domingo, dezembro 06, 2009

Quem é Silas?





Paulo Silas do Prado Pereira
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Paulo Silas
Nome completo Paulo Silas do Prado Pereira
Data de nasc. 27 de agosto de 1965 (44 anos)

Local de nasc. Campinas (SP), Brasil

Altura 1,78 m
Peso 71 kg
Informações atuais
Clube atual Grêmio

Posição Treinador (ex-meia)

Clubes de juventude
São Paulo

Clubes profissionais
Anos Clubes Jogos (golos)
São Paulo
Sporting
Central Español
Cesena
Sampdoria
Internacional
Vasco da Gama
Kashiwa Reysol
San Lorenzo
São Paulo
Kyoto Sanga
Atlético Paranaense
Rio Branco
Ituano
América Mineiro
Portuguesa
Inter de Limeira

Seleção nacional
1986–1992
Brasil

Times que treinou
Anos Clubes Jogos
2007–2008
2008
2009
2010-
Fortaleza
Avaí
Avaí
Grêmio

Última atualização: 30 de novembro de 2009

Paulo Silas do Prado Pereira, mais conhecido como Silas, (Campinas, 27 de agosto de 1965) é um ex-futebolista e atual treinador brasileiro.
Durante sua carreira de jogador profissional de 1985 a 2004 ele jogou no Brasil, Portugal, Uruguai, Argentina, Japão e Itália. Com a seleção de base do Brasil ganhou o prêmio Bola de Ouro da Adidas no Mundial sub-20, e com a equipe principal jogou 38 partidas e participou das copas do Mundo de 1986 e 1990.
Após encerrar sua carreira como jogador, fixou residência em Campinas e virou empresário trabalhando com fraquia de pastéis, além de ter participado de um projeto que auxilia "Atletas de Cristo" ao lado de Alex Dias Ribeiro[1].
Depois disso optou por atuar como treinador de futebol. Inicialmente foi auxiliar do técnico e amigo Zetti e, atualmente, exerce a função principal. Esteve no Fortaleza e agora é treinador do Avaí Futebol Clube.
Até o momento o Avaí, sob o comando do técnico Silas, realizou 109 jogos, obtendo 52 vitórias, 33 empates e vinte e quatro derrotas. Foram marcados 200 gols e sofridos 125.

