O papel da International Football Association Board (IFAB) é discutir e tomar decisões sobre as propostas de mudanças das Regras do Jogo. A FIFA e as quatro federações do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) podem propor temas a serem discutidos e ratificados na Assembleia Geral Anual (AGA), que normalmente acontece em fevereiro ou março.

Os encontros são realizados em um dos quatro países do Reino Unido (sempre respeitando de forma estrita a rotatividade das sedes) ou em qualquer local definido pela FIFA nos anos em que se disputa a Copa do Mundo. Um representante da federação anfitriã atua como presidente. O mesmo país também é sede da Reunião de Trabalho Anual (RTA), que acontece em setembro ou outubro.

Na RTA, os membros analisam os assuntos gerais enviados à Board por qualquer uma das confederações continentais ou pelas 208 federações que compõem a FIFA. Nela, podem-se tomar decisões sobre os temas debatidos, mas a reunião não tem poder para alterar as Regras do Jogo.

Como vice-presidente da FIFA e presidente da Comissão Arbitral, o espanhol Ángel María Villar Llona participa das assembleias da International Board desde 2003. Na opinião dele, a organização tem uma importância vital para o futebol, já que "controla e define as regras do jogo, que são a alma de qualquer esporte".

"É um esforço conjunto muito bem coordenado", disse ao FIFA.com. "Mesmo com pontos de vista diferentes sobre alguns assuntos, todos os representantes trabalham duro e são muito proativos e qualificados. Eles têm consciência da sua responsabilidade."

A Assembleia Geral Anual
Todos os membros da IFAB podem mandar sugestões por escrito e propor temas de discussão. Além disso, eles têm direito a sugerir alterações nas Regras do Jogo e recomendar que sejam feitos testes com essas possíveis mudanças. Os assuntos devem ser enviados para o secretário da federação que sediará a assembleia até o dia 1º de dezembro do ano anterior. Os tópicos, então, são impressos e distribuídos até 14 de dezembro. Se forem necessárias emendas ou alterações à proposta inicial, elas precisam ser feitas até 14 de janeiro, já que os temas para discussão são impressos e distribuídos para os membros da Board até o dia 1º de fevereiro.

A Board controla e define as regras do jogo, que são a alma de qualquer esporte.
Ángel María Villar Llona, vice-presidente da FIFA e presidente da Comissão Arbitral

A Reunião de Trabalho Anual
Todos os membros da International Board podem enviar propostas, pedidos para a realização de testes com as Regras do Jogo e outros temas de discussão por escrito. Os assuntos devem ser enviados para o secretário da federação que sediará a assembleia pelo menos quatro semanas antes da data da reunião. Qualquer confederação ou federação que compõe a FIFA têm direito a mandar propostas, pedidos ou temas de discussão por escrito ao secretário-geral da FIFA, em tempo hábil para garantir que eles sejam considerados pelas entidades e, uma vez aceitos, enviados ao secretário do país que sedia a assembleia com pelo menos quatro semanas de antecedência.

Votações e decisões
A FIFA tem direito a quatro votos, representando todas as suas federações associadas. As outras federações que compõem a International Board têm um voto cada. Para que uma proposta seja aprovada, tem de receber o apoio de pelo menos três quartos dos presentes com direito a voto. As resoluções da Reunião de Trabalho Anual entram em vigor no dia do encontro, a menos que outra data seja definida especificamente.

As decisões da Reunião de Trabalho Anual da Board sobre mudanças das Regras do Jogo passam a ser obrigatórias para as confederações e federações a partir do dia 1º de julho seguinte ao encontro. No entanto, as confederações e federações cujas temporadas correntes não tenham terminado antes desse prazo podem adiar a adoção das alterações até o início da temporada seguinte. Nenhuma mudança das regras do jogo poderá ser feita por uma confederação ou uma federação sem a aprovação da International Board.

www.fifa.com