sexta-feira, maio 07, 2010

Grêmio. Ronaldinho. A misteriosa predileção por informações falsas

Duvidamos que aconteça. Mas temos enorme curiosidade de uma explicação científica para esse fascínio que as pessoas têm por pseudo-notícias.

Já existe grande postura crítica à veracidade do noticiário da imprensa. Parece que essa postura é apenas conceitual. Na prática, temos o exemplo dessa publicação do radar de Veja, reproduzida por ZH, sobre o pseudo convite a Ronaldinho.

Imediatamente, grande parte acreditou. Deu como informação e saiu debate enorme e veemente: muitos a favor da idéia do convite; muitos radicalmente contrários.

Desmentido o convite com a afirmativa oficial de que o assunto nunca tenha sido ventilado, ninguém sequer mencionou a matéria do Correio do Povo.

"Presidente da Grêmio Empreendimentos, Adalberto Preiss é conciso ao comentar a informação a respeito de Ronaldinho. "Eu não tenho conhecimento de nada e não sei de onde surgiu essa informação", afirma o dirigente. De acordo com ele, não houve sugestões ou vetos ao nome do meia porque o assunto sequer foi mencionado nas reuniões: "Não debatemos isso. Nunca foi posto em pauta"."

Vejamos a matéria na íntegra:


ANO 115 Nº 218 - PORTO ALEGRE, QUINTA-FEIRA, 6 DE MAIO DE 2010

Grêmio nega convite feito para Ronaldinho

CARLOS CORRÊA | carlos.correa@correiodopovo.com.br

Publicada no site da revista Veja no início da semana, a informação de que Ronaldinho Gaúcho seria a grande estrela do lançamento da pedra fundamental da Arena foi recebida com surpresa no estádio Olímpico. No clube, a garantia é de que ninguém sequer cogitou a possibilidade de que o jogador seja convidado para participar do evento, que deve ocorrer ainda em julho. A ideia, no entanto, é de contar sim com jogadores que foram marcantes ao longo da história gremista.

Presidente da Grêmio Empreendimentos, Adalberto Preiss é conciso ao comentar a informação a respeito de Ronaldinho. "Eu não tenho conhecimento de nada e não sei de onde surgiu essa informação", afirma o dirigente. De acordo com ele, não houve sugestões ou vetos ao nome do meia porque o assunto sequer foi mencionado nas reuniões: "Não debatemos isso. Nunca foi posto em pauta". Quando questionado se a ideia de convidar Ronaldinho era boa, Preiss adota uma postura política. "Não vou dar opinião sobre isso, não é uma decisão individual", comenta.

Da mesma forma que os representantes da Grêmio Empreendimentos negam que a ideia do suposto convite a Ronaldinho tenha surgido por lá, o departamento de Marketing do clube toma o mesmo caminho. "O pessoal de São Paulo e do Rio de Janeiro estão me ligando sobre isso. Não tem nada. A única coisa que eu sei sobre ele é que está no Milan. E aqui, falamos pelo Grêmio", afirma o vice-presidente de Marketing César Pacheco.

O início das obras da Arena está previsto para julho deste ano. Somente dessa forma, será possível cumprir o cronograma que prevê 30 meses de construção até a inauguração, planejada para dezembro de 2012. O clube espera apenas a aprovação de todos os projetos e os licenciamentos necessários para obter o financiamento e assim seguir o cronograma.

Hoje às 19h, no Auditório Master do Campus da UniRitter Porto Alegre, a Arena do Grêmio será tema de debate. O encontro contará com a presença de Adalberto Preiss e do consultor técnico do projeto, Carlos de La Corte. A entrada é franca.

2 comentários:

Anônimo disse...

TEXTO SEMELHANTE AO QUE SAIU NO CORREIO DO POVO DEVERIA TER SIDO PUBLICADO NO SITE DA ARENA IMEDIATAMENTE APOS A PRIMEIRA NOTICIA FALSA, ABORTANDO DE PRONTO MAIOR REPERCUSSAO E NOTICIARIO DO PSEUDO-FATO. A IMPRENSA COMEU NA MAO DA VEJA E ENCONTROU NO GREMIO O SILENCIO.

JPM disse...

De paradão, além das de ônibus, chega o Douglas.

Aliás, pelo que venho observando, ganhar do Santos com ele será complicado...

No último Grenal, smj, era ele, que ficou parado quando a bola - na soqueada equivocada do Vitor -ofereceu-se ao atleta vermelho que fez o gol. Se vai ao encontro da bola dificulta o chute, que talvez nem saísse e a defesa poderia afastar.

Quanto ao Ronaldinho, pelo que tenho visto ele até tenta fazer as jogadas mas, não consegue... não é falta de interesse... é falta de condição atlética ou emocional.

No Grêmio, a meu ver, somente com contrato de risco. Fez a diferença, recebe, não fez, não recebe.

Saúde e felicidade.
João P Metz