Silas iniciou sua carreira no início da década de 80, jogando nas categorias de base do São Paulo. Em 1985 por intermédio do então técnico do tricolor Cilinho, inicia a sua carreira profissional.
Nesta época, devido ao grande sucesso do grupo portoriquenho Menudo no Brasil, o time de garotos sensação do São Paulo ficou conhecido como "Menudos do Morumbi". Esse time era formado, entre outros por Silas, Muller e Sidney[2].
Ainda no ano de 1985, sagrou-se campeão da Copa do Mundo Sub-20 na União Soviética pela Seleção Brasileira, aonde foi escolhido o melhor jogador da competição. Já a sua carreira na Seleção principal iniciou no dia 16 de março de 1986, num amistoso contra a Hungria na cidade de Budapest[3]. Foi convocado para a Copa do Mundo de 1986, na qual a Seleção Brasileira chegou até às quartas de final. Em 1987 foi convocado por Carlos Alberto Silva para a Seleção que disputaria a Copa América, Silas atuou somente no jogo contra a Venezuela.
No ano de 1988, Silas deixa o Brasil rumo ao futebol europeu. É contratado pelo Sporting de Portugal juntamente com outras estrelas como Rodolfo Rodríguez, Carlos Manuel, Douglas, Eskilsson e o treinador uruguaio Pedro Rocha. De todas as estrelas contratadas, os únicos que justificaram a badalação foram Carlos Manuel, Douglas e Silas, que foi o segundo artilheiro do time na temporada atráz somente de Paulinho Cascavel[4].
Para a Copa América de 1989 novamente surge a convocação, desta vez pelo técnico Sebastião Lazaroni. O Brasil conquista o seu quarto título na competição contando com quatro atuações de Silas. No dia 20 de agosto de 1989 num jogo válido pela eliminatórias para a Copa do Mundo de 1990, Silas marcou o seu primeiro e único gol pela Seleção, foi o terceiro do Brasil na vitória de seis a zero sobre a Venezuela, aos 37 minutos do primeiro tempo[5]. Com a regularidade das boas atuações pela Seleção e a confiança do técnico, Silas é convocado para a sua segunda Copa do Mundo. No mundial, o Brasil é eliminado nas oitavas de final e Silas atuou em três jogos.
Ainda no ano de 1990, deixa o Sporting rumo ao Uruguai para atuar no Central Español time em que, em uma passagem rápida, marcou três gols em dois jogos. Logo após isso, rumou para a Itália para atuar no Cesena, aonde não conseguiu evitar o rebaixamento da equipe no campeonato. Na temporada seguinte transferiu-se para a Sampdoria, ajudando a equipe a ficar em sexto lugar na Liga Italiana. No final da mesma temporada, volta ao Brasil para ser Campeão Gaúcho e da Copa do Brasil pelo Internacional.
Antes de alçar novos desafios, desta vez para atuar por 1 mês no Kashiwa Reysol do Japão, Silas ainda foi Campeão Carioca em 1994 atuando pelo Vasco da Gama ao lado de craques como Dener e Jardel.
Em 1995, foi para a Argentina aonde, com 24 gols marcados em 95 jogos, tornou-se ídolo do San Lorenzo vencendo o Campeonato Argentino daquele ano. É até hoje considerado o melhor camisa 10 que passou pelo clube.
Em 1997, volta ao São Paulo para atuar pouco, mas mesmo assim vencer o Campeonato Paulista de 1998. Logo após, volta ao Japão para jogar pelo Kyoto Sanga durante duas temporadas.
No ano 2000, volta ao Brasil para ser Campeão Paranaense pelo Atlético Paranaense, título este o seu último conquistado. A partir disso, passou por clubes menos expressivos até encerrar sua gloriosa carreira na Inter de Limeira em 2004.
[editar] Técnico
Como treinador, Silas iniciou seu aprendizado sendo auxiliar de seu amigo pessoal Zetti no Paraná, Atlético Mineiro e Fortaleza. No tricolor cearense no ano de 2007, Silas foi admitido como treinador principal quando Zetti foi demitido. Já em meados de 2008, foi contratado pelo Avaí para a continuação do Campeonato Catarinense e para o Brasileiro da Série B daquele ano.
[editar] No Avaí
Silas chegou ao Avaí em 15 de março de 2008[6] e se consagrou na história do Clube, ao ser um dos grandes destaques na campanha do acesso à primeira divisão do campeonato brasileiro de futebol.[7] Devido a ótima campanha do time, o Avaí se classificou para disputar a série A de 2009 com três rodadas de antecedência para o fim da série B de 2008, ao vencer o Brasiliense por 1 a 0 no dia 11 de novembro de 2008 com um gol de Evando. Silas ainda foi eleito o melhor técnico do campeonato, na seleção final feita por jornalistas de todo o Brasil,[8] desbancando o até então favorito Mano Menezes.
Em 2008, Silas foi agraciado com o Troféu Gustavo Kuerten, eleito o melhor técnico do ano no estado de Santa Catarina.
Já em 15 de março de 2009 antes de mais um jogo válido pelo Campeonato Catarinense, foi homenageado pela diretoria do clube na pessoa do presidente João Nílson Zunino com uma placa em comemoração ao seu aniversário de um ano a frente do time.[9]
No dia 26 de setembro de 2009 é anunciado o final do ciclo vitorioso do técnico Silas no Avaí. As partes não chegaram num acordo e decidiram não renovar o contrato para o próximo ano. Como o contrato, ainda vigente, finaliza somente no último dia do ano, Silas ainda comanda o time nos dois últimos jogos do Campeonato Brasileiro[10][11].
Após o adeus de Silas, o Avaí resolve criar mais uma homenagem ao ex-técnico. Seguindo a linha "Heróis Avaianos" criada pelo clube em homenagem às pessoas que marcaram na história do time, lança a miniatura do treinador consagrando-o como um grande ícone nessa história[12].

Nenhum comentário: