sábado, setembro 05, 2009

Só na virtual. Na impressa, não. Na impressa só a distorção

Grêmio | 04/09/2009 | 15h55min

Adalberto Preis confia que financiamento da Arena sairá no prazo

Presidente da GE diz que cronograma da contrução do estádio está dentro do estabelecido

Ana Maria Acker | ana.acker@rbsonline.com.br

O projeto de construção da nova Arena do Grêmio começará a ser executado assim que o estudo de viabilidade urbanística for aprovado na prefeitura e o financiamento por parte do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social) for liberado. O presidente da Grêmio Empreendimentos, Adalberto Preis, afirmou nesta sexta que a construtora OAS está em contato com o banco e que não há atraso - um cronograma está sendo seguido e há a confiança de que o financiamento sairá até a data estabelecida de 5 de março de 2010. As obras devem começar em maio.

– A OAS, responsável por obter esse financiamento, já está articulada com o Banco Santander, que é agente financeiro do BNDES, para abrir caminho, estudar as condições para a obtenção desse financiamento. O que ocorre é que as linhas de financiamento da Copa do Mundo ainda não saíram. Se alguma coisa está atrasando, é essa definição por parte do Governo Federal – declarou.

A Arena do Grêmio será um estádio de apoio para a Copa de 2014 e, segundo Preis, há a expectativa de que assim o projeto receba os mesmos benefícios dos outros estádios do Mundial. O secretário especial para a Copa do Mundo em Porto Alegre, José Fortunati, está ciente do cronograma de construção da nova casa do Tricolor.

Uma das cláusulas do contrato assinado entre Grêmio e OAS, em 19 de dezembro, diz que a construtora estará desobrigada de construir o novo estádio se o financiamento não for aprovado até 5 de março. O presidente da GE destacou que se o prazo se esgotar, outras alternativas de captação de recursos serão estudadas, mas a reforma do Olímpico não está nos planos (projeto defendido pelo grupo político Grêmio Acima de Tudo).

– O que está no contrato é que se o financiamento não for obtido, as partes se reunirão, OAS e Grêmio, estudarão uma solução e se não for encontrada nenhuma alternativa, é que a empresa estará desobrigada da obra. Não saindo o financiamento, outros mecanismos de recursos seriam buscados. Só consideramos o plano A, que é a Arena – explicou.

Orçada em cerca de R$ 350 milhões, a Arena dependerá de 40 a 50% desse valor para ser construída. O restante virá de recursos próprios da OAS. Se as obras começarem em maio de 2010, a expectativa é que sejam concluídas em dezembro de 2012.

– Foi assinado um contrato com a OAS em dezembro do ano passado. Esse é um acerto que o Grêmio considera com toda seriedade e firmeza e não há o que cogitar a não ser o cumprimento desse contrato. Nós acreditamos plenamente que o financiamento vai sair e que a Arena vai sair – finalizou o dirigente.

CLICESPORTES

Nenhum comentário: