sábado, agosto 07, 2010

Mentira, Falsidade, Incoerência, Leviandade, Inveja, Psicopatia

Sábado, Maio 26, 2007

INCOERÊNCIA, MENTIRA E ELEMENTO MISTERIOSO




Dois comportamentos que mais me chamam a atenção e provocam perplexidade são a incoerência e a mentira.
Qual(is) o(s) elemento(s) misterioso(s) que leva(m) uma pessoa a tomar posições contrárias, contraditórias perante fatos idênticos e/ou assemelhados? Quando não em relação ao mesmo fato! Com a arrogante falsa autoridade de pretensiosamente querer se impor aos coerentes?
E os mentirosos! Ah! Os mentirosos! O sujeito conta o contrário do fartamente documentado com a própria assinatura dele! O que passa pela cabeça de um personagem desses nas várias fases da elaboração e da divulgação da mentira? E depois, quando flagrado na mentira? Perturbação mental? "Fora da casinha"?

Sábado, Dezembro 02, 2006

BREVES CITAÇÕES SOBRE A MENTIRA


Quando mentimos, ferimo-nos a nós mesmos. A Bíblia diz em Efésios 4:25 “Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros.” O nono mandamento proíbe a mentira. A Bíblia diz em Êxodo 20:16 “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.” A Bíblia diz em Colossenses 3:9-10 “Não mintais uns aos outros” Deus detesta a mentira. A Bíblia diz em Provérbios 12:22 “Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor; mas os que praticam a verdade são o seu deleite.” Os que mentem são excluídos da presença de Deus. A Bíblia diz em Salmos 101:7 “O que usa de fraude não habitará em minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos.” Os que são desonestos não serão permitidos entrar na cidade de Deus. A Bíblia diz em Apocalipse 22:15 “Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira.” Os hipócritas são mentirosos. A Bíblia diz em Tiago 3:14 “Mas, se tendes amargo ciúme e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.”



Sábado, Julho 05, 2008


Dicas do Pires

A mentira não é só ilícito ético. Principalmente quando reiterada, persistente, repetitiva, a mentira é deletéria para o ambiente, extremamente prejudicial à entidade, pois desvia o foco de ações úteis, necessárias e cooperativas para o esforço impostergável, mas improdutivo, de repor a verdade.

Nenhum comentário: