Fortunati visita estádios da Copa na África do Sul
No segundo dia da viagem à África do Sul para acompanhar a preparação do país para receber o maior evento esportivo do mundo, o secretário extraordinário da Copa 2014, José Fortunati, visitou nesta quarta-feira (30/07), os estádios de Johanesburgo. Nesta cidade, dois estádios de futebol receberão os jogos da Copa do Mundo de 2010, o Ellis Park, com capacidade para 62 mil expectadores e o Soccer City, com capacidade para 94.700 torcedores, que irá abrigar a abertura e o encerramento da Mundial de 2010.De acordo com Fortunati, este exemplo demonstra que Porto Alegre poderá pleitear a realização de jogos no Gigante da Beira Rio, estádio confirmado pela Fifa para a Copa de 2014, bem como, a nova Arena do Grêmio. “Não abriremos nenhuma exceção na história das Copas, pois esta é a 11ª vez, em 19 Mundiais, que uma cidade sediará jogos em dois estádios”, destacou.
LOGÍSTICA DE ACESSO PREOCUPA
Conforme o secretário, é evidente que o entorno dos estádios é uma das preocupações básicas dos organizadores da Copa em Johanesburgo. Existe uma grande preocupação com a logística do acesso e especialmente da saída dos jogos.
É que além de um território restrito de aproximadamente 1 km no entorno do estádio onde ficará a imprensa, o acesso dos convidados especiais da FIFA e os demais torcedores que terão que se dirigir ao estádio com ônibus e veículos credenciados,.
Depois da visita, Fortunati, juntamente com a comitiva organizada pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), esteve reunido com a coordenadora da Copa 2010 do setor de Transporte e Mobilidade Urbana, Luzandra Udone, que representa o Departamento Nacional de Transportes da África do Sul. De acordo com Udone, a principal falha constatada durante a Copa das Confederações foi em relação à mobilidade dos torcedores que foram ao estádio, principalmente, durante a saída.
INVESTIMENTOS DE R$ 20 BILHÕES
Fortunati ressaltou as transformações pelas quais está passando o país africano. Em relação ao péssimo transporte público existente hoje, está sendo construído um novo sistema com ônibus modernos, corredores de ônibus e estações especiais que proporcionará mais qualidade em mobilidade aos sul-africanos. Além disso, está sendo construído um metrô ligando Pretória a Johanesburgo que, mesmo não ficando pronto para 2010, já está bastante adiantado.
Também estão sendo investidos em torno de 80 bilhões de Rans (aproximadamente 20 bilhões de reais) em obras de infraestrutura viária (como alargamento de vias, pavimentação, novas vias circulares, metrô e o novo transporte coletivo). O secretário surpreendeu-se com a quantidade dos recursos empreendidos, lembrando que o Governo Federal brasileiro está falando na liberação de R$ 3 bilhões para todo o país visando a Copa 2014.
MODERNIZAÇÃO TERÁ CONTINUIDADE NO PÓS-COPA
O secretário da Secopa destacou que o projeto de modernização das nove cidades que receberão os jogos de 2010 continuará depois da Copa, e a pretensão é investir até 2020 em torno de 160 bilhões de Rands (aproximadamente 40 bilhões de reais) em obras de infraestrutura e remodelagem de vias e do transporte coletivo.
Em relação aos aeroportos das cidades que irão sediar o Mundial já foram ampliados e modernizados. “Com toda a confusão da Copa das Confederações fica claro que os africanos serão enormemente beneficiados com o legado que irá ser deixado pela Copa do Mundo de 2010”, enfatizou.
Amanhã, o secretário estará em Durban, cidade onde as obras estão mais atrasadas e poderá correr o risco de ficar fora da Copa de 2010.
site Porto Alegre 2014
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