O termo branding poderia ser definido como “conjunto de atividades que visa otimizar a gestão das marcas de uma organização como diferencial competitivo”. O branding pode ser dividido em duas partes: estratégia e operação. Faz parte das atividades estratégicas a definição de posicionamento e arquitetura de marcas. Já as atividades operacionais compreendem pesquisa de mercado, naming, comunicação, design, avaliação financeira e proteção legal e apenas a gestão integrada de todas estas atividades pode ser entendida como branding. A incorporação da palavra branding ao cotidiano do mercado brasileiro é muito positiva, porque contribui para aprimorar nossa capacidade de construir marcas fortes, uma necessidade para a competitividade de nossas empresas. Isso desde que o termo seja corretamente entendido e praticado.
Surgiram no mercado brasileiro empresas de consultoria especializadas nas práticas de branding. Por outro lado, agências de propaganda e comunicação, institutos de pesquisa e escritórios de design passaram a incorporar o termobranding em seus discursos ou até no nome de suas empresas. Este fato também pode ser considerado positivo, mas desde que de fato saibam o que ébranding e o pratiquem efetivamente em proveito de seus clientes.
Tratar apenas design, comunicação ou qualquer das atividades operacionais isoladamente como sinônimo de branding é um erro que não pode ser permitido, sob pena de não serem atingidos os resultados objetivados.
A preservação das marcas é, antes de tudo, responsabilidade das empresas e de seus executivos que não podem permitir que o termo brandingseja deturpado e mal utilizado.
Na sequência, indicaremos artigos e entrevistas sobre o tema e diremos o que tem a ver com o Grêmio.
Sugestão de colaborador que não deseja visibilidade.
Você se interessou? Então comece lendo a seguinte entrevista e descubra o que torna uma commodity uma marca forte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário