quarta-feira, setembro 13, 2006

IMPORTANTE ARTIGO DE KREBS LEITURA OBRIGATÓRIA

Coluna
Na contramão da história...12/09/2006 - 08:48:58 - por Evandro Krebs

Meus amigos, nesta semana que passou, além da decisão da Recopa Sulamericana, iniciou-se a primeira etapa dos enfrentamentos mata-mata da Copa Sulamericana para os clubes brasileiros e, pasmem, ao invés de alegria e mobilização - reações absolutamente previsíveis para quem, ao longo de todo o ano de 2005, lutou bravamente para atingir este mérito - observei um choro coletivo de treinadores e jogadores por este Brasil afora, supostamente justificado pelo acúmulo de jogos e perda de foco.
Então vamos combinar que o bom é não jogar competição internacional e não ser visto no além fronteiras? Ora, convenhamos, com todo o respeito, este tipo de reação supera a falta de visão estratégica, é burrice mesmo.
Depois querem que os clubes sobrevivam com este tipo de mentalidade arcaica. E como é que ficam as questões relativas a receitas extraordinárias, visibilidade, prestígio e por aí afora?
Parcela de culpa dos dirigentes ao permitirem que treinadores-funcionários assumam responsabilidades para as quais não estão suficientemente preparados e tampouco compromissados institucionalmente e que jogadores desinformados cometam tamanho equívoco.
Quem define prioridade é o clube que planeja e estabelece estratégias eficazes para atingir a excelência de realizações.
Tenho certeza de que Mano Menezes e seus comandados não irão reclamar se, em 2007, tiverem que enfrentar o desafio de participar concomitantemente do Brasileirão e de qualquer Copa que seja de clubes da América.
Sabem por quê? Porque, afora aspectos peculiares culturais e históricos, o Grêmio sabe aonde quer chegar e esta matriz de projeto de gestão moderna pode ser conferida no “site” tricolor, na janela do planejamento estratégico, que traz algumas informações importantes, do tipo:
-Negócio: Entretenimento sócio-esportivo focado no futebol.
- Missão: Satisfazer o universo de torcedores e o público aficionado com vitórias e conquistas de títulos.
- Visão: Até 2008, pela excelência de sua gestão, o Grêmio será reconhecido como uma liderança permanente no cenário mundial do futebol.
- Valores: Bom senso e atitude; atenção e respeito ao torcedor; valorização da história; atualização e inovação; ética e responsabilidade; espírito vencedor; honestidade de propósito (servir e não se servir); humanismo e responsabilidade social; competência gerencial e valorização dos funcionários; unidade e comprometimento; doação, amor e paixão pelo Clube; transparência.
Tendo integrado, com muita honra, uma comissão de 150 gremistas que elaborou este importante documento, torço para que ele seja definitivamente implementado, pois, com certeza, representará a garantia de que o Grêmio precisa para que seu desenvolvimento seja, de fato, sustentável e sustentado em cima de valores que lhe permitam ingressar e integrar um período “pós-moderno”, onde o novo e predominante sentido da identidade nacional precisará ser reconstruído no ambiente global.
A economia do futebol, desde o final da década de 60, passa por um processo de modernização continuada e progressiva, sendo clubes e jogadores incorporados naquela que talvez seja a maior mercantilização da cultura popular.
A experiência do futebol tornou-se cada vez mais sinônimo de publicidade, patrocínio e comerciais. Algumas cidades cresceram e prosperaram pelos seus times como parte de investimentos culturais. Empresas locais transformaram-se em multinacionais alavancadas por uma marca futebolística. Produtos expostos em camisetas e painéis de estádios multiplicaram-se e também ajudaram a ampliar os horizontes do futebol. Sem falar nos verdadeiros artistas, os jogadores, que passaram a fazer parte do circuito mundial do trabalho da bola.
Vivemos a era da profissionalização, onde o futebol, mais do que um grande negócio, representa, hoje, um fenômeno de mídia de massa numa sociedade globalizada. Por favor, vamos olhar para frente e a favor do futebol.
evandro.krebs@final.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria de saber quando foi feito esse trabalho do qual o dr. Evandro e tantas outras pessoas participaram