sábado, abril 11, 2009

Dicas do Pires

Branding

-Branding é um trabalho de construção de uma marca junto ao mercado. Cria-se uma imagem que possa ser reconhecida por todo o mercado de forma que o produto que seja rotulado por aquela marca transmita confiança ao consumidor fazendo-o preferir o produto de “marca” do que outro produto idêntico sem marca (PICCAGLIA Eliel, 2008). É como se criasse uma imagem para ser reconhecida por todo o mercado, de forma que o público a consiga identificar e apreciar. Ao criarmos e gerirmos uma marca, estamos a potenciar o valor do produto e da empresa dona da marca. Trata-se não só de identificar e diferenciar o produto ou empresa, mas também gerar uma expectativa de qualidade de imagem que vai trazer grande notoriedade. É exemplo de branding, o que é feito ao nível das marcas franchisadas, onde não basta identificar o produto, mas transmitir uma certa segurança de qualidade ao ser multiplicada por n lojas. É tão simples como dizer… é de marca é de confiança. Existe um valor originado pela marca e que obviamente tem a ver com a actividade desenvolvida pelas agências de publicidade quando fazem branding, ou seja, trabalho de marca.

Já todos ouvimos falar que preferimos os produtos de marca, em que o conteúdo, muita vezes é similar a outros sem o poder da marca. Mas quando temos a possibilidade de optar, optamos pelo produto de marca, na maior parte dos casos. Quando isto acontece está a haver branding.

Mais do que projectar ou criar uma identidade, é preciso acrescentar um conceito de valor e positividade ao projecto, e geri-lo, e isso deverá respeitar a estratégia e a ambição do cliente e do seu produto.



Branding é o trabalho de construção e gerenciamento de uma marca junto ao mercado. Sua execução é tomada por ações que posicionam a marca e a divulgam no mercado. Este trabalho é feito por profissionais especializados em marketing, semiótica e design gráfico, que desenvolvem marcas com estimada qualidade, funcionalidade e conexão com seu público almejado.

Existe uma polêmica sobre o uso de uma palavra bastante associada à marca: logomarca. Alguns aconselham que se evite o uso desta, pela controvérsia sobre este termo, sendo algo ainda indefinido no meio profissional.

Ações de branding podem ser manifestadas e arquitetadas através do brand equity. Essa nova denominação se demonstra como um conjunto de recursos, inerentes à uma marca, que se agregam ao valor de algo, proporcionando share por um produto ou serviço. A Teoria do Brand Equity foi elaborada por David C. Aaker.

É um conjunto de interações entre a marca e todos os seus públicos. Uma dinâmica de relações que tem como objetivo potencializar as percepções acerca de uma marca, que é fundamentada acima de tudo na cultura, visão e valores da empresa.

Sua execução não é tomada apenas por ações que posicionam a marca e divulgam a marca no mercado, mas também por ações internas na empresa, transmitindo para todos os interessados na imagem pretendida.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Branding


3 comentários:

Maria disse...

Prezado Beto Pires.Parabéns pela fundamentação teórica da tecnologia
Branding.Gostaria de te colocar duas questões sobre o conteúdo do texto:a)Quais são os setores onde o Branding foi implementado e a quanto tempo? b)O MKT do Grêmio optou por adotar o Branding?Te informo que não entendo do assunto.

Beto Pires disse...

Cara Maria.
Infelizmente o conceito de Branding é, ainda, de domínio de poucos inclusive entre os profissionais.
Não só no Grêmio onde me informaram foi feita uma palestra pela maior autoridade no assunto há alguns anos.

Porém, é entristecedor e até exasperante a falta de noção e de percepção e sensibilidade das pessoas a uma nova ciência que não se limita às técnicas de comercialização.

O Grêmio seria/é um fantástico produto de branding porque já parte com a questão mais problemática completamente resolvida: a questão da emoção da marca e da fidelidade.

Bem. Acho que chega. Se falar muito vão dizer que "branding" não importa. Que é muito complica pra cabecinha de alguns. "Que no futebol é diferente".
Maria, ajuda que uma voz feminina sempre ajuda a bloquear essa ignorância.

Maria disse...

Então qual o conceito que vai ser utilizado? Ou com quais premissas vai trabalhar na operacionalização das ações?