quarta-feira, abril 09, 2008

Senhor Comandante, devolva-nos a rua !!!!!

O Blog Apito do Blackão mostrou esta semana como tem sido o esquema de segurança nas imediações do Estádio Olímpico em dias de jogos. O blogueiro erra feio ao dar conotação político-partidária ao tema, mas acerta em cheio ao identificar o exagero das medidas adotadas pela Brigada Militar. Freqüento o Olímpico há um quarto de século e jamais testemunhei esquema tão esdrúxulo, antipático e desproporcional de segurança. Sou um fã do trabalho da Brigada Militar. Há muito tempo, por diversos governos, os brigadianos auferem miseráveis salários em troca de um dever de proteção da comunidade. Não tenho dúvida que as intenções da corporação são boas e até parcialmente justificadas, mas as ações estão ultrapassando o limite da razoabilidade. Há um erro técnico da força policial e não uma decisão equivocada de Palácio que deve ter em mente questões mais importates do que o bloqueio da José de Alencar.

O Bar Preliminar, onde se concentra uma massa de torcedores, foi palco de incidentes no passado. Vi com os meus olhos, em algumas ocasiões, motoristas gremistas (!!!!) terem seus automóveis sacudidos em comemorações que, regadas a álcool, não respeitam certos limites. Por isso, diante das circunstâncias, isolar parcialmente a rua não me soa como um equívoco absoluto. Ocorre que a Brigada Militar bloqueou o acesso também pelas calçadas. Ora, isso é um absurdo !! Dificultou-se o acesso do torcedor ao estádio. Para enfrentar uma questão de segurança de uma minoria, criou-se um problema de acessibilidade ao estádio para a maioria. Se o problema está no bar, por que, afinal, não se libera ao menos a calçada do outro lado da via pública ?

Somente não pode ser alegada ofensa ao direito de ir e vir pelo torcedor porquanto o acesso é garantido pela rua que desemboca no Largo dos Campeões. As pessoas ainda conseguem chegar, obviamente, ao Olímpico, mas após uma caminhada maior do que o habitual. Já os moradores da região que não conseguem chegar as suas residências ou mesmo não conseguem mais auferir uma renda extra com estacionamentos, estes têm uma alternativa legal. Todo apoio à Brigada Militar - milícia de Estado e não política - em suas ações enérgicas (técnicas) contra a criminalidade e em defesa da legalidade, mas reprovação máxima à estupidez e à burrice. Devolvam os acessos ao Olímpico aos gremistas !!!! Até pelas barreiras nós iremos !!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado Cláudio

A relação entre a politica partidária e o futebol é uma realidade.Há fatos e evidências que demonstram esta situação desde 1998 no Grêmio.Entre outras discussões,esta questão vai ter que entrar numa agenda de acertos e erros,sem que ninguém se sinta melindrado e encare este fato de frente.