segunda-feira, setembro 04, 2006

Notas explicativas têm importância?

Tenho um amigo contabilista. Desses que adoram ler balanços. Gremista é claro. Foi nas letrinhas pequenininhas da publicação do Balanço do Grêmio de 2005, escolheu e me mandou o seguinte trecho querendo a minha opinião. Como não entendo de balanço ponho à disposição para o debate. Segundo ele, isso foi publicado nas notas explicativas da Direção do Clube:

Por outro lado , os fatores econômicos regionais são extremamente inibidores de uma participação mais expressiva de associados (torcedores) e empresários (anunciantes / patrocinadores) na captação dos recursos financeiros que possibilitariam uma independência financeira dos clubes em relação aos contratos de televisão, que hoje representam 70% das receitas ordinárias. Ainda, o fato de o Grêmio FBPA possuir um dos maiores estádios particulares de futebol do brasil, o que é motivo de muito orgulho para todos os gremistas, traz o ônus da necessidade de uma grande estrutura para sua manutenção, tanto em termos de materiais como de pessoal. Não menos importante, a grande herança do passivo não fiscal, produzidos em exercícios anteriores, faz com que uma grande parte dos recursos da atividade tenham que ser desviados de sua finalidade , para os enfrentamentos emergenciais que se apresentam diuturnamente, e para os quais se buscam soluções alternativas com criatividade e comprometimento.
Diante desse contexto de dificuldades, a Administração da Entidade, gestão 2005 / 2006, vem de forma profissional e responsável dando continuidade à modernização do modelo administrativo e implantação da filosofia de Planejamento Estratégico, envolvendo todas as áreas de atividade. Filosofia essa que deverá nortear todas as tarefas internas com o objetivo único de alcançar êxitos embasados num respaldo administrativo, mercadológico e financeiro que proporcione a devida sustentação operacional. A profissionalização da gestão, a implantação de novas tecnologias de hardware e software, a melhoria das condições de trabalho e a valorização profissional dos colaboradores , irá contribuir para que os resultados almejados sejam atingidos em um menor espaço de tempo, e que o equilíbrio financeiro sempre buscado nos últimos exercícios torne-se uma realidade, possibilitando assim que novamente o Grêmio FBPA seja elevado à categoria dos campeões dos certames por ele disputado
. (publicado em 29/04/06, ZH)
Tem uma outra parte, da auditoria, que vou publicar outro dia. Já é complicado, pra quem não está acostumado, ler um trechinho desses, imagina dois de uma vez.

Nenhum comentário: