sábado, fevereiro 06, 2010

Silas em consonância com as Dicas do Pires


05/02/2010 - 07h01

Após mau rendimento, arremates em gol viram prioridade no Grêmio

Marinho Saldanha
Em Porto Alegre (RS)
Desde a pré-temporada, o técnico Silas Pereira tem enfatizado o trabalho de arremates em gol no Grêmio. Apesar disso, o visto são erros e mais erros. Contra o São Luiz ficou clara a dificuldade de concluir de forma adequada. Por isso, o comandante do time tricolor avisou: "temos que trabalhar finalizações".
“As chances perdidas não é tático ou esquema, é sorte e tranqüilidade. Não adianta trabalhar no 3-5-2 ou no 4-4-2 se chegarmos ao gol e chutarmos para fora. Contra o São Luiz tivemos 14 escanteios e eles chutaram uma bola em gol”, disse Silas. “Não tem como, é colocar o jogador para chutar, chutar e chutar”, completou.
A nova definição já foi verificada no treinamento de quinta-feira, quando, durante 40 minutos os atletas realizaram um trabalho específico de chutes em gol. Até quem não tinha apresentado dificuldades em 2009 ou no princípio deste ano, acabou apresentando. Jonas, um dos goleadores do time, teve chances claras, mas desperdiçou. “A sorte não está do nosso lado. As coisas precisam mudar”, referiu Borges.
Novo titular do time, Douglas cogita a chance de melhorar este quesito. “Perdemos o Souza que chutava muito bem, o Hugo tem tentado, eu vou procurar contribuir da melhor forma possível”, afirmou.
Para uma finalização de qualidade, o trabalho de base deve ser bem feito com o jogador mais jovem, por isso, em várias oportunidades, Silas parou a atividade de quinta-feira e buscou aprimorar aspectos específicos com os garotos. “Para baixo Mithyuê” , “Chuta forte Roberson”, bradava o treinador.
O Grêmio marcou 10 gols nos 6 jogos que disputou até agora no Estadual. Com este número, perde no número de gols marcados para praticamente todos os times do grupo 2, empatado com Santa Cruz e Universidade, lanterna e vice da chave.
http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/gaucho/ultimas-noticias/2010/02/05/apos-mau-rendimento

Não temos a pretensão de que Silas esteja aceitando as Dicas do Pires. Somos forçados a dizer, entretanto e com satisfação, que o treinador está com o diagnóstico certo e adotando as medidas corretivas.

Sobre a questão do esforço constante em campo, presumimos que o técnico prefira resolver internamente sem expor os atletas. Postura a ser respeitada. No entanto, Silas, estamos de olho nesse requisito fundamental. E na questão da falta de opções pelas laterais do campo e nos rebotes!

Comparem o que foi dito aqui com o que Silas disse?


Quinta-feira, Fevereiro 04, 2010


Dicas do Pires

Discutir o esquema de jogo é absolutamente inútil. Perda de tempo. Qualquer esquema é bom. Ou é ruim. Há outras questões, vitais, a serem debatidas. As que tornam um esquema bom ou ruim. Há fundamentos no futebol dos quais - afastar-se - é morte certa. Sem invencionices. Regalito somente para após praticar, com competência, os fundamentos.
Pensamento mágico nunca funcionou e nunca funcionará.




Dicas do Pires

Silas: por que os chutes dos nossos jogadores vão, quase sempre, para o alto. Assim perdemos quatro oportunidades vivas no Grenal. Outras tantas no jogo contra o São Luiz. Está na hora de treinar chutes rasteiros.

Dicas do Pires

Silas: insistimos em que temos de deixar de ser tão "centristas". Dentro da área, em escanteios, em faltas, e nos cruzamentos em geral, nossos jogadores ficam sempre num mesmo "bolo". Nunca há uma alternativa para pegar uma sobra quando - como frequentemente acontece - a cruzada é muito forte.

Dicas do Pires

Silas: já estamos cansados de saber o que podem render jogadores como Hugo. O Campeonato Gaúcho tem de servir, também, para ir afirmando os novos. Planejadamente. Um pouco mais do que está sendo feito.

Dicas do Pires

Silas: o único craque do time MÁRIO FERNANDES é incansável. Quando perde a bola, reinicia IMEDIATAMENTE a marcação. Tem de servir de exemplo aos demais. Todos têm de ter comprometimento permanente com a marcação. Jogador preguiçoso ou indolente ou desanimado não tem, por definição, lugar em time do Grêmio. E' cláusula pétrea.


Dicas do Pires

Silas: o time está muito centralizado. Jogando muito pelo meio. Jogar pelo meio, mesmo quando dá certo, está errado.
Tem de haver sempre um jogador postado na linha lateral do campo. No mínimo como alternativa. Ou fica livre ou abre o miolo do adversário.


Nenhum comentário: