quarta-feira, abril 28, 2010

Rescaldos do Gre-nal (4) : a violência de Alecsandro

O lance realmente violento de Alecsandro, no último Gre-nal,  foi o chute que deu em Rodrigo e que provocou cartão amarelo para ambos.  Relembrando: ainda no primeiro tempo, eles atacavam e, num rebote, pela pequena área, bola picando a uma altura que exigiu de Rodrigo erguer bastante a perna para tocá-la. No mesmo momento em que Rodrigo espantava a bola, recebia, na outra perna, chute violento de Alecsandro. Lance tão violento e grotesco que provocou, ato reflexo*, a revolta do zagueiro.

O árbitro, desproporcionalmente, deu cartão amarelo para ambos: para Alecsandro, pela falta violenta, e para Rodrigo, por ter reclamado do adversário deitado. Com dedo em riste, é verdade. ( a reclamação ameaçadora do carrinhador argentino que quase expulsou o árbitro de campo - numa das cenas mais patéticas de todos os tempos -  não mereceu igual tratamento).

O lance sobre Victor? Bem, vai, aí, malandra sutileza. E não é a primeira vez. Disputa de bola pelo alto. Victor já tinha agarrado a bola e Alecsandro, impulsionando-se, pelo ar, propositadamente deixa o braço/cotovelo para tocar o corpo do goleiro. O lance provocou o atendimento médico a Victor pela dor causada pelo impacto forte contra o corpo desprotegido.

Ou seja, um empurra Victor na saída do gol. Outro pula contra o corpo do goleiro para lesioná-lo.

E a arbitragem? Nada.

Vamos lá seu Vuaden. Olho nessas violências e malandragens. Queremos arbitragem correta e imparcial.





    • * O ato reflexo é o mais rápido mecanismo de estímulo e resposta do sistema nervoso. Ocorre quando reagimos de maneira instantânea e involuntária a estímulos ambientais .


      Prof. Janduí Amorim

Um comentário:

JPM disse...

Situações como essa mostram o despreparo da arbitragem.
Lembro um lance do Anderson Pico num jogo há dois anos (?) contra a Ulbra, smj, em que ele ergueu a perna para espanar a bola. Ele foi expulso e todos acharam justa a expulsão.
Vá lá que o juiz tenha interpretado que o Alecsandro não teve intenção de agredir - para mim é o típico lance que mostra o que vem do vestiário - e por isso o amarelo fosse adequado, mas por que não interpretou de modo idêntico a reação do Rodrigo? Poupando este do amarelo?
Em não poupando deixa o zagueiro vulnerável e facilita para o ataque adversário...
O engraçado que tais situações em geral pendem para o mesmo lado...
O CES, p.ex., em 2006 não viu a bola que recuaram para o Clemer que a pegou com as mãos, em 2009 a iluminação atrapalhou-o e fez anular gol legítimo do Grêmio. E ao que parece há determinação da Fifa no sentido de, em dúvida, favorecer o gol...mas o melhor juiz fez o contrário, na dúvida anulou o gol!
Saúde e felicidade.
João P Metz