quinta-feira, julho 30, 2009

Uma cidade, dois estádios

15:21 30/07/2009

Uma cidade, dois estádios: não é inédito em Copas

Fortunati visita obras do estádio Soccer City em Joanesburgo (Divulagação)

Fortunati visita obras do estádio Soccer City em Joanesburgo (Divulgação)

A visita técnica a Joanesburgo, na África do Sul, trouxe ao vice-prefeito e secretário extraordinário da Copa de 2014, José Fortunati, a convicção de que existe a possibilidade de Porto Alegre receber jogos em mais de um estádio na Copa do Mundo de 2014.

O maior centro financeiro sul-africano será a 11ª cidade na história das copas a sediar partidas em duas ou mais arenas (ver relação abaixo). “O levantamento que fizemos mostra que esta não é uma novidade e que ela pode voltar a ocorrer daqui cinco anos”, explicou Fortunati, lembrando que, em 2014, Porto Alegre deverá ser a única capital brasileira com dois estádios com padrão Fifa, o Beira-Rio e a Nova Arena do Grêmio.

Hoje, o único estádio gaúcho credenciado junto à Fifa é o Beira-Rio. “O prefeito Fogaça e a governadora Yeda já assinaram documento encaminhado aos organizadores da Copa solicitando a inclusão das duas arenas”, enfatizou o secretário.

Fortunati faz parte da “Missão África do Sul”, organizada pela Associação Nacional de Transportes (ANTP). Nesta quinta-feira, 30, os membros da comitiva visitam a cidade de Durban.

CIDADES COM JOGOS EM MAIS DE UM ESTÁDIO

1930: Montevidéu (Centenário, Pocitos do Peñarol, Parque Central do Nacional)
1938: Paris (Parc des Princes e Olímpico)
1966: Londres (Wembley e White City)
1978: Buenos Aires (Monumental de Nuñes e José Amalfitani)
1982: Madri (Santiago Bernabeu e Vicente Calderon); Barcelona (Sarriá e Camp Nou); Sevilha (Benito Villamarin e Ramón Sanchez Pizjuan)
1986: Cidade do México (Azteca e Olímpico); Guadalajara (Jalisco e Três de Março); Monterrey (Universitário e Tecnológico)
2010: Joanesburgo (Ellis Park e Soweto)

site Porto Alegre 2014

Nenhum comentário: