quinta-feira, novembro 08, 2007

Repercussões do caso Detran


CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, QUINTA-FEIRA, 8 DE NOVEMBRO DE 2007

Caso Detran: Grêmio publica nota
Paulo Odone considera absurda a insinuação de que o clube teria recebido dinheiro do Detran e PF nega que clube esteja sendo investigado

O caso envolvendo o Detran causou constrangimento no estádio Olímpico. Uma entrevista de Paulo Oliveira, advogado do ex-presidente da entidade, Flávio Vaz Netto, deu margem a especulações de que o clube também estaria sendo investigado pela Polícia Federal e que parte do valor arrecadado com a fraude teria sido destinada para cobrir os custos com a campanha eleitoral da Situação na eleição para renovar o Conselho Deliberativo. Todas as informações foram negadas mais tarde e Oliveira disse que apenas explicou que ligações sem nenhuma relação com o Detran também haviam sido interceptadas pela PF.Vaz Netto negou as acusações, afirmando que apenas conversou com o vice-presidente administrativo do Tricolor, Túlio Macedo, e que Macedo teria afirmado que pagou do próprio bolso duas inserções da chapa que ambos apoiavam em emissoras de TV, 'Posteriormente, os integrantes da chapa ressarciram esse valor ao Túlio Macedo', explicou o dirigente gremista.O delegado Gustavo Schneider, da Polícia Federal, negou de forma clara que o Grêmio também esteja sendo investigado. Preocupado com a repercussão que os boatos poderiam tomar, o Grêmio se apressou em publicar uma nota oficial no clube dando conta da informação de Schneider.Antes, o site já havia colocado um esclarecimento do presidente Paulo Odone sobre o caso. Nele, o dirigente classificara como 'absurdas' as acusações de que o Grêmio tenha sido beneficiado com o dinheiro desviado do Detran. Odone defendeu ainda Vaz Netto, que faz parte do Conselho de Administração do clube. 'Absoluta seriedade sempre foi a reputação do dr. Flávio. Eu não posso imaginar que ele esteja envolvido nesse tipo de falcatrua (...). A situação do dr. Flávio como presidente do Detran não tem nada a ver com a dele de vice-presidente do Grêmio', afirma Odone.O presidente não acredita que a PF demonstre algum interesse em questões ligadas ao Grêmio, mas afirma que, de qualquer forma, se for solicitado o auxílio do clube, ele será prestado.O custo da campanha eleitoral da Situação havia sido visto com estranheza pela Oposição no dia do pleito. Na ocasião, os responsáveis garantiram que todos os valores vieram de contribuições dos associados ligados à chapa.

PORTO ALEGRE, QUINTA-FEIRA, 8 DE NOVEMBRO DE 2007

PF diz ter provas contra suspeitos do caso Detran

A Polícia Federal anunciou ontem possuir imagens que mostram os suspeitos de pertencer ao esquema que supostamente desviou mais de R$ 40 milhões do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) saindo de flats em Porto Alegre com malas de dinheiro. 'Sem dúvida, entre os 14 presos tem gente que saiu de flats na Capital carregando malas com dinheiro. Alguns deles pessoalmente, outros mandavam intermediários', salientou o superintendente da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, delegado Ildo Gasparetto. Após a libertação de quatro suspeitos de pertencer ao esquema, Gasparetto enfatizou que todos os suspeitos, estejam presos ou em liberdade, 'continuam sendo investigados, poderão ser indiciados e ainda podem ser chamados novamente para depor'. 'A soltura de suspeitos não significa que eles sejam inocentes, isso faz parte da prisão temporária.'O chefe da PF também rebateu as queixas do ex-presidente do Detran Flávio Vaz Netto, detido na operação e solto na madrugada de ontem. Netto classificou de 'pirotécnica' a ação policial e disse que, se fosse chamado, iria depor por livre e espontânea vontade. Segundo Gasparetto, o esquema que está sendo desmantelado é muito sério e exigia decisões firmes. Ele reafirmou a existência de provas contra todos os suspeitos. 'As prisões não ocorreram de forma leviana. Existe um processo de 190 páginas, decretos de prisão expedidos por uma juíza federal e pedidos pelo Ministério Público Federal (MPF).' O MPF e a 3ª Vara da Justiça Federal de Santa Maria distribuíram notas enfatizando a seriedade das ações que foram e que serão promovidas para apurar o caso.


Nenhum comentário: