sábado, abril 10, 2010

Uma visão verdadeiramente isenta. De fora.


Grêmio eliminado pelo maldito pênalti à brasileira, a maior praga da arbitragem

por Mauro Cezar Pereira, blogueiro do ESPN.com.br

O Grêmio foi eliminado do segundo turno do Campeonato Gaúcho e perdeu uma invencibilidade de 51 jogos no Estádio Olímpico. Foi batido pelo Pelotas por 2 a 1. Independentemente da má atuação tricolor, chama a atenção a maneira como o time foi derrotado, graças a dois pênaltis absurdos, marcados por Fabrício Neves Corrêa.

No primeiro o goleiro Vitor disputou a bola na grande área com Thiago Duarte. Sem chances de levar a melhor na jogada, o jogador do Pelotas optou pela queda. Ao despencar no gramado, foi "premiado" com uma penalidade máxima absurda. O próprio Thiago converteu, empatando o cotejo que era vencido pelos gremistas com gol de Maylson.

Houve o contato do camisa 1 com o adversário, mas nada que justificasse o desabamento do mesmo. Aliás, havia sim o que explicasse: a chance de "ganhar" um penalti à brasileira. E deu certo. Detalhe: Victor chegou a levantar os braços na disputa normalíssima. Mas com esse árbitros a malandragem (quase) sempre leva a melhor.

O jogo seguiu até que Clodoaldo avançou pela esquerda. Na área, disputou com Mário Fernandes e... caiu, claro. Pênalti! Sim, na visão de um apitador louco para apontar a chamada "marca fatal" é só cair nas imediações da meta adversária que ele dá a penalidade. Assim, o mesmo Thiago cobrou e deu a vitória ao Pelotas.

Infelizmente não tenho acesso ao ranking completo dos que mais deram pênaltis no Campeonato Gaúcho. Mas o do torneio paulista ajuda a escancarar a falta de critério, que não é um problema regional, mas do futebol brasileiro com suas faltinhas e penais criados por árbitros ruins. E com o apoio de parte da mídia. Um saco.

Campeonato Paulista*
Observe que no mesmo campeonato um árbitro marca mais de um pênalti por partida em oito participações e dois não marcam penalidade máxima alguma com o mesmo número de jogos.

Os que mais marcam:
Paulo Roberto Ferreira - 8 pênaltis - 7 jogos
Paulo César de Oliveira - 4 pênaltis - 7 jogos
Rodrigo Martins Cintra - 4 pênaltis - 7 jogos
Guilherme Cereta de Lima - 4 pênaltis - 7 jogos
Fabio de Jesus Volpato Mendes - 3 pênaltis - 5 jogos
Leonardo Ferreira Lima - 3 pênaltis - 6 jogos
Márcio Roberto Soares - 3 pênaltis - 6 jogos

Os que menos marcam:Cleber Wellington Abade - 0 pênalti - 8 jogos
Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza - 0 pênalti - 8 jogos
Philippe Lombard - 0 pênalti - 5 jogos
Flávio Rodrigues guerra 1 pênalti - 8 jogos
Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral - 1 pênalti - 8 jogos
Marcelo Rogério - 1 pênalti - 7 jogos
Luiz Flávio de Oliveira 1 pênalti - 7 jogos
Wilson Luiz Sineme - 1 pênalti - 7 jogos
Raphael Claus - 1 pênalti - 7 jogos
Robério Pereira Pires - 1 pênalti - 6 jogos
Demétrio Pinto Candançan - 1 pênalti - 6 jogos
Milton Etsuo Ballerini - 1 pênalti - 6 jogos
José Henrique de Carvalho - 1 pênalti - 5 jogos
Leandro Bizzion Marinho - 1 pênalti - 5 jogos

* apenas quem apitou pelo menos cinco jogos
Fonte: Footstats

Mauro Cezar Pereira é de Niterói (RJ) e começou no jornalismo em 1983. Passou pela Rádio Tupi, Sistema Globo de Rádio, Rádio Manchete, O Globo, O Dia e Jornal do Brasil, além de Editor do Jornal dos Sports. Comentarista dos canais ESPN, e da Rádio Eldorado/ESPN, assina uma coluna na revista Trivela

Nenhum comentário: