sábado, abril 11, 2009

Dicas do Pires

Dicas sobre conceito de Marketing e Autores consagrados. Afinal, impõe-se ter uma noção sobre o que se está a falar, nos últimos dias, com insistência e ousadia.

  • Marketing engloba todo o conjunto de atividades de planejamento, concepção e concretização, que visam a satisfação das necessidades dos clientes, presentes e futuras, através de produtos/serviços existentes ou novos.
  • Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. (AMA - American Marketing Association - Nova definição de 2005).
  • Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER e KELLER, 2006).
  • Marketing é a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício (KOTLER e ARMSTRONG, 1999).

O conceito contemporâneo de Marketing engloba a construção de um satisfatório relacionamento a longo prazo do tipo ganha-ganha no qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam e necessitam. O marketing se originou para atender as necessidades de mercado, mas não está limitado aos bens de consumo. É também amplamente usado para "vender" idéias e programas sociais. Técnicas de marketing são aplicadas em todos os sistemas políticos e em muitos aspectos da vida.


Teóricos de marketing de destaque

http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing#Mercado_e_Valor



2 comentários:

Maria disse...

No caso de um clube de futebol como pode ser caracterizado um satisfatório relacionamento com seus torcedores, âmbito do conceito moderno de mkt?

NOÇIVOS PREGANDO GOLPE disse...

Segunda estarei cancelando minha matrícula de sócio. Essa direção de segunda divisão já começou a destruir o clube. Os abnegados estão de volta. Colocaram um supervisor na Base que estava afastado há mais de 20 anos. E agora, tá demitindo todo mundo porque tem vínculo a direção anterior. Associei-me ao clube pela organização da direção anterior e em razão da política de profissionalismo. A gestão do Duda tem sido de amadorismo. Não tem convicção em relação ao técnico, sendo ridículo a consulta feita aos jogadores. Nós gremistas temos que nos unir e começar a fazer pressão para a saída dessa direção fracassada.

média
9/4/2009 00:37:47
Cristiano Ferreira

A direção do Grêmio não tem convicção e está perdida. Eu diria que estão lembrando aquele seriado mutio engraçado: Os Três Patetas. Um clube da grandeza do Grêmio não desdenhar qualquer competição que entre. Acho que o Grêmio de hoje é o Inter daqueles longos anos sem ganhar nada. Não têm convicção do técnico!! Dos técnicos disponíveis o único que presta é o Renato Portaluppi. Dos técnicos que estão empregados a direção se interessou por: Paulo Autuori, Geninho e Ney Franco. Vamos aos currículos deles: a) Geninho assumiu o Atlético-PR após o comando de Mário Sérgio e foi campeão brasileiro e fez trabalhos razooáveis em clubes médios e fracassou nos grandes; Ney Franco é ténico emergente, não ganhou nenhum título expressivo; Paulo Autuori ganhou Libertadores, título mundial com o são paulo estadual, mas também teve seus altos e baixos. Se a direção que um técnico motivador, o nome da vez é Renato Portaluppi. Se quiser um técnico burocrático, o nome é Autuori. Pra mim, são a melhores opções. Eu escolheria o Renato, pois é um técnico emergente que vem evoluindo. Fez trabalhos razoáveis nos clubes do Rio. E na temporada 2007/2008 fez um belo trabalho no fluminense especialmente. Claro que teve aquele omento ruim com o citado clube, mas houve um desmanche e a pressão era grande por causa da segunda divisão. Com o Vasco, nem o Santo salvava, se fosse por causa de técnico, o Grêmio não teria caído, pois trocou inúmeras vezes. Quando Renato estava na final da Libertadores, quem clube ão invejava a maneira de jogar do Flu. Quando Celso balançou, Odone chegou a dizer que era difícil tirar o Renato do Flu. Hj, está disponível e os caras fazem cerimônia. Pra quem prefere o Ney Franco, Renato tá muito a frente. Mas sabemos o motivo, Meira está lá e só fez .... Acha que sabe alguma coisa. Ele não tinha que só estar fora do conselho, tinha que estar fora d quadro social do clube pra nuncamai voltar.