domingo, setembro 30, 2007

Fora do Rio/SP Grêmio tem a maior torcida

TORCIDAS
A Folha publicou não faz muito pesquisa do Datafolha sobre as maiores torcidas de futebol do país.
A reportagem ganhou o título de 'títulos e filas modificam pouco as torcidas do país'.
Palmeiras, Botafogo e Grêmio viram aumentar suas torcidas em ano de rebaixamento. O Grêmio possui a maior torcida fora do eixo RJ-SP.
O Grêmio, que contava com 3% da preferência dos torcedores em 1993, hoje possui 4%, mesmo percentual obtido no ano em que disputou a Série B do Campeonato Brasileiro.
O Internacional contava com 3% em 1993. Esse percentual caiu para 2% em 2005, onde se mantém.
É provável que a conquista da Libertadores, Mundial e Recopa não influenciem no aumento desse percentual nos próximos anos.
Nos últimos 14 anos, o Inter nunca teve mais do que 3% e o Grêmio atingiu seis vezes a marca de 4%.
TÍTULOS O São Paulo aparecia com 7% em 1993. Depois disso, o time conquistou dois Paulistas, um Brasileiro, dois Mundiais, uma Supercopa da Conmebol, uma Recopa Sul-Americana, uma Copa Conmebol e uma Libertadores. Empilhou títulos e cresceu um ponto percentual. A equipe aparece hoje com 8%.
MAIORES As maiores torcidas: Flamengo, 17%; Corinthians, 12%; Palmeiras, 8%; São Paulo, 8%; Vasco, 5%; Grêmio, 4%; Santos, 3%; Cruzeiro, 3%; Botafogo, 3%; Atlético-MG, 3% e Internacional, 2%.
PERCENTUAL O Bahia, que hoje enfrenta o Rio Branco, no Acre, pela Série C, e que só fez desabar nas últimas temporadas, segue com 1% da preferência, percentual que não mudou desde 1993, nem quando o time esteve no Brasileiro da Série A.
Cpovo, Hiltor Mombach

Um comentário:

Anônimo disse...

A torcida do Grêmio está o dobro.