quarta-feira, dezembro 02, 2009

Presidente Paulo Luz

PALAVRA DE GREMISTA # XXVIII: Paulo Luz

01/12/2009

Os moderadores do Blog GRÊMIO SEMPRE IMORTAL continuando com o tópico de entrevistas PALAVRA DE GREMISTA apresentam o seu novo post.

Desta feita, o nosso entrevistado é o conselheiro gremista PAULO LUZ, presidente do Movimento Grêmio Sempre. Com passagem por várias áreas do Grêmio, PAULO LUZ é um conselheiro respeitado por todos os gremistas.

- Gremista desde quando?

Desde que me conheço por gente.


- O senhor integra o Conselho Deliberativo tricolor desde que ano?

Desde 1989.


- Já exerceu alguma função no Clube?

Presidente da Associação de Pais e Atletas da Escolinha Tricolor, Diretor de Patrimônio, Diretor de Planejamento, Secretário Geral do Conselho Deliberativo, integrante das Comissões de Reforma Estatutária, elaboração do Regulamento Geral e de Planejamento Estratégico do Conselho Deliberativo do Clube.


- Qual a sua opinião quanto a profissionalização do Clube? Ainda existe espaço para o trabalho gratuito do torcedor/associado?

Totalmente favorável à profissionalização. O torcedor seja ele associado e/ou Conselheiro compete participar ativamente do processo político representando a instituição quando designado na esfera executiva (Conselho de Administração e/ou Diretorias) ou em funções de apoio e supervisão nas Comissões do Conselho Deliberativo, participando ativamente das suas decisões estratégicas e da Governança Corporativa do Clube. Todavia, é imprescindível reconhecer a existência de excelentes quadros diretivos voluntários que prestam relevantes serviços ao Clube em áreas vitais do mesmo. O que vale é o conceito. O Grêmio precisa evoluir em seus processos e procedimentos de gestão de forma muita moderna e profissional. A responsabilidade do cargo ou função não pode prescindir é da qualidade técnica do conhecimento, habilidades e comportamento / postura ética e engajamento alinhado a visão estratégica do Clube. Isto independe de ser profissional contratado ou trabalho gratuito


- Na condição de Presidente de um movimento politico importante no atual quadro político gremista, qual o seu sentimento quando da ausência de quorum nas importantes reuniões convocadas, em razão das frequentes ausências de conselheiros titulares nas reuniões do Conselho?

De profunda indignação.


- Na sua opinião o que impede hoje a mesa do Conselho Deliberativo aplicar o art. 66, § 1° do Estatuto Social, que determina a perda do mandato em caso de repetidas ausências não justificadas?

Vivemos um momento de transição política jamais vivenciada no Clube, desde a Reforma Estatutária de 2004. A mesa do Conselho através da figura do Presidente Raul Régis de Freitas Lima e demais integrantes vive um grande conflito pessoal e político, agindo com extrema prudência, pois, tem a exata compreensão de que aplicação do art. 66, $ 1º do Estatuto, envolveria Conselheiros que independentemente de suas presenças nas reuniões do Conselho Deliberativo prestam ou já prestaram relevantes serviços ao Clube. Todavia, isto não os isenta do compromisso com a Instituição.

Sou inteiramente favorável a uma reforma estatutária em que se possa construir mecanismos para propiciar que os Conselheiros Titulares ausentes em determinada sessão sejam substituídos pelos Conselheiros Suplentes.


- Como é sabido por todos, hoje a política tricolor apresenta um quadro com movimentos/grupos definidos. Como surgiu o Grêmio Sempre? E quais funções ocupa hoje na estrutura administrativa do Grêmio?

O Grêmio Sempre nasceu sob a liderança e inspiração do saudoso Presidente Irany de Oliveira Sant Anna, Presidente do GRÊMIO no biênio 1985 e 1986, ainda nos idos de 1983 através de almoços semanais realizados aos sábados na antiga Mesa 01, entre diversos associados, conselheiros e dirigentes, junto a Churrascaria Mosqueteiro mantendo-se, portanto, ativo desde aquela época. O nome Grêmio Sempre foi designado em 2007.

A Vice-Presidência de Finanças do Clube é hoje exercida pelo Conselheiro Irany de Oliveira Sant’ Anna. Os Conselheiros Adalberto Preis e Saul Berdichewski integram o Conselho de Administração da Grêmio Empreendimentos, sendo o 1º seu Presidente. Vários outros Conselheiros atuam em cargos no Executivo e também nas Comissões do Conselho Deliberativo.

- O associado gremista que queira participar do Grêmio Sempre como deve proceder?

Estabelecer contato com as lideranças do Grêmio Sempre, conhecer os seus valores, princípios, visão e missão estabelecidos em Plano Estratégico e se houver identificação incorporar-se ao nosso grupamento participando ativamente das reuniões semanais.


- Hoje o senhor considera possível uma “pacificação política” do Grêmio objetivando uma ‘fase de paz e participação coletiva” na segunda metada de gestão do Pres. Duda Kroeff?

Não só a considero possível como imprescindível não somente para a Gestão do Presidente Duda Kroeff, mais para a continuidade da vida política e administrativa do Grêmio, através de uma Governança Corporativa Estável.

Esta iniciativa deveria aproveitar a experiência vitoriosa já exercitada pelos grandes vultos da história do Grêmio, para estabelecer um clima de relacionamentos em busca do ideário tricolor, capaz de promover a elaboração de uma Agenda Mínima, geradora de um PACTO DE COMPROMISSOS DE GREMISTAS, elegendo PRINCÍPIOS E VALORES BÁSICOS, ou seja: NOSSAS CLÁUSULAS PETREAS.

Cabe então ao clube, por meio de suas principais lideranças (Presidente do Clube e Conselho de Administração), capitanearem processo de entendimento político que estabeleça princípios basilares, norteadores de uma agenda comum de todos os gremistas em prol da grandeza do clube. A articulação de compromisso de todos os grupos políticos do Grêmio em torno de pontos mínimos fundamentais para o futuro do clube é condição essencial para assegurar a continuidade política e administrativa do tricolor e poder assegurar uma senda de vitórias e sucessos no campo esportivo e de gestão.

- Como o senhor ve hoje o papel do G6, união de grupos políticos que deu o apoio necessário a eleição do Presidente Duda Kroeff?

Essencial como base de apoio, sustentação política e governabilidade da Gestão do Presidente Duda e ainda como protagonista para emprestar através de suas principais lideranças, qualidade e inúmeros talentos de seus quadros contribuição decisiva na construção de processo político em que possamos maduramente assegurar uma agenda mínima comum aos principais Grupos Políticos do Clube.

- Qual o jogo do Grêmio que mais lhe marcou?

A vitória sobre a Portuguesa no Bicampeonato Nacional conquistado em 1996.

- Qual o melhor time do Grêmio que já viu jogar?

O Time de 1995 / 1996 (bi-campeão da América e bi-campeão do Brasil).

- Qual seria o time do Grêmio de todos os tempos?

Alberto, Arce, Airton, Mauro Galvão, Roger, Dinho, China, Osvaldo, Valdo, Renato e Jardel.

- Defina o Grêmio em uma palavra.

Paixão.

- Alguma manifestação final.

O Grêmio precisa de todos os seus valores. Precisamos de todos os gremistas indistintamente para construir vitórias e títulos e satisfazer a expectativa e amor (paixão) de 7 milhões de torcedores espalhados pelo mundo.


http://sempreimortal.wordpress.com/2009/12/01/palavra-de-gremista-xxviii-paulo-luz/


Nenhum comentário: