segunda-feira, abril 05, 2010

OAS garante:"A Arena Grêmio estará pronta para uso em dezembro de 2012"

À frente da OAS Empreendimentos no Rio Grande do Sul e também para o Projeto Arena Grêmio, o executivo Carlos Eduardo Paes Barreto Neto, fala do projeto com entusiasmo e com cuidado. Sabe do fervor da torcida tricolor e que este é o maior empreendimento do clube para o futuro. Por isso, tantos estudos e planejamentos para entregar ao Grêmio e à sua torcida o melhor estádio do Brasil.
Carlos Eduardo ousa dizer que, depois de pronto, o projeto servirá de case para apresentações da OAS. Para o executivo, não se trata apenas de um projeto sozinho, mas da participação do crescimento da cidade, tendo a Arena como âncora desse crescimento.
Em entrevista exclusiva para o site, Carlos Eduardo oferece mais informações sobre a Arena e fala do sentimento de participar desse processo.

Qual o diferencial da Arena Grêmio em relação aos recentes projetos da OAS de construção de estádios pelo Brasil?

Recentemente, participamos da construção do Estádio Engenhão, no Rio de janeiro, da reforma do Maracanã e da reforma do estádio do Barueri, em São Paulo. Agora, estamos iniciando a construção do novo estádio da Fonte Nova, na Bahia, para receber a copa de 2014. Desses, o que mais se assemelha à Arena Grêmio é o Fonte Nova por ser construído de acordo com as exigências da FIFA. Porém, a Arena Grêmio terá um complexo no entorno totalmente diferenciado dos demais e que certamente trará benefícios ao clube. O arquiteto do projeto é um profissional de Portugal, escolhido para trazer ao projeto os conceitos modernos da Europa.


Quais foram os principais aspectos levados em consideração para a concepção do projeto?

Construir um estádio com diferenciais para que o torcedor volte a frequentar os jogos com sua família, com segurança e conforto. Que a torcida participasse mais do clube utilizando outros recursos do local, como bons restaurantes, lojas, museu moderno e confortável.
Que o estádio se tornasse um centro de resultados, que permita ao clube explorar mais receitas. E, principalmente, que fosse um local melhor para receber bem os seus torcedores.


E para a escolha do bairro, quais foram os critérios?
Pensamos, sobretudo, na questão da acessibilidade. No Humaitá existem três estradas de acesso, além do trem e de outros meios de transporte. A topografia e a distância do centro também foram aspectos relevantes. Além disso, a Arena vai permitir maior participação dos torcedores da região metropolitana de Porto Alegre.


Que transformações este tipo de obra pode trazer ao bairro e à cidade? A OAS já tem cases assim?

A ideia é de que o bairro será revitalizado. Não tenho dúvida de que o projeto vai trazer desenvolvimento ao local mais rapidamente do que seria se dependesse do curso natural. Ele vai dar vida ao bairro 24h por dia, em função de todo o complexo. Ainda, através do projeto ´Escola de produtividade OAS´, queremos capacitar e dar trabalho para os moradores da comunidade. Serão 2 mil contratações diretas, entre armadores, serventes e outros. Nosso objetivo é usar mão de obra local para dar oportunidade e gerar renda para eles. O Shopping Iguatemi é um bom exemplo para Porto Alegre. Projeto da OAS, quando as obras iniciaram o bairro praticamente inexistia. Participamos do desenvolvimento do local e hoje é um dos principais bairros da capital.

Fala-se em impactos ambientais que a obra traria ao local. Que cuidados a OAS está tomando para minimizá-los?
Ainda não recebemos o retorno do estudo de impactos ambientais, mas certamente são mínimos. Esse também foi um aspecto levado em consideração para a escolha do local. Na questão de vegetação, praticamente não há nada. Talvez algumas árvores precisem ser replantadas. Acredito que o principal cuidado da OAS será em relação aos impactos sonoros e impermeabilização do solo.

Profissionais do mercado nacional afirmam que a Arena Grêmio será um empreendimento totalmente diferenciado dos demais estádios do Brasil. Existe algum sentimento especial em fazer parte de um projeto assim?
A OAS já trata este projeto diferente, pois estamos sendo empreendedores junto com o Grêmio. É uma satisfação trazer para Porto Alegre um empreendimento desse porte. É um projeto pensado em sinergia com todos os envolvidos. É uma relação importante entre OAS e os gaúchos, tendo a Arena como âncora. Imaginamos, no futuro, levar esse case como exemplo para novas oportunidades. Ele não é um empreendimento sozinho, é a participação do crescimento da cidade, onde todos que participam se capacitam ao mesmo tempo.

Quais os empreendimentos farão parte do entorno da Arena e quais os benefícios para o clube?
Será construído um hotel, um residencial, um centro de exposições e um shopping. Esse complexo será um complemento a Arena. Como por exemplo, o estacionamento e o hotel, que poderá abrigar torcedores de fora.
As pessoas poderão ficar mais tempo no local, aumentando o ticket médio gasto em torno do futebol. Além de ajudar a qualificar o bairro.

Algumas pessoas ainda duvidam da construção da Arena Grêmio. Neste sentido, qual a mensagem da OAS para a comunidade gremista?
Estamos de cabeça neste projeto. A Arena Grêmio vai ser construída. Estamos atualmente num processo mais lento de planejamento, licenças e aprovação de financiamentos, que não aparece, mas são necessários paras as próximas etapas.

Quando os torcedores gremistas terão a Arena pronta para uso?

A Arena Grêmio estará pronta para uso em dezembro de 2012.

http://www.arena.gremio.net/#/home

Um comentário:

Anônimo disse...

Não é Arena Grêmio é Arena Portoalegrense, como a chama sua gestora a OAS.