quarta-feira, março 03, 2010

Valor efetivo x Valor percebido

Num Clube de Futebol, o ideal é conjugar boa administração com conquistas de vitórias e de títulos.


Raramente se consegue atingir o ideal. 


Nos dois extremos nos quais há algum valor, estão a boa administração sem a conquista de títulos e a conquista de títulos com péssima administração. 


No primeiro caso, fica a base para conquistas  esportivas futuras. No segundo, apesar dos títulos, o Clube fica destroçado por muito tempo.


A questão toda é a percepção das duas realidades.


Geralmente, apesar do valor efetivo da boa administração, mesmo sem títulos imediatos, o valor percebido é negativo. Valoriza-se mais a segunda e desastrosa hipótese.


Então, quando os mecanismos de eleição da administração se processam em grandes colégios eleitorais, de nada adianta fazer uma proveitosa gestão financeira, "arrumar a casa" se esse valor efetivo não vier acompanhado da conquista de vitórias e de títulos. No ambiente provinciano, o valor percebido será negativo.


Lição tirada de Al Ries & Jack Trout ao tratar da Lei da Percepção:


Tudo o que existe no mundo do marketing são percepções nas mentes do cliente ou do cliente em perspectiva. A percepção é a realidade. Tudo o mais é ilusão.

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