quarta-feira, fevereiro 10, 2010

Dicas do Pires

Você está interessado em Branding? Pense rapidamente numa marca. Agora, reflita sobre o que há "por trás" dessa sua lembrança:

O termo branding poderia ser definido como “conjunto de atividades que visa otimizar a gestão das marcas de uma organização como diferencial competitivo”. O branding pode ser dividido em duas partes: estratégia e operação. Faz parte das atividades estratégicas a definição de posicionamento e arquitetura de marcas. Já as atividades operacionais compreendem pesquisa de mercado, naming, comunicação, design, avaliação financeira e proteção legal e apenas a gestão integrada de todas estas atividades pode ser entendida como branding. A incorporação da palavra branding ao cotidiano do mercado brasileiro é muito positiva, porque contribui para aprimorar nossa capacidade de construir marcas fortes, uma necessidade para a competitividade de nossas empresas. Isso desde que o termo seja corretamente entendido e praticado.

Surgiram no mercado brasileiro empresas de consultoria especializadas nas práticas de
branding. Por outro lado, agências de propaganda e comunicação, institutos de pesquisa e escritórios de design passaram a incorporar o termobranding em seus discursos ou até no nome de suas empresas. Este fato também pode ser considerado positivo, mas desde que de fato saibam o que ébranding e o pratiquem efetivamente em proveito de seus clientes.

Tratar apenas
design, comunicação ou qualquer das atividades operacionais isoladamente como sinônimo de branding é um erro que não pode ser permitido, sob pena de não serem atingidos os resultados objetivados.

A preservação das marcas é, antes de tudo, responsabilidade das empresas e de seus executivos que não podem permitir que o termo
brandingseja deturpado e mal utilizado.


Na sequência, indicaremos artigos e entrevistas sobre o tema e diremos o que tem a ver com o Grêmio.
Sugestão de colaborador que não deseja visibilidade.
Você se interessou? Então comece lendo a seguinte entrevista e descubra o que torna uma commodity uma marca forte:


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