domingo, dezembro 16, 2007

A técnica de Iejov: desaparecimento



Uma das especialidades de Iejov, além das torturas e fuzilamentos, era retocar as fotografias com as personagens que tinham participado na Revolução de Outubro. Um qualquer companheiro de Lenine caía em desgraça e, zás, Iejov ia aos arquivos fotográficos e apagava-os da cena. Trotski, por exemplo, tinha sido um dos que tinha dado mais nas vistas nos eventos revolucionários e, foto aqui, foto ali, lá estava ele ao lado do líder. Apagar Trotski das fotos revolucionárias foi uma das maiores canseiras de Iejov mas a tarefa foi levada a bom termo. E a evolução dos textos ia acompanhando a mudança das imagens como a reescrita da história do PCUS em que os antigos dirigentes assassinados ou mal vistos iam “desaparecendo” dos acontecimentos em que tinham participado com destaque.

Fuzilado Iejov, foi a vez de lhe ser aplicada a técnica do desaparecimento do registo histórico em imagem e nos textos. Se era preciso garantir que Iejov nunca tinha existido, havia que usar a “técnica de Iejov” ao desaparecido Iejov (muito menos, lembrá-lo ao lado de Estaline). Um caso concreto de feitiço aplicado ao feiticeiro. Compare as imagens do cimo – aquele que falta na segunda versão é Iejov.
Blogue de João Tunes
Por aqui, assassinato ainda não entrou na moda, mas o desaparecimento do registro histórico se está tornando especialidade dos nossos Iejov.
Veja outros exemplos dessa técnica



Um comentário:

Anônimo disse...

sic transit gloria mundi.