos fatos no mesmo Sala. Afinal, o relatório nem foi lido.

Caso dos cheques ISL


Grêmio
Sentença até o fim do ano

Até o fim do ano, a juíza Kátia Elenise Oliveira da Silva, da 1ª Vara Criminal, deve dar a sentença do caso dos cheques da ISL. Falta apenas uma etapa: a abertura do prazo para as alegações finais das partes envolvidas, o que deve ocorrer até setembro.Depois das manifestações dos 11 réus e do Ministério Público, a juíza estará pronta para o desfecho do processo criminal. Ao todo, mesmo com a necessidade de ouvir testemunhas fora do Brasil no ano passado, a ação deve se estender por pouco mais de dois anos - a primeira audiência foi em agosto de 2005. No entanto, existe a possibilidade de que alguma das partes não se manifeste no prazo. Com isso, a sentença pode demorar mais alguns meses.
zh de 15-08-07

Entenda o caso dos cheques


Entenda o caso
- Em de 2000, a ISL do Brasil emitiu em nome do Grêmio três cheques, totalizando R$ 555.799.
- O valor seria usado no pagamento de multas relativas à contratação de Amato, Astrada e Paulo Nunes, que estavam no Rangers (Escócia), River Plate e Palmeiras, respectivamente.
- Após a falência da ISL, ficou constatado que os três clubes não haviam cobrado multa ou recebido o dinheiro.
- Nominais ao Grêmio, os cheques foram endossados e depositados em contas de terceiros.
- São 11 os que respondem a processo por estelionato e formação de quadrilha: além de Guerreiro, o vice de finanças da época, Martinho Faria, o empresário Dody Sirena e o ex-presidente da ISL do Brasil, Wesley Cardia.
zh -0715-08

O caso dos cheques da ISL


Grêmio
Guerreiro: relatório é "tendencioso"
Ex-presidente envolvido no caso ISL considera "precários" depoimentos que o incriminam

Arquivado segunda-feira pelo Conselho do Grêmio, o relatório da Comissão de Ética que pedia a exclusão de José Alberto Guerreiro do Quadro Social foi definido como "tendencioso" pelo ex-presidente.Por 115 votos a 89, o Conselho determinou o arquivamento, sem permitir ao menos sua leitura. Para o ex-presidente Oly Fachin, "o caso acabou em pizza".- Os depoimentos foram colhidos em condições precárias. Sequer anotavam o que as pessoas diziam - criticou Guerreiro.Relator da comissão desde agosto do ano passado, Pedro Ruas alegouque o arquivamento "entra de forma infeliz para a história do Grêmio".Segundo ele, o relatório final continha inicialmente cem páginas, que acabaram condensadas em 12 após refeito "ao menos 10 vezes".- Não fazer a leitura constitui desrespeito à comissão de ética, à torcida e à sociedade. O Conselho precisa refletir para que algo assim não aconteça mais, sob pena do esvaziamento dos próximos trabalhos - avaliou o relator.Dizendo-se frustrado com o desfecho do caso no Conselho, Ruas disse que os ex-presidentes Fábio Koff e Paulo Odone, autores do pedido de arquivamento, "estavam em um dia infeliz".Guerreiro assegura que não pediu o arquivamento. Lembra, contudo, que a comissão de ética deixou de ouvir pessoas importantes, como os ex-dirigentes Dênis Abrahão, Juarez Aiquel e Jayme Eduardo Machado, que trabalhavam em sua gestão.- Quando fui convocado a depor, mandei ofício pedindo para não me pronunciar antes de uma decisão judicial. Como iria antecipar provas se o processo corre em segredo de Justiça? - defende-se.

Caso dos cheques - Relator critica o arquivamento


CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, QUARTA-FEIRA, 15 DE AGOSTO DE 2007
Relator critica o arquivamento
Pedro Ruas
O conselheiro Pedro Ruas atuou como relator da comissão de Ética, atuando ao lado de Geraldo Nogueira da Gama, José de Jesus Peixoto Camargo e Omar Gustavo Panitz Selaimen. Ruas estava decepcionado com o arquivamento do relatório: 'Foram 29 sessões, oito meses de trabalho. A primeira versão tinha mais de 100 páginas. Enxugamos para 12. Nós não decidimos montar a comissão. O trabalho foi nos delegado. Lemos o relatório na presença dos advogados das partes, enviamos cópias. É inadmissível que o resultado nem tenha sido apresentado. O Grêmio não merecia passar por esse fato. É um absurdo o relatório ter sido arquivado antes de ser conhecido. A maioria dos conselheiros abriu mão, mais do que de uma prerrogativa, de um dever de conhecer os fatos e o enquadramento'.
Segundo Pedro Ruas, a comissão de Ética 'trabalhou à luz do velho e do novo estatuto e do código de ética para garantir aos conselheiros todos os subsídios. Esses poderiam rejeitar o relatório. O que eu não aceito, e estou falando em meu nome e não dos meus companheiros de comissão, é que se tenha arquivado sem sequer dar chance para sua leitura'. Questionado se os integrantes da comissão de Ética poderiam renunciar ao Conselho, Pedro Ruas disse apenas não se surpreender se isto acontecesse.

O polêmico caso dos cheques

Para deixar registrado com o máximo equilíbrio e a isenção possível, reproduziremos neste blog matérias da imprensa sobre o caso dos cheques da ISL. Fica guardado para comparação futura.

Grêmio na imprensa nacional

Inter troca luminosos e ataca o GrêmioGloboEsporte.com - Rio de Janeiro,RJ,BrazilOs luminosos colocados pelo Inter na fachada do Beira-Rio sempre foram uma provocação ao Grêmio. Os dizeres "campeão do mundo - Fifa" foram parar lá porque ...Veja todos os artigos sobre este tópico
Segundo empresário, Grêmio quer Carlos Eduardo até o fim do anoGazeta Esportiva - São Paulo,SP,BrazilPorto Alegre (RS) - A diretoria do Grêmio avisou que pretende contar com Carlos Eduardo até o final do ano. Pelo menos é isso que garantiu Jorge Machado, ...Veja todos os artigos sobre este tópico
Processo contra ex-presidente do Grêmio é arquivadoUOL Esporte - São Paulo,SP,BrazilO processo que poderia acabar com a exclusão do ex-presidente do Grêmio, José Alberto Guerreiro, do quadro social, foi arquivado em reunião na noite desta ...Veja todos os artigos sobre este tópico
O meia Tcheco do Grêmio sofre mais uma denúncia no STJDBola Rolando - Campinas,São Paulo,BrazilMais uma denúncia deve agitar a rotina do Grêmio. O meia Tcheco já havia sido denunciado por uma suposta agressão em Souza, do Flamengo e por jogada ...Veja todos os artigos sobre este tópico
Grêmio não terá o goleiro Saja na partida contra o ParanáUOL Esporte - São Paulo,SP,BrazilTitular incontestável, o goleiro Saja será importante desfalque do Grêmio na rodada seguinte do Campeonato Brasileiro. No próximo sábado, contra o Paraná, ...Veja todos os artigos sobre este tópico
Gavilán ganha vaga de Sandro Goiano no GrêmioGazeta Esportiva - São Paulo,SP,Brazil... o técnico Mano Menezes parece gostar do futebol apresentado pelo Grêmio e fará apenas uma modificação na equipe para a partida contra o Paraná Clube, ...Veja todos os artigos sobre este tópico
Paraná poderá ter estréias contra GrêmioUOL Esporte - São Paulo,SP,BrazilPara a partida diante do Grêmio, certo ao menos é o retorno de Josiel, artilheiro do Nacional com 12 gols. O jogador, que não marca há sete confrontos, ...Veja todos os artigos sobre este tópico

sexta-feira, agosto 10, 2007

Dói mas é importante aprender

Mais triste ainda a torcida do Grêmio que foi obrigada ontem a relembrar que o Ronaldinho, melhor que Pato, foi embora de graça.
Pelo menos, com Pato, o Internacional encheu as burras do clube de dólares.
E o Grêmio trouxa que não viu nenhum tostão do Ronaldinho?
É uma desilusão tão amassante e arrasadora quanto a que provoca atualmente a política. Vão-se os anéis e vão-se também os dedos.
Os piratas rouban-nos os puros-sangues e nos deixam os pangarés.

Paulo Santana, 04 ago 07

quinta-feira, agosto 09, 2007

Grêmio nas manchetes

Grêmio e América-RN fazem duelo dos piores ataquesGazeta Esportiva - São Paulo,SP,BrazilPorto Alegre (RS) - De um lado o Grêmio com apenas 14 gols em 17 partidas. Do outro, o América/RN com apenas um gol a mais. Ostentando o rótulo de piores ...Veja todos os artigos sobre este tópico
Comissão de Ética do Grêmio apresenta relatórios em reunião ...Final Sports - Porto Alegre,BrazilA Comissão de Ética do Grêmio, presidida por Geraldo Nogueira da Gama, irá apresentar nesta próxima segunda-feira, dia 13, três pareceres que tratam de ...Veja todos os artigos sobre este tópico
Com estréia(s), Grêmio recebe o lanterna do BrasileirãoFinal Sports - Porto Alegre,BrazilContra o América de Natal, último colocado do Campeonato Brasileiro, o Grêmio, a partir das 20h30min, terá boas chances de fazer as pazes com a vitória após ...Veja todos os artigos sobre este tópico
Tcheco desabafa: 'A coisa está ficando feia'GloboEsporte.com - Rio de Janeiro,RJ,BrazilO meio-campista e capitão do Grêmio foi denunciado nesta quarta-feira pelo STJD por supostamente ter agredido o centroavante Souza, do Flamengo, ...Veja todos os artigos sobre este tópico
GRÊMIO X AMÉRICA-RN: Ambos precisam reagir urgentementeBola Rolando - Campinas,São Paulo,BrazilGrêmio e América-RN se enfrentam na noite da próxima quinta-feira no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. ...Veja todos os artigos sobre este tópico
Lateral peruano Hidalgo, ex-Inter, pode acabar no GrêmioUOL Esporte - São Paulo,SP,BrazilO jogador disse, por fim, que antes de ouvir notícias sobre a possibilidade de jogar no Grêmio, soube que outros clubes do Brasil manifestaram interesse em ...Veja todos os artigos sobre este tópico
Grêmio pode contratar HidalgoGloboEsporte.com - Rio de Janeiro,RJ,BrazilO peruano Hidalgo pode ser o reforço do Grêmio para a lateral esquerda. O jogador pertence ao Libertad, do Paraguai, e estava emprestado ao Inter até a ...Veja todos os artigos sobre este tópico

terça-feira, agosto 07, 2007

Dicas do Pires

O melhor exercício para um gato é outro gato.
Jo e Paul Loeb.

COMPORTAMENTO ÉTICO

ÉTICA É QUANDO VOCÊ FAZ A COISA CERTA, MESMO QUE ELA LHE PREJUDIQUE.

OU COMO DIRIA KANT: "Age de tal forma que tuas máximas possam se transformar em leis universais" (o velho imperativo categórico...).

Alguém aí pode levar isto de avião para um certo clube?

segunda-feira, agosto 06, 2007

Grêmio no Google

Mano Menezes: "O Grêmio não fez um mau jogo"Gazeta Esportiva - São Paulo,SP,BrazilPara ele, o Grêmio foi bem, mas o São Paulo errou menos e comemorou os três pontos conquistados. "O Grêmio não fez um mau jogo. ...Veja todos os artigos sobre este tópico
Clima hostil marca reencontro de Grêmio e São Pauloestadão.com.br - São Paulo,SP,BrazilPORTO ALEGRE - São Paulo e Grêmio fazem o jogo mais tenso da 17.ª rodada do Campeonato Brasileiro, neste domingo às 18h10, no Estádio Olímpico. ...Veja todos os artigos sobre este tópico
São Paulo assume liderança com vitória sobre o GrêmioA Gazeta de Limeira - Limeira,SP,BrazilCom a vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio na noite de ontem, no Estádio Olímpico, o clube do Morumbi atingiu 34 pontos. O Botafogo não saiu de um 0 a 0 com o ...Veja todos os artigos sobre este tópico
Grêmio perde, não marca gol, e Mano admite falta de ofensividadeUOL Esporte - São Paulo,SP,BrazilO Grêmio foi derrotado pelo São Paulo por 2 a 0, no estádio Olímpico, neste domingo, caiu para a 8ª colocação do Campeonato Brasileiro, e assumiu ao final ...Veja todos os artigos sobre este tópico
São Paulo e Grêmio selam as pazes antes da partidaUOL Esporte - São Paulo,SP,BrazilTanto Carlos Augusto de Barros e Silva, diretor de futebol do clube paulista, como Paulo Pelaipe, representante do Grêmio, afirmam que não haverá nenhum ...Veja todos os artigos sobre este tópico
São Paulo bate Grêmio e assume liderança isoladaGazeta Esportiva - São Paulo,SP,BrazilA conquista veio após a vitória por 2 a 0 sobre o Grêmio, em pleno estádio Olímpico, pela 17ª rodada do certame. A chegada ao topo, aliás, se deu graças ...Veja todos os artigos sobre este tópico
Contra o Grêmio, São Paulo inicia série complicadaParaiba.com.br - João Pessoa,Paraiba,BrazilOs paulistas vão ao estádio Olímpico, em Porto Alegre, para encarar o Grêmio, às 18h10. A equipe gaúcha vinha de uma série de nove jogos sem perder até ser ...Veja todos os artigos sobre este tópico
São Paulo vence Grêmio e lideraFutebol Total - North Lauderdale,FL,USAO São Paulo venceu o Grêmio por 2 a 0, neste domingo, no estádio Olímpico, em Porto Alegre, e agora assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro. ...Veja todos os artigos sobre este tópico
São Paulo faz 2 a 0 no Grêmio e é o novo líder do BrasileirãoJornal da Mídia - Salvador,BA,BrazilPorto Alegre - O São Paulo venceu o Grêmio por 2 a 0 e assumiu a liderança isolada do Campeonato Brasileiro 2007, já que o Botafogo, até então líder, ...Veja todos os artigos sobre este tópico
Assessor de futebol do Grêmio afirma que clube procura atacante e ...Final Sports - Porto Alegre,BrazilO assessor de futebol do Grêmio, Paulo Pelaipe, afirmou neste domingo que o clube segue procurando jogadores para o ataque. Segundo o dirigente, há falta de ...Veja todos os artigos sobre este tópico

domingo, agosto 05, 2007

A regra do impedimento

Interfiriendo en el juego significa jugar o tocar el balón que se ha recibido o ha sido tocado por un compañero.· Interfiriendo a un adversario significa impedir que un adversario juegue o pueda jugar el balón mediante una obstrucción clara de la línea visual del adversario o de sus movimientos o mediante un gesto o movimiento que, en opinión del árbitro, engañe o distraiga al adversario.
· Ganando ventaja al estar en una posición de fuera de juego significa jugar un balón que rebota en uno de los postes o en el travesaño o jugar un balón que rebota en un adversario después de haber estado en una posición fuera de juego.
Además, el Board aclaró la explicación de un jugador que está en fuera de juego "si se encuentra más cerca de línea de meta contraria que el balón y el penúltimo adversario". En consecuencia, la posición de cualquier parte de la cabeza, el cuerpo o los pies del jugador será el factor determinante, pero en ningún caso los brazos del jugador.

Grêmio x São Paulo - transmissão pela TV

O jogo Grêmio x São Paulo será transmitido pelos canais 76 (net) e 122 (net digital). Hoje, às 18,10 h.

sábado, agosto 04, 2007

Dicas do Pires

O caminho que sobe é o mesmo que desce.

Heráclito

Dicas do Pires

É impossível ensinar um gato a não pegar passarinhos

Einstein

Dicas do Pires

Momento crucial na vida de qualquer pessoa: a quem confiar os cheques ?

Dicas do Pires

Você votaria em alguém a quem não pudesse confiar seus cheques?

sexta-feira, agosto 03, 2007

Turma do come,bebe e dorme

Coluna
Turma do come, bebe e dorme 31/07/2007 - 14:24:56 -
por Evandro Krebs
Dentro de campo, após merecida e orgulhosa conquista do Vice-Campeonato da Copa Libertadores da América de 2007, como era previsível, viria o relaxamento natural de um grupo de atletas que viveu, intensamente, sob o stress do “fio esticado”.

O “day after” nos indica que chegou a hora de novas reavaliações, sobretudo na relação custo-benefício de alguns jogadores que, além de não contribuírem tecnicamente, não souberam incorporar espírito e alma para jogar no Grêmio, em que pese a tolerância do torcedor e as oportunidades recebidas pelo treinador.

Neste contexto, nada mais natural que a equipe passe por momento de instabilidade técnica. Sabíamos todos que o time tinha sido montado para dar uma resposta em seis meses e que, passado este período, independentemente dos resultados, as mudanças seriam inevitáveis.

Em futebol há que se ter ousadia com responsabilidade. Isto só não significa garantia na execução do projeto, mas, com certeza, é o caminho mais indicado na busca do sucesso. Não havendo a satisfação das expectativas, há que se ter humildade para a devida compreensão e imediata cirurgia na reversão do quadro.

Falo, fundamentalmente, de Schiavi – que já se foi, Amoroso e Kelly. Penso que Tuta ainda mereça uma nova oportunidade, mas, convenhamos, os demais citados, apesar da biografia que carregam, transformaram-se, pelo menos neste momento, em ex-atletas, insuficientes para as necessidades e pretensões de um clube que segue com a ambição de vencer e que luta, com todas as forças, para alcançar novos objetivos de conquistas.

Entre veteranos desconectados e juvenis elétricos, sou sempre pela aposta na gurizada, embora saiba não ser suficiente para a chegada ao topo da tabela. Pois, então, que se faça como no episódio Léo Lima, quem não estiver a fim que deixe passagem para que venham outros que estejam dispostos a incorporar o verdadeiro espírito da garra gremista e acrescentar qualidade e experiência a um grupo seleto de jovens atletas promissores.

Fora de campo, começa a esquentar o debate político na medida em que se aproxima o período eleitoral. Em setembro, o clube renova metade de seus conselheiros e, logo depois, já com a nova composição, a escolha recairá sobre os novos comandantes do Conselho Deliberativo.

Algumas mudanças mostram-se necessárias, entretanto, espero que a aparente radicalização de alguns mais afoitos sucumba diante da maturidade e elevado espírito institucional da maioria, não se cometendo injustiças desnecessárias, minimizando conflitos, respeitando o contraditório e, sem ranço, avançando o processo democrático e transparente que reflete novos tempos de um novo Grêmio.


Evandro Krebs.

Dicas do Pires

Lembra a frase famosa sobre o carro usado de Nixon?
Pois veja se vocë compraria um carro usado de certas pessoas que se apresentam para liderar movimentos politicos.

quinta-feira, agosto 02, 2007

Alex Mineiro inocenta Tcheco

http://www.gremio.net/news/view.aspx?id=2870&language=0&news_type_id=1

Vencedores e Perdedores

Futuro
Dentro de pouco tempo, uns dois anos, os clubes brasileiros terão dobrada, no mínimo, a receita proveniente da televisão, com os novos contratos. Com o faturamento que obterão nos mercados asiático e árabe, eles se tornarão auto-suficientes, segundo os padrões atuais. Porém, não é difícil projetar que, quando este momento chegar, muitos clubes tentarão concorrer com os clubes da Europa e, pagando salários incompatíveis com a realidade brasileira, voltarão a se endividar. Só não acontecerá se forem capazes de lembrar os motivos que quase levaram a falência centenárias instituições.
Wianey Carlet de hoje em ZH
O que vou dizer não tira a responsabilidade dos dirigentes nem a transfere para a imprensa. Inegável, entretanto, que a imprensa em geral estimula esse tipo de comportamento. Ao dirigente que compromete o futuro do clube fazendo gastos astronômicos e impagáveis - se ganhar algum titulo(zinho) - a imprensa chama de "dirigente vitorioso". Azar dos outros que tem de pagar os gastos feitos e não pagos. São os "dirigentes perdedores", mesmo que tenham saneado o clube. Dá o que pensar...

terça-feira, julho 31, 2007

METRALHA DESCALIBRADA

Assisti ao jogo Grêmio contra o Atlético Paranaense.
OS LANCES DAS LESÕES DOS ATLETAS DO PARANÁ FORAM ABSOLUTAMENTE CASUAIS. ACIDENTAIS. NÃO PROPOSITAIS. SEM VIOLÊNCIA. OS CHAMADOS LANCES NORMAIS DE JOGO.
A metralha descalibrada dos dirigentes do Atlético tem evidente propósito ilícito. Faz bem o Grêmio em não valorizar lance tão amadorista e inconsistente.
Mas deve processar esses metralhistas descalibrados pelas ofensas proferidas.
A valorosa torcida atleticana não merece dirigentes tão despreparados.

Espelhe-se em SABINE HEITLING

Ouro nos 3.000m com obstáculos, Sabine ainda se emociona ao lembrar da vitória: ´Não consegui fazer aquilo sozinha, não sei de onde veio aquele empurrão`
Foto(s): Ricardo Mazalan, AP, Banco de Dados/ZH - 28/07/2007

Não consegui fazer aquilo sozinha. Não sei de onde veio aquele empurrão. Até agora não consegui encontrar uma explicação. Eu imaginava as pessoas em Santa Cruz e no resto do país me olhando pela televisão e pensando: "Meu Deus, ela vai vencer" - disse, com lágrima nos olhos.
Os treinos de Sabine - atleta desde os 12 anos - ocorrem pelas ruas da cidade e no chamado Campo do Municipal, no Parque da Oktoberfest - uma pista amadora para uso da comunidade. Está acostumada a enfrentar chuva, frio e sensação térmica abaixo de 0°C. - Ela merece. Treinou bastante para isso. Na chuva, no frio, doente, com dor nos pés, ela nunca deixava de ir - diz a irmã, a comerciante Simone Heitling, 26 anos.

sexta-feira, julho 27, 2007

Últimas do Grêmio no Google

Mano Menezes enaltece equilibrio do GrêmioGazeta Esportiva - São Paulo,SP,BrazilPorto Alegre (RS) - O Grêmio começou a disputa do Campeonato Brasileiro ao mesmo tempo em que disputava a Copa Libertadores. Como acontece com a maioria dos ...Veja todos os artigos sobre este tópico
Furacão quer apagar má impressão diante do GrêmioGazeta Esportiva - São Paulo,SP,BrazilMelhorar para vencer o Grêmio. Ficamos chateados, mas enfim, por segundos escapou a vitória', lamentou o meia, que pediu mais concentração aos companheiros. ...Veja todos os artigos sobre este tópico
Centroavante Marcel é apresentado no Grêmio e mostra motivaçãoUOL Esporte - São Paulo,SP,BrazilNa tarde desta quinta-feira o Grêmio apresentou seu novo reforço para o restante do Campeonato Brasileiro. O centroavante Marcel, oriundo do São Paulo, ...Veja todos os artigos sobre este tópico
Mano Menezes exalta boa campanha do GrêmioGazeta Esportiva - São Paulo,SP,BrazilRecife (PE) - O Grêmio conseguiu um ótimo resultado nesta quarta-feira, quando venceu o Náutico por 2 a 0, fora de casa, no estádio dos Aflitos, ...Veja todos os artigos sobre este tópico
Grêmio confirma venda de Cássio ao PSVGazeta Esportiva - São Paulo,SP,Brazil... estaria mentindo", destacou o jogador, que deve chegar a Eindhoven na próxima quinta-feira e agradeceu a forma como o Grêmio lidou coma negociação. ...Veja todos os artigos sobre este tópico
Grêmio desiste do lateral esquerdo Gustavo NeryBola Rolando - Campinas,São Paulo,BrazilAs negociações entre Grêmio e Gustavo Nery estão encerradas. Os problemas políticos do Corinthians prejudicaram as conversações. ...Veja todos os artigos sobre este tópico
Grêmio vence Náutico e já soma oito jogos invictosGazeta Esportiva - São Paulo,SP,BrazilJogando pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio venceu novamente o Náutico, mas dessa vez, o placar foi 2 a 0 para o Tricolor gaúcho. ...Veja todos os artigos sobre este tópico
Técnico do Liverpool elogia Lucas, ex-GrêmioPernambuco.com - Recife,PE,BrazilO técnico do Liverpool, o espanhol Rafael Benítez, elogiou, nesta quinta-feira, a contratação do meia Lucas Leiva, do Grêmio, em Hong Kong, ...Veja todos os artigos sobre este tópico

quarta-feira, julho 25, 2007

O Grêmio no Google

Náutico tem o Grêmio pela frente nesta quartaJC OnLine - Recife,PE,BrazilO cenário é o mesmo mas os jogadores ea situação são bem diferentes daquele 26 de novembro de 2005, data em que o Grêmio adiou em um ano o sonho alvirrubro ...Veja todos os artigos sobre este tópico
Timbu e Grêmio revivem Batalha dos AflitosGloboEsporte.com - Rio de Janeiro,RJ,BrazilPraticamente um ano e oito meses depois, Náutico e Grêmio voltam a se encontrar, às 20h30m desta quarta-feira, em Recife. No último jogo da Série B de 2005, ...Veja todos os artigos sobre este tópico
PSV deve tirar Cássio do GrêmioGloboEsporte.com - Rio de Janeiro,RJ,BrazilO goleiro Cássio deve deixar o Grêmio nos próximos dias rumo ao PSV, da Holanda. O clube europeu fez uma proposta concreta de 1,5 milhão de euros (quase 4 ...Veja todos os artigos sobre este tópico
Náutico e Grêmio relembram jogo históricoFanáticos por Futebol - SP, BrazilNáutico e Grêmio fazem se enfrentam nessa quarta-feira, às 20:30, no Estádio dos Aflitos, em Recife. As duas equipes relembram um dos jogos mais ...Veja todos os artigos sobre este tópico
Grêmio quer a vitória contra o Náutico para continuar subindo na ...Final Sports - Porto Alegre,BrazilO Grêmio enfrenta o Náutico, nesta quarta-feira, às 20h30min, no estádio dos Aflitos, quase dois anos depois de adiar o retorno do time pernambucano para a ...Veja todos os artigos sobre este tópico
Zagueiro dos juniores deverá estrear no GrêmioBola Rolando - Campinas,São Paulo,BrazilNa volta história ao estádio dos Aflitos, onde a dois anos o Grêmio conseguiu uma das maiores façanhas da história do futebol recente, que inclusive, ...Veja todos os artigos sobre este tópico
Grêmio manda o Flamengo para a lanternaGloboEsporte.com - Rio de Janeiro,RJ,BrazilUm gol contra do zagueiro Irineu decretou a vitória de 1 a 0 do Grêmio sobre o Flamengo, neste domingo, no Olímpico. O resultado colocou o time gaúcho na ...Veja todos os artigos sobre este tópico
Mano Menezes insatisfeito com rendimento do GrêmioGazeta Esportiva - São Paulo,SP,Brazil... Mano Menezes não ficou satisfeito com o futebol apresentado pelo Grêmio, neste domingo, no estádio Olímpico, pela 13ª rodada da competição nacional. ...Veja todos os artigos sobre este tópico
Grêmio defende a sua invencibilidadeFanáticos por Futebol - SP, BrazilCom a vitória em cima do Flamengo no último domingo o Grêmio passou a marca de um mês sem perder. A última derrota foi no dia 20 de junho para o Boca ...Veja todos os artigos sobre este tópico

domingo, julho 22, 2007

OPORTUNIDADE, PAIXÃO OU PLANEJAMENTO?

A contratação de Eduardo Costa pode ser saudada como uma boa notícia. Mas, não é preciso ir muito longe, a "volta" de jogadores ao seu time de origem, com freqüência, nao traz o efeito esperado (vide Paulo Nunes, Arílson, etc.). Isto pode se dar por diversos motivos: a expectativa ser maior que a realidade; o jogador já estar "na descendente", por isto aceita a volta; ou mesmo por problemas de readaptação. Ainda mais quando o jogador volta da Europa, em tese um mercado mais valorizado e que paga melhor.

Por outro lado, o torcedor pode se perguntar: Eduardo Costa, Gavillán, Diego Souza, Sandro Goiao, Edmilson, Nunes e mesmo Adílson (7 jogadores para duas posições)...não há posições mais carentes? Por exemplo, desde a saída de Tuta (e mesmo antes) o Grêmio tem uma deficiência de atacantes "matadores". O Jogo contra o Goiás e contra o Palmeiras mostraram isto.

E na zaga? Se um dos dois zagueiros hoje titulares (lembrar que Schiavi ia ser mandado embora....) tiver uma lesão ou suspensão mais longa, o que fazer? Improvisar Nunes ou Gavillán? Deslocar Thiego?
Para confirmar isto, basta dar um pulinho no site do Grêmio e ver a distribuição do Plantel (http://www.gremio.net/player/list.aspx?language=0).

Por isto o título que propus. A contratação de Eduardo Costa foi oportunidade (estava disponível, com pouco esforço)? Foi planejamento - estamos contando com a saída de alguém ou realmente é uma das posições mais carentes? Ou foi "mera" paixão do passado - alguém tinha de longa data
um desejo de contar com o volante?
Aguardamos a resposta.

sábado, julho 21, 2007

Filho de Catarina de volta ao Grëmio

Grêmio apresenta Eduardo Costa
20.07.2007
Jogador retorna ao estádio Olímpico
Na tarde de sexta-feira(20), o Grêmio apresentou mais um reforço para o Campeonato Brasileiro, Eduardo Costa. O volante foi apresentado às 17h30 na sala de conferências do Estádio Olímpico. O jogador foi contratado junto ao Espanyol de Barcelona e fica no Grêmio por um ano. Eduardo Costa já defendeu o Grêmio nos anos 2000 e 2001 sagrando-se campeão da Copa do Brasil e Campeão Gaúcho pelo Tricolor. Ficha técnica: Nome: Eduardo Nascimento Costa Posição: Volante Nascimento: 23.09.82 Local: Florianópolis Peso: 85KgAltura: 1,86mClubes: Grêmio, Bordeaux, Olympique/FRA e Espanyol/ESP
fonte site do Grëmio

sexta-feira, julho 20, 2007

Solidariedade do Grëmio

• "O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense vem, por meio desta, se solidarizar com os familiares do advogado e ex-presidente do Internacional, Paulo Rogério Amoretty, do deputado federal Júlio Redecker, e com todos os familiares daqueles que perderam entes queridos na tragédia ocorrida ontem em São Paulo, pela perda inestimável para a sociedade gaúcha e brasileira.
Que possam ter força para superar este momento de profunda dor e tristeza.
Levem um abraço de toda a coletividade gremista em nome do presidente Paulo Odone e dos membros do Conselho de Administração."

quarta-feira, julho 18, 2007

LAMENTÁVEL TRAGÉDIA

Solidarizamo-nos com a família colorada pela lastimável perda do ex Presidente Amoretty.

segunda-feira, julho 16, 2007

OLE

ARGENTINA 0 - BRASIL 3 Q.E.P.D.
Ayala ya pateó en contra. El Pato, Heinze y Zanetti sufren.

La Selección que mejor jugó la Copa América murió en la final. Un 0-3 cruel con Brasil B. Terminó en dura pesadilla el sueño de una generación que persiguió un título pero fracasó en el último paso. Una lástima. Igual, Basile ya tiene una base para el futuro.

quinta-feira, julho 12, 2007

GREMIO NO GOOGLE

Alerta do Google de notícias sobre: grêmio
Caio Júnior deverá ter time mais forte contra o GrêmioGazeta Esportiva - São Paulo,SP,BrazilDe volta da seleção chilena, eliminada da Copa América, 'El Mago' Valdívia depende de uma reavaliação física para enfrentar o Grêmio. ...Veja todos os artigos sobre este tópico
Grêmio empresta jovem revelação ao Gama do DFBola Rolando - Campinas,São Paulo,BrazilO Grêmio acaba de confirmar o empréstimo do jovem Fernando Genro (foto), 19 anos, que estava atuando no Grêmio B (Juniores), ao Gama, do Distrito Federal. ...Veja todos os artigos sobre este tópico
Partidas do Grêmio pelo Estadual de Juniores são remarcadasFinal Sports - Porto Alegre,BrazilA partida entre Grêmio e São José-PA, que seria disputada nesta quarta, acabou sendo cancelada devido ao mau tempo e será disputada na próxima sexta-feira. ...Veja todos os artigos sobre este tópico
Meia Kelly deve fazer primeira partida como titular do GrêmioUOL Esporte - São Paulo,SP,BrazilA principal novidade do Grêmio no coletivo nesta quarta-feira foi a entrada do meia Kelly no time titular. Sem muitas opções no atual elenco, o técnico Mano ...Veja todos os artigos sobre este tópico
Oldone confirma que permanece na presidência do GrêmioGazeta Esportiva - São Paulo,SP,BrazilPorto Alegre (RS) - O presidente Paulo Oldone confirmou em coletiva nesta quarta-feira que permanecerá na presidência do Grêmio. O dirigente distribui para ...Veja todos os artigos sobre este tópico
Edmundo não enfrenta o GrêmioGloboEsporte.com - Rio de Janeiro,RJ,BrazilO atacante Edmundo não vai reforçar o Palmeiras na partida contra o Grêmio, neste sábado, às 16h, no estádio Olímpico, em Porto Alegre, pelo Campeonato ...Veja todos os artigos sobre este tópico
Lúcio pode voltar à lateral, para sua despedida do GrêmioUOL Esporte - São Paulo,SP,BrazilSem muitas opções para montar o time do Grêmio, devido ao número excessivo de desfalques, o treinador Mano Menezes, que havia fixado o lateral-esquerdo ...Veja todos os artigos sobre este tópico
Kelly é o substituto de Tcheco no Grêmio. Ingressos para sábado à ...Chico Lang - São Paulo,SP,BrazilApesar de ter voltado aos treinos, Tcheco não tem condições de enfrentar o Verdão. Com a contusão de Bruno Teles, Lúcio volta para a lateral e Kelly ocupa a ...

sexta-feira, julho 06, 2007

Com todo respeito

Sou a favor de Britto na Presidencia. Tem credenciais.

quinta-feira, julho 05, 2007

Britto para Presidente

CORREIO DO POVO PORTO ALEGRE, QUINTA-FEIRA, 5 DE JULHO DE 2007
Odone indica Antônio Britto
Carlos Corrêa
A segunda passagem de Paulo Odone pela presidência do Grêmio termina hoje. O dirigente oficializa durante o dia a renúncia ao cargo para poder assumir o comando da Grêmio Empreendimentos, responsável pela construção do novo estádio do clube. O indicado pela direção para ficar na presidência até o final de 2008 é o ex-governador Antônio Britto. A informação de que o político era um dos principais cotados foi veiculada no Correio do Povo do dia 29 de junho e sua provável indicação na edição de ontem.
Além de Odone, o vice de patrimônio Eduardo Antonini também renuncia para participar da Grêmio Empreendimentos. Para o seu lugar, o indicado será Sérgio Bombassaro, que atualmente dirige o quadro social do clube.
O estatuto prevê, com a renúncia de Odone, a realização de uma nova eleição. O conselheiro Sérgio Ilha Moreira demonstrou interesse em apresentar candidatura para concorrer com Britto. O pleito deve ocorrer em duas semanas.
Correio do Povo Porto Alegre - RS - Brasil

quarta-feira, julho 04, 2007

Política ou futebol

As especulações em torno do ex-governador Antônio Brito como candidato indicado pela administração do presidente Paulo Odone devem nos deixar atentos. Recentemente, um ex-dirigente do clube, na tentativa de fazer uma grande costura político-partidária, levou o Grêmio a uma situação que teve graves repercussões financeiras e futebolísticas.
Não é o caso do atual presidente, que iniciou sua carreira política no Grêmio. Também não há um preconceito quanto à atuação político-partidária de qualquer dirigente. Mas se trata de entender explicitamente quais os compromissos que os dirigentes assumem com o clube e como os cumprirão.
Para o torcedor e o associado, Grêmio deve sempre estar em primeiro lugar.

Chapão divide Conselho

Os movimentos Grêmio Novo e Grêmio Independente, que formarão chapa conjunta na eleição que irá renovar metade do Conselho, em setembro, articulam uma candidatura para a sucessão de Mauro Knijnik na presidência. Cada grupo tem dois nomes fortes para candidato.
Pelo Grêmio Novo, os cotados são Eduardo Antonini e Rodrigo Karan. Pelo Independente, Homero Bellini Jr. e Antônio Vicente Martins.- Somos contra a formação de um chapão - afirma Antonini.Defendido por conselheiros mais antigos, o chapão preservaria a maior parte dos atuais 300 nomes. Ex-presidente do Conselho, Fachin diz ser favorável a formação de uma chapa "que contemple todas as correntes".
Cogitado para assumir a presidência do Grêmio, o empresário e conselheiro do clube Alexandre Grendene dificilmente aceitará o convite. De acordo com sua mulher, Nora Teixeira, os compromissos profissionais impediriam Grendene de exercer o cargo.
Indicado para assumir a Grêmio Empreendimentos, empresa que irá gerir a construção da futura arena, Paulo Odone terá que renunciar à presidência. Com problemas de saúde, o vice-presidente de finanças Tulio Macedo foi aconselhado pelos médicos a não substitui-lo. Outro nome cogitado é o do ex-governador e também conselheiro Antônio Britto.

terça-feira, julho 03, 2007

GREMIOIMORTAL EM MUNDO ESPORTIVO

Quem sabe sabe. Vejam o que escreveu o blog Mundo Esportivo

Na seleção tricolor, colocou-se estes blogues:
Grêmio 1983 (http://gremio1983.blogspot.com/): André Kruse extravasa sua paixão pelo Grêmio com comentários sobre as partidas. Além disso, traz notícias sobre o Tricolor que circulam pela net e nos jornais locais.
Grêmio Imortal (http://gremioimortal.blogspot.com/): apesar de se considerar "experimental", este blogue traz diversas notícias importantes sobre o Grêmio. Por vezes, lê-se alguns comentários sobre a atualidade tricolor. Traz diversos elos para a blogosfera gremista. (sem negrito no original)
Gol do Grêmio (http://goldogremio.blogspot.com/): possui diversos e variados vídeos sobre o Imortal, além de uma extensa relação de elos para sítios e blogues tricolores.
Grêmio Libertador (http://gremiolibertador.blogspot.com/): blogue coletivo, com artigos, pitacos, notícias, e etc. sobre o Grêmio. Diversos textos por dia.
Veja mais clicando em
http://mundoesportivo-classicos-grenal.blogspot.com/

Zero Hora - 03 julho 2007

Conselho

Os movimentos Grêmio Novo e Grêmio Independente terão chapa conjunta na eleição que renova metade dos 300 conselheiros do clube, em setembro. Segundo o conselheiro Homero Bellini Jr., a eleição de nomes ligados aos dois movimentos irá contribuir para a oxigenação do Conselho. A eleição proporcional será a novidade na renovação. Cada chapa precisará fazer pelo menos 30% do total de votos para incluir nomes no Conselho. Dos 50 mil associados, cerca de 11 mil estarão habilitados a votar.

GREMIO INAUGURA TV

http://www.gremio.net/news/view.aspx?id=2628&language=0&news_type_id=1