domingo, outubro 26, 2008

Dicas do Pires

1. O que é o ‘subprime’?
É um crédito à habitação de alto risco que se destina a uma fatia da população com rendimentos mais baixos e uma situação económica mais instável. A única garantia exigida nestes empréstimos é o imóvel. Este segmento do mercado de crédito é exclusivo dos Estados Unidos, não havendo na Europa um paralelismo exacto.
Paula Carvina de Sousa
http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/edicion_impresa/economia/pt/desarrollo/1025625.htm
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u320606.shtml

A Crise do Subprime ou A crise do crédito hipotecário de alto risco é uma crise financeira desencadeada em 2006, caracterizada pela quebra de instituições de crédito que concediam empréstimos hipotecários de alto risco (em inglês: subprimes) nos Estados Unidos, arrastando vários bancos para uma situação de insolvência e repercutindo fortemente sobre as bolsas de valores, em todo o mundo. A crise foi revelada ao mundo a partir de Fevereiro de 2007, configurando-se como uma crise financeira global.[1] [2]

Os subprimes são créditos bancários de alto risco. Incluem desde empréstimos hipotecários até cartões de créditos e aluguéis de carros, e eram concedidos, nos Estados Unidos, a clientes sem comprovação de renda e com histórico ruim de crédito. As taxas de concessão são pós-fixadas, isto é, são determinadas no momento do pagamento das dívidas. Por esta razão, com a disparada dos juros nos Estados Unidos, muitos mutuários ficaram inadimplentes, isto é, sem condições de pagar as suas dívidas aos bancos.

A partir do 18 de Julho de 2007, a crise do crédito hipotecário provocou uma crise de confiança geral no sistema financeiro e falta de liquidez bancária (falta de dinheiro disponível para saque imediato pelos correntistas do banco).

http://en.wikipedia.org/wiki/Subprime_lending
http://pt.wikipedia.org/wiki/Crise_do_cr%C3%A9dito_hipotec%C3%A1rio_de_alto_risco
http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2008/01/16/entenda_a_crise_do_subprime_1154315.html


Um comentário:

Anônimo disse...

Denuncio aqui os instrumentos a que pretende recorrer os “SS” da internet para implementar entre nós a censura. Como sabem, os “SS” estão patrulhando os blogs e sites gremistas para tentar intimidar qualquer um que escreva verdades, mas que a eles pareça atingi-los.
E querem se basear na lei sei lá do que. Imaginam por serem “doutos” que suas formas arcaicas de agir possam surtir efeito. É impressionante o olhar supostamente superior deles por se acharem donos absolutos da verdade. Levarão certamente da opinião pública um pontapé no traseiro.
Essa gente finge cuidar do interesses deles porque querem a nossa alma.

“Eu, porém, apesar de tudo, ando sempre por cima da cabeça deles com os meus pensamentos; e se quisesse andar com os meus próprios defeitos, ainda assim andaria sobre eles e sobre as suas cabeças.
Que os homens não são iguais: assim fala a justiça. E o que eu quero não poderiam eles querer!”
Assim falava Zaratustra.