sábado, agosto 21, 2010

Grêmio: As traças são eles

Evandro Krebs: “estamos trabalhando intensamente com a missão de transformar sonhos em realidade”

ENTREVISTA COM O ENGº EVANDRO KREBS, CONSELHEIRO DA GRÊMIO EMPREENDIMENTOS

Pergunta: Que notícias boas temos para o torcedor do Grêmio sobre o Projeto Arena?
Resposta: A Grêmio Empreendimentos, OAS e empresas consultoras estão trabalhando firmemente para que nos próximos dias possa ser anunciado o tão esperado dia histórico de início das obras da Arena Grêmio. E, particularmente, para nós, conselheiros da Grêmio Empreendimentos, será um dia todo especial, afinal de contas estaremos transformando um sonho em realidade, um projeto virtual numa obra fantástica de engenharia. Desde que assumimos o desafio desta missão, há quase dois anos atrás, sob o comando do presidente Adalberto Preis e com o total empenho, dedicação e apoio dos presidentes Duda Kroeff e Raul Regis, focamos nossas ações no aperfeiçoamento do projeto e nos ajustes contratuais, buscando sempre o atendimento aos interesses do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.  Não canso de dizer: A Arena Grêmio será o estádio mais bonito e moderno da América Latina, orgulho de todos os gremistas, gaúchos e brasileiros.
Pergunta: Como se encontra o processo de obtenção da Licença de Instalação (LI) que autorizará o início das obras?
Resposta: Quarta-feira passada, 18/08, foi protocolado pela OAS na Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) o pedido da LI. Nossa expectativa é de que até o final do mês de agosto consigamos fazer a juntada dos documentos complementares solicitados e que ainda no decorrer do mês de setembro já estejamos trabalhando nas fundações do estádio.
Pergunta: Nesta semana, noticiou-se sobre o Projeto de Lei que trata da isenção de tributos fiscais estaduais. O que isto representa para o Grêmio?
Resposta: Na última terça-feira foi entregue à Assembléia Legislativa do RS um Projeto de Lei do executivo estadual, atendendo reivindicação proposta pelo Grêmio, que trata da isenção de tributos fiscais estaduais relativos à obra da Arena Grêmio. Estamos bastante esperançosos de que os deputados sejam sensíveis a tudo aquilo que representa um empreendimento da grandiosidade do complexo Arena Grêmio para o estado do Rio Grande do Sul, aprovando este incentivo que representará importante contribuição para o desenvolvimento estratégico e sustentável da cidade de Porto Alegre e o estabelecimento de um novo portal de entrada para a capital de todos os gaúchos. Sem falar que esta aprovação poderá representar a abertura de caminhos concretos para a busca de incentivos federais, no que já estamos trabalhando.
Pergunta: E quanto ao contrato social da Grêmio Empreendimentos, aprovado em reunião solene do conselho deliberativo do Grêmio no final de julho, alguma novidade?
Resposta: Sim, recebemos nesta sexta-feita, 20/08, a confirmação do registro do contrato social da Grêmio Empreendimentos na Junta Comercial. Isto significa que já existimos de fato e de direito. Cumprimos com mais uma etapa importante e estamos prontos para construir legalmente a infraestrutura necessária para gerir o Projeto Arena e o seu manejo ao longo de todo o contrato pactuado entre Grêmio e OAS.
Pergunta: O que efetivamente representou o relatório elaborado pelo Arquiteto Carlos de La Corte, consultor da Grêmio Empreendimentos, sobre o Projeto Arena Grêmio?
Resposta: O relatório emite parecer técnico sobre temas de engenharia e arquitetura para a construção de um estádio de futebol nos padrões exigidos pela FIFA e a necessidade do atendimento dos requisitos constantes no caderno de encargos – Football Stadium Technical Recommendations and Requirements – visando a adequação do projeto-negócio às exigências de segurança, conforto, operação e gestão. Precisamos ter um estádio multiuso, bonito, moderno, autossustentável e habilitado a sediar jogos de competições organizadas pela FIFA.
O arquiteto Carlos de La Corte traz em sua bagagem a experiência européia dos últimos 20 anos, englobando ligas nacionais, Eurocopas e as Copas do Mundo sediadas na França, Alemanha, Japão/Coréia e África do Sul. Percebemos, por exemplo, na última Copa da África do Sul, alguns problemas técnicos relativos à qualidade de visibilidade dos torcedores nos estádios, principalmente, em função do dimensionamento das placas publicitárias estáticas no entorno do campo de jogo e a distância do gramado até as arquibancadas inferiores. Este tema foi tão debatido pelos profissionais técnicos da FIFA que já estão sendo estudados novos dimensionamento das curvas de visibilidade dos estádios. Relativamente à Arena Grêmio, esta análise mostrou a necessidade de pequenos ajustes, que já estão sendo promovidos pela equipe de engenheiros e arquitetos que atuam no desenvolvimento do projeto.
Pergunta: Alguma mensagem final?
Resposta: Somente dizer aos gremistas que nós, conselheiros e colaboradores da Grêmio Empreendimentos, estamos trabalhando intensamente pelo futuro do Grêmio, com muita responsabilidade, com a missão de transformar sonhos em realidade.

Nenhum comentário: