sábado, março 31, 2007
A arbitragem gaudéria não expulsa Edinho
Tirar a camiseta: Veja quando é infração e quando não é
Regla 12 – Faltas e incorrecciones
Decisiones del International F. A. Board
Decisión 6 El quitarse la camiseta
•El jugador que se quite la camiseta al celebrar un gol deberá ser amonestado por conducta antideportiva.
• La acción de quitarse la camiseta después de marcar un gol es innecesaria y los jugadores deben evitar celebraciones excesivas.
• El quitarse la camiseta se define como quitarse la camiseta por encima de la cabeza o cubrir la cabeza con la camiseta
sexta-feira, março 30, 2007
Gestão estratégica no Rio Grande do Sul
Governo Estadual
Secretariado avalia planos estratégicos
Primeiro escalão se reúne para analisar diagnósticos da economia
A governadora Yeda Crusius apresentou ao secretariado, na tarde de ontem no Palácio Piratini, o Caderno de Planejamento. O documento reúne diagnósticos de quatro planos estratégicos, elaborados por diferentes entidades públicas e privadas (veja quadro), que esmiuçam a situação econômica do Rio Grande do Sul. Em dois dias, o primeiro escalão de Yeda terá de sugerir propostas de desenvolvimento para o Estado nos próximos quatro anos. Imediatamente após receber o material de Yeda, o secretariado deu início a um seminário de dois dias no Galpão Crioulo do Piratini analisando pontos em comum entre os quatro planos. Foram contemplados no Caderno de Planejamento o Pacto pelo Rio Grande, a Agenda Estratégica 2020, o Rumos 2015 e relatórios do Instituto de Estudos Empresariais (IEE). Além desses programas, o próprio plano de governo de Yeda será avaliado. - Estamos fazendo como faz a ONU em suas assembléias: o que é consenso, entra. O que não é, se discute - declarou Yeda. Amanhã, os secretários deverão apresentar à governadora as medidas que o governo poderá aplicar durante seu mandato. Uma vez aprovadas por Yeda, as propostas serão apresentadas à sociedade na próxima semana e farão parte do Plano Plurianual, a ser definido pelo governo até 15 de maio. De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão, Ariosto Culau, divergências entre os planos estratégicos serão analisadas caso a caso. - Sabemos que há dissonâncias entre iniciativas como o Pacto pelo Rio Grande e o Agenda 2020, mas a idéia não é colocarmos tudo sob o mesmo guarda-chuva. Quando houver divergências, caberá ao secretariado se posicionar. Essa pluralidade de idéias é boa para o governo - avaliou.
Planos contemplados
Pacto pelo Rio Grande
Acordo entre deputados estaduais para superar diferenças partidárias e aprovar medidas importantes a fim de garantir a saúde financeira do Estado. Foi apresentado pela Assembléia em julho do ano passado
Agenda Estratégica 2020
Lista de objetivos, indicadores, metas e planos de ação convergentes visando ao desenvolvimento do Estado a longo prazo. Foi elaborada por entidades empresariais - Federasul, Fiergs, Fecomércio, Farsul e FCDLs
Rumos 2015
Plano de desenvolvimento para ser implementado em 10 anos pelo setor público e pela inciativa privada. Foi elaborado pela Secretaria da Coordenação e Planejamento no governo passado. As conclusões do projeto foram reunidas em cinco livros
Relatórios do IEE
O Instituto de Estudos Empresariais reúne líderes da iniciativa privada responsáveis por diagnósticos e sugere medidas com base em princípios e valores da economia de mercado
Importantíssima sentença a favor do Grêmio
AUTOR
:
GREMIO FOOT-BALL PORTO ALEGRENSE
ADVOGADO
:
CLAUDIO LEITE PIMENTEL
REU
:
BANCO CENTRAL DO BRASIL - BACEN
ADVOGADO
:
EDSON BERWANGER
SENTENÇA
Grêmio Foot-ball Porto Alegrense ajuizou a presente ação anulatória com pedido de antecipação de tutela contra o Banco Central, visando a anulação de débitos oriundos do processo administrativo de nº 0001026210.
Aduziu o autor que, em 26 de junho de 2000, foi intimado da instauração do procedimento administrativo de nº 0001026210 para apuração de ilícito cambial de passes de atletas e recebimento de valores por participação em jogos e torneios internacionais, com base no Decreto 23.258/33, art. 6º. Esclareceu que em relação às transações dos atletas André Andrade Vieira e Mauro Galvão a infração foi tipificada no art. 10 do Decreto-lei 9.025/46. Em sua defesa, alegou o autor: a inexistência de base legal para instauração do procedimento administrativo, tendo em vista a expressa revogação do Decreto nº 23.258/33 pelo Decreto sem número de 15 de abril de 1991; a prescrição, sob a alegação de que pelo menos 60% dos fatos apurados teriam ocorrido cinco anos antes da instauração do processo administrativo; a nulidade do procedimento administrativo por cerceamento de defesa, além do não enfrentamento de diversos fundamentos da defesa e a falta de motivação no arbitramento da sanção; o descabimento da multa aplicada, pela não realização do ilícito cambial e pela desproporcionalidade entre o fato e o valor aplicado - US$ 13.345.092,52 (treze milhões, trezentos e quarenta e cinco mil, noventa e dois dólares dos Estados Unidos e cinqüenta e dois centavos, correspondendo a 100% do valor das operações irregulares). Pediu antecipação de tutela para que fosse sobrestado o procedimento administrativo em questão, impedindo a cobrança da multa aplicada. (fls. 02-54). Juntou documentos (fls. 55-320).
Determinada intimação do réu para que se manifestasse a respeito do pedido de antecipação de tutela (fl. 32), alegou não estarem preenchidos os requisitos para sua concessão (fls. 347-351).
Requerido pelo autor o deferimento de segredo de justiça (fls. 325-327), sendo indeferido (fl. 330). Interposto agravo de instrumento com efeito suspensivo (fls. 339-346).
Deferida tutela antecipada (fl. 354). Interposto agravo de instrumento com efeito suspensivo ativo (fls. 360-371), sendo indeferido tal efeito (fl. 372).
Determinada citação (fl. 354), foi apresentada contestação (fls. 373-404). Alegou o réu: a vigência do Decreto 23.258/33, uma vez que possui força de lei e não foi revogado pelo Decreto de 15 de abril de 1991; que o autor não negou as transações realizadas; que o clube somente poderia ter recebido valores do exterior mediante intervenção de banco autorizado a realizar o câmbio; a inocorrência de cerceamento de defesa e da prescrição; a inexistência de violação de princípios. Requereu a apresentação dos contratos de câmbio referentes às transações comercias que deram origem à aplicação da multa pecuniária (fls. 373-404).
Apresentada réplica (fls. 413-430), foram ratificados os termos da inicial e requerida realização de prova pericial, sendo indeferida (fl. 434). Agravo retido interposto (fls. 437-442), recebido (fl. 443) e apresentada contra-razões (fls. 448-451).
Intimado, o réu manifestou-se alegando que não pretende produzir mais provas, porém, requereu a reserva do direito de produzir contra-prova (fl. 433).
Conclusos para sentença, baixaram os autos para remessa à contadoria, de cujo laudo tiveram vista as partes.
Vieram conclusos.
É o relatório. DECIDO.
Objetiva-se na presente demanda a anulação dos débitos oriundos dos autos de infração lavrados contra a parte autora, em razão do descumprimento da legislação cambial relativamente a transação financeiras envolvendo a venda e aquisição de passes de jogadores, realizadas no período de agosto de 1988 a agosto de 1997.
Evidente que a questão da vigência do Decreto 23.258/33 é prejudicial a todas as demais, porque se não houver ilícitos por falta de norma (princípio da legalidade estrita), por evidente não haverá prescrição ou nulidades no procedimento que visa apurá-los.
O eg. TRF4 firmou, por sua 2ª Seção, competente para enfrentamento da matéria, que aquela normativa não mais vige, em face de sua revogação pelo Decreto de 25 de abril de 1991:
EIAC 2002.71.00.000323-3 UF: RS DJU DATA:22/03/2006 Relator SILVIA MARIA GONÇALVES GORAIEB
EMBARGOS INFRINGENTES. ADMINISTRATIVO. ILÍCITO CAMBIAL. MULTA. FUNDAMENTO LEGAL. NORMA REVOGADA À ÉPOCA DO FATO. DECRETO Nº 23.258/33. APLICAÇÃO. IMPOSSIBILIDADE.
- Hipótese em que se verifica a nulidade do processo que acarretou a imposição de multa pela ocorrência do ilícito cambial, uma vez que o fundamento legal da aplicação da sanção - art. 3º do Decreto nº 23.258/33 - não existia à época dos fatos, diante da revogação da norma citada.
- Prevalência do entendimento minoritário, no sentido de que a multa não pode ser exigida do autor, e também quanto aos honorários, por esse tema não ter sido objeto da divergência.
- Prequestionamento quanto à legislação invocada estabelecido, pelas razões de decidir.
- Embargos infringentes providos.
Assim, com veemente ressalva de entendimento deste juízo -porquanto o Decreto de 33 foi recepcionado pela Constituição de 1988 com força de lei ordinária, e, nessa condição, somente poderia sofrer revogação por meio de legislação de idêntica natureza, em obediência ao pressuposto hermenêutico da hierarquia das leis - é de prestar-se vassalagem àquele entendimento sedimentado, pena mesmo de trabalho intelectual inútil, caso se avançasse na cognição das demais alegações. O "wishfull thinking" do juízo, portanto, é no sentido de que a conspícua procuradoria do BACEN satisfaça adequadamente os pressupostos recursais do Especial, de forma a alterar perante o STJ o paradigma jurisprudencial de nosso Regional.
Honorários cuja fixação deve se desgarrar de percentual sobre o valor da causa, em face de seu milionário valor, conforme pacificou o STJ, por sua 1ª Seção, em incensurável modus decidendi:
REsp 681130 / PR Relator(a) Ministro LUIZ FUX DJ 03.04.2006 p. 241
PROCESSUAL CIVIL. RECURSO ESPECIAL. ALEGAÇÃO DE VIOLAÇÃO DO ARTIGO 535, DO CPC. NÃO OCORRÊNCIA. ANÁLISE DE MATÉRIA FÁTICO-PROBATÓRIA. SÚMULA 07, DO STJ. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS. EXCESSO DO VALOR ARBITRADO. REDUÇÃO. CABIMENTO.
[...]
3. Redução dos honorários advocatícios arbitrados pela instância ordinária, que fixou a verba honorária no percentual de 10% incidente sobre o valor da condenação, em face da patente inobservância ao disposto no § 4º, do artigo 20, do CPC, segundo o qual "nas causas de pequeno valor, nas de valor inestimável, naquelas em que não houver condenação ou for vencida a Fazenda
Pública, e nas execuções, embargadas ou não, os honorários serão fixados consoante apreciação eqüitativa do juiz, atendidas as normas das alíneas a, b e c do parágrafo anterior".
4. A Primeira Seção desta Corte, em recente julgado, assentou que:
"PROCESSUAL CIVIL. EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS. CRITÉRIO DE FIXAÇÃO. AÇÃO CONDENATÓRIA. FAZENDA PÚBLICA VENCIDA.
1. Os honorários advocatícios, nas ações condenatórias em que for vencida a Fazenda Pública, devem ser fixados à luz do § 4º do CPC que dispõe, verbis: "Nas causas de pequeno valor, nas de valor inestimável, naquelas em que não houver condenação ou for vencida a Fazenda Pública, e nas execuções, embargadas ou não, os honorários serão fixados consoante apreciação eqüitativa do juiz, atendidas as normas das alíneas a, b e c do parágrafo anterior."
2. Conseqüentemente, a conjugação com o art. § 3º é servil para a aferição eqüitativa do juiz, consoante às alíneas a, b e c do dispositivo legal.
3. Pretendesse a lei que se aplicasse à Fazenda Pública a norma do § 3º do art. 20 do CPC, não haveria razão para a lex specialis consubstanciada no § 4º do mesmo dispositivo. 4. Consequentemente, vencida a Fazenda Pública, a fixação dos honorários não está adstrita aos limites percentuais de 10% e 20%, podendo ser adotado como base de cálculo o valor dado à causa ou à condenação, nos termos do art. 20, § 4º, do CPC. (Precedentes da Corte: REsp 416154, Rel. Min. Teori Albino Zavascki, DJ de 25/02/2004; REsp 575.051, Rel. Min. Castro Meira, DJ de 28/06/2004). 5. Embargos de Divergência a que se nega de provimento." (EREsp 599796/DF, Relator Ministro JOSÉ DELGADO, Relator p/ Acórdão Ministro LUIZ FUX, DJ de 26.09.2005)
5. Como bem asseverou a Fazenda Nacional, "os números envolvidos na demanda dão a expressão da grandeza dos valores envolvidos. A recorrida afirma ter exportado mais de US$ 711.600.000,00 (setecentos e onze milhões e seiscentos mil dólares norte-americanos), sendo que o compromisso de exportação no programa Befiex atingiria US$ 351.800.000,00 (trezentos e cinqüenta e um milhões e oitocentos mil dólares norte-americanos). Tendo o acórdão confirmado a r. sentença - que deferia honorários em 10% do valor sobre a condenação - fica claro que o montante dos honorários advocatícios devidos pela União chegará à casa das dezenas de milhões de dólares.(...)"
6. Desta sorte, configurado o excesso da verba honorária, porquanto, "em que pese a diligência dos profissionais que patrocinaram a causa da empresa, a causa não apresenta complexidade capaz de justificar a soma de honorários imposta à União. Além do mais, antes de ser julgada a causa, data venia, o advogado já havia contabilizado as probabilidades de ganhar, tendo em vista que o mérito da demanda é incontroverso: existia o Parecer da PGFN/CAT nº
319/89 reconhecendo o direito ao crédito-prêmio", impõe-se a sua redução.
7. Recurso especial parcialmente conhecido e, nesta parte, provido para fixar os honorários advocatícios em 0,05 (meio por cento) sobre o valor da condenação, como de critério eqüitativo análogo ao previsto no novel § 1º, do artigo 27, da Lei 3.365/41 (redação dada pela Medida Provisória 2.183-56/2001).
[Tab][Tab]Firme nesse diapasão jurisprudencial da seção de Direito Público do STJ (1), e evitando-se assim o enriquecimento sem causa (2) que repugna ao ordenamento e à moral -e levando ainda em consideração que a defesa judicial pouco mais que repetiu os argumentos que já haviam sido expostos quando do procedimento administrativo (3), e também que não houve dilação probatória (4)- fixo os honorários em R$ 80.000,00, quantia que por certo remuneram condigna e proporcionalmente os ilustres e competentes patronos do autor.
DISPOSITIVO
Ante o exposto, julgo procedente a ação, para decretar a nulidade do procedimento administrativo nº 0001026210 e as penalidades nele impostas.
Condeno o réu ao pagamento de honorários e custas, aqueles que fixo em R$ 80.000,00.
Sujeita a reexame necessário. P.R.I.
Porto Alegre, 11 de abril de 2006.
Gabriel Menna Barreto von Gehlen
Juiz Federal Substituto na Titularidade Plena
Coluna Hiltor Mombach de ontem
REFIS
O Grêmio soube em novembro de 2006 ter sido excluído do Refis, o Programa de Recuperação Fiscal. O assunto é tratado pela direção como de segredo de estado. De um funcionário: 'Não há relação com negligência de nenhuma gestão'.
O clube começou a pagar o Refis em 2001, com a obrigação de manter os tributos fiscais em dia. Recolheu os R$ 6 mil mensais da taxa de 0,3% do lucro presumido, mas, devido a uma forte crise financeira, não manteve em dia o recolhimento dos tributos até 2004. Nessa época, não recebeu notificação de exclusão.
Tenta judicialmente voltar a ser incluído. Se for mantida, a exclusão 'implicará a exigibilidade imediata da totalidade do crédito confessado e ainda não pago (...) dos acréscimos legais na forma da legislação aplicável à época da ocorrência dos respectivos fatos geradores'. Em 2003, a dívida já era de R$ 20 milhões.
ABACAXI Conselheiros otimistas apostam: o clube voltará a ser incluído. Os pessimistas consideram que, além de ser excluído do Refis, o clube conseqüentemente ficará de fora do Timemania. Os advogados Gustavo Pinheiro e Cláudio Pimentel tentam descascar o abacaxi.
COFRES Os otimistas dizem que o Grêmio deve R$ 20 milhões ao Refis; os pessimistas, R$ 80 milhões. É possível que a dívida gire em torno dos R$ 50 milhões. Os cofres estão raspados. O clube antecipou quatro cotas de TV para pagar salário.
POLÍTICA A exclusão do Refis é institucional, mas provoca um intenso debate político, pois os fatos geradores aconteceram na gestão Guerreiro, quando estourou uma das piores crises financeiras do clube depois da falência da ISL.
Coluna Hiltor Mombach de hoje
REFIS, O RETRUQUE
'Lendo, como sempre, a tua coluna, verifiquei a menção ao procedimento de exclusão do Grêmio do Refis. Informo-te que efetivamente a exclusão ocorreu por motivo que já está sendo objeto de procedimento judicial de nossa parte.
Cabe corrigir apenas que tendo a exclusão sido publicada no Diário Oficial da União em novembro, houve oferecimento de recurso ao Comitê gestor do Refis, que não o acolheu conforme notificação recebida em fevereiro de 2007. Diante disso, outra alternativa não resta senão recorrer ao poder Judiciário para que se demonstre a absoluta incorreção do procedimento fazendário que levou a malsinada exclusão. A exclusão não impedirá a adesão ao Timemania. A lei é clara em permitir a cumulação dos parcelamentos de débitos fiscais ou a escolha de uma ou outra forma de parcelamento. Um cordial abraço, Cláudio Leite Pimentel.'
GUERREIRO Pimentel, ainda: 'Cabe referir que a causa de exclusão decorre de uma interpretação da Receita Federal acerca dos contratos envolvendo jogadores e técnicos, tema este hoje em grande discussão em face da chamada emenda 3 à lei que criou a Super Receita. Portanto, quem pretender imputar isto a ato de gestão do ex-presidente Guerreiro é leviano e mal-intencionado'.
TIMEMANIA Mais: 'O clube administrará a questão obtendo a sua reinclusão ou incluindo a totalidade da dívida no Timemania acaso não consiga a reincorporação. Tranqüilize-se, pois, a majoritária nação gremista'.
quinta-feira, março 29, 2007
O pênalti: quando é e deve ser marcado
Atirar-se não é pênalti. Conseqüência: cartão amarelo
Cair não é pênalti Conseqüência: nenhuma
Ser derrubado pode ou não ser pênalti.
Não será pênalti quando, p. ex. houver choque ombro a ombro sem o uso de força excessiva. Conseqüência: nenhuma
Será pênalti quando, por outras formas, o defensor derrubar propositadamente (dolosamente) ou mediante imprudência (culposamente) o atacante.
Las faltas e incorrecciones se sancionarán de la siguiente manera:
Tiro libre directo
Se concederá un tiro libre al equipo adversario si un jugador comete una de las siguientes infracciones de una manera que el árbitro considere imprudente, temeraria o con el uso de una fuerza excesiva:
dar o intentar dar una patada a un adversario
poner o intentar poner una zancadilla (derrubar) a un adversario
saltar sobre un adversario
cargar contra un adversario
golpear o intentar golpear a un adversario
empujar a un adversario.
Se concederá asimismo un tiro libre directo al equipo adversario si un jugador comete una de las siguientes cuatro infracciones:
hacer una entrada a un contrario para ganar la posesión del balón, tocándole antes que al balón
tocar el balón deliberadamente con las manos (se exceptúa al guardameta dentro de su propia área penal).
El tiro libre directo se lanzará desde el lugar donde se cometió la infracción.
Tiro penal
Se concederá un tiro penal si un jugador comete una de las diez infracciones mencionadas dentro de su propia área penal, independientemente de la posición del balón y siempre que esté en juego.
As palavras têm sentido diferente
Apelo aos diretores e proprietários de empresas de transmissão esportiva
quarta-feira, março 28, 2007
O Centro-avante e o Volante
terça-feira, março 27, 2007
TRANSMISSÃO TV GRÊMIO X TOLIMA
domingo, março 25, 2007
Dicas do Pires
sexta-feira, março 23, 2007
Novamente o falacioso "critério do árbitro"
quarta-feira, março 21, 2007
NEGÓCIO MILIONÁRIO
terça-feira, março 20, 2007
ESPINHA DORSAL E PRATAS DA CASA
Retrato esta lembrança com a consciência de que a Equipe do Grêmio precisa evoluir e muito para equivaler-se aos Campeões Americanos de 1995 e aspirarmos a Libertadores em disputa. Vejo, entretanto, modestamente algumas semelhanças: temos até prova em contrário um bom goleiro, Wilian destacando-se no miolo de zaga, Tcheco no meio campo e Tuta como atacante goleador. Acrescente-se a estes o talento afirmado de Lucas a revelação de Carlos Eduardo e o aproveitamento de Nunes, o volantão guerreiro, raçudo e que poderá firmar-se como titular da camisa 5. Os dois primeiros foram heróis da Batalha dos Aflitos. Carlos Eduardo ganhou seu espaço mercê de seu talento, bravura além do jovem Everton ao meu ver também bom jogador. Este é o caminho. Os resultados da Libertadores serão essenciais na afirmação e consolidação desta política de futebol. Em tempo: se aprovado clinicamente o atacante Keli poderá ser outro diferencial importante nesta campanha. Eu acredito que possa dar certo.
segunda-feira, março 19, 2007
Vai um volantão aí?
domingo, março 18, 2007
Caldas Júnior sob nova Direção
Executivo da Record assume presidência do sistema Guaíba-Correio
Jeronimo
O jornalista Jerônimo Alves Ferreira foi apresentado oficialmente esta manhã como o novo presidente do sistema Guaíba-Correio do Povo. Ele é o atual diretor-presidente do Hoje em Dia, o segundo principal jornal de Belo Horizonte, com uma tiragem de 32 mil exemplares, e do Caderno de Brasília, que circula na capital federal com 17 mil exemplares. Também é bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, proprietária da Rede Record, à qual pertencem estas publicações.
“Com exceção da TV Guaíba, nada vai mudar no Correio do Povo e nas rádios Guaíba”, assegurou Jerônimo em entrevista a Coletiva.net no final desta manhã, logo depois de ser apresentado aos executivos da Empresa Jornalística Caldas Jr. Ele confirmou as alterações na TV Guaíba, que a partir de primeiro de junho transmitirá a programação da Rede Record, atualmente exibida pela TV Pampa em Porto Alegre. Disse que, como acontece em outras praças, haverá vários espaços para uma programação local, o que implicará, “com certeza, na contratação de pessoal”. Não sabe estimar ainda quantos profissionais serão contratados e adiantou que esta questão será tratada pelo profissional que for indicado para dirigir a emissora. “Será alguém daqui ou de fora, isto ainda não está definido”, disse ele. A TV Guaíba já tem diretor comercial, o publicitário Rigoberto Gruner. Assim como a TV, o jornal e as rádios também terão seus respectivos diretores.
Jerônimo Alves, 43 anos, é casado e tem um filho, de 14 anos. Nas primeiras semanas ficará de terça a sexta-feira na cidade, mas no final de maio deverá fixar residência com a família em Porto Alegre.
fonte: coletiva.net
A falácia da pergunta complexa
Questão Complexa / Falácia de Interrogação / Falácia da Pressuposição
É a forma interrogativa de pressupor uma resposta. Um exemplo clássico é a pergunta capciosa:
“Você parou de bater em sua esposa?”
A questão pressupõe uma resposta definida a outra questão que não chegou a ser feita. Esse truque é bastante usado por advogados durante o interrogatório, quando fazem perguntas do tipo:
“Onde você escondeu o dinheiro que roubou?”
Similarmente, políticos também usam perguntas capciosas como:
“Até quando será permitida a intromissão dos EUA em nossos assuntos?”
“O Chanceller planeja continuar essa privatização ruinosa por dois anos ou mais?”
Outra forma dessa falácia é pedir a explicação de algo falso ou que ainda não foi discutido.
Matthew, traduzido por André Cancian
A falácia do critério pessoal
sábado, março 17, 2007
A chamada "imprensa vermelha"
sexta-feira, março 16, 2007
A entrevista da Sebastián Saja ao Diário Olé
"Acá no te salen a esperar, hay espacios. Un club chico ataca de visitante".
No es punchi punchi, pero tampoco cumbia. Del otro lado del teléfono, en el vestuario del Gremio post práctica, lo que se oye es un melódico en inglés. Hasta la música funcional cambió. Preso por opción de la aventura gaúcha donde cosecha récords, ovaciones prematuras, lejos del Boedo donde tiene palco en el Olimpo, Sebastián Saja se acomoda en el molde de figura en Brasil. Se siente en contexto de hogar, cobijado como en azulgrana.
quinta-feira, março 15, 2007
Grandes demandas - maquete - arena - fotos mundial 1983
Transmissão de TV Grêmio x Tolima
quarta-feira, março 14, 2007
Confiram o Site do Tolima
LLEGO GREMIO
El equipo brasilero arribo en las horas de la noche anterior a la ciudad musical. Cambios en la nomina titular del Deportes Tolima. 30.000 boletas a la venta desde ayer. Javier Arizala convocado a la seleccion Colombia.
La noche anterior sobre las 6:30 pm arribo a la ciudad de Ibague el rival de Mañana del Deportes Tolima por Copa Libertadores, el Gremio una vez instalado en el hotel Altamira procedio a preparar inmediatamente lo que seria el reconocimiento de Campo que se realizo sobre las 8:30 pm. Del Deportes Tolima hoy realizara una leve practica en horas de la noche y ya tiene definida practicamente su nomina titular que estaria con Julio en la porteria, lateral derecho para Vallejo, izquierdo para Sinisterra, pareja de centrales con Cuenu y Roller Cambindo. Primera linea de volantes con Anchico y Patiño, segunda linea con Charria y Escobar y en punta estarian Savoia y Quintero, Perlaza estaria como alternativa junto a Janner Serpa, Emir Gonzalez, Yesid Martinez, y Leiner Rolong.El partido iniciara a las 7:30 pm de mañana Jueves, las puertas del estadio se abriran desde las 5:00 pm, no se permitira el ingreso de niños menores de 7 años. El costo de la boleteria es el mismo que aplico para el partido con Cerro Porteño: Laterales: $10.000; Oriental: $20.000, Occidental General: $30.000 y Occidental Numerada: $50.000. Desde el Martes en la tarde hay disponibles 30.000 entradasJAVIER ARIZALA CONVOCADO A LA SELECCION COLOMBIAEl joven lateral izquierdo quien en los ultimos partido ha sido titular, ha sido convocado a la seleccion Colombia de Mayores dirigida por el tecnico Jorge Luis Pinto. La Seleccion jugara dos partidos amistosos uno frente a Suiza y otro con Paraguay, con Suiza sera en la ciudad de Miami el 25 de Marzo y en Bogota con Paraguay el 28 del mismo mes.
Comentarios (16)
Guilherme - Frederico Westphalen - POA wrote on marzo 15, 2007
Title: ...
Tche...seguinte, agora q o nosso co-irmão tomou um CHOCOLATE do velez, a nossa hora chegou.. Grêmio, mostra pq tu és o maior da américa. RESULTADO POSITIVO! "Ñ passa nada, o Saja eh uma muralha...ÔÔÔÔ.." Gracias hermanos, pero esta noche, es de lo Grêmio (q vai sair campeão)...
Guilherme - Frederico Westphalen - POA wrote on marzo 15, 2007
bijulia wrote on marzo 15, 2007
Title: ...
GRÊMIO IMORTAL TRICOLOR SEMPRE!!!..sinto muito, mas o Grêmio irá ganhar essa partida!
bijulia wrote on marzo 15, 2007
Rodolfo Revers wrote on marzo 14, 2007
Title: ...
Hola hermanos!!! Sinto informá-los que nesta Quinta-Feira dia 15 de Março, o Grêmio, o imortal tricolor, o inacreditável tricolor estará em campo!!! GREMIO 2x0 Tolima Entonces adios amigos!!
Rodolfo Revers wrote on marzo 14, 2007
http://www.deportestolima.com/noticias/Noticias_del_DeportesTolima
Tolima y Gremio definirán el liderato del Grupo 3 en la Libertadores
Tolima y Gremio definirán el liderato del Grupo 3 en la Libertadores
-->
(14 de marzo de 2007, 01:58 PM)
Ibagué (Colombia), 14 mar (EFE).- Deportes Tolima de Colombia recibirá mañana al Gremio de Brasil en compromiso que definirá al líder del Grupo 3 de la Copa Libertadores de América, pues ambos equipos marchan igualados en puntos y en goles.
Los dirigidos por Jaime de La Pava, vienen con la motivación de haber pasado una semana perfecta, tras haber derrotado por 1-0 a Cerro Porteño de Paraguay en la Copa, y también vencer en el torneo local por 3-1 al Caldas de Manizales.
De igual manera, el enfrentar a un rival de la categoría de Gremio ha aumentado la expectativa del equipo colombiano, que sencillamente espera sumar 3 puntos más, y así ubicarse como primeros del grupo asegurando prácticamente su paso a los octavos de final del certamen.
De La Pava tendrá frente a Gremio prácticamente la misma nómina de jugadores con la que ha venido jugando, con la única posibilidad de que el delantero Carlos Darwin Quintero entre como titular y no como suplente como ha venido sucediendo, en reemplazo del argentino Gustavo Savoia.
Al referirse al momento del Tolima, Quintero, quien marcó el gol del triunfo frente a Cerro Porteño, se mostró optimista por lo que será el partido de mañana ante el equipo brasileño.
"Sabíamos que teníamos una semana difícil, pero gracias a Dios la pudimos sacar adelante con dos importantes triunfos, ahora viene un partido complicado frente a un rival que hemos analizado bastante bien, y que va a ser un partido difícil, pero esperamos sacarlo adelante. En la cabeza de todos está sumar los 3 puntos pues estamos peleando el primer puesto con Gremio", comentó el jugador.
Por su parte, Gremio que arribó anoche a Ibagué espera realizar un entrenamiento en el club Campeste de Ibagué, y esta misma noche iré a hacer el reconocimiento del campo del estadio Manuel Murillo Toro de la capital tolimense.
Aunque no se confirmado, el técnico Mano Menezes no ha previsto cambios en su nómina, con respecto a los partidos anteriores.
En las dos salidas anteriores el equipo brasileño derrotó de visitante por 1-0 a Cerro Porteño de Paraguay, y empató sin goles en su estadio ante El Cúcuta Deportivo de Colombia.
El compromiso tendrá como árbitro central al argentino Rafael Furchi, quien estará acompañado por su compatriotas Rodolfo Otero y Ricardo casas.
- Probables alineaciones: Tolima: Agustín Julio; Gerardo Vallejo, Hilario Cuenú, Róger Cambindo, Brahaman Sinisterra; Hernando Patiño, Yulián Anchico, Juan Carlos Escobar, John Charria; Jorge Perlaza y Darwin Quintero. D.T. Jaime De La Pava.
Gremio: Sebastián Saja; Patricio, Rolando Schiavi, William, Diego Souza; Lucas, Tcheco, Carlos Eduardo, Lucio; Ramón y Douglas. D.T: Mano Menezes.
Estadio: Manuel Murillo Toro de Ibagué Hora: 19:30 local (00:30 gmt).
Olé: Faltava a cereja sobre a sobremesa do Veléz
Abelão se mete de pato a ganso e vermelhinhos patrocinam vexame portenho
terça-feira, março 13, 2007
Coluna do Cacalo - Diário Gaúcho de hoje
Paixão Tricolor
Cacalo Silveira Martins - 13/03/2007
E agora?
A foto é de Grêmio x Hamburgo, em Tóquio, 1983. Alguém ainda tem coragem de dizer que não era título mundial?
cacalo@diariogaucho.com.br
A força da torcida Tricolor no interior
Sedimentada em seus quase 103 anos de existência a torcida tricolor soube como nenhuma outra suplantar e ser solidária nos momentos de adversidade e vem transformando-se na grande locomotiva de sustentação do atual bom momento do Clube. Sem dúvida esta torcida fantástica nos trouxe até aqui e por certo nos levará a glórias ainda maiores e neste contexto insere-se a Torcida Tricolor do Interior do Estado e de todos os rincões, pois, onde estiver o Grêmio ela estará sempre presente.
Coluna do Krebs
A vitória tricolor frente ao São Luiz de Ijuí pelo placar de 5x4 transportou-me a uma época em que o romantismo do futebol estava sempre presente nas quadras de salão. Desta vez, ao invés do ginásio, acreditem, o jogo desenvolveu-se em pleno estádio. Era gramado mesmo, não havia parquet.
Não estou entre aqueles que se estressam a cada partida, que fazem da análise individual de noventa minutos a tese definitiva na avaliação de uma equipe. O Grêmio de 2007 já deu demonstrações que possui um bom time, em condições de enfrentamento com os principais adversários nas competições em disputa.
No Gauchão, é verdade, as exigências são mínimas e, conseqüentemente, natural o relaxamento do time em jogo que valia apenas pela oportunidade da manutenção do ritmo dos atletas. Alguns descuidos ocorreram, mas, no final, a demonstração de autocontrole total da equipe. Fez gol quando foi preciso e a vitória veio ao natural.
Desafio colombiano
Passado o susto doméstico, que veio em boa hora, penso que o enfrentamento com a equipe desconhecida do Tolima, em terras colombianas, nesta próxima quinta-feira, servirá para avaliar, de fato, o real potencial do atual grupo gremista.
A estréia com vitória, fora de casa, frente ao Cerro Porteño, foi promissora e revelou o velho espírito de um time copeiro. Posteriormente, o ferrolho do Cúcuta silenciou o estádio Olímpico Monumental. As dificuldades foram imensas, revelando algumas deficiências na articulação das jogadas, em especial, pelo lado esquerdo do campo, ainda sem as devidas reposições para as importantes perdas de Hugo e Léo Lima.
Concordo com Mano Menezes na fixação de um volante com maior capacidade de marcação na frente dos zagueiros. Já a experiência com Teco na lateral, após a chegada de Lúcio, não se justifica abdicar de jogar por aquela faixa de campo. Se não é o ideal, pelo menos tem o cacoete. Espero, também, que desta vez Tcheco não sucumba a mais uma implacável marcação.
Não vai ser mole
Conforme se previa, a Libertadores deste ano já está marcada pelo equilíbrio técnico. Vários são os pretendentes que se habilitam ao título máximo da América.
Apesar da tradição castelhana, dentro do campo, são os brasileiros que se apresentam melhor neste início de temporada. Na hora decisiva, não tenham dúvidas, vai valer a qualidade do grupo, capacidade de superação e alternativas à disposição dos treinadores no banco de reservas.
Por enquanto, vale a torcida para que as nossas equipes não decepcionem e sigam em frente. Às vezes, chego a sonhar com um clássico regional na competição continental.
Evandro Krebs.
evandro.krebs@final.com.br
Heróis do passado divididos sobre novo estádio
Leia enquete feita por Globo Esporte.
http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/0,,AA1482553-4411,00.html
segunda-feira, março 12, 2007
O NOVO WEMBLEY (LONDRES)
O Novo Wembley
Construção: setembro de 2002 a março de 2007Custo: R$ 3,2 bilhões (*)
Capacidade: 90 mil pessoas (18,8 mil assentos "premiun", que custarão R$ 21 mil (*) por ano
(*) valores aproximados
Transporte:a estação do metrô foi reconstruída para permitir o fluxo de 50 mil pessoas por hora.
Arco da Vitória: Com 133 metros de altura e 315 de comprimento, o arco será a estrutura mais vistosa do novo estádio - aliás será visto em boa parte de Londres. Todo feito de aço, será a mais longa estrutura única de um telhado do mundo.
Depois de cinco anos de obras, o novo estádio de Wembley, em Londres (Grã-Bretanha) será submetido no próximo sábado, dia 17, a sua primeira e até agora maus dura prova. Receberá evento de 60 mil pessoas e servirá para que os Engenheiros façam rigorosa inspeção e avalição de todo o complexo esportivo e cultural, chancelando sua aprovação para inauguração oficial, em maio/07, na partida final da Copa da Inglaterra.
domingo, março 11, 2007
PROFISSIONAIS COMPETENTES PARA A TV
DICAS DO PIRES
Revista Veja
sexta-feira, março 09, 2007
Amsterdam Arena Advisory no Náutico do Recife
Ciumeira confirmada:fotos maquete estádio arena e centro comercial multi-uso
BOM MOMENTO TRICOLOR
quinta-feira, março 08, 2007
Novo Estádio Fifa do Grêmio: maquete - fotos - ciumeira - outros clubes
novo estádio - arena - maquete - fotos - Grêmio
quarta-feira, março 07, 2007
Nova Arena Gremista
A concepção anunciada independente das outras propostas a serem examinadas e dos estudos técnicos contratados através da Consultoria Holandesa oportunizarão subsídios para a formulação de grande debate sobre a opção a ser definida pelo Grêmio.
Ainda os "isentos"
São muito amargos ... são muito nojentos ...
Sds. Tricolores !
Bettiol.
------------------------------------------------------------------------------
Aos que ainda não tiveram a oportunidade de ler, pois os dois materiais já foram publicado online.
=======================================
Aqui, parte do Rio Grande não consegue se ver.
Fiz um esforço tremendo, mas consegui. Assisti até o final a transmissão da partida do nosso tricolor contra o Guarani de Venâncio na RBS TV. É preciso ter muita vontade e estômago para acompanhar tais transmissões. O GRÊMIO, todos são unânimes, está sobrando neste Gauchão. São seis partidas, dezoito pontos, maior saldo de gols (defesa invicta), artilheiro e, como sempre, recordista absoluto de público na temporada. Por onde passa, nosso tricolor arrebata multidões e, independente da cancha, mesmo quando não somos locais, jogamos em casa ! Esta exitosa jornada, não poderíamos esperar algo distinto, desperta um tremendo incômodo e uma ira não contida na imparcial imprensa esportiva do RS. Dias atrás, setores da mídia tentaram ensaiar a criação de uma polêmica artificial quando Mano Menezes afastou Tcheco de um treino, num procedimento normal, corriqueiro e amplamente esclarecido. Como temos um grupo fechado (onde os Léos Limas da vida, com sua insolência, arrogância e total falta de responsabilidade não podem ter espaço), é nas arquibancadas que insistem em distorcer os fatos. Vejamos o que foi relatado com alarido no jogo em Venâncio Aires: "os mesmos de sempre estão promovendo desordem, devem ser banidos dos estádios" e outras bobagens do gênero. Quem proferiu a sentença, num julgamento sumário, foi o Sr. Maurício Saraiva, comentarista do jogo. Deveria ter se informado sobra às circunstâncias, quem sabe acionado um dos repórteres da emissora para averiguar o princípio do que poderia ser uma grande confusão. Se assim procedesse, saberia que a origem daquela reação foi o festival de pedras arremessadas (covardemente) do lado de fora do estádio e que atingiam gremistas de todas as idades, inclusive crianças. Mas, não. O mais fácil e simples é continuar estigmatizando os torcedores do GRÊMIO, notoriamente os que se organizam no segmento denominado GERAL. Não parou por aí. Lá pelas tantas, na falta de uma análise mais elaborada da partida ou de comentários mais pertinentes e inteligentes, saiu-se com esta: pediu para o cinegrafista (que tinha dificuldades ou incapacidade para registrar o jogo com uma das câmeras centralizadas, diga-se de passagem) focar uma "faixa" gremista onde se lia "Treino é Jogo, Jogo é Guerra". Feito o procedimento, passou a tecer objeções com um rosário de asneiras de fazer inveja a um Wianey Carlet. Chegou a dizer que a inscrição "instigaria a violência", que "nunca tivemos guerra neste país, estado" (precisa estudar mais algumas matérias), que as cidades dos autores do pano eram "progressistas" e assim por diante. E a partida ,no gramado,rolando. Não recordo do Sr. Saraiva e de seus amigos da RBS repudiando a campanha publicitária do nosso co-irmão, ano passado, e que tinha como eixo a consígnia "Libertadores: agora é guerra !" As peças, graficamente falando, recordavam aqueles cartazes de propaganda fartamente distribuídos no período mais stalinista da antiga união soviética. E, pelo visto, cumpriram com seu objetivo. Nada a opor.
Então é assim: ou fazem uma cortina de fumaça para ofuscar o bom momento do tricolor, ou ignoram esta mesma boa fase (observem as capas do tablóide sensacionalista Diário Gaúcho que pouco destaque dá a nossa campanha e imaginem se fosse o contrário ... estampariam, no mínimo, out-doors, manchetes imensas saudando nosso rival). Qual a razão de tanto ressentimento com a Nação Gremista ? Por qual motivo estes jornalistas (?), muito mal enrustidos, não assumem sua camiseta, sua preferência clubística ? Que inveja corrosiva é esta que os deixa tão azedos, tão amargos ? Até quando vão permanecer com seus ataques sórdidos a torcida mais apaixonada e vibrante do RS ? Até lá, não sei como estão às transmissões na TV Guaíba (confesso), assistam ao esforçado Paulo Brito,cheio de saudades, narrando os nossos jogos e buscando semelhanças entre um volante do Guarani de Venâncio Aires e o finado Tinga. É dose ... e prá mamute !
Jorge Bettiol.
PS.Alguém lembra do Sr. Saraiva comentar sobre a barra, cortada em pleno Olímpico, pela BM ?
os "isentos" e "os mesmos de sempre"
O Grêmio foi heróico em sua estréia na Libertadores. Um jogo que resgatou o velho espírito da competição: uma verdadeira batalha. Os paraguaios manobraram antes mesmo da bola rolar. Sem argumentos plausíveis, nos arremessaram direto para o seu sucateado estádio " La Olla" já apostando em uma série de contratempos para o nosso amado tricolor. O chamado bairro "obrero" de Assunção bem que poderia alojar somente "los trabajadores", mas é reduto de trombadinhas, ladrões de veículos e traficantes (além dos mosquitos da dengue, lógico). Uma vizinhança adequada para o montante de sacanagens patrocinadas pelo simpático Cerro Portenõ a nossa delegação e, principalmente, aos nossos torcedores. Ainda no centro da cidade, os ônibus que transportavam os gremistas foram alvo de apedrejamento. O resultado, foi um desembarque antes da hora e um revide só encerrado com a presença da polida polícia do país vizinho. A gentileza desta recepção, mais adiante, também atingiu o veículo que levava os jogadores e a comissão técnica. Janelas foram quebradas e, por muita sorte, ninguém se feriu. Dentro e fora do chamado caldeirão cerrista, nossos representantes da gloriosa nação tricolor não se intimidaram e honraram, uma vez mais, nosso hino. Ao lado do Grêmio, nas boas e, notadamente, nas ruins. As centenas de tricolores lá presentes, vibraram e cantaram mais alto que os cerca de 10.000 atônitos adversários. Mais um show, mais uma grande força para nossa equipe. O gol de Lucas e a extraordinária defesa de Saja, brindaram o esforço e o sacrifício daqueles que viajaram de muito longe e cruzaram fronteiras para alentar o clube mais copeiro do Sul do Brasil. Dito isto, fica até repetitivo citar a canalhice midiática que permeia boa parte dos veículos de comunicação do RS na cobertura esportiva. Não são todos, é verdade. Existem muitos profissionais competentes e, fundamental, decentes. Gente que merece ser chamado de jornalista. Outros, e poderíamos utilizar a frase clichê desta turma, "os mesmos de sempre", insistem em distorcer informações, manipular fatos e utilizar seus generosos espaços para atacar a torcida do Grêmio. O ressentimento, como sabemos, é gigantesco. A imensa amargura, maior ainda. Não falo dos que assumem sua preferência clubística abertamente. A estes, todo meu respeito. Poderia citar vários que, sendo colorados, não são sacanas, não são injustos nas suas redações, nos seus comentários. Minha indignação é com os autoproclamados isentos, que se dizem imparciais e tal. São os campeões da hipocrisia e que, além do nosso repúdio, não merecem nenhuma espécie de audiência. É o que faço de uns tempos para cá, considerando-se que perdemos um tempo precioso com estes manipuladores de plantão. Gremistas me repassaram a última tentativa sórdida de tentar criminalizar nossos torcedores. Uma rápida e suja campanha (destacando-se um colunista de Zero Hora que tem iniciais próprias para sanitário e outro do Correio do Povo que, destaco, nunca fiz questão de ler) para que o Grêmio sofresse punições pelo ocorrido na cancha do Cerro !!! Inacreditável ... chega a ser surrealista !!! Só faltaram oficiar a Conmebol e formalizar o pedido para que, além de multas, fosse interditado o nosso estádio ! É tão absurdo que não merece mais do que estas poucas linhas. Mas, que é nojento demais, não há nenhuma dúvida. P.S. Não repetimos,nem de longe, nossa aplicação em terras guaranis contra o esforçado Cúcuta (que nomezinho, héin?). Nossa equipe estava desorganizada, burocrática e lenta demais. Alguns jogadores simplesmente não se apresentaram no gramado nesta última partida, o que também é inaceitável. Quem não faltou e enfrentou apagão, ingressos salgados (o dobro do cobrado pelo tradicional adversário local ... alguém consegue explicar ?) filas intermináveis e o mau futebol, foi a Nação Tricolor ! Contabilizaram-se quase 40.000 corações e almas no Monumental, estatística prejudicada pela falta de luz que travou as catracas (foram dispensadas) e fez com que milhares de torcedores ingressassem sem contagem e sem registro. Alguns estimam em, no mínimo, de seis e oito mil pessoas que adentraram no Olímpico desta maneira naquela uma hora sem iluminação. E , bom lembrar, quase um milhão de arrecadação nas bilheterias ! Portanto, nosso time está em dívida com esta multidão e com os milhões de tricolores do RS, e pelo mundo afora, que sonham com o Tri da América. Vamos ter que jogar mais, muito mais. O desafio está lançado e nossa crença continua do tamanho do Continente. Vamos Grêmio !!!
Jorge Bettiol.
terça-feira, março 06, 2007
domingo, março 04, 2007
ZH sobre a Arena do Grêmio diz que há maquete mas não publica
Janeiro de 2008: início das obras da arena.
O prazo para conclusão é de dois anos.
O custo previsto é de 100 milhões de euros.
Capacidade da arena: 45 mil pessoas
Candidatos à realização e financiamento da obra: grupos portugueses TBZ-Banif e Luso Arenas-Banco Espírito Santos.
O Grêmio diz ter recebido, também, ofertas de outros dois grupos europeus e um norte-americano
No bairro Humaitá, próximo ao acesso a Canoas, com 28 hectares.
Na área anexa ao Aeroporto Salgado Filho, ao lado da Pepsi On Stage, com 50 hectares.
A Zona Norte é a zona preferida pelo consórcio formado pelo Banco Espírito Santo (BES) e Luso Arenas. Mais de 20 áreas foram observadas. Algumas foram descartadas pelo alto preço, por estarem sujeitas a alagamentos ou por questões ecológicas.
É a preferida pelo consórcio formado pelo Banco Banif e TBZ, que já enviou até maquete ao Grêmio.
Inclui a construção de uma arena, com estacionamento subterrâneo, e três torres que seriam exploradas comercialmente. Uma das torres abrigaria um centro de convenções.
sábado, março 03, 2007
Meu Goleiro é Sebastián Saja
camiseta linda, tchê
Pela costas mais bonita do que pela frente, pois preserva a idéia do tricolor listrado.
Minha sugestão é a de que as mangas, pela frente, fiquem como pelas costas. A manga da cor diferente da listra do peito. Vai ficar a coisa mais linda do mundo.
Com todo respeito - quem é não joga contra
Mero Palpite ou Suposição
Correio do Povo antecipa informações sobre Arena Gremista
Carlos Corrêa
Os próximos dias prometem ser decisivos para a definição do local para a construção da nova arena do Grêmio. De todas as áreas cogitadas, restaram três: uma no próprio Olímpico e outras duas na zona Norte, ambas próximas ao aeroporto. Entre segunda e quarta-feira, a direção recebe a visita de dois grupos de empresários portugueses interessados em investir no projeto. Em abril, um grupo holandês deve apresentar uma terceira alternativa. No clube, existe um cuidado extremo ao falar da datas para o término da arena. Há a esperança de que, se tudo correr bem, no início de 2011 o Grêmio possa atuar na nova casa.
Seja na zona Norte, seja na Azenha, um ponto já está definido: o Olímpico não vai mais existir. A opção de uma reforma está praticamente descartada, tantas teriam que ser as mudanças para se adequar às exigências da Fifa. 'Não tem como reformar', afirma o vice de patrimônio Eduardo Antonini, que vem conduzindo com afinco o projeto. Os critérios são tão rígidos que abordam desde a altura dos degraus nas arquibancadas até o posicionamento das goleiras em relação ao sol. Pontos que nenhum estádio do Brasil estaria cumprindo atualmente.
Nesta semana, chegam às mãos do presidente Paulo Odone dois projetos distintos, ambos portugueses. O do Banif/TBZ planeja construir a arena na área do Olímpico. A idéia é ousada e prevê um shopping center de dois andares em um nível abaixo do estádio - que seria parecido com o alemão Frankfurt Stadium, utilizado na Copa do Mundo -, além de um hotel e outro prédio corporativo.
Os planos do Banco Espírito Santo/Luso Arenas, por sua vez, apontam para a edificação de um novo estádio na zona Norte, voltado principalmente para atividades corporativas e multiuso, como, por exemplo, um palco específico para espetáculos.
Vários terrenos foram cogitados pela direção, que fez um levantamento em conjunto com a Prefeitura de Porto Alegre. De especialistas, no entanto, ouviram que era pouco indicado que construíssem a arena em áreas localizadas a partir da vila Dique em direção ao Litoral, em função do terreno.
A partir dessa informação, o clube passou a trabalhar com duas alternativas próximas ao aeroporto: uma onde hoje está localizada a empresa Condor, com 31 hectares, e outra entre a Avenida dos Estados e a freeway, com 48 hectares. Para se ter uma noção dos números envolvidos, a área onde está localizado o estádio Olímpico conta com 9 hectares. Se houver a definição pela arena na zona Norte, o Grêmio mostra confiança na resolução de questões relativas ao transporte. Isso porque o clube teria o apoio da prefeitura e do governo para tratar desses temas.