12.09.09
DESONESTIDADE - NÃO!!!
O Plano Estratégico do Grêmio foi aprovado no segundo semestre de 2004.O Regulamento Geral do Clube prescreve que, a cada dois anos, deverá ser realizada a respectiva revisão.
A primeira revisão foi efetivada no ano de 2006.
Em 2008, deveria ter sido realizada nova revisão.
NÃO FOI.
Significa dizer que a gestão atual assumiu o Grêmio com o Plano Estratégico vencido sob a responsabilidade da gestão anterior. Vice-Presidência de Planejamento comandada por grupo político que está a criticar a gestão Duda por estar trabalhando com Plano Estratégico vencido.
Na verdade, a revisão está em andamento com 03 reuniões de trabalho já realizadas sob o comando do consultor Claus Suffert. Revisão que deveria ter sido realizada, repita-se, no ano passado por iniciatíva dos ora críticos.
A crítica desonesta foi realizada nos seguintes termos:
o Planejamento Estatégico foi colocado para escanteio. Vencido ao final do ano passado, visto que foi elaborado para quatro anos (2005 a 2008) - e com o agravante de, a partir da assinatura do contrato da Arena, em dezembro de 2008, o clube inteiro prescindir de planejamento, a gestão Duda trabalha sem um norte, às cegas. A diretoria do clube conta, hoje, apenas com a intuição das dezenas de assessores e diretores abnegados que lotam os corredores da administração do Grêmio, local que deveria prezar pelos bons profissionais de mercado mas que, para acomodar todos os acordos políticos que viabilizaram a eleição de Duda Kroeff, é fértil em reuniões improdutivas.
Seria o retrato do CAOS - não tivessem sido tomadas medidas de emergência e não fosse tão consistente o Planejamento aprovado em 2004. CAOS esse - tivesse ocorrido - de inteira e única responsabilidade dos críticos.
Alertar e mesmo criticar é legítimo. Mas transferir de forma acusatória a responsabilidade nos termos feitos não pode ter outra qualificação que não COMPORTAMENTO DESONESTO.
Sobre a necessidade da realização da revisão do Plano Estratégico no ano de 2008, este site cansou de advertir como se vê, entre outras postagens, nas abaixo:.
No próximo, abordaremos a questão da Arena.
www.gremiosempre.com.br
4 comentários:
O regulamento diz que;Art.46 - à gerência de Planejamento e controle compete,coordenar e conduzir o Plano Estratégico do Grêmio,divulgando e monitorando o seu andamento;Art.53 - ao final de cada gestão, a Gerência de Planejamento e Controle elaborará relatório de atividades,visando contribuir para a continuidade dos trabalhos pela próximaadministração do Grêmio.
Os detentores dos cargo,da gestão passada, estão com a palavra. Tenho um grande interesse em conhecer o trabalho efetuado para o Grêmio,nest período e nesta tarefa específica.
Irineu Staub fez o seguinte comentário no orkut sobre esse manifesto idiota:
Irineu
Quais os critérios de avaliação?
Sem parâmetros objetivos, mensuráveis, é IMPOSSÍVEL AVALIAR uma gestão.
.
Dizer que está assim ou assado, é apenas PALPITAR.
.
Planejamento estratégico é uma CARTA DE NAVEGAÇÃO, com ou sem prazo.
Não existe isso de "vencimento" de um planejamento.
.
Escrever ou não o planejamento, depende do estilo de gestão.
.
Tem muito empresário competente, especialmente os de perfil empreendedor,
que detestam papel e nem por isso,
DEIXAM DE PENSAR, PLANEJAR E EXECUTAR AÇÕES DE CONTEÚDO ALTAMENTE ESTRATÉGICO.
.
O planejamento estratégico formal, ou seja, por escrito, é apenas uma ferramenta de apoio à ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA. O fato de um "planejamento estar vencido" não quer dizer que uma organização não seja "estrategicamente" administrada!
.
Além disso, assuntos que são efetivamente estratégicos, ou seja, aqueles que
são críticos, podem provocar rupturas, introduzir novidades,
explorar novas oportunidades ou colocar em risco a vida da organização,
JAMAIS SÃO PUBLICADOS!
.
É uma forma de proteção contra a concorrência.
.
Assim sendo, desqualificar uma gestão
PORQUE O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO VENCEU...
é, no mínimo, UMA INGENUIDADE!!!
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=5251980&tid=5380576539842665473&na=2&nst=47
A afirmação "Não cairá no esquecimento" significa pressupor que o trabalho não seria realizado, ou encontraria obstáculos,postergações?
Têm pessoas interessadas que os compromissos, cobranças, necessidades de dar explicações, caiam no esquecimento?
A firmativa referente ao esquecimento 2 tem oito artigos para serem considerados.
Ás vezes acho que se aposta no esquecimento.
Postar um comentário