sábado, março 29, 2008

Sugestões sobre a arena

DOCUMENTO
Tópico da coluna de quarta-feira: 'A comissão de planejamento estratégico do Grêmio irá ler amanhã, antes da exposição das propostas de construção da arena, relatório no qual irá sugerir que a dívida do clube – superior a R$ 100 milhões – entre na negociação com o parceiro e a contratação de uma consultoria para acompanhar o processo'.
Soube por três conselheiros que a informação acima foi desmentida durante a reunião de quinta-feira. Quero acreditar que quem a desmentiu não conhecia o parecer ou se referiu a outro fato.

Para elucidar o caso, tirar qualquer dúvida, reproduzirei, ao lado, trecho do 'parecer da Comissão de Planejamento Estratégico sobre as propostas habilitadas e classificadas, nos termos previstos na Carta Convite vinculada ao Projeto Arena do Grêmio'. Obviamente, estou de posse de tal documento. Confiram.

TRECHO'
A Comissão de Planejamento Estratégico considera fundamental que na negociação visando à celebração do contrato... haja a contratação, pelo Grêmio, de empresa de consultoria externa especializada, isenta e independente, para que, obedecendo à metodologia técnico-científica, avalie, além da possibilidade do saneamento financeiro no pacote de negociações...'

RELEVANTE
A dívida total do Grêmio é superior a R$ 100 milhões e a maior parte refere-se a tributos negociados com o governo federal. O dado relevante, aqui, é a sugestão para que se avalie o saneamento financeiro no pacote de negociações e a contratação de uma consultoria.

ATUAÇÃO
Escrevo, pois acho de fundamental importância a atuação das comissões. Há sugestões valiosas.

PREFERÊNCIA
Ainda: 'A Comissão de Planejamento Estratégico recomenda, também, para a fase de negociação contratual a obtenção de opção de preferência de aquisição de participação nos demais negócios de entorno do empreendimento'.
cpovo, Hiltor Mombach

Nenhum comentário: