domingo, novembro 11, 2007

Preocupação grande ou angústia

A TARRAFA VAI ALCANÇAR MAIS PEIXES GRAÚDOS
Marco Antônio Birnfeld escreve no site Espaço Vital:: "A Polícia Federal confirma a existência de filmagens de pessoas, carregando maletas com dinheiro para suposto pagamento de propina. As imagens teriam sido feitas em vários lugares - e incluem, especialmente, o entra-e-sai num apart hotel localizado na Avenida Independência, em Porto Alegre. Conforme o delegado Gustavo Schneider, a Justiça só autorizou as prisões temporárias dos suspeitos na Operação Rodin, por cinco dias, porque há "indícios veementes" de participação em crimes. Os indiciamentos serão por delitos como formação de quadrilha, corrupção, estelionato e locupletamento ilícito, entre outros crimes e não deverão se limitar às 13 pessoas que foram presas. Um advogado que teve acesso aos autos disse ao Espaço Vital que "a tarrafa vai alcançar de 40 a 50 peixes - entre eles alguns muito graúdos".

CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, DOMINGO, 11 DE NOVEMBRO DE 2007

Inquérito avança na área política

As investigações da Polícia Federal (PF) sobre o esquema que teria desviado mais de R$ 40 milhões do Detran-RS foram intensificadas e o avanço delas vai provocar um impacto político muito maior, com o aparecimento de novos nomes de suspeitos de envolvimento na fraude.
(...)
Um dos advogados dos detidos na Operação Rodin também detectou indícios nos bastidores de que as investigações dos policiais federais devem adquirir um rumo na direção da área política a partir dos esclarecimentos obtidos nos depoimentos.
O ex-secretário da Segurança Pública Ênio Bacci reafirmou que, até o momento, está visível apenas a 'ponta do iceberg'. Segundo ele, a maioria das pessoas detidas sob acusação de participação no esquema não teria feito isso 'se não tivesse costas quentes' e proteção acima delas. Ênio Bacci prevê que haverá surpresas quando tudo for esclarecido pela Polícia Federal, inclusive com o surgimento de 'nomes de expressão' no comando do esquema. Ele reconhece, porém, que os policiais federais precisarão reunir 'provas robustas' para divulgar e indiciar esses nomes. O ex-secretário acredita que a oferta da delação premiada já teria permitido a obtenção de novas informações, pois muitos detidos 'sentem-se abandonados e não vão querer assumir sozinhos o esquema'.
Oito pessoas permanecem detidas na Polícia Federal, pois tiveram suas prisões temporárias prorrogadas por mais cinco dias. O delegado Gasparetto confirmou os indícios de que muitos documentos foram destruídos após a realização da Operação Rodin. A perícia e a análise em documentos e computadores também foi aprofundada pelos federais em busca de novos dados sobre a fraude, o que pode gerar até um novo inquérito.

Nenhum comentário: