quarta-feira, agosto 04, 2010

Grêmio: lições geralmente desprezadas por desconhecimento


Política eleitoral é importante, mas sem esquecer de torcer pelo Grêmio

Insisto naquilo que já foi motivo de minha última postagem: pedido de trégua! Está pedindo quem, por duas vezes, assumiu o Grêmio em situação muito pior que a de hoje. Quem não lembra de 1998, quando assumimos o futebol do Grêmio quando nenhuma voz acreditava que o time sairia daquela dificuldade? A situação era tão calamitosa que teve um jornalista que prometeu erguer uma estatua para nós se o Grêmio nao caísse. Estávamos 10 pontos atrás do penultimo colocado e nós (Preis, o nosso querido Rudi Armin Petry e eu) assumimos o futebol, contratamos o Celso Roth e todos sabem onde chegamos! Só não fomos finalistas porque o regulamento era diferente do atual. Fui inclusive candidato a presidência do clube sete dias antes do pleito, ou seja, sem fazer campanha, contra um candidato que vinha trabalhando o Conselho durante 4 anos. Perdi por 13 votos , imaginem ?!!!!!
Em 2003 , assumi talvez na maior crise Institucional do Clube, na famosa crise das Ovelhinhas, tendo que recompor o vestiário. O treinador da crise era o Tite e quando assumi já era Dario Pereyra, que tive que demitir após 4 jogos. Contratamos o Simionato, que não deu resultado. Felizmente trouxemos o Adilson Batista. Digo felizmente porque além de mostrar todas as qualidades de grande treinador, liderança, disciplinador, mostrou um gremismo que foi fundamental para levarmos o barco até a última rodada. Seu gremismo foi fundamental porque entendeu o problema financeiro do clube, pois não tinhamos dinheiro em caixa para pagarmos a inscrição de jogadores na federação (165,00) e nem tempo suficiente para contratarmos jogadores de primeira linha para qualificarmos o grupo. Tivemos que contratar jogadores num período útil de 20 dias em virtude da legislação naquele momento; era o prazo disponível para contratar jogadores de primeira divisão, ou então, jogadores que estavam livres de contrato, ou então jogadores de segunda divisão. Adilson deixou que nós fixassemos o seu salário que foi na ocasião 27.000 reais. Nossa folha naquele segundo semestre de 2003 ficou em 660 mil reais somando as despesas sociais.
Mesmo com estas reduções de folha salarial, tivemos que recorrer a abnegados gremistas para pagar remunerações, gratificações para os atletas, pois sabiamos da importância para levarmos nosso trabalho até o final. Afirmo para vocês que o apoio incondicional do torcedor foi fundamental e por isso acho importante ouvir SEMPRE o torcedor.
Quem não lembra do jogo em Criciuma onde levamos mais de 110 onibus e um numero de mais de 7.500 torcedores ? Ganhamos o jogo, ganhamos o Grenal 1xo gol do Christian, empatamos com o Santos de Robinho e Diego na Vila Belmiro, enfim, tivemos que fazer uma campanha de 72% de aproveitamento e mesmo assim só fomos escapar da segunda no ultimo jogo contra o Corintians no Olimpico.
Fiz esta pequena retrospectiva apenas para mais uma vez dizer de todo o coração, como gremistas que todos somos, que mantenham suas ideologias politicas, que elejam seus candidatos, que é um direito democrático e inalienável, que gritem, que bradem por sua paixão, mas não esqueçam de continuar apoiando o time dentro do campo enquanto ainda é tempo, para que não aconteça uma desgraça maior que é cair para a segunda divisão. Nós não podemos abandonar o futebol do Grêmio, pois será muito pior para nós se cairmos. Acho que o torcedor tem o direito de pedir mudanças, de exigir mais esforço dos jogadores, mas jamais chegarmos a abandonar o time.
O maior patrimônio do Gremio é o torcedor e portanto concordo plenamente que ele tenha que ser ouvido. Considero o jogo contra o FLUMINENSE vital para as nossas pretensões, mas para conseguirmos uma vitória, temos que lotar o estádio preventivamente. Pergunto: lembram quando o Grêmio esteve na segunda em 2005 ? Nós enchiamos os estádios! Porque nao enchermos agora que o time esta precisando de apoio para nao cair ? É um contrasenso, nao é ?Somos masoquistas ? Claro que não! Vamos passar mensagens de apoio para os jogadores, pois são eles que vão resolver dentro do campo. Levem mensagens de apoio para o Olimpico domingo contra o Fluminense porque eles jogadores são sensiveis a este tipo de apoio. Não quero fazer nenhum proselitismo chantagioso, mas é um pedido de alguém que, como vocês, sofre pelo momento atual e que já vivenciou momentos piores como dirigente e que observou o quanto os jogadores são carentes do apoio da torcida nestes momentos e sensibilizam-se com o apoio de nós torcedores. Tenho a certeza absoluta que a nossa torcida não irá abandonar o nosso time, mesmo entendendo a ira e a raiva que os acomete no momento, o que é compreensivel.
Quem não lembra da Batalha dos Aflitos ? Nao é melhor evitar que passemos novamente por momentos de horror? Aquele episódio que acabou sendo histórico e favorável, ninguém quer que se repita, nao é ? Portanto, é melhor prevenir com apoio, lotando o estádio, do que passarmos novamente por aquela tragedia! Peço que entendam esta minha mensagem de apoio, para nao nos arrependermos depois por omissão!!!!!!!!!!!

Postado por Saul Berdichevski
http://blogdosmosqueteiros.gremio.net/2010/08/03/politica-eleitoral-e-importante-mas-sem-esquecer-de-torcer-pelo-gremio/

Um comentário:

Maria disse...

Prezado Sr. Saul as seguintes considerações devem ser avaliadas:
a- o regulamento do CB ao longo do tempo irá promover, internacionalmente, não mais do que 4 ou 5 clubes;
b- portanto, é impescindível que o Grêmio se organize melhor para,na maioria das vezes, ficar nos primeiros lugares, e não no meio da tabela ou em posições inferiores;
c- não nos contentamos em ganhar o campeonato Gaúcho;
d- qual será o prejuízo financeiro decorrente da decisão de jogar apenas para manter-se na primeira divisão?Devemos daqui para frente torcer por um estádio?
e- está claro para os Gremistas que jogaremos para não cair;
f- como participante do processo eleitoral votarei na composição que se comprometer em proporcionar aos Gremistas uma Felicidade Interna Bruta relacionada com os resultados de campo, ou seja, participando de decisões;
g- é justo chamar os Gremistas para apoiar as decisões tomadas pelos diretores, que não consideram os nossos anseios e preocupações com os vexames?
Obs. A Felicidade Interna Bruta é um índice que afere a qualidade de vida.É um indicador utilizado pelo governo do Butão.