sábado, setembro 30, 2006

gremio na internet

Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, clube brasileiro de futebol, da cidade de Porto Alegre, RS, é uma instituição centenária e tem como cores o azul, o preto e o branco. Desde 1946 o clube tem um mascote na figura do Mosqueteiro. Seu estádio é o Olímpico Monumental.

O Grêmio ocupa o primeiro lugar no ranking da Confederação Brasileira de Futebol - CBF [1] estando na frente do Corinthians. Além disso, ele é hoje o 3º melhor clube do Brasil no ranking da Conmebol, que congrega os times sul-americanos.

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense também possui a maior torcida de futebol do Rio Grande do Sul, conforme o ranking da Revista Placar e a pesquisa Top of Mind realizada anualmente no Estado. O Grêmio também é o clube onde se formou para o futebol Ronaldinho Gaúcho, eleito melhor jogador do mundo pela FIFA em 2004 e 2005 (jogando pelo Barcelona, seu atual clube).

O clube disputou a Série B do Campeonato Brasileiro em 2005, mas em 26 de Novembro de 2005 consagrou-se campeão, o último título que lhe faltava na história esportiva, em vitória histórica de 1 a 0 sobre a equipe do Náutico, em Recife, jogando com somente 7 jogadores. Assim o time voltou à primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

O Grêmio é rival histórico do Internacional. As partidas entre Grêmio e Internacional são conhecidas como Gre-Nal.

quarta-feira, setembro 27, 2006

blog

Gostaria de agradecer a citação e os elogios ao meu blog. Estive fora de Porto Alegre e não pude visitar o blog antes. Não tenho técnica nenhuma no blog, o pouco que aprendi foi na base da tentativa e erro, de qualquer jeito me disponho a ajudar.

estou meio atarefado ultimamente, mas assim que arranjar um tempo vou tentar escrever algo para colaborar com o Blog. A proposta do fachin e a proporcionalidade na eleição do conselho são assuntos que muito me apetecem a escrever.

Volto a elogiar a iniciativa e o propósito do blog. O debate público dos assuntos políticos e administrativos do Grêmio é bastante salutar e já deveria estar sendo feita na internet a mais tempo.

Vou colocar um link do blog de voces no meu, espero que não se importem.


Saudações tricolores,
André Kruse


Novidade no Yahoo! Mail: receba alertas de novas mensagens no seu celular. Registre seu aparelho agora!

Sócio

Olá.
Já que me parece que vcs do Blog Grêmio Imortal estão bem afiados nos assuntos de Grêmio, talvez pudessem me ajudar com uma questão pessoal. É uma consulta, mas aviso que apenas agradecerei, sem pagar os devidos honorários...
No ano de 87 eu me associei ao clube para poder jogar na escolinha de futebol. Joguei durante um ano, e depois que o futebol me abandonou, eu deixei de pagar a mensalidade.
Em 1996 tentei regularizar a minha situação junto ao clube, mas como não encontraram nada relativo a mim nos arquivos, me indicaram um caminho 'mais fácil': adquirir novo título, o que fiz.
depois de anos de inadimplemência, voltei ao clube, no ano passado, para regularizar de novo a minha situação, e de novo me foi sugerido a aquisição de novo título. Adoro os títulos do Grêmio, mas já tenho dois, e não quero comprar o terceiro título.
Agora a pergunta: será que existe a possibilidade de eu recuperar o primeiro título comprado por mim, com muito custo e economia (e muitos carros lavados, aos doze anos de idade) lá no longíncuo ano de 1987?
Talvez seja interessante publicarem, pois pode ser a dúvida de mais alguém.
Se puderem me ajudar, eu agradeço.
Abraços.
Jair Bernardes Jr.
 
 
 


Novidade no Yahoo! Mail: receba alertas de novas mensagens no seu celular. Registre seu aparelho agora!

quinta-feira, setembro 21, 2006

QUEM PODE VOTAR?

É a pergunta de Josiel Pereira, sobre quem pode votar nas eleições do Grêmio. A resposta está no Estatuto do Grêmio:
Art. 41. São Direitos dos Associados:
(...)
VI – votar e ser votado para os cargos eletivos da administração do GRÊMIO, respeitados os limites impostos na lei e neste Estatuto;

O voto dos associados acontece na Assembléia Geral que é constituída na forma abaixo:

Art. 55. A Assembléia Geral é constituída dos associados maiores de 16 (dezesseis) anos, pertencentes ao quadro social há mais de 2 (dois) anos, ininterruptamente, e em situação regular com o GRÊMIO nos 12 (doze) meses anteriores a realização da eleição.

As categorias de associados são as seguintes:

Art. 7º. Os associados dividem-se nas seguintes categorias:
a) Titulados;
b) Proprietários;
c) Remidos;
d) Contribuintes;
e) Infantis.
Importante esclarecer quais são os associados contribuintes:

Art. 26. A categoria dos Associados Contribuintes divide-se nas seguintes classes:
a) Efetivos;
b) Locatários de Cadeiras;
c) Juvenis.

quarta-feira, setembro 20, 2006

VAMOQUEVAMO

Esta página não é do tipo "vamoquevamo". Desse tipo, há várias, algumas de muito boa qualidade. Uma a mais não acrescentaria. Mas é impossível não compartilhar a vibração de todos os gremistas com mais um 4x0, agora sobre a "macaca". Quando o Grêmio embala ninguém segura. Vamos chegar lá!

Para cantar e praticar

Mostremos valor, constância,
nesta ímpia e injusta guerra,
sirvam nossas façanhas
de modelo a toda terra.

(...)


Mas não basta p'ra ser livre
ser forte, aguerrido e bravo,
povo que não tem virtude
acaba por ser escravo.

blog do Kruse

André, além de obrigado pela força, dou meu depoimento sobre o teu blog 1983. Visitei. Tá muito legal. Tu tens técnica que nós, aqui, não temos, Pelo menos, ainda.
Por isso somos experimentais.
Divulga o teu blog e nos dá umas dicas.
Verdade que nossos objetivos são um pouco diferentes. Mas, parabéns pelas ilustrações, resenha. Muito legal!
Assim também o blog do Jair.
Vocês que têm mais experiência contribuam. Se quiserem mandem para o e-mail abaixo ou então para manfredsilva@hotmail.com.
Se quiserem figurar um pouco mostrando o conhecimento será muito legal também para os leitores.
Abraços gremistas

Bem-vindo André Kruse

André Kruse disse...
Muito bom o Blog. Preenche um espaço que havia faz tempo.

acho complicado afirmar que este blog não é político. contudo não vejo o menor problema do blog ter um posicionameneto político.

terça-feira, setembro 19, 2006

mensagem

Ao Jair e aos demais que nos dão a honra de acessar esta página, mandem mensagem para imortaltricolor.administrador@blogger.com.
A mensagem entrará como rascunho e, se for o caso, será publicada como esta, sem ficar nos "comments"

Obrigado Jair

Jair Bernardes Jr. disse...
Parabéns pela página, que mesmo sendo experimental já é de alto nível. Estou lendo aos poucos.Sugestão: poderiam divulgar um mail para contato, facilitando a comunicação.Saudações tricolores.
11:03 AM

segunda-feira, setembro 18, 2006

MENSAGEM DE KREBS

Pela importância, destacamos a mensagem recebida do colunista Evandro Krebs:

Parabéns pela iniciativa em promover e oferecer ao mundo esportivo reflexões técnicas, isentas e com aprofundado conhecimento na matéria futebol e, em particular, sobre Gestão Desportiva. Prossigam nesta proposta de relevante contribuição aos apaixonados da bola. Sucesso!

Krebs é quem, na nossa modesta opinião, melhor tem escrito sobre Gestão Desportiva!
Conjuga conhecimento e estilo!

BOM DIA!

Leitor reclamou por atualização. A explicação é que este sítio é meramente experimental como dito desde o início. Mero 'piloto' para testes. De várias naturezas, tais como postagem de matérias, quantidade, periodicidade necessária, quantidade de colaboradores, visibilidade, teor e tantas outras providências indispensáveis para a manutenção de um blog valioso e interessante.
Fizemos, p.ex., uma alteração nos comentários, cuja postagem passa ao controle do administrador. Aos que estão 'viciando' em ler o blog, insistimos novamente: concluída a experiência, obtidos os dados e as informações buscadas, ele poderá ser desativado, voltar em outra oportunidade sob outra formatação. Enfim, não temos nenhum compromisso de continuidade com a apresentação atual. O compromisso é com o respeito e a seridade. Obrigado pela compreensão e continuem ajudando.

FESTEJO

Passada a folga do final de semana, vamos festejar a vitória de 4 x 0 sobre o Botafogo carioca. Festejar a afirmação de um centroavante. Abraço a todos. Sem assunto sério hoje.

quinta-feira, setembro 14, 2006

ESCLARECIMENTO E CONVITE

No dia 09/09/2006, postei matérias da Zero Hora e do Correio do Povo sobre os efeitos positivos, no Estado do RS, da utilização do PGQP, nas despesas e receitas. Na minha opinião, questão meramente técnica, de política institucional não-partidária.
Visitante leitor entendeu tratar-se de uso do nome do Grêmio para promoção de um candidato a cargo eletivo.
Na verdade, a intenção não foi essa. Definitivamente, chamaram-me a atenção, as declarações do Dr. Jorge Johannpeter sobre a necessidade de gestão moderna que desejo para o Grêmio. Segundo esse importante empresário "gestão, gestão e gestão".
Entretanto, como nosso blog não faz promoção político-partidária para nenhum candidato nem para nenhum partido político, exclui as matérias.
Agradeço ao atento leitor cuja opinião, embora não seja a nossa, foi democraticamente acolhida.
O acontecido traz um tema vital ao debate: o que é a utilização política do Grêmio em campanha eleitoral ? Quais os limites permitidos ?
Convido o referido leitor a iniciar o debate emitindo a opinião dele.

OBRIGADO HILTOR MOMBACH!

Correio do Povo, coluna DE PRIMEIRA de hoje:
'Mais um espaço para os gremistas darem opiniões e sugestões www.gremioimortal.blogspot.com.'

Agredecemos ao respeitado colunista a divulgação. Afinal, trata-se, nada mais nada menos, do que uma das principais colunas esportivas do país, leitura obrigatória de todos os aficionados.
Presumimos que o colunista Hiltor não teria divulgado este blog sem antes ter visto a seriedade das nossas matérias.

Na verdade, aqui não fazemos críticas pessoais, não agredimos ninguém, queremos apenas debater temas do futebol, em especial, é claro, do Grêmio, sem estar cegos para o mundo ao redor, conceito de benchmarking.

Estamos, ainda, em fase experimental. Fazemos questão de ressaltar. Mas a qualidade das matérias de nossos colaboradores e as contribuições recebidas por informações via e-mail, especialmente, nos têm deixado bastante animados.
Ao colunista, queremos acrescentar, além do agradecimento, que, ao se deparar com alguma informação ou conceito, aqui publicados, pode acreditar na seriedade e usar, sem receio, para as competentes análises que faz periodicamente.

quarta-feira, setembro 13, 2006

IMPORTANTE ARTIGO DE KREBS LEITURA OBRIGATÓRIA

Coluna
Na contramão da história...12/09/2006 - 08:48:58 - por Evandro Krebs

Meus amigos, nesta semana que passou, além da decisão da Recopa Sulamericana, iniciou-se a primeira etapa dos enfrentamentos mata-mata da Copa Sulamericana para os clubes brasileiros e, pasmem, ao invés de alegria e mobilização - reações absolutamente previsíveis para quem, ao longo de todo o ano de 2005, lutou bravamente para atingir este mérito - observei um choro coletivo de treinadores e jogadores por este Brasil afora, supostamente justificado pelo acúmulo de jogos e perda de foco.
Então vamos combinar que o bom é não jogar competição internacional e não ser visto no além fronteiras? Ora, convenhamos, com todo o respeito, este tipo de reação supera a falta de visão estratégica, é burrice mesmo.
Depois querem que os clubes sobrevivam com este tipo de mentalidade arcaica. E como é que ficam as questões relativas a receitas extraordinárias, visibilidade, prestígio e por aí afora?
Parcela de culpa dos dirigentes ao permitirem que treinadores-funcionários assumam responsabilidades para as quais não estão suficientemente preparados e tampouco compromissados institucionalmente e que jogadores desinformados cometam tamanho equívoco.
Quem define prioridade é o clube que planeja e estabelece estratégias eficazes para atingir a excelência de realizações.
Tenho certeza de que Mano Menezes e seus comandados não irão reclamar se, em 2007, tiverem que enfrentar o desafio de participar concomitantemente do Brasileirão e de qualquer Copa que seja de clubes da América.
Sabem por quê? Porque, afora aspectos peculiares culturais e históricos, o Grêmio sabe aonde quer chegar e esta matriz de projeto de gestão moderna pode ser conferida no “site” tricolor, na janela do planejamento estratégico, que traz algumas informações importantes, do tipo:
-Negócio: Entretenimento sócio-esportivo focado no futebol.
- Missão: Satisfazer o universo de torcedores e o público aficionado com vitórias e conquistas de títulos.
- Visão: Até 2008, pela excelência de sua gestão, o Grêmio será reconhecido como uma liderança permanente no cenário mundial do futebol.
- Valores: Bom senso e atitude; atenção e respeito ao torcedor; valorização da história; atualização e inovação; ética e responsabilidade; espírito vencedor; honestidade de propósito (servir e não se servir); humanismo e responsabilidade social; competência gerencial e valorização dos funcionários; unidade e comprometimento; doação, amor e paixão pelo Clube; transparência.
Tendo integrado, com muita honra, uma comissão de 150 gremistas que elaborou este importante documento, torço para que ele seja definitivamente implementado, pois, com certeza, representará a garantia de que o Grêmio precisa para que seu desenvolvimento seja, de fato, sustentável e sustentado em cima de valores que lhe permitam ingressar e integrar um período “pós-moderno”, onde o novo e predominante sentido da identidade nacional precisará ser reconstruído no ambiente global.
A economia do futebol, desde o final da década de 60, passa por um processo de modernização continuada e progressiva, sendo clubes e jogadores incorporados naquela que talvez seja a maior mercantilização da cultura popular.
A experiência do futebol tornou-se cada vez mais sinônimo de publicidade, patrocínio e comerciais. Algumas cidades cresceram e prosperaram pelos seus times como parte de investimentos culturais. Empresas locais transformaram-se em multinacionais alavancadas por uma marca futebolística. Produtos expostos em camisetas e painéis de estádios multiplicaram-se e também ajudaram a ampliar os horizontes do futebol. Sem falar nos verdadeiros artistas, os jogadores, que passaram a fazer parte do circuito mundial do trabalho da bola.
Vivemos a era da profissionalização, onde o futebol, mais do que um grande negócio, representa, hoje, um fenômeno de mídia de massa numa sociedade globalizada. Por favor, vamos olhar para frente e a favor do futebol.
evandro.krebs@final.com.br

terça-feira, setembro 12, 2006

O GRÊMIO ESTÁ NA LINHA. OU NÃO?

Pelo que entendi do que foi publicado abaixo, há alguns dias, o Grêmio está nessa linha.

Diante desse contexto de dificuldades, a Administração da Entidade, gestão 2005 / 2006, vem de forma profissional e responsável dando continuidade à modernização do modelo administrativo e implantação da filosofia de Planejamento Estratégico, envolvendo todas as áreas de atividade. Filosofia essa que deverá nortear todas as tarefas internas com o objetivo único de alcançar êxitos embasados num respaldo administrativo, mercadológico e financeiro que proporcione a devida sustentação operacional. A profissionalização da gestão, a implantação de novas tecnologias de hardware e software, a melhoria das condições de trabalho e a valorização profissional dos colaboradores , irá contribuir para que os resultados almejados sejam atingidos em um menor espaço de tempo, e que o equilíbrio financeiro sempre buscado nos últimos exercícios torne-se uma realidade, possibilitando assim que novamente o Grêmio FBPA seja elevado à categoria dos campeões dos certames por ele disputado. (publicado em 29/04/06, ZH)

As demonstrações financeiras apresentadas em 31 de dezembro de 2005 foram elaboradas no pressuposto da continuidade normal dos negócios da Entidade, pois a Administração acredita que a continuidade da modernização do modelo administrativo e a adoção da filosofia de planejamento estratégico com o envolvimento de todas as áreas de atividade, conduzirão a Entidade para a equação de seus problemas e a plena continuidade de suas atividades. (Publicado em ZH, 29/04/2006)

Ou será que é conversa fiada? Estamos aceitando esclarecimentos e colaborações. E afinal o que não entendi é o que o PGQP tem a ver com o Planejamento Estratégico. Se alguém puder explicar...

sábado, setembro 09, 2006

PARA REFLEXÃO E DEBATE (5)

anderson (2)

12. Auxiliado por Sílvio, Berdichevski negociou com Anderson contrato de três anos o máximo permitido pela lei. Salário, o dobro dos jogadores da categoria equivalente. O que levou Berdichevski a ter de convencer o Presidente e, claro, o detentor da chave do cofre. Mas, enfim, o Vice-Presidente de futebol acreditava muito no futebol de Anderson e não admitia, em nenhum hipótese, perder o atleta. A negociação envolvia também a mãe de Anderson sua representante legal. Sem a assinatura dela nada teria valor. Por trás e ao lado, aquelas cenas surrealistas, verdadeiras ou supostas, até de um 'sequestro' do jogador. Para variar, apareceram pessoas a criticar o salário do jogador como muito elevado para um menino de dezesseis anos.
13. Todas as vezes nas quais foi aproveitado, Anderson mostrou que a idade não era problema. Nervosismo zero apesar da idade. Velocidade, drible, chute forte, personalidade. Gol em Grenal inclusive.
14. Veio o ano de 2005. Empresários não se conformavam com a maneira como Anderson havia assinado com o Grêmio. Atenta às manobras, a direção do Grêmio tratou de dar aumento de salário para o jogador, valorizando, assim, a multa contratual para a hipótese de rompimento do contrato. Fez o que não foi feito no caso Ronaldinho e muita gente acha que deveria ter sido feito.
(continua)

quinta-feira, setembro 07, 2006

Este site não é político

Temos de manter isenção para ter credibilidade. Por isso, não assumiremos posição sobre essa emenda estatutária. Segue a publicação a título de informação. Fonte: sítio oficial do Grêmio

Exposição de Motivos A proposta de alteração parcial dos artigos 56 e 57 do Estatuto Social do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense visa, essencialmente, a garantir a autenticidade e legitimidade do processo eleitoral do Clube. A natural simpatia da clamada eleição direta – escolha da direção pelos sócios do clube – pressupõe uma estabilidade do corpo social que os clubes de futebol do Rio Grande do Sul, entre esses o GRÊMIO, não têm conseguido alcançar. As freqüentes modificações impostas pelas entidades de administração do desporto – CBF e FGF – nos regimes econômicos dos certames disputados têm desestimulado os torcedores a ingressarem no quadro social do Clube em face da unificação dos preços de acesso aos estádios. O GRÊMIO, como tantos outros clubes de seu nível, em face da padronização dos ingressos, vêm, há pelo menos dez anos, enfrentando a volubilidade de seu quadro social em face de uma evidência que não pode superar: objetivamente não há vantagem em ser sócio do Grêmio! Assim, quando convocadas às assembléias gerais, comparecem ao pleito número irrisório de associados. A última realizada, quando foi eleita a atual Diretoria, atraiu menos de 3.000 votantes. Com quorum deste quilate, qualquer assembléia perde legitimidade, diante do insignificante número de sócios em relação à comunidade gremista, que representa mais de 50% da população gaúcha. Por outro lado, o mínimo comparecimento de sócios à Assembléia Geral pode comprometer a legitimidade e a independência da votação por oferecimento de vantagens aos eleitores, em razão do alto valor da marca “GRÊMIO” e o que poderia representar a tentativa de aventureiros em dela se apossar. Casos conhecidos no País têm chegado ao conhecimento do público. Pelo exposto, os signatários, sem retirar da Assembléia Geral a atribuição para a eleição da Diretoria do Grêmio, sugerem que esta competência seja condicionada a existência de, no mínimo, 23.000 sócios habilitados a votar. Se não implementado este quorum mínimo, compete ao Conselho Deliberativo eleger a Diretoria do Clube. O número de sócios proposto não é aleatório: ele decorre de informação prestada por representante do Quadro Associativo, na última reunião do Conselho Deliberativo, constando esse dado na Ata da reunião. E destaca-se, finalmente, que a mudança proposta prevê a reavaliação bianual do número de sócios necessários à eleição da Diretoria pela Assembléia Geral (art. 56 § 2º). Assim se evita a estratificação do número de sócios previsto em “caput” do artigo 56, em atenção a eventuais modificações do quadro social. As alterações propostas acima aos artigos 56 e 57 do Estatuto, são as seguintes: Redação atual: Artigo 56 – Compete exclusivamente à Assembléia Geral - sempre em escrutino secreto: I – eleger o Presidente e os Vice-presidentes, do Grêmio, após a apuração prévia das chapas de que trata o artigo 57 § 2°. Nova redação: Artigo 56 – Compete à Assembléia Geral, sempre que integrada, no mínimo, por vinte e três mil sócios “habilitados” à votação, em escrutínio secreto. Incisos I, II, III sem alteração: § 1º - Não implementado o número previsto no “caput”, caberá ao Conselho Deliberativo eleger o presidente e os vice-presidentes do Grêmio. § 2º - O número mínimo de sócios previsto no “caput” deste artigo será reavaliado bianualmente pelo Conselho Deliberativo, com antecedência mínima de noventa dias da data estabelecida para a eleição da Diretoria. Renumerar, sem alteração, os demais parágrafos do Artigo 56. Artigo 57 – As eleições para Presidente e Vice-presidente do Grêmio, sempre que implementado o quorum previsto no Artigo 56, serão precedidas de aprovação prévia das chapas, na forma que segue: Incisos: sem alteração. Porto Alegre, 14 de agosto de 2006.

PARA REFLEXÃO E DEBATE (4)

anderson (1)

11. Berdichevski, vice-presidente e Krebs, diretor, andavam agitados pelo Departamento de Futebol. Além das naturais preocupações com a formação do time profissional, falta de dinheiro para contratação de jogadores, dificuldades na liberação de verbas financeiras para praticamente tudo, havia a questão dos contratos dos jogadores juvenis e juniores. Entre eles Lucas e Anderson e aquele lateral esquerdo que foi para o São Caetano (Pará ou alguma coisa assim, não estou lembrado do nome). Anderson não tinha idade para firmar contrato profissional. Fortemente assediado por empresários, um havia dado apartamento e outros bens materiais e/ou pagava hotel para o craque menino. Dificuldades de relacionamento com a mãe. Imagine-se quando completou os 16 anos. Berdichevski um médico pediatra capaz de um caloroso relacionamento conseguiu a aliança de Sílvio Giordano uma espécie de tutor de Anderson. Conjugaram-se sorte e competência. Sílvio, gremistão de quatro costados, discreto e firme, tinha e teve influência decisiva sobre Anderson para fazê-lo contrariar as intenções dos empresários que o cercavam e assinar com o Grêmio.
(continua)

quarta-feira, setembro 06, 2006

RECOMENDAÇÃO

Recomendamos aos nossos prezados leitores participantes deste site que cliquem sobre os meses dos arquivos (à direita) para ler interessantes matérias postadas por nossos colaboradores. É que nossos assuntos geralmente têm validade permanente. Não perdem atualidade.

ASSIM FALOU A AUDITORIA

As alterações na legislação introduzidas pela Lei nº 9.615/98 ( Lei Pelé) e regulamentações relacionadas provocaram mudanças no planejamento e administração dos clubes de futebol na busca de fontes alternativas de receitas e de financiamento em substituição às negociações com passes de Atletas. A melhora dos resultados apresentados e a geração positiva de caixa em suas operações verificados no exercício de 2005, sinalizam o início de um período de consolidação do processo de adaptação às alterações da referida legislação. Entretanto, o resultado e a geração de caixa ainda estão em montante insuficiente em relação ao volume de obrigações oriundas de períodos anteriores e posteriores à atual legislação, permanecendo como um fator de risco para a continuidade normal das atividades operacionais da Entidade. As demonstrações financeiras apresentadas em 31 de dezembro de 2005 foram elaboradas no pressuposto da continuidade normal dos negócios da Entidade, pois a Administração acredita que a continuidade da modernização do modelo administrativo e a adoção da filosofia de planejamento estratégico com o envolvimento de todas as áreas de atividade, conduzirão a Entidade para a equação de seus problemas e a plena continuidade de suas atividades. (Publicado em ZH, 29/04/2006)

segunda-feira, setembro 04, 2006

Notas explicativas têm importância?

Tenho um amigo contabilista. Desses que adoram ler balanços. Gremista é claro. Foi nas letrinhas pequenininhas da publicação do Balanço do Grêmio de 2005, escolheu e me mandou o seguinte trecho querendo a minha opinião. Como não entendo de balanço ponho à disposição para o debate. Segundo ele, isso foi publicado nas notas explicativas da Direção do Clube:

Por outro lado , os fatores econômicos regionais são extremamente inibidores de uma participação mais expressiva de associados (torcedores) e empresários (anunciantes / patrocinadores) na captação dos recursos financeiros que possibilitariam uma independência financeira dos clubes em relação aos contratos de televisão, que hoje representam 70% das receitas ordinárias. Ainda, o fato de o Grêmio FBPA possuir um dos maiores estádios particulares de futebol do brasil, o que é motivo de muito orgulho para todos os gremistas, traz o ônus da necessidade de uma grande estrutura para sua manutenção, tanto em termos de materiais como de pessoal. Não menos importante, a grande herança do passivo não fiscal, produzidos em exercícios anteriores, faz com que uma grande parte dos recursos da atividade tenham que ser desviados de sua finalidade , para os enfrentamentos emergenciais que se apresentam diuturnamente, e para os quais se buscam soluções alternativas com criatividade e comprometimento.
Diante desse contexto de dificuldades, a Administração da Entidade, gestão 2005 / 2006, vem de forma profissional e responsável dando continuidade à modernização do modelo administrativo e implantação da filosofia de Planejamento Estratégico, envolvendo todas as áreas de atividade. Filosofia essa que deverá nortear todas as tarefas internas com o objetivo único de alcançar êxitos embasados num respaldo administrativo, mercadológico e financeiro que proporcione a devida sustentação operacional. A profissionalização da gestão, a implantação de novas tecnologias de hardware e software, a melhoria das condições de trabalho e a valorização profissional dos colaboradores , irá contribuir para que os resultados almejados sejam atingidos em um menor espaço de tempo, e que o equilíbrio financeiro sempre buscado nos últimos exercícios torne-se uma realidade, possibilitando assim que novamente o Grêmio FBPA seja elevado à categoria dos campeões dos certames por ele disputado
. (publicado em 29/04/06, ZH)
Tem uma outra parte, da auditoria, que vou publicar outro dia. Já é complicado, pra quem não está acostumado, ler um trechinho desses, imagina dois de uma vez.

domingo, setembro 03, 2006

COMO É BOM GANHAR!!!!!!!!!!!

GREMIOIMORTAL Nâo adianta. A gente vira, mexe, discute sério, quer debater pra valer e tem de fazer, mas o bom mesmo é ganhar!!!!!!!!!!! Como é bom!. A questão é descobrir por que se ganha por que se perde. A relação de causa e efeito. O que é isso??? Essa chatice. É chato, mas tem de debater sério essas questões que estão sendo examinadas. Nada acontece de repente, nada por acaso. Tudo tem uma explicação. Hoje é resultado de ontem. Amanhã será uma consequência de hoje. Ou não??????????? Os charlatães é que acham que o mundo gira em torno deles e que eles metem a mão e tudo passa a funcionar automaticamente.
Mas como é bom ganhar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

MENSAGEM ESTIMULANTE

GREMIOIMORTAL Obrigado Saul pela estimulante mensagem. Gratos, também, pela autorização da divulgação

Serei um leitor assiduo do blog e um divulgador do mesmo , pois o nosso Gremio ,eu tenho a absoluta certeza , sairá dessa situação financeira pela extraordinária torcida que tem e talvez poucas poucas pessoas sentiram na carne como eu o quanto a mesma tem a força que só a paixão pelo futebol pode evidenciar e exercer sobre todos nós gremistas ! No mais , parabéns e contem comigo como promovedor desse espaço que só serve para oxigenar e revitalizar cada vez mais a Instituição! Abraços Saul Berdichevsky

sábado, setembro 02, 2006

Leiam a entrevista

Para reflexão e debate recomenda a leitura da entrevista 'Medina ou Nostradamus' em ZH de hoje, p.39. Constitui um depoimento externo sobre um dos temas abordados em nossos 'PARA REFLEXÃO E DEBATE' . Enquanto isso, vou examinando o precioso material recebido para sustentar as próximas análises.

sexta-feira, setembro 01, 2006

VESTIÁRIO VAZIO?

Das duas situações descritas, é SEMPRE preferível receber o vestiário vazio. Você monta o time que quiser, sob seu controle técnico e financeiro. Pode ter dificuldade no início, mas vai melhorando o time aos poucos. Com o vestiário cheio de problemas, salários acima da capacidade de pagamento, a coisa desanda conforme inúmeros exemplos em vários Clubes. O fato é que às vezes as pessoas se queixam dos benefícios recebidos mostrando que não são do ramo. Embora se deva reconhecer que nenhuma das situações é a ideal. Porém, nem sempre é possível escolher.
DÁDIVA DE DEUS É RECEBER O VESTIÁRIO COM DUAS MINAS DE OURO COMO ANDERSON E LUCAS